Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Barcelona


Evandro

Posts recomendados

Estou baixando aqui também.

Só não gosto do preconceito contra fortran q me obriga a ficar "traduzindo" as linguagens aqui... :P

De qq forma, novidades:

Tudo sobre os processadores das estrelas (K10) da AMD

Correspondentes do site DailyTech continuam a destilar as informações contidas no último roadmap da AMD que caiu em suas mãos. Assim, desvendou-se a família das CPUs “das estrelas” quase por completo.

A geração K10 de processadores será denominada por três marcas: Phenom para o segmento “high-end” do mercado, Athlon agora para o “mid-range” e Sempron para o “low-end”.

Inicialmente estão previstos três modelos quadrinucleares baseados no Agena FX. Logicamente serão representantes da linha comercialmente chamadas Phenom FX. Suas freqüências nominais ainda não foram refinadas. Sabe-se que os dois modelos mais potentes rodarão entre 2,4 e 2,6 GHz e serão concebidos para o socket F+ ou LGA1207+. O terceiro é uma surpresa, pois é voltado para as plataformas monoprocessadas socket AM2+. A freqüência nominal deste último deverá situar-se entre 2,2 e 2,4 GHz.

A AMD diferenciará seus processadores Phenom FX pelas freqüências do HyperTransport 3.0. Os modelo mais potente terá uma freqüência HT 3.0 de 3,6 GHz, enquanto os outros dois terá um HT 3.0 ligeiramente mais lento, de 3,2 GHz. Todos eles carregam 4 × 512 KB de cache L2 e 2 MB de cache L3 compartilhado. Por enquanto, os TDPs dos processadores dessa família não foram informados.

Ainda no segmento “high-end”, a AMD irá trazer dois modelos Phenom X4 (Agena) para socket AM2+. A foundry verde ainda está indecisa como eles serão denominados, mas suas freqüências nominais e TDPs estão definidos: 2,4 e 2,2 GHz com 89 W. Esses modelos trazem o mesmo volume de caches L2 e L3 que os Phenom FX.

O Phenom X4 de 2,4 GHz terá seu HT 3.0 configurado em 3,6 GHz enquanto o modelo de 2,2 GHz trará HT 3.0 de 3,2 GHz. A AMD pretende iniciar os pedidos de encomendas das linhas Phenom FX e X4 para o terceiro trimestre de 2007.

Os processadores binucleares Kuma serão conhecidos como Phenom X2 e serão compatíveis para ambos os sockets AM2 e AM2+. Estão previstos três modelos com as respectivas freqüências nominais: 2,8, 2,6 e 2,4 GHz. As freqüências HT 3.0 também são variáveis na linha Phenom X2. O modelo mais potente, de 2,8 GHz, tem sua freqüência HT 3.0 de 4,2 GHz - maior que os modelos Phenom FX e X4. Nos outros dois, o HT 3.0 funciona a 3,8 e 3,6 GHz respectivamente.

Todos os três modelos trazem 2 × 512 KB de cache L2 e 2 MB de cache L3 compartilhado. O modelo de 2,8 GHz tem TDP de 89 W e os outros dois, 65 W. A AMD planeja trazer os processadores Phenom X2 no último trimestre deste ano.

A AMD não se esqueceu dos modelos de menor consumo. Estes terão TDP de apenas 45 W e também farão parte da linha Phenom X2. Eles funcionarão a 2,3, 2,1 e 1,9 GHz com freqüências HT 3.0 de 3,4, 3 e 2,8 GHz respectivamente.

Embora a AMD tenha inaugurado a marca Phenom, a Athlon 64 X2 ainda sobreviverá através dos binucleares Rana. Por enquanto, só há um modelo previsto, de 2,2 GHz. Ele oferecerá 2 × 512 KB de cache L2, mas será desprovido do cache L3.

