Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Barcelona

Evandro

Posts recomendados

Postado

não, só essa via de comunicação.

E o csi da intel eu acho q surge. a minha aposta é q eles vão se complicar igual a amd pra fazer quad-cores nativos, e aí a AMD, com as perdas de monopólio OEM da intel, ganha fôlego com K10.5 até o fusion... ;)

Claro, pra ser ideal a próxima geração de VGAs tem q arrebentar com a boca do balão de vez... ;)

E sim, pra desktop essas frequencias mais altas da intel PODEM dar problema pra acompanhar em performance. Mas em sistemas bi-processados? Conforme o EduardoS já mostrou aqui, um Xeon monoprocessado quad-core ou um biprocessado duais-core toma surra igual de um opteron biprocessado duais-core. Nos servidores, é a AMD lançar uma solução quad-core minimamente boa q ela retoma o mercado pra desespero do fórum voldemort... :)

Bom, notícias do dia:

http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=40641

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1673&Itemid=1

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1674&Itemid=1

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1675&Itemid=1

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1672&Itemid=1

Eu fico imaginando a situação como estaria agora se a maldita intel não tivesse usado táticas monopolistas com tudo o q é OEM tanto tempo... :)

Postado

Agora me vem uma pergunta na cabeça: Quando se usa um servidor multiprocessado Intel com 2 processadores de 2 ou 4 núcleos,e uma aplicação com multithreading rodar que suporta até 2 threads,as threads vão para o mesmo processador ou não existe coordenação nisso?

não sei nada sobre o assunto, mas acredito que vai para os processadores mais ociosos priorizando a ordem numérica

falando sobre os clocks, bom... todo início é modesto, não podemos esquecer que o k8 de cara ia só até 2.4 e hoje ja tem o 6000+

agora com quad core nativo, a amd vai ter soluções de 8 cores biprocessados que não terão concorrentes (acho que tinha alguem aqui gritando FASN8 esses dias hehe)

Postado

eu, apos ler a mensagem do manuel, fui na sessao de PV e adivinhem^?? AS X2xxx estão começando a SUPERAR as serie 8 com o novo driver! todos nos sabiamos que tinha sido prematuro o lançamento da serie X2x00 mas agora o jogo começa a virar, pricipalmente com a x2600 sendo 20% superior a 8600gt... a ge force n caprixo muito n... e isso sera representado com a serie 8700, uuma resposta aos bons numeros das novas ati, que, estão sendo vendidas pelo suculento preço de 100 (top das x2400) a 200 (top das x2600) doletas .... acho que a amd n pioraria uma arquitetura... e acredit q a x2900 sera 5% melhor que a 8800gtx quando saio os prometidos drivers 8.x

• Membro VIP
Postado

Cara gostaria de parabeniza vocês pelo topico, otimo li ele desde o começo e este é o meu primeiro post. Me interesei pelo assunto, pois com as noticias da AMD indo mal no mercado eu fiquei com medo, porém com os barcelona vai ser muito mais fácil desbancar a intel. Não sei se este tal de CSI vai funcionar, a intel ja ta com a m*** do FSB a tempo e perde muito por causa dele, mais como bom fã da AMD não é o FSB que faz da Intel pior e sim os proprios CPUs. Mesmo com os 45nm, a intel não vai passar o potencial dos barcelona, pois se olharmos para um passado proximo, mesmo com a arquitetura Core de 65nm os K8 90nm são melhores, vamos ver se isto se comfirma com os K10,

abraços

Postado

Os K8 90nm apanham da arquitetura Core na maioria dos concorrentes entre si.

Você deve ter confundido os NetBurst binucleares com os Core.

O Barramento CSI será teoricamente bem rápido mesmo,até 6,4GB/s de frequência nos top de servidores,o que preocupa mesmo é o desempenho interno do processador.

