Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Barcelona

Evandro

Posts recomendados

Não sei. o q eu sei é q os benchs q ela usa são o tipo de benchs q fazem eu ficar sorrindo... ;)

O q me deixa chorando é q pelo jeito os Barcellonas ainda não vão ver a luz.

Mas o q me deixa mais alegre é q os K10 pra gente normal, apenas q só de 2 núcleos, talvez saiam antes.

O q me deixa triste é a AMD tendo q terceirizar ainda mais a produzção.

Boim, enfim, as news até agora:

Reestruturação AMD: A terceirização é o melhor caminho?

Segundo os nossos colegas do Matbe.Com, que se encontram na Tunísia para a apresentação dos novos produtos gráficos da companhia, Hector Ruiz, CEO da AMD, acabou de fazer uma conferência junto aos analistas para comentar os resultados financeiros no mínimo ruins anunciados na semana passada. Como normalmente acontece nos tempos de crise, a palavra mágica é reestruturação. Contudo, a largura dos caminhos explorados não tem precedente.

De acordo com Hector Ruiz, nenhum caminho será negligenciado, incluindo a adoção de um modelo de negócios dito «asset light». A companhia claramente pretende se aproximar de um modelo "fabless", retornando a sub-contratar a produção de terceiros. É preciso dizer que já faz algum tempo que a AMD subcontrata uma parte da sua produção de diferentes fabricantes. A multiplicação dos contratos OEM (Dell e HP no topo da lista para os processadores) gerou uma grande escassez no canal de distribuição no ano passado, o que levou a AMD a começar a subcontratação, e isto não seria somente para acompanhar a demanda. Com a chegada da ATI no seu regaço, o número de processadores vendidos sob a marca AMD que não sai de uma fábrica da companhia continua aumentando significativamente. O eterno atraso da Fab 36, e a ampliação da fábrica de Dresden na Alemanha, também está pesando na balança. No entanto, ver a AMD se separar inteiramente das suas fábricas, no curto prazo, não parece à ordem de trabalho. Pois isto está longe, bem longe do famoso "Real men have fabs" de Jerry Sanders no seu tempo.

Entre os candidatos a subcontratação, se encontram naturalmente os parceiros atuais da AMD: IBM e Chartered. A extensão das parcerias poderá ser mais forte, particularmente com a IBM ou as mudanças de IP poderiam se estender a outros temas. O CEO da AMD insistiu no fato de que se trata apenas de um caminho. Um Comitê será criado com a finalidade de analisar todos os pontos. Hector Ruiz será o cabeça deste Comitê que supostamente também terá a função de determinar a real saúde financeira da companhia e as soluções que devem ser aplicadas. Ele será acompanhado, entre outros, de Henri Richard e Dave Orton.

Entre as coisas mais surpreendentes ditas por Hector Ruiz, se encontram algumas observações interessantes sobre a Intel. O CEO não hesitou em dizer que a Intel "retornou ao padrão, apesar disto ter levado 4 anos". Uma dose de humildade que não é muito comum. A observação mais interessante diz respeito à maneira como, sob a batuta de Paul Ottelini, a Intel melhorou a sua capacidade de lançar rapidamente um produto. Enquanto que, segundo Hector Ruiz, a AMD tentava atingir a "perfeição". O exemplo que descreve melhor a diferença de visão das duas companhias, provavelmente é a estratégia quad core. A AMD escolheu o caminho de um "verdadeiro" chip quad core integrando quatro cores num mesmo die, enquanto que a Intel escolheu um caminho menos elegante encaixando dois chips dual core num mesmo suporte. Uma solução que lhes permitiu estar presente mais cedo no mercado.

É neste tipo de estratégia que a AMD deseja se inspirar, deixando a entender, entre outras coisas, que nós deveremos ver a chegada de chips octo cores baseados em dois "Barcelonas". Mas esta estratégia encerra um pequeno problema. A rapidez de execução da Intel é igualmente ligada aos processos de fabricação dos transistores. Aumentando a proporção de subcontratações dos seus produtos a terceiros, a AMD limitará a sua capacidade de voltar a ser competitiva. Mas parece que no momento isto não é aquilo que o fabricante verdadeiramente procura. No momento, parece que o importante é reencontrar sua saúde financeira. E implorar disfarçadamente a Intel para que ela "levante o pé"...

Situação da AMD pode adiantar lançamento de binucleares K10

Perda de participação no mercado, prejuízos milionários e sérios planos de reestruturação dos negócios e na empresa, como uma possível terceirização de produção. Esta é a triste realidade pela qual a AMD se encontra atualmente. Enquanto os atuais líderes da foundry de Sunnyvale conduzem as tradicionais sínteses a jornalistas e analistas, algumas declarações de representantes da companhia soam bem interessantes.