Por último, os Sempron baseados no núcleo Spica com dois modelos inicialmente previstos. Suas freqüências nominais são de 2,4 e 2,2 GHz com HT 3.0 de 3,6 e 3 GHz respectivamente. Ambos trazem 512 KB de cache L2 e TDP de 45 W.

A AMD planeja lançar os modelos de baixo consumo das linhas Phenom X2 (Kuma), Athlon 64 X2 (Rana) e Sempron (Spica) no início do primeiro trimestre de 2008.

E, principalmente: "A Tabela"!

amd_stars.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos às notícias:

1- O TI lançou uma matéria dizendo que o Greyhound sairá bem mais rápido no lançamento do que o esperado. A explicação deles é meio que bobagem: se seu controlador de memória está causando problemas no aumento da frequência, torne-o mais lento, aumente seu parelelismo ou estique seu pipeline. Não é como se 1 ms fosse obliterar seu desempenho em inteiros...

De qualquer modo, se esse não é o motivo, provavelmente aconteceu algo muito grande com a AMD. Eu desconfiaria de que eles estavam se diminuindo para ver se surpreendiam a Intel, ou talvez esperando algum teste específico. Mas, considerando que nas últimas semanas um fenômeno semelhante aconteceu com o POWER6, alguns poderiam dizer que isso é o resultado de um inesperado e repentino progresso no processo de 65nm da IBM... e, nesse caso, alguém da IBM merece um bom aumento e uma cesta de Natal.

2- OFF TOPIC TOTAL. VOCÊ FOI AVISADO! Desculpe, EduardoS, mas é que não acho que isso valha um tópico...

Não sei se você viram o artigo de um tal Euronymus no RWT... É sobre a possibilidade de se utilizar interconecções 3D: ou seja, empilhar algumas pastilhas e ligá-las através de interconecções verticais. A ideia é muito massa, e tal... mas eu sempre pensei que fosse só uma ideia do velho Cray e de outros malucos que mexam com supercomputadores. Não é. A Intel já fez um modelo de P4 Prescott usando esse método e obteve desempenho 8% maior com um terço menos dissipação térmica! E a IBM também está extremamente adiantada na área. Não fiquem surpresos se daqui a alguns anos a AMD estiver lançando microprocessadores 3D...

Enfim, isso pode mudar todo o balanço das técnicas de fabricação no mercado. Quem precisar de interconeções mais rápidas e densas (leia-se quem usa SOI, litografia por imersão e etc) pode sair ganhando muito bem.

OBS: O Ministério da Saúde adverte: ler o artigo pode causar fusão cerebral por excesso de tecnicismos! É, estamos falando de um artigo típico do RWT. Um caso, pelo menos, já ocoreu, com um coitado chamado Thiago Luiz Carvalho Kurovski...

AMD mais confiante ou mais tola falando que o Barcelona vai ser 50 % mais rápido que o Clovertown?
Se eles estivessem dizendo que ele seria 10% mais rápido e de repente falassem 20%, eu diria que eles ficaram loucos, beberam ou fizeram algum tipo de atividade na encruzilhada... Mas a partir de 40%, qualquer número que você dizer será correto do seu próprio jeito, já que 40%, imagina-se, será uma vantagem restrita. A única diferença é que 50% será um pouco mais incomum. Aliás, se quisessem, aposto que eles poderiam dizer que o Barça é 2 vezes mais rápido que p C2D: em alguma aplicação, ele será. A Intel só não faz tanto isso nas IDFs e Conferência porque é uma alvo mais fácil e divertido de acertar...
testar com o sandra é a mesma coisa de uma sandra qq do meio da rua testar...
É, impressionante como gostam de usar um benchmarck de 1800 e guaraná de rolha para testar microprocessadores atuais...
Ainda não tive tempo, lançaram o manual de surpresa e com antecedencia, para dizer a verdade tava até duvidando que eles lançassem esse tão cedo por causa dos poucos documentos sobre o AM2, mas é bom saber que eles mantem esse bom habito
Quando se está ganhando, espalhar a notícia é natural. Só a Intel parece não saber disso. Imagino que eles soltem o manual para alguns poucos privilegiados e ferrem com todo o resto do pessoal. Ridículo... E o pior que não é um hábito antigo: a documentação da Intel já foi muito boa.

