Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Barcelona

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Maldito seja o fim de semestre.. sem tempo pra parar e ler as coisas, pra "descabaçar" a net a cabo tão sonhada..

Vi essa hj da Nvidia campeã e nada dos drivers, só vi um camarish falando aqui (foi nesse tópico se não me engano).

É por isso que gosto do Guru 3D, além de imparcial aquele cara é muito aloprado, e meticuloso nos testes.

Bem, nos desktops falando no clock a clock a AMD tá atrás, mas vejamos um 4800+ brisbaine pela bagatela de 124 dolares, 5 a mais que um E6300, temos o 4600+ 90 nm "EE" pelo mesmo preço e consumo do E6300, eu vejo isso como favorável pra AMD.

Vou chutar aqui que fique mais ou menos a mesma proporção que é Intel pra AMD hoje no clock a clock, teremos um 2.0 junto com um E6420 ou mais.. a 120 dólares.. o que já é muito bom hoje vai ficar ainda melhor.

Que zidane os top, eu quero um que possa pagar.. e pelo visto até um Símpron vai me contantar muito já que hoje um dos X2 que eu citei me deixariam bem contente.

Johanners, gostei do teu ponto de vista, quanto maior for o cluster mais a Intel vai se embananar.. mas 1.6 e 3.2 eu acho meio forte.. 2.0 pra 2.9 seria bem razoável.

PS: nem quero ver como vai ficar o forum de vídeo com tanta discussão estúpida sobre essas placas Eduardo.. haja trabalho pra moderação.. haja alerta :D

Postado

sem desespero por enquanto, o passado da AMD mostra que ela faz progressos e mais progressos em cima da arquitetura com o passar do tempo.. é só lembrar como eram rústicos os primeiros "hammers" se comparados com os k8 de hoje...

aliás, já tenho quase 2 anos com o meu sempron, quero um mercado de concorrência caótica em fevereiro, em todos os ramos (GPU, CPU, Mobos, Memórias)

• Membro VIP
Postado
A Pipeline dos Core é apenas um pouco maior que as do K8,K8L e K10,pra quatro núcleos 1.6ghz bater quatro 3.2ghz complica,a não ser que tenha um gargalo absurdo no sistema do Xeon que a gente não saiba que impede dos 3.2ghz funcionarem.

Não da para comparar o tamanho do pipeline de arquiteturas tão diferentes e tirar conclusões sobre clock ou performace.

Eduardo, tu esqueceu que pra tu ter 8 threads de um mesmo processo rodadno em dois sockets quad core, na intel tu vai ter 4 blocos de dois cores acessadno a memória ao mesmo tempo via o pobre coitado do FSB... enquanto q na AMD tu vai ter dois blocos de 4 processadores se conversando via HT3.0 diretamente e por canais dedicados só pra isso.

Essa diferença faz, HOJE, um opteron dual processor dual-cores (4 cores no total) bater tanto um xeon dual-processado com dois sockets qto um xeon mono-processado com 4 cores. Aliás, esses dois incrivelmente empatam. Levando isso em conta, não tem defesa pros xeon.

E você se esqueceu de olhar em que testes ele bate, com afirmações assim parece que você atribui toda a performace do K-8 nos servidores ao HT, não é assim, o K-8 continua sendo uma boa arquitetura, ta, o Anand diz que não e mostrou que o Core 2 é 50% mais rápido no Photoshop, com 3x mais instruções SSE por clock (ao menos em teoria) não da para o K-8 bater o Core 2 Duo no Photoshop, mas quem é que compra um servidor para rodar Photoshop? Com PHP, Java, bancos de dados, algums programas CAD e outras aplicações que costumam ser usadas nos Opteron SSE não faz a menor diferença e o K-8 não fica devendo muito (se é que fica devendo alguma coisa) pros Core.

Se você olhar a propaganda da AMD para servidores eles não falam muito de SSE, IPC ou alguma sigla comum no Anandtech, o cartaz é simples, 2 vezes mais núcleos sem aumento de consumo.

O FSB atrapalha os Xeon? Sim, com certeza, o K-8 pode ter alguma vantagem sobre o concorrente quando aumenta o número de núcleos, mas essa vantagem ta mais para 10% do que para 100%.

A AMD ja falou as estimativas de performace em relação a um Cloverton de mesmo clock, 20% no SpecInt e 50% no SpecFp, isso significa que dois K-10 @ 2.0GHz empataria com dois Cloverton @ 3.0GHz no SpecFp e que dois K-10 @ 2.4GHz empata com dois Cloverton @ 3.0Ghz no SpecInt, ainda longe de 1.6GHz vs 3.2GHz.

