Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em um processador Sempron 2300+ (1.58 GHZ)


M@RcOs/rs

Posts recomendados

Olá galera!

Montei um novo pc e agora to afim de dar uma leve "envenenadinha" nele!

Tenho um pc com um processador Sempron 2300+ que roda a 1.583 MHZ. Uso a placa mãe Foxconn K7S741MG-6L (bios WinFast).

Não sei se memória interfere em tais procedimentos pois nunca realizei antes, mas vale citar que no momento estou com 128 ddr (sem comentários) compartilhando com video, porém vou pegando mais 512 ddr semana que vem.

Já lí alguns tutoriais e coisas do tipo, entendo o que é o overclock e coisas do tipo, porém o que não sei ainda é calcular um aumento bom, por isso venho pedir a ajuda de vocês!

Na minha CPU uso apenas 2 coolers...o do processador e um frontal.

Qual um aumento razoável que eu poderia fazer no meu processador sem precisar me preocupar tanto com a refrigeração do mesmo?

Andei dando uma pesquisada e olhei alguns tutoriais bacanas, caso alguém queira me recomendar algum (principalmente de calcular os limites do processador, coisas assim) ficarei muito grato!

Se precisarem de mais informações sobre o PC é só perguntar que eu posto aqui.

Abraços,

M@RcOs/rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

Andei dando mais uma pesquisada e ví que esse processador pode passar por alguma restrições do aumento de memória, porém não especificaram como corrigir este problema...isso é verdade? O que devo fazer?

Pego a ajuda de vocês pra fazer um overclock básico, não tenho experiencia nenhuma com tal ainda, por isso retorno aqui.

Conto com a força de vocês!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bah cara eu tinha um sempron 2300+ e eu botei a fsb deli em 200 dai eli fica a 1.9GHz sem precisar de mais refrigeração nem alteração na voltagrm do core mas isso só faz uma diherença razoavel c tuas memorias forem de 400MHz c não não adiana muito não, mas vale a pena mesmo assim pois num aumenta a temperatura e num a a necessidade de aumentar o Vcore dai a vida util deli num diminui então é um over sem riscos.... (OBS:Usei meu Sempron 2300+ por dois anos com esse clock e eli não me incomodou) valeu cara qualquer coisa to ai....

ASUS A7N8X-E Deluxe

Athlon XP 2600+

VGA XFX6600GT 500/1000 AGP

HD Seagate 80GB Ultra-ATA 133

Seventeam 420 BKV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, show de bola...levando a 1.9GHZ já da uma melhorada! :D

Cara, a memória que eu uso no momento não é de 400, é de 366 se não me engano (não estou em casa, não tem como confirmar), na verdade não sei se essa de 400 vai dar no meu pc, o que você acha?

E outra, eu ví uns tutos que vai overclock via programa, neste caso pode ser feito via setup, não? Sabe me passar os procedimentos e/ou recomendar um tuto?

Valeu pela força! ;)

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

Fui tentar aumentar o Current CPU Frequency, porém não consegui modificar pelo setup (não permite).

Alguém sabe permitir isto? Minha placa não é compativel?

Atualmente ele esta em 166Mhz, pretendo colocar em 200Mhz (como recomendou o Lord_German ).

Fico no aguardo de alguma alma viva que possa me dar algumas dicas!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dragum, nesse meu pc não tem como alterar nem para manual...verifiquei no meu outro pc e tinha como colocar para manual, porém nesse que eu quero fazer o over não tem como...

NASCARBR, por favor, me diga os processos que você realizou.

jgabriel89, estou sem o manual da placa, não sabe dizer qual jumper seria?

Obrigado pela correção.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Dragum, nesse meu pc não tem como alterar nem para manual...verifiquei no meu outro pc e tinha como colocar para manual, porém nesse que eu quero fazer o over não tem como...

NASCARBR, por favor, me diga os processos que você realizou.

jgabriel89, estou sem o manual da placa, não sabe dizer qual jumper seria?

Obrigado pela correção.

Abraços!

Como eu disse, com a Asus A7N8X-X, foi só subir o FSB para 221. Mas ela tem várias opções de OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
NASCARBR, sabe dar alguma dica que possa ser feito utilizando esta placa?

Abraços!

Tenho também uma placa-mãe ECS 741GX-M, que usa o mesmo chipset da sua. Ela tem bem menos opções de OC, mas tem PCI-Lock. E nela é só aumentar o FSB no Bios.

Já comece passando o FSB para 200.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NASCARBR, existe sim a opção de FSB na bios, tanto para memória como pra processador, porém pra processador NÃO ESTA ACESSIVEL, ou seja, eu visualizo a forma padrão (166mhz), porém eu não posso modifica-la.

A de memória eu consigo modifica-la, porém não mexi em nada.

Alguem sabe uma outra opção para modificar o FSB? Tem como habilitar a função de modifica-la?

E outra, essa é uma foxconn...é confiavel pra overclock razoavel?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, cuidado! OC pode ser algo perigoso!

Antes de mudar qualquer oplção para conseguir um OC mesmo que pequeno leve em conta algumas coisa:

- Sua fonte deve suprir as necessidades mínimas do seu sistema. Fonte genéricas não são recomendadas para OC pelo fato delas serem de baixa qualidade e ocasionar em danos permanentes ao seu pc. Busque fontes de Watts reais das marcas Seventeam e Huntkey por exemplo.

- Verifique se o cooler do seu processador possui no minimo um dissipador de cobre e que esteja livre de sujeira. Dê uma olhada também na temperatura do seu processador através de algum software ou pela bios da MB. Se estiver acima dos 55º é bom dar uma olhada na refrigeração do seu gabinete.

- Tenha em mente que a vida útil do sistema pode diminuir dependendo da alteração feita e que se algo der errado você deve saber como restaurar a bios através de um jumper clear cmos.

- Dê preferência a modulos de memória de tamanho igual ex: 512mb DDR 400 com 512mb DDR 400.

- Faça testes de bench e outros após o overclock para medir a estabilidade do sistema. Se o pc reiniciar constantemente sem motivo pode significar aumento de temperatura ou falta de energia.

- Cuidado ao aumentar o FSB pois junto dele você aumenta o pci e o agp, o que pode causar um problema nesses slots principalmente no pci.

- Pode ser que seja possivel destravar a sua bios através do Jumper Clear CMOS que normalmente se encontra perto da bateria.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
NASCARBR, existe sim a opção de FSB na bios, tanto para memória como pra processador, porém pra processador NÃO ESTA ACESSIVEL, ou seja, eu visualizo a forma padrão (166mhz), porém eu não posso modifica-la.

A de memória eu consigo modifica-la, porém não mexi em nada.

Alguem sabe uma outra opção para modificar o FSB? Tem como habilitar a função de modifica-la?

E outra, essa é uma foxconn...é confiavel pra overclock razoavel?

Abraços!

Vou baixar na Net o manual da sua placa-mãe e darei uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...