Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo o que você precisa saber sobre a conexão PCI Express


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Tudo sobre a conexão PCI Express


"Tudo o que você precisa saber sobre a conexão PCI Express: como funciona, versões, slots e muito mais."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Tudo o que você precisa saber sobre a conexão PCI Express


"Tudo o que você precisa saber sobre a conexão PCI Express: como funciona, versões, slots e muito mais. Atualizado para incluir o PCI Express 7.0."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho q seria por causa do alto custo q sairia para produzir essses sistema,se os caras kisessem, eles já teriam feito desa maneira...

eu tenho outra duvida:

Se na comunicação Serial ultilizada no esquema PCIexpress, são ultilizadas várias vias(16,32etc) por que não há interferência nessas vias como há no sistema paralelo????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por quê afinal de contas não se faz a comunicação do processador c/ os dispositivos da placa-mãe por sinais ópticos ? Bastaria converter o sinal elétrico do processador p/ luz, transmitir via fibra ao invés de via trilha, depois decodificar p/ sinal elétrico novamente na ponta do dispositivo. Os FSB´s atualmente são "lentos" atualmente pelo fato das trilhas do barramento serem em substrato físico, o que deve levar a irradiação, interferência magnéticas ou aquecimento talvez...

He, he... já postei este questionamento uma vez, após um tempo em um dos IDF a INTEL apresentou um protótipo com comunicação ótica dentro do processador, não sei qual IDF, mas se você procurar nos artigos Clube do Hardware você vai encontrar.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro:

Tem o lance também de ficar amarrando tecnologia, talvez... c/ barramentos óticos nós não íamos ficar loucos quando sai nova placa-mãe, novas memórias, novas tecnologias de barramento, aceleradoras ou novos sistemas operacionais. Parecido c/ o caso de motores a ar ou hidrogênio q estão engavetados. :stupid:

Simplesmente teríamos CPU´s ultra-giga-hyper-estupidamente rápidas c/ programas rodando legal. Aí a computação ia dar um salto legal.

:eiei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por JeSsMaNs@06 de setembro de 2005, 12:38

eu acho q seria por causa do alto custo q sairia para produzir essses sistema,se os caras kisessem, eles já teriam feito desa maneira...

eu tenho outra duvida:

Se na comunicação Serial ultilizada no esquema PCIexpress, são ultilizadas várias vias(16,32etc) por que não há interferência nessas vias como há no sistema paralelo????????

Gostaria de enfatizar novamente a pergunta do nosso amigo Jessmans, pois me veio a mesma dúvida:

"Se na comunicação Serial ultilizada no esquema PCIexpress, são ultilizadas várias vias(16,32etc) por que não há interferência nessas vias como há no sistema paralelo????????"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:tantan:

Seria pelo fato de serem menos vias seriais (PCIexpress), portanto + afastadas umas das outras. A interferência neste "barramento" de vias seriais seria bem menor.

Como sou leigo, ai vai uma interpretação no desenho.

Por isso eu falo, como o Cassiano BH. Coloquem vias ópticas !!! FSB´s 1000x mais rápidos ! Super-computadores.

A Intel ou a AMD já andaram pesquisando ???

post-40962-13884900148455_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Deixa eu ver se entendi, O barramento paralelo manda mais bits por clock correto. Mas tem a dificuldade de não poder aumentar muito o clock por causar interferencia entre os fios. Já o serial manda um por clock mas consegue chegar a altas velocidades de clock otimizando o desempenho. Só uma duvida, por exemplo, os barramentos seriais usam dois fios para comunicação de dados. Não seria de proveito duplicar a quantidade de bits enviados nesses fios sem diminuir o clock? Não haveria interferencia por que são apenas dois fios, um que recebe e outro que manda. Poderia colocar um espaço maior com um fio terra, pra diminuir a interferencia ou algo do tipo. Isso é possivel? Desculpa se falei besteira, mas é que surgiu a duvida.

Rafael Dessotti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Excelente artigo. Tenho uma pequena sugestão. Tenho quase certeza que o autor pensou "clarify" quando escreveu o texto destacado abaixo. Talvez "traduzindo:", "esclarecendo:" "em resumo", "trocando em miúdos" ficasse um pouco melhor

(...) dispositivo pode compartilhar esta conexão Para clarificar:(...)"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Na pagina 3 está escrito 'Apesar de, em teoria, qualquer número de uma a 32 pistas poderem ser agrupadas, os números mais comuns são x4, x8 e x16.'

Porque não é comum usarem x32? Pela lógica deveria ser melhor.

Porque precisa de mais fios. Lembre-se que o PCI Express foi criado justamente para diminuir o número de fios na placa-mãe (releia o tutorial).

Excelente artigo. Tenho uma pequena sugestão. Tenho quase certeza que o autor pensou "clarify" quando escreveu o texto destacado abaixo. Talvez "traduzindo:", "esclarecendo:" "em resumo", "trocando em miúdos" ficasse um pouco melhor

(...) dispositivo pode compartilhar esta conexão Para clarificar:(...)"

Obrigado, vou corrigir.

De fato, eu escrevo meus artigos em inglês primeiro para o site Hardware Secrets, e às vezes ocorrem esses erros, que mesmo relendo o artigo com calma acabam passando. É só avisar que eu corrijo, e agradeço por ficar de olho nisso para mim.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Minha dúvida é sobre a alimentação do slot pcie. Pesquisando na net encontrei a informação de que o slot x1 fornece até 10W e os demais até 25W para alimentação. Caso o slot seja para utilização de placas de vídeo, ela fornece até 75W. Se a placa exigir mais energia, conectores 6 pinos fornecem mais 75W e os de 8 pinos mais 150W.

Com o lançamento da RX 480 houve relatos de queima de componentes devido a placa "puxar" mais potência que o slot pcie podia fornecer, mesmo ela tendo conector externo. Problema esse solucionado com uma atualização de driver.

 

Minha dúvida é a seguinte, esses valores de limite de potência estão corretos? Pois se estiverem, seria interessante atualizar o tutorial, colocando a observação de que deve-se verificar a potência da placa que será instalada.

 

Tenho essa dúvida pois queria instalar uma segunda placa de vídeo no meu computador, no slot x16 (x4 elétrico), mas como a placa-mãe não suporta SLI/Crossfire, posso acabar queimando processador, placa-mãe e placa de vídeo. Uso uma Radeon HD 7770 e queria comprar uma Geforce GT 730 - GV-N730D3-2GI (rev. 2.0) - para aumentar minha pontuação no BOINC. Essa placa é pcie 2.0 x8 e possui TDP de 25W, mas não encontro informação de consumo elétrico (se dissipa 25W, com certeza consome mais que 25W).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 2 anos depois...
  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...