Postado

o primeiro ponto eu concordo.

Olha, até onde eu sei: nos opteron, tu tem vantagem clara de performance em aplicações que paralelizem legal simplesmente por causa da grande banda do HT. Não estou dizendo que é toda a responsa do HT, e q o resto não conta, estou dizendo q sem HT, tu tem perrformannce serial ótima, mas com HT, o paralelo vira o céu.

O problema dessa tua afirmação de propaganda é q se fosse só isso, dada a segurança q a marca intel passava, tu não poderia ter visto vitória dos opteron ANTES da ascensão dos dual-core nativos da AMD. Simplesmente porque dois cores com dois sockets as duas fornecíam. Então, pra AMD já ter tido vantagem naquele tempo, naquelle tempo já havia ganho de performance via as inovações da K8.

• Membro VIP
Postado

Olha, até onde eu sei: nos opteron, tu tem vantagem clara de performance em aplicações que paralelizem legal simplesmente por causa da grande banda do HT. Não estou dizendo que é toda a responsa do HT, e q o resto não conta, estou dizendo q sem HT, tu tem perrformannce serial ótima, mas com HT, o paralelo vira o céu.

Não sei se entendi direito... Se você pudesse explicar melhor.

O HT, digo, a DCA não aumenta a performace, ela faz com que as perdas sejam menores.

O problema dessa tua afirmação de propaganda é q se fosse só isso, dada a segurança q a marca intel passava, tu não poderia ter visto vitória dos opteron ANTES da ascensão dos dual-core nativos da AMD. Simplesmente porque dois cores com dois sockets as duas fornecíam. Então, pra AMD já ter tido vantagem naquele tempo, naquelle tempo já havia ganho de performance via as inovações da K8.

Essa parte eu realmente não entendi, e nem entendi o que isso tem a ver com a situação atual.

Postado

tipo assim: K8 tem uma performance ótima sim. Mas o escalonamento em paralelo atravessando ligações HT é estupidamente melhor q o atravessando FSBs

no segundo ponto, era voltando ao passado: quando os opteron foram lançados, eles eram monocore. Logo, o argumento de mais cores pelo mesmo consumo era inexistente. Considerando q a intel era o "porto seguro", o q atraiu foram vantagens na arquitetura k8. Eu não sei se só a velocidade instrínseca do k8 foi fundamental, eu acho q essa facilidade pra paralelo dentro da máquina q eu citei acima ajudou muito.

• Membro VIP
Postado
tipo assim: K8 tem uma performance ótima sim. Mas o escalonamento em paralelo atravessando ligações HT é estupidamente melhor q o atravessando FSBs

É muito melhor, mas não é mágico, nos Woodcrest a Intel colocou dois FSBs muito altos para não atrapalhar, ainda não é um HT, mas ja é bem melhor do que o FSB que ela usava quando o Opteron estreiou.

no segundo ponto, era voltando ao passado: quando os opteron foram lançados, eles eram monocore. Logo, o argumento de mais cores pelo mesmo consumo era inexistente. Considerando q a intel era o "porto seguro", o q atraiu foram vantagens na arquitetura k8. Eu não sei se só a velocidade instrínseca do k8 foi fundamental, eu acho q essa facilidade pra paralelo dentro da máquina q eu citei acima ajudou muito.

Quando o K-8 estreiou um dos argumento era que ele era muito melhor do que o que ja existia, e era verdade, outras opções x86 eram os Athlon MP e os Xeon Netburst, o segundo argumento era a escalabilidade, mas o FSB da Intel na época era muito ruim, para comparação em bancos de dados o normal era (vou usar 100 como pontuação base):

Opteron Xeon
1 núcleo 100 100
2 núcleos 180 150
4 núcleos 324 225

E quando foram lançados os Dual Core nas configurações 4P a Intel tinha 8 caras disputando o mesmo FSB de 667MHz e o clock limitado a 3GHz por causa do aquecimento, ai:

Opteron Xeon
8 núcleos 580 255

Mas não da para comparar o passado com o atual, o FSB melhorou muito, o Core não é tão faminto quanto o Netburst e tem no máximo 2 caras por FSB, a AMD ainda tem alguma vantagem pelo HT, mas não chega nem próximo a vantagem que tinham naquela época.

To com uma duvida aqui... Phenon = Barcelona?

Semana passada vi uma foto do Kimmy Raikonen usando capacete e nele tinha um adesivo scrito AMD Phenon.

Phenom sera o Barcelona para desktops, o sucessor do Athlon 64 X2.

Postado

Minha primeira postagem nesse tópico!

