Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
felipe.c

Relação volt / ampér

Recommended Posts

Pessoal, não entendo nada de eletrônica, no entanto peço uma ajuda de vocês... Seguinte, a fonte do meu cable modem (Motorola SB5101) queimou, então preciso comprar outra fonte compatível. Bom, a fonte original (que queimou) é de 12v @ 1.25A, então resolvi fazer um teste... Peguei uma outra fonte universal, daquelas com vários plugues e que podemos selecionar a tensão, configurei em 12v e liguei no modem. O aparelho liga, permanece ligado durante uns 10 segundos, e desliga. Achei estranho, pois a fonte estava fornecendo 12v corretamente (verifiquei com um multimetro)... Porém, ela possui somente 1 ampér, enquanto a original era de 1.25A. Agora estou cheio de dúvidas... Qual a relação entre volt e ampér? Supondo que o modem necessite de 12v @ 1A, se eu colocasse uma fonte de 12v @ 1.5A, por exemplo, poderia queimar o aparelho pela fonte ter 500mA a mais?

Aproveitando, alguem sabe qual o nome do plug da fonte original deste modem?

Agradeço desde já...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - A fonte tem de ter uma tensão de saida de 12V

2- Se a fonte pode ter uma capacidade de 1,25 A ou superior.

Se usou uma fonte universal daquelas baratas o seu problema deve ser a má qualidade da fonte.

Note que deve ter medido a tensão de 12V em vazio , isto é sem ter qualquer carga ligada.

Quando a liga ao modem e este exige a corrente normal o que pode estar a acontecer é que a tensão baixe devido a resistência interna da fonte, pois não deve ser regulada.

Pode verificar isso medindo a tensão com o multímtro mas com uma carga , por exemplo uma resistência de 12 ohms, ligada na fonte e verificar a tensão que a fonte fornece nessas condições.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou comprar uma fonte com corrente maior pra ver se resolve.

Bom, então quer dizer que que se eu utilizar uma fonte com corrente bem acima do necessário não corro o risco de queimar o modem? Pergunto porque sei que no caso da tensão, quando é acima do necessário, poderia danificar o aparelho.

Eu gostaria de entender melhor estas unidades de medida, pra mim, a única de medida de potência era o watt. Onde posso encontrar explicações sobre estas unidades de medida? Dei um pesquisada no google mas acabei ficando com mais dúvidas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma fonte de 12v e 1,5A significa que ela consegue fornecer 12v até 1,5A, o que significa que sua potência máxima é de 12v x 1,5A = 18W.

Você pode ligar qualquer aparelho que necessite de 12v com uma corrente de até 1,5A.

Vamos supor que o seu modem "puxe" 800mA da fonte. Então, ela pode ser usada, pois, não irá exceder a potência máxima da fonte.

Mas, tem um problema:

Estas fontes de alimentação vendidas em eletrônicas, geralmente, não são reguladas, ou seja, a tensão em sua saída diminui à medida que aumenta a requisição de corrente por parte da carga (aparelho).

Elas são projetadas para fornecer 12v sob a corrente máxima que ela suporta.

No caso da fonte de 12v e 1,5A, isto significa que quando a fonte estiver fornecendo 1,5A a tensão em sua saída será próxima de 12v. Mas, quando ela estiver fornecendo uma corrente menor, por exemplo, 700mA, a tensão na saída será maior.

Alguns aparelhos podem não suportar esta tensão maior.

Por isto, se você for comprar fonte não regulada, é melhor comprar uma que forneça uma corrente próxima da especificada pelo modem.

Ou então, você pode adicionar um regulador de tensão na fonte, o que, fica bem barato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×