Bom, de qualquer modo, eu ouvi muitas coisas boas no Aces, vindas de programadores que passam o dia inteiro alinhando vetores e coisas do tipo, tadinhos. Imagino que qualquer liberdadezinha extra no desalinhamento de vetores é muito boa para o desempenho do microprocessador... E, pelo pouco que entendi, a liberdade extra não é pequena.

Não precisa se preocupar, nesse manual só aparece C em alguns capitulos o resto é assembly mesmo
Que bom... Quer dizer que todo mundo dança junto... Sinceramente, eu não vejo como não seria mais fácil para Intel e AMD simplesmente fazer os exemplos nas três linguagens mais usadas em aplicações que precisam de velocidade. Quer dizer, não é como se AMD e Intel não tivessem uma meia dúzia de programadores de C, ForTran e Assembly x86 :D pelos cantos...

Por outro lado, eu diria que C e ForTran devem ser bem diferentes em termos de otimização. Se não fossem, a C eventualmente se tornaria mais rápida em tudo, já que os investimentos em sues compiladores são maiores. Então eles têm uma desculpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahn... Thiago, me desculpe, mas não entendi uma vírgula do teu post... desculpa se eu não considerar e não fizer nenhum comentário à ele então, tá?

Bom, novidades (e se os boatos forem verdade, das BOAS):

AMD to offer speed boosts on Barcelona

Moves fast to pip Intel

By Charlie Demerjian: segunda-feira 07 maio 2007, 08:40

AMD IS DOING something that we haven't seen a chip company do in a long time, sandbagging its official roadmaps. A while ago we told you about the intended launch frequencies, basically 1.9-2.5GHz, but that was before B0 parts came back.

We were told that the B0 stepping was due a few weeks ago, early April to be inexact, and they've been returned for inspection. If they were clean, they would be the launch stepping, and the Q2 date was do-able. If not, add in another few months, and you were looking at the end of Q3, maybe.

We understand that people in Austin were 'dancing in the aisles'. When asked if that was because of B0, we were told that people are very happy, very very happy, but he had 'never heard of such a thing'.

Another source claimed the memory controller, long a bottleneck in K8 scaling, came in way better than expected.

So what do you end up with? A massive gain in frequency. How massive? Almost 500MHz. Instead of the much touted launch parts, look for five SKUs at launch, AM2 quads at 2.6GHz, 2.7GHz and 2.9GHz, a dual at 2.7GHz and a quad on socket F at 2.8GHz.

We think whoever worked this magic deserves a pat on the head, a few days off after launch, and quite possibly a raise. Twnty per cent faster out of the gate is nothing to be sneezed at. The only question that remains is what volumes AMD can deliver at these speeds.

AMD re-does socket definitions

Same name, different capabilities

By Charlie Demerjian: segunda-feira 07 maio 2007, 11:12

THERE HAS BEEN a lot of confusion about AMD sockets lately, and if you are scratching your head, you are not alone. The problem comes from AMD reworking the socket definitions quite recently without changing the names.

Ye olde definitions were AM2+ bringing split voltage planes, AM3 mandating split voltage planes and adding DDR3 and HT3. Not all that complex.

The recent changes are somewhat similar, it is just that HT3 moves from AM3 to AM2+, a pull in of about 2Q. For single core parts, this is not all that big a step, but may be more problematic for 2S and 4S boards.

In any case, this is probably to support the higher clocks.

On the server side, we go from Socket 1207 to Socket G, there is no S1207+. There is nothing changed here, just the previously planned move.