É o seguinte...eu estou por fora dos novos sockets da AMD. Quais serão eles? E quanto ao AM2 atual, ele demorará para sair de linha?

• Membro VIP
Postado

E que deve durar até o ano que vem com o AM3 e suas DDR3, quando esse tipo de memória não custar tão mais caro e tb forem melhores.

Os chips AM3 e AM2+ serão compatíveis com as placas mãe um do outro mas cada um com suas limitações, o AM3 não vai funcionar no AM2 atual.

Bem, o HTT não é mais tão "fortificante" como era antes.. aí que venham as melhorias além do HTT 3.

O que vocês estavam falando que no Photoshop o C2D é bem mais rápido, essa diferença é realmente perceptível ?

Ou só pros caras que trabalham imagens grandes, alta definição, várias imagens.. ?

• Membro VIP
Postado

Se não me engano a AMD primeiro vai passar para o AM2+ e depois para o AM3, me corijam se estiver errado. Com a acensão do AM2+ os AM2 atuais vão suportar os processadores socket AM2+, porém sem as inovações, e vice versa,

abraços

Postado

Eu dei uma verificada aqui no Google, e vi que os processadores do socket AM2 servirão em placas AM2+ e vice-versa. Mas colocando um processador AM2+ em uma placa-mãe AM2, não haverá suporte ao HyperTransport 3.0. Essa parada de compatibilidade é bom porque vai dar para fazer upgrade aos poucos!

• Membro VIP
Postado
Eu dei uma verificada aqui no Google, e vi que os processadores do socket AM2 servirão em placas AM2+ e vice-versa. Mas colocando um processador AM2+ em uma placa-mãe AM2, haverá suporte ao HyperTransport 3.0. Essa parada de compatibilidade é bom porque vai dar para fazer upgrade aos poucos!

Não amigo, sem HT 3.0 (não sei se você esqueceu e por um "?" no seu texto) no AM2, e sem suporte ao controle indepentente de tensão/clock (seila qual dos dois que vai ser alterado..).

Sim é bom por isso mesmo, teremos uma CPU melhor pro AM2 e que poderá funcionar no AM2+ e AM3.

Postado
Os chips AM3 e AM2+ serão compatíveis com as placas mãe um do outro mas cada um com suas limitações,
vai ser um esquema tipo "o último funciona no anterior", mesmo porque processadores AM2(+) não saberão controlar ddr3

se ocorrer de a diferença de desempenho oferecida pela memória não ser grande, muita gente vai comprar am3 pra usar em mobo am2(+)

• Membro VIP
Postado

Cada hora falam uma coisa.. tinha esquecido desse detalhe da ultima apresentação.

Sim vai ser vantagem, 45 nm funcionando bem no AM2+ com boas DDR2..

Nenhuma fofoca hj hehehehee

• Membro VIP
Postado

O que vocês estavam falando que no Photoshop o C2D é bem mais rápido, essa diferença é realmente perceptível ?

Ou só pros caras que trabalham imagens grandes, alta definição, várias imagens.. ?

:lol:

Foi só um exemplo de teste onde o Core 2 é forte, o grafico em questão esta abaixo, se isso faz muita diferença ou não pergunte a quem usa o Photoshop.

14061.png

Postado
Não amigo, sem HT 3.0 (não sei se você esqueceu e por um "?" no seu texto) no AM2, e sem suporte ao controle indepentente de tensão/clock (seila qual dos dois que vai ser alterado..).

Sim é bom por isso mesmo, teremos uma CPU melhor pro AM2 e que poderá funcionar no AM2+ e AM3.

Eu me esqueci do 'não'...heheuehhee! Já consertei... ^_^

Se for verídica as informações quanto ao clock dos novos Barcelona e Agena, posso dizer que finalmente a AMD encontrou a receita para aumentar seus clocks! Com isso, no meu ponto de vista, ela irá conseguir vender mais por causa dos super-leigos que acham que clock é tudo...

Uma coisa, com essa nova febre de dois e quatro 'Cores', é burrice comprar um Sempron 64 3000+ para um socket AM2, ou ainda tá valendo a pena?

• Membro VIP
Postado
:lol:

Foi só um exemplo de teste onde o Core 2 é forte, o grafico em questão esta abaixo, se isso faz muita diferença ou não pergunte a quem usa o Photoshop.

14061.png

Aí que tá meu caro.. a pessoa que eu conheço que é mestra em Photoshop usa um K7 e o meu K8.. ela me disse que a diferença que tem é na definição de cores (minitor e VGA beem diferentes).. vai saber.. ^_^

Detalhe, por esse gráfico do 3800 pro 6000 é quase linear o aumento.