Recentemente, o vice-presidente executivo Henri Richard declarou que os seguidores “desktop” do processador Barcelona surgiriam apenas durante o quarto trimestre deste ano. Entretanto, na atual conferência trimestral, o presidente Dirk Meyer decidiu esclarecer a respeito dos períodos de disponibilidade previstos para os processadores “desktop” da geração K10. Um resumo da apresentação pode ser consultado neste atalho. Poderia ser mais uma estratégia da AMD para tentar se recuperar?

O alto executivo da AMD disse que os processadores “desktop” derivados do Barcelona, tanto quadrinucleares quanto binucleares, serão anunciados no terceiro trimestre. Trata-se dos Agena FX, Agena e Kuma. Os representantes da AMD se recusaram a fornecer maiores detalhes a respeito das previsões de expansão dos processadores da geração K10.

Mais alguma notícia aí galera? AMD, SOLTA LOGO ESSA ***** DE VERSÃO DE ENGENHARIA PRO PESSOAL TESTAR, *****!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP
AMD mais confiante ou mais tola falando que o Barcelona vai ser 50 % mais rápido que o Clovertown ?

To achando exagero..

Ah... É 20% no SpecInt2006 e 50% no SpecFp2006, não é tão exagero assim, atualmente a AMD fica perto no Int e ganha por pouco no FP contra o Woodcrest, o Cloverton e seu FSB compartilhado ajudam a AMD com mais alguns %, o resto é ganho mesmo.

Link para o comentário

• Membro VIP

Vazou um teste no Fudzilla e eu vi no forum voldemort

• Kentsfield em 2,93 GHz: aproximadamente 300 mil it/s (instruções por segundo) com inteiros e 180 mil it/s com pontos flutuantes;
  • Agena em 2,5 GHz: aproximadamente 400 mil it/s com inteiros e 300 mil it/s com pontos flutuantes.

Sintético.. mas é alguma coisa eu espero.

Mais que os 10% ditos para os de mesmo clock..

Link para o comentário

Hum, tá ficando bom.

O ruim é q esse fudzilla tá queimado. Tem que chegar algum com referência boa. Por isso q eu digo q passa da hora da AMD disparar cópias de engenharia desse bendito processador pra tudo o q é lado, porque já passou dos limites, pôxa!

Quero saber logo qual vai ser a plataforma do meu próximo montro, "huá-huá-huá"! :D

Link para o comentário

testar com o sandra é a mesma coisa de uma sandra qq do meio da rua testar...

porque nao fez um benchmark no 7zip? já dava uma noção do desempenho real

uma coisa que eu achei interessante:

"Intel needs to go much higher than 3 GHZ to match the 2.5 GHz K10 part. "

por que eles dizem uma grosseria dessas levando em conta apenas um pré-benchmark?

Link para o comentário

• Membro VIP
testar com o sandra é a mesma coisa de uma sandra qq do meio da rua testar...

porque nao fez um benchmark no 7zip? já dava uma noção do desempenho real

uma coisa que eu achei interessante:

"Intel needs to go much higher than 3 GHZ to match the 2.5 GHz K10 part. "

por que eles dizem uma grosseria dessas levando em conta apenas um pré-benchmark?

Bom comentário ehhehehe

Eles tem que criar expectativa e "bater com o bilau na mesa" pra provar quem é mais macho..]

Só espero que cumpram.

Link para o comentário

pelo menos a jogada de marketing vai dar certo... a intel anunciou que o c2d ia ser esmagadoramente melhor que qualquer x2, apesar de não ser bem verdade foi algo do tipo "compre batom, compre batom, compre batom..." (lembram?)

muita gente engoliu essa conversa e levantou a bandeira da intel na janela de casa (principalmente os fissurados em benchmarks sinteticos), é o que vai acontecer se continuarem todas essas promessas pro lado da AMD... mesmo que não for bem a verdade, vai ser difícil mudar a mente do povo...

um exemplo mais recente foi a geforce 8... prometiam que seria bem melhor... depois com as 8600, 8500... bom... nao foi bem assim...

Link para o comentário

nós esperamos que lancem ainda esse ano (bem provável), mas a amd não tem muita certeza no que diz sobre as datas de lançamento dos seus produtos, então nenhuma previsão certa de "quando"...

segundo os artigos dos vários sites, será um lançamento distribuido por todo o segundo semestre desse ano... lançam uns agora em julho... depois outros em setembro... mais alguns em novembro... por ai vai...

o soquete basicamente é o am2 com suporte a gerenciamento independente de energia (vcores individuais para núcleo e controlador de memória) e hyper transport 3.0

Link para o comentário

eles dizem que sim... mas nada garante que todas as placas anteriores terão compatibilidade total... talvez nem todas vão funcionar bem nem com update de bios...

e aquele lance todo do controlador de memória e seu novo modo de trabalho também é exclusivo do am2+... então nao sei se vale a pena...