You have to wonder about the performance of a 3.0GHz 4S 16C Barcelona box though, it should be pretty damn fast.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais ou menos. uma revisão feita nos prazos normais e que não se esperava muito mais que "indicações de pra onde ir pra corrigir os problemas"

aparentemente teria resolvido sozinha os problemas e permitiu os aumentos de clocks.

ou é algo a mais a se desconsiderar por vir do "the inquirer"... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Achei que fosse meu inglês mas pelo visto é o do cara que escreve no the inquirer..

Bem diferente do fudzilla que é mais claro.

Foi uma boa notícia, a dita "kgada". Espero que venham bons mesmo, mantendo o TDP com 500 MHz ou 20% a mais é um rabo muito bem-vindo.

EDIT-

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=874&Itemid=1

A mesma coisa mas mais compreensível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa, que barra essa.... fiko entre este tópico e "amd falindo" louco por noticias....

vou comprar meu computador em julho e estou louco por um k10! duocore mesmoo.... mas com muuuito Htt... ^^

a amd tem q acelerar esse lançamento....

a intel vai ver o que a criatividade de uma empresa muito menor vai fazer com ela...

outro dia estava ajudando meu amigo a montar um pc... eu sugeri um A3200+ am2 ou um 3600+ x2 am2... mas a mae dele vira e fala "Athlon é marca desconhecida...! se é mais barata, deve ter menos qualidade, então acho melhor ficar com o que o "tecnico" disse..." e vi o pobrizinho saindo da loja com um PD 2.8... 820.... coitado...

pelo menos no 3º mundo esse é o principal problema da amd... combater o total desconhecimento (ignorância) dos usuarios leigos e dos tecnicos desinformados desse nosso brasil...........

nada que uma boa marketing n resolva... mas.... a amd n sabe disso....

se aparecesse uma vez o carro da ferrari na tv com o simbolo da amd na frente... as vendas iam aumentar substancialmente......

eu sei q o 3º mundo n é la essaws coisas... mas a amd tem q abrir os horisontes agora.... imagina um você saindo de uma loja com uma 9800pro; um Athlon 3200 numa Asus com ChipSet AMD... agora multiplica por 30% das vendas no brasil... ja seria alguma coisa....

^^

ja no mercado europeo e norte americano, onde o impórtante é realmente ter A MELHOR maquina, é crucial lançar os K10 rapidamente e garantir a soberania por pelo menos 1 ano... até o aprimoramento da arquitetura... só isso garante 5% a mais de mercado: ter o MELHOR processador disponivel.... nem que seja um processador de imagem.....

algumas meditas seriam sensatas para a recuperaçao do mercado

lançamento imediato do k10 sendo ele pelo menos 10% mais rápido que o core 2 duo equivalente

manuntençao dos preços dos processadores low end (leia-se até x2 4200) para n comprometer o lucro, ja que n existe concorrentes a altura que possibilitem o mesmo preço de um sistema

criaçao de uma linha para servidores de baixo custo separadamente de uma de alto custo tendo uma a nessecidade de memorias especiais e a mais barata de ddr2 "normais"

criar uma linha de processadores de "imagem" mais eficientes que a FX atual... esta, o preço n seria limitado e o objetivo seria apenas a conquista do posto de maias rápido... alem de poder contar com mimos como Die de cobre e o melhor Htt possivel no socket, isso ajudaria a firmar a imagem da marca de possuir tecnologia de ponta qualidade exepcional... mas longe dos meros mortais como nois...

tranformar 25% da linha de produçao em terceirisada, apenas para suprir os pedidos e evitar que a imagem da marca seja prejudicada perante destribuidores, mas evitar a dependencia mantendo em no maximo 25% o mesmo

investir em marketing em areas de divulgaçao de grande massa, como patricinar o campeonato mundial de F1... e eventos esportivos de grande divulgaçao, alem de acordo com empresas como Eletronic Arts entre outras...