Andre, depende do uso.. eu quero um X2 pra ter mais agilidade, se tivesse um 939 ou AM2 estaria contente com CPU.

Quatro cores é pra quem trabalha com uma pancada de coisa ao mesmo tempo ou aplicativos do tipo "me ligue e vá comer uma pizza do outro lado da cidade".. pra grande maioria das pessoas, por hora é sobra.

Sobre o clock, bem, é a Intel quem vai ter mais clock.. e mais cache.

• Membro VIP
Postado

Cara eu to com uma duvida aqui, to pensando em fazer um up pra um micro top, tipo com um x2 6000+, mas com a xegada dos phenon ano ki vem to pensando em aguentar um pouco mais, economizar mais um pouco e troca tdu ano ki vem. A minha duvida é a seguinte, se eu compra uma placa-mão AM2 hoje vou pode colocar um phenon nela ano que vem, ou vale mais a pena esperar pra pega AM2+????,

abraços

Postado
Eu me esqueci do 'não'...heheuehhee! Já consertei... ^_^

Se for verídica as informações quanto ao clock dos novos Barcelona e Agena, posso dizer que finalmente a AMD encontrou a receita para aumentar seus clocks! Com isso, no meu ponto de vista, ela irá conseguir vender mais por causa dos super-leigos que acham que clock é tudo...

Uma coisa, com essa nova febre de dois e quatro 'Cores', é burrice comprar um Sempron 64 3000+ para um socket AM2, ou ainda tá valendo a pena?

Pra mim, ainda vale bem a pena pra quem quer um pc econômico. Tá custando em torno de R$ 75 aqui no RJ. Mas com R$ 100 a mais ele pega um Athlon x2 3600+, que vale mais a pena.

Sobre clock, é meio difícil convencer algumas pessoas. Andei montando uns pcs pra um pessoal aqui com um Athlon x2 3600+. E a pergunta sempre é: "Ah, mas ele roda a qto"? Aí eu respondo : 2 ghz. Aí sempre me falam: "Ah, mas ele é fraco hein, mas pelo preço tá bom" Lembrando que aqui na minha cidade, um Athlon x2 3600+ custa R$ 300).

Tem tb um amigo meu que acha que o processador dele (um Athlon XP mobile 2800+ que roda a 2.2ghz) é melhor do que um Athlon 64 3000+ de outro amigo, apenas por ter clock maior. Enfim, exemplos não faltam.

A própria Intel tá sofrendo com os noobs com o C2D, porque foi ela mesmo quem criou a "ditadura" do clock.

• Membro VIP
Postado
Cara eu to com uma duvida aqui, to pensando em fazer um up pra um micro top, tipo com um x2 6000+, mas com a xegada dos phenon ano ki vem to pensando em aguentar um pouco mais, economizar mais um pouco e troca tdu ano ki vem. A minha duvida é a seguinte, se eu compra uma placa-mão AM2 hoje vou pode colocar um phenon nela ano que vem, ou vale mais a pena esperar pra pega AM2+????,

abraços

Se você pode esperar espere.

Se não for o desempenho será o preço tanto do Phenom quanto do C2D.. e os novos C2D de FSB maior e preço mais baixo.

Postado

boa explicação, eduardo, agora ficou claro.

Ah, e obrigado, desde ontem comecei a poder acessar o fórum normalmente de novo, viva! :)

impressão minha, ou hj as notícias "inexistíram"?

Postado
Quatro cores é pra quem trabalha com uma pancada de coisa ao mesmo tempo ou aplicativos do tipo "me ligue e vá comer uma pizza do outro lado da cidade".. pra grande maioria das pessoas, por hora é sobra.
Me chamaram? :D

Pedro, tipo assim: Se tu quer gastar AGORA, e pode esperar pro processador forte um tempo, eu comprava uma placa AM2 agora com processador mais vagal q coubesse e esperaria pra trocar pelo phenom.

Se tu precisa desde já de poder de processamento, então o AM2 + 6000 seria a indicação. Mas depois seria uma pena fazer up pro Phenom.

Se tu pode esperar um pouquinho, porque eu acho q as placas AM2+ devem começar a aparecer em 3 meses (alguém me corrija se eu estiver errado, por favor), aí faria equivalente: se puder esperar um pouquinho, mas quiser poder de processamento imediatamente, AM2+ + 6000; se puder esperar um pouquinho, e depois outro tanto pra pegar um baita processador, aí seria AM2+ + processador vagal AM2 comum. ;)

Se tu quiser fazer over, aí eu esperaria pelos Phenom ou, bem acabaria me rendendo ao lado negro da força se não pudesse esperar...

http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=7890

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...