Postado

realmente eles apanham da arquitetura core mas nao estão feio como muitos dizem por ai...

quanto ao CSI...creio que ainda nao sera capaz de ser estão eficiente quanto o HTT... tendo em vista que a AMD ja tem uma grande esperiencia em sua controladora integrada... e verdade seja dita... quando sairam os K8 se a intel nao tivesse feito toda aquela pressao pra continuar com seu monopolio entre as OEM's a situaçao hoje seria bem diferente...resta esperar pra ver o embate K10xNehalem... que ao que parece sera um verdadeiro divisor de aguas para as duas empresas....

Postado

Acho que mesmo com os K10 quem está em maus lençóis é a AMD,falta capacidade de produção de waffers a impedem de construir núcleos com mais cache e maiores,sorte da AMD a vida dos 45nm.A Intel não vai falir se o que os roadmaps da Intel e AMD forem verdadeiros mesmo que a AMD consiga superar a arquitetura da Intel, possibilidade de colocar os processadores a preço de banana a Intel tem, mas ta segurando.

Postado

Verdade....

intel contruiu com metodos apesar de duvidosos em alguns aspectos... muito eficientes (marketing em casa pé de pagina de revista possivel)...

e com ajuda de seus monopolios antigos...

um patrimonio enorme...

que mesmo que os nehalem levem uma surra brutal dos K10 (algo que eu considero um tanto quanto improvavel)...falar em falencia da intel nao e nem besteira... é insanidade.

Postado

bom, a notícia de hj é ruim:

http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=40680

E também creio q a primeira versão do CSI não vai fazer frente ao HT, afinal a primeira versão nem do sata peitava pata. Mas vamos ver e torcer. Se o csi for uma porcaria, folga pra amd lançar o fusion.

mas tudo depende não é dos barcellonas, q mesmo q tenham 1.5GHz vão retomar o mercado de servidores: é dos agenas, q vão definir o mercado desktop! :)

• Membro VIP
Postado

SE sair no prazo.. (advogado do diabo..:D)

Mas eu acho que falaram 2 GHz porque é uma marca que eles conseguem obter com segurança agora e sabem que até lá terão boa produção nessa velocidade.

Como serão os Opteron os primeiros a serem lançados e o que importa neles (também) é a comunicação entre núcleos eu não acho que a notícia é tão ruim, mas claro, eu esperava mais.

Ae saber o quanto esses processadores rendem a 2 GHz.. algo concreto e não as viagens que o pessoal de pré teste tem, vi a mesma ladainha no R600, no final ele não era ruim como previam, pelo preço que está sendo vendida eu acho uma boa concorrente pra GTS 640. Talvez é isso que vamos ter, um concorrente pro C2D (ou C3D ehehe) a altura, como é o C2D em relação ao X2 hoje na minha opinião, como o X2 sendo melhor compra em várias categorias.

Postado

engraçado é q essas notícias dos PV da ATI alcançando as da NV nem passam perto do fórum voldemort...

Da mmesma forma, lá se comenta q a NV ganhou o ano (o q seria o óbvio pra quem é a líder, dã), mas nem mencionam q com todas as vantagens de preço custo e performance nada desperzível os montadores OEM estão SALIVANDO pelas HD2400 e 2600...

Aquele site é **** mesmo... ;) Bom, agora é esperar pelo primeiro teste de um pobre Opteron dual processado quad-core de 1.6GHz surrando até um super xeon quad-core dual-processado de 10 GHz pra eles entenderem q a vida não é tão fácil assim...

Eu não estou preocupado com o mercado de servidores, assim q o Barcellona sair ttudo volta ao normal. O problema é no mercado de desktops, onde não tem comunicação entre processsadores e a maioria das aplicações dessas softhouses vagabundas nao sabem nem rodar com SSE, qto mais 64bits ou multi-cores... :P

P.S.: pôxa, ninguém vai me ajudar? agora, além de eu não conseguir entrar aqui sem ser por proxy virtual anônimo, não estou mais recebendo as notificações de mensagens n0 tópico...