Lançar a R6xx com boa eficiencia... com low end melhor q a serie 8xxx da nvidia q até agora n mostrou um produto realmente de custo convidativo e com hi end que consigam acompanhar a serie 8xxx

Investir em chipsets AMD (gostei da idea de ter um sistema da amd)

principalmente intermediarios, para ocupar placas de grande sussesso como fez a nforce no passado com as k8n; a8n... verdadeiros sucessos...

bem... é minha opinião... (um garoto de 14 anos que n sabe digitar, ta no 1º ano e tem todas as notas vermelhas....) então, possivelmente vocês discordem

SEI QUE TD ISSO É difícil DE SER conquistado, MAS AUDARIA EM MUIIIIITO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Pior" é que aparecem Ferraris com o símbolo da AMD :lol:

Sim a AMD patrocina a Scureria Ferrari Marlboro (sim sou ferrarista).

Infelizmente parece que pro "povão" não teremos A Gina (a do palito.. [tá forcei]) tão cedo e menos cedo ainda no mercado pobre aqui dos trópicos.

Se bem que com esse boato ae da B0 isso pode mudar, assim queira o Deus Silício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Pior" é que aparecem Ferraris com o símbolo da AMD :lol:

Sim a AMD patrocina a Scureria Ferrari Marlboro (sim sou ferrarista).

Infelizmente parece que pro "povão" não teremos A Gina (a do palito.. [tá forcei]) tão cedo e menos cedo ainda no mercado pobre aqui dos trópicos.

Se bem que com esse boato ae da B0 isso pode mudar, assim queira o Deus Silício.

eu sei que patrocina, também so fan!! ^^... mas, diferentemente da shell, nunca vi uma propaganda divulgando isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpem pelo pequeno (grande) atraso,

Bom, vamos às notícias:

Bom, de qualquer modo, eu ouvi muitas coisas boas no Aces, vindas de programadores que passam o dia inteiro alinhando vetores e coisas do tipo, tadinhos. Imagino que qualquer liberdadezinha extra no desalinhamento de vetores é muito boa para o desempenho do microprocessador... E, pelo pouco que entendi, a liberdade extra não é pequena.

A liberdade extra é menor do que você imagina, na pratica os programadores vão continuar alinhando da mesma forma que faziam antes, e se por acaso precisar fazer um load-execute desalinhado... Vão ter essa pequena liberdade extra...

Bom, vamos às notícias:

Que bom... Quer dizer que todo mundo dança junto... Sinceramente, eu não vejo como não seria mais fácil para Intel e AMD simplesmente fazer os exemplos nas três linguagens mais usadas em aplicações que precisam de velocidade. Quer dizer, não é como se AMD e Intel não tivessem uma meia dúzia de programadores de C, ForTran e Assembly x86 :D pelos cantos...

Por outro lado, eu diria que C e ForTran devem ser bem diferentes em termos de otimização. Se não fossem, a C eventualmente se tornaria mais rápida em tudo, já que os investimentos em sues compiladores são maiores. Então eles têm uma desculpa.

A primeira resposta foi meio que brincadeira, agora resposta séria...

Esse manual não é nenhum guia de como programar, mas sim um manual com detalhes sobre o funcionamento do Barcelona que interessam aos:

- Caras que fazem compialdores;

- Caras que programam em assembly;

- Curiosos da RWT que querem saber como o Barcelona vai ser.

O que esses caras querem saber é como as instruções se comportam, quanto tempo demoram, quantos recursos consomem, limitações, etc. a única forma mais amigavel de mostrar isso é colocando exemplos de código em assembly, o capitulo de otimizações em C é só para dizer que tem, não é a parte mais importante do manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NOTÍIA IMPORTANTÍSSIMA!

ALELUIA!

AMD demonstra plataforma com processadores Phenom FX

Por Tomodachi

10 de Maio de 2007

Há algumas horas, a imprensa especializada pôde assistir a mais uma apresentação realizada pela AMD, desta vez em Monterey, Califórnia. Os correspondentes do TG Daily puderam ver com os seus próprios olhos os processadores quadrinucleares Phenom FX em pleno funcionamento.

