Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acesso a memória RAM com VB6


Meokor

Posts recomendados

Olá gente!

Eu a algum tempo venho pensando se é possivel acessar a memória RAM do micro com o VB6 para pegar informações de outros programas que estão carregados, andei vendo alguma coisa e cheguei a conclusão que é através do Handle, mas ainda não sei como fazé-lo.

Se alguém souber, se não quiser, não precisa postar todo o texto, mas links onde posso encontrar materiais na net a respeito de Acesso a Memória RAM.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Rapaz eu fiz uma pergunta meio parecida esses dias,

da uma olhada no topico "teste com ponteiros".

Acho que acesso a memoria RAM diretamente fica impossivel, a solucao é usar tecnicas de compartilhamento de dados IPC, como DDE ou muitas outras que não lembro o nome. Mas isso é bem longe do que seria acessar a memoria diretamente, porque essas tecnicas funcionam como um contrato entre duas aplicacoes onde elas concordam em compartilhar dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu a algum tempo venho pensando se é possivel acessar a memória RAM do micro com o VB6 para pegar informações de outros programas que estão carregados, andei vendo alguma coisa e cheguei a conclusão que é através do Handle, mas ainda não sei como fazé-lo.

"Handle" em Visual Basic, ou é a identificação da classe (propriedade "Hwnd") que te permite manipular uma janela de qualquer aplicação através da sua aplicação, ou então é o contexto de dispositivo (propriedade "HDc"), que te permite basicamente o mesmo que o "Hwnd", porém estende-se a tudo o mais que estiver dentro da classe (propriedades, métodos, etc...).

Isso não serviria para o que você pretende fazer, pois não se trata de acesso direto a memória, mas sim de objetos que estão residentes na memória. A diferença é que você vai estar recuperando apenas os dados que os objetos deixam você pegar, e não todo aquele "raw data" que está na memória. Você tem que acessar o objeto da forma como o Windows permite fazer (APIs)...

Quanto ao que pretende, você pode fazer um acesso direto a memória a partir do ambiente de sua aplicação e manipular dados da mesma; porém eu desconheço se existe um modo de "hackear" dados de outras aplicações que estejam em memória.

Mas em qualquer das duas situações, provavelmente você vai conseguir mais GPFs do que resultados satisfatórios, isso porque é o Windows quem não vai te deixar acessar isso, pelo menos não tão facilmente, ainda mais com uma linguagem feita para RAD, como é o VB...

Ainda, ao tentar acessar endereços de memória com VB, o mais provável é que consiga fazer a IDE travar ou simplesmente fechar a todo momento, já que a IDE do VB não tem suporte adequado pra esse tipo de trabalho.

Se quiser ver um exemplo de DMA com VB, veja nesse link:

http://edais.mvps.org/Tutorials/Memory/Memch1.html

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...