Link para o comentário

• Membro VIP

O neck eu lembro de ter vitso um pps da AMD dizendo que o gerenciamento de tensão não seria independente mas sim o de clock.. de qualquer forma vai variar o C´n´Q.

Eu espero que não demorem muito pra lançar no mercado comum, até o fim do ano a Intel já vai ter o contra golpe pronto..

Link para o comentário

Tá decepcionantemente demorado.

Ainda mais com a notpicia abaixo:

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=207203

A Intel anunciou uma nova revisão (stepping G0) do seu processador Core 2 Quad Q6600. Em relação ao stepping B3, as mudanças são o CPUID que passou de 06F7 para 06FB, o S-Spec que evoluiu de SL9UM para SLACR, mas principalmente o TDP que foi levado para 95 watts contra os 105 Watts registrados anteriormente. Entre outras coisas, isto tem como conseqüência uma mudança no seu guia destinado aos fabricantes de placas mães (o FMB), pois agora a companhia de Santa Clara indica que o Q6600 também é capaz de funcionar com as placas mães Mainstream e não somente com a Performance.

No mais, o seu preço ($530) ainda está longe daquilo que nós podemos chamar de "Mainstream", mas uma redução de preço ($266) está prevista para a segunda metade do ano. Os processadores Xeon 3210 e 3220 também se beneficiarão desta nova revisão e o seu TDP também diminuirá na mesma proporção. A chegada deste stepping G0 está prevista para a segunda metade de julho.

Em suma, com uma queda dessa no preço dos quad... E as demoras dos K10... a situação vai ficar feia pra se construir computadores ULTRA-TOP de linha com chipas AMD este ano... :(

O que é uma grande pena, levando em conta todas as tecnologias anunciadas, a absoluta vantagem do Hyper-Transport em cima da ***** do FSB, etc, etc, etc... :(

Link para o comentário

É o q eu quero ver.

A pergunta é: quando eu vou ver isso?

Pessoalmente, espero poder ter visto antes de fazer o meu upgrade pessoal aqui de casa.

Mas profissionalmente, eu pretendo e MUITO ver isso antes de julho, e absolutamente antes de setembro, já que eu não vejo como adiar mais do que isso o upgrade daqui do laboratório e o cluster novo... :(

E, no status atual, o clsuter novo vira cluster de kentsfields, mesmo que os Agenas se mostrem superiores tarde demais. :(

Link para o comentário

beleza Xita?

Essa propaganda eu já vi.

Temos uma nova esperança então? 10 novos dias de tortura pra, quem sabe, ver esse bendito processador?

Meio cluster aqui está sob a "grave ameaça" de ser kentsfield. Tudo culpa da lerdeza da AMD.

Pelo menos a minha próxima super-máquina pessoal aqui, futura Trantor, ainda tem bastante tempo pela frente... :) Não devo comprar nada antes de janeiro. pra ser exato, ela deverá ser comprada EM janeiro. :)

Link para o comentário

Para os Programadores, HPCzeiros e outros interessados em microprocessadores de plantão: a AMD acaba de lançar o "Software Optimization Guide for AMD Family 10h Processors", um nome pomposo que significa basicamente Manual de Otimização do K10.

Três hurras para a AMD pela excelente atitude de publicar o manual de otimização antes do lançamento, ao contrário da Intel, que adquiriu o curioso hábito de publicar os manuais quando o microprocessador já está obsoleto... De qualquer modo, esse manual é uma prova definitiva que o Barcelona vem aí.

Eu ainda não li... mas como o EduardoS e seus colegas devem estar baixando o PDF nesse mesmo instante, eu diria que logo vamos ter algumas informações extras a respeito do Greyhound correndo pela rede.

Link para o comentário

• Membro VIP
Para os Programadores, HPCzeiros e outros interessados em microprocessadores de plantão: a AMD acaba de lançar o "Software Optimization Guide for AMD Family 10h Processors", um nome pomposo que significa basicamente Manual de Otimização do K10.

Três hurras para a AMD pela excelente atitude de publicar o manual de otimização antes do lançamento, ao contrário da Intel, que adquiriu o curioso hábito de publicar os manuais quando o microprocessador já está obsoleto... De qualquer modo, esse manual é uma prova definitiva que o Barcelona vem aí.

Eu ainda não li... mas como o EduardoS e seus colegas devem estar baixando o PDF nesse mesmo instante, eu diria que logo vamos ter algumas informações extras a respeito do Greyhound correndo pela rede.

Ainda não tive tempo, lançaram o manual de surpresa e com antecedencia, para dizer a verdade tava até duvidando que eles lançassem esse tão cedo por causa dos poucos documentos sobre o AM2, mas é bom saber que eles mantem esse bom habito :lol:

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!