Primeiro, a AMD demonstrou um sistema equipado com dois processadores Phenom FX com uma placa gráfica Radeon HD 2900 XT e memórias DDR2-1066. Como nossos assíduos leitores sabem, o Phenom FX ou Agena FX como eram anteriormente conhecidos, é a versão “desktop” dos futuros Opteron “Barcelona” para servidores cuja introdução está prevista para meados deste ano.

A AMD tinha dois sistemas ligados: um sistema denominado “Hammerhead” dotado de um processador quadrinuclear Phenom FX e o outro, “Wahoo”, biprocessado com oito núcleos no total. Infelizmente, a foundry verde não indicou a freqüência de operação dos processadores nem apresentou “benchmarks”. Contudo o sistema biprocessado de oito núcleos foi capaz de converter um vídeo de 720p de um formato a outro (a companhia se negou a informar quais formatos são esses) em tempo real.

Inesperadamente, a AMD também demonstrou sua capacidade em stream computing com os devidos ajustes no processador gráfico. Basicamente, foi a chance para ela divulgar suas tecnologias futuras na áreas científica e de computação distribuída, inclusive o Fusion, futuro processador “híbrido” que integra funções de CPU e GPU e que aparecerá a partir de 2009. Segundo a AMD, os processadores gráficos serão utilizados em aplicações cada vez mais gerais, como o reconhecimento facial em um dos exemplos em demonstração.

A AMD considera que a solução Fusion será voltada a portáteis do segmento “mainstream” e oferecerá benefícios como redução nos custos de produção e consumo de energia, e aumento de performance (redução de latências). Para terminar a projeção, a combinação CPU-GPU não deverá ser plenamente explorada antes de 2012.

Devem sair mais notícias sobre isso durante o dia, quem for achando vai postando aqui com o link, beleza???? :D

E meu sonho de consumo agora tem nome e sobrenome: Wahoo Agena FX! Só falta agora ter tamanho (??? GHz ???)!

Além disso, 45nm à caminho e bem, pelo jeito: http://www.tgdaily.com/content/view/31974/135/

notícia original dos Phenom FX: http://www.tgdaily.com/content/view/31977/135/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o mercado que anda preocupando ultimamente é o de motherboards...

até agora eu só soube de 1 único modelo pra quadfx (a tal da L1N64)... não existem muitas opções boas de motherboards AM2 (muitas eu digo pelo menos 10)

me parece que ninguém alem da asus e abit teve entusiasmo em fazer placas AM2... o que dirá então do AM2+ ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ecs bem q podia falir, q ela nem fazia falta nem pra concorrência. aquela ***** ***** o meu duron.

as dual-socket foram(foi) apenas da asus porque ela tinha um acordo de exclusividade por um tempo X. E como logo em seguida veio o kentsfield, aí não emplacou, AINDA.

E sinceramente não tô sentindo tanta falta assim de modelos de AM2 no mundo não....

A unica coisa q me deixa triste é q não vai ter processador octo-core pra AM2+ (e os G ou 1207 ou F+) pelo jeito... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Será que não sai uma Sapphire branquela ?

Assim como a eVGA está bem queridinha da Nvidia poderia acontecer o mesmo, um fabricante tradicional, e que faz umas placas bonitas pacas uhauahuaha

porque é um saco ficar entre Asus e Abit.. se bem que eu vi uma eVGA muito xuxu detonando as demais.. mas nem MSI lançou placa decente pra AM2.

Quem sabe com os novos, se forem isso que esperamos (ou mais) outros dão a cara a tapa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim até q teve MSI decente.

Não super-over, mas boas.

E óbvio q com esse desespero de compra de core2duo ía ter chuva de placas pra... core2duo.

De qq forma, não é o q interesa. Pra quem queria ver um pouco as placas-mãe-modelo (são 3!) apresentadas hj:

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=208413

http://www.tgdaily.com/content/view/31977/135/

http://www.mv-v.com/blog/2007/05/10/cpu-processor/amd-shows-off-agena-fx-quad-core-cpu-k10/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...