Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relação volt / ampér


felipe.c

Posts recomendados

Pessoal, não entendo nada de eletrônica, no entanto peço uma ajuda de vocês... Seguinte, a fonte do meu cable modem (Motorola SB5101) queimou, então preciso comprar outra fonte compatível. Bom, a fonte original (que queimou) é de 12v @ 1.25A, então resolvi fazer um teste... Peguei uma outra fonte universal, daquelas com vários plugues e que podemos selecionar a tensão, configurei em 12v e liguei no modem. O aparelho liga, permanece ligado durante uns 10 segundos, e desliga. Achei estranho, pois a fonte estava fornecendo 12v corretamente (verifiquei com um multimetro)... Porém, ela possui somente 1 ampér, enquanto a original era de 1.25A. Agora estou cheio de dúvidas... Qual a relação entre volt e ampér? Supondo que o modem necessite de 12v @ 1A, se eu colocasse uma fonte de 12v @ 1.5A, por exemplo, poderia queimar o aparelho pela fonte ter 500mA a mais?

Aproveitando, alguem sabe qual o nome do plug da fonte original deste modem?

Agradeço desde já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - A fonte tem de ter uma tensão de saida de 12V

2- Se a fonte pode ter uma capacidade de 1,25 A ou superior.

Se usou uma fonte universal daquelas baratas o seu problema deve ser a má qualidade da fonte.

Note que deve ter medido a tensão de 12V em vazio , isto é sem ter qualquer carga ligada.

Quando a liga ao modem e este exige a corrente normal o que pode estar a acontecer é que a tensão baixe devido a resistência interna da fonte, pois não deve ser regulada.

Pode verificar isso medindo a tensão com o multímtro mas com uma carga , por exemplo uma resistência de 12 ohms, ligada na fonte e verificar a tensão que a fonte fornece nessas condições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou comprar uma fonte com corrente maior pra ver se resolve.

Bom, então quer dizer que que se eu utilizar uma fonte com corrente bem acima do necessário não corro o risco de queimar o modem? Pergunto porque sei que no caso da tensão, quando é acima do necessário, poderia danificar o aparelho.

Eu gostaria de entender melhor estas unidades de medida, pra mim, a única de medida de potência era o watt. Onde posso encontrar explicações sobre estas unidades de medida? Dei um pesquisada no google mas acabei ficando com mais dúvidas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma fonte de 12v e 1,5A significa que ela consegue fornecer 12v até 1,5A, o que significa que sua potência máxima é de 12v x 1,5A = 18W.

Você pode ligar qualquer aparelho que necessite de 12v com uma corrente de até 1,5A.

Vamos supor que o seu modem "puxe" 800mA da fonte. Então, ela pode ser usada, pois, não irá exceder a potência máxima da fonte.

Mas, tem um problema:

Estas fontes de alimentação vendidas em eletrônicas, geralmente, não são reguladas, ou seja, a tensão em sua saída diminui à medida que aumenta a requisição de corrente por parte da carga (aparelho).

Elas são projetadas para fornecer 12v sob a corrente máxima que ela suporta.

No caso da fonte de 12v e 1,5A, isto significa que quando a fonte estiver fornecendo 1,5A a tensão em sua saída será próxima de 12v. Mas, quando ela estiver fornecendo uma corrente menor, por exemplo, 700mA, a tensão na saída será maior.

Alguns aparelhos podem não suportar esta tensão maior.

Por isto, se você for comprar fonte não regulada, é melhor comprar uma que forneça uma corrente próxima da especificada pelo modem.

Ou então, você pode adicionar um regulador de tensão na fonte, o que, fica bem barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 12 anos depois...

tensão é a força eletromotriz que impulsiona a corrente medida em ampéres, se o equipamento requer 12 V, e 5 A, pode-se usar uma fonte de 12 V e qualquer corrente acima de 5 A, isso porque o equipamento só absorverá a corrente a qual ele foi projetado, por exemplo você pode ligar um som automotivo de 12 V em uma bateria de 12 V 54 A, só será absorvido a corrente de trabalho seja 1 ou 1, 25 ou 2 A.

Uma fonte de 12 V e 2 A não significa que a potência da mesma é E (Tensão) x I (corrente), de acordo com a lei de ohm, porque isso só se aplica em circuito puramente resistivo o que não é o caso então costuma se chamar potência aparente a simples multiplicação desses fatores, mas a real é inferior por (fonte) se tratar de uma carga indutiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Painho Izabelense Izabelense Painho disse:

entendi essas fontes vende em alguma loja porque ia ver sem tem desses que vende na rua ambulante

Na rua as vezes tem mas não serve, pois são muito ruins pra alimentar amplificador. 

O que pode te servir e é barato ou fácil de achar são fontes de computador antigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionar tem que ser a plena atividade, se você ligar uma lâmpada de 100 W em uma fiação que não comporte essa corrente, a lâmpada vai acender parcialmente, desde que esse fio não seja muito mais fino do que o necessário, irá fornecer menos luz, mas quebra o galho, mas não podemos dizer que atende de acordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

Funcionar tem que ser a plena atividade, se você ligar uma lâmpada de 100 W em uma fiação que não comporte essa corrente, a lâmpada vai acender parcialmente, desde que esse fio não seja muito mais fino do que o necessário, irá fornecer menos luz, mas quebra o galho, mas não podemos dizer que atende de acordo.

No caso da lâmpada é diferente, pois a potência fixa. 

A lâmpada vai tentar acender com seu brilho máximo mesmo com o fio fino e aí vai gerar aquecimento no fio. 

 

Já no amplificador podemos limitar a potência através do botão de volume, se ele é de 60W podemos deixar o volume baixo pra que consuma somente 12W por exemplo. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas quis passar o conceito de que não podemos fugir das especificações sob pena de não conseguir um resultado favorável...quando as pilhas do meu rádio vão ficando fracas, já diminue a capacidade de sintonização, o som sai baixo, etc, isso para mim não serve, troco a pilha de imediato, o mesmo com a bateria do pc, muitos ficam alterando a data a cada boot só para não trocar a bateria, eu troco no ato...bem é assim que eu faço....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...