**** assim.

• Membro VIP
Postado

é cara os servidores é o que salva a AMD, porque os xeon perto dos opteron..., mas esta não é a minha area, eu sou mesmo dos desktop. Agora mesmo com atraso a AMD consegue fazer otimas coisas, é so tomar os exemplos das HD que são boas, mais como disseram os amigos acima, agora é esperar os testes e os lançamentos, porque a guerra dos prços vai começar...

Os testes das GPUs da AMD/ATI estão sendo otimos, tendo em vista que os drives ainda estão imaturos, mas com a evolução dos drives elas vão melhorar. A HD 2600XT e a 2400Pro estão batendo suas concorentes da nvidia, ja a HD 2900xt não é melhor que a 8800GTX mas bate com folga a 8800GTS, as HD ainda tão pecando nas resoluções mais altas, mais como eu disse são otimas GPUs, e com futuras revisões poderam ficar otimas,

abraços

• Membro VIP
Postado

Sobre as GPUs, na minha opinião pessoal... Essa geração decepcionou, no mid-range mal bateu a geração anterior, a nVidia capou demais as mid-range e a AMD deixou a faixa de $150 a $400 vazia (o que eles querem? Crossfire?), mas deixa isso pro forum de placas de video.

E do Barça, não esperem um 1.6GHz batendo um XEON 3.2... 2.0GHz é especulação, melhor esprar, o resultado pode ser muito diferente do que os boatos atuais.

Postado

não, tu não entendeu. eu não espero que UM barça de 1.6 bata UM xeon de 3.2

mas eu acredito piamente que DOIS barças de 1.6 ARREBENTEM com DOIS xeons de 3.2... ;)

E sim, essa geração é uma decepção, só compra mid dela quem não tem grana mesmo e tá mal informado, porque senão compra top da geração passada. E os OEM, q são obrigados a comprar a última geração pra não serem chamados de ultrapassados. E é aí q a ATI vai encher as burras este ano... ;)

E eu (infelizmente) acho q no começo teremos apenas 2.0 GHz nas lojas de barcellonas, mas SIM, teremos 2.2 nas mãos dos integradores: HP, Sun, Dell, etc...

• Membro VIP
Postado

To trabalhando demais...

2.0GHz em Agosto, é oficial: http://www.amd.com/us-en/Corporate/VirtualPressRoom/0,,51_104_543~118193,00.html

Clocks mais altos no utlimo trimestre.

johanners,

Não espere UM Barcelona Quad Core @1.6GHz bater UM Xeon Quad Core @3.2GHz, nem DOIS Barcelona Quad Core @1.6GHz bater DOIS Xeon Quad Core @3.2GHz e nem QUATRO Barcelona Quad Core @1.6GHz bater QUATRO Xeon Quad Core @3.2GHz, a diferença no clock é grande demais.

porém não ha motivos para não alcançarem 3.0GHz com esses processadores, agora é só ver como o processo evolui.

Postado

A Pipeline dos Core é apenas um pouco maior que as do K8,K8L e K10,pra quatro núcleos 1.6ghz bater quatro 3.2ghz complica,a não ser que tenha um gargalo absurdo no sistema do Xeon que a gente não saiba que impede dos 3.2ghz funcionarem.

Postado

Eduardo, tu esqueceu que pra tu ter 8 threads de um mesmo processo rodadno em dois sockets quad core, na intel tu vai ter 4 blocos de dois cores acessadno a memória ao mesmo tempo via o pobre coitado do FSB... enquanto q na AMD tu vai ter dois blocos de 4 processadores se conversando via HT3.0 diretamente e por canais dedicados só pra isso.

Essa diferença faz, HOJE, um opteron dual processor dual-cores (4 cores no total) bater tanto um xeon dual-processado com dois sockets qto um xeon mono-processado com 4 cores. Aliás, esses dois incrivelmente empatam. Levando isso em conta, não tem defesa pros xeon.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...