Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opteron X Athlon 64


johannesrs

Posts recomendados

Oi galera. beleza?

Pois é, estou com essa dúvida. Portanto, além do uso de memórias registradas, afinal, qual a diferença entre ambos?

O Opteron tem uma diferença de performance que justifique seu maior preço na mesma freqüência?

Aquela L2 grandona faz realmente alguma diferença?

Qual a diferença de CUSTO para se montar uma máquina BOA usando os dois processador, uma opteron e a outra A64, nas mesmas freqüências de clock?e pra ter uma performance equivalente, que A64 precisamos pra fazer frente aos opteron?

Fico agradecido esde já sobre qualquer esclarecimento! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

:-BEER

Fala rapaz td certo ?

A diferença entre os Opteron e os Athlon (monoprocessados) é apenas o uso de memórias registradas (pros 940 e F), nos 939 não era nenhuma, só um processo de produção ou certificação mais rigorosos para uma estabilidade plena, cm você sabe tem alguns servidores que ficam ligados 24 horas, 365 dias por ano..

Mas, os opterons bi ou multiprocessados tem mais links HTT, 2 e 3 respectivamente se não me engano, para a comunicação direta pelo HTT entre processadores.

A L2 de 1 MB é igual a alguns Athlon, e para o caso de algumas aplicações de processamento pesado o cache vai dar uma boa ajuda pro processador,

os Itanium tem 16 ou 24 MB de cache (pelo que eu vagamente lembro) por exemplo.

Sim, pras nossas "continhas" acho que dá diferença sim :lol:

Pra montar uma maquina de uso comum ou até mesmo uma pequena workstation não acho que valha um opteron (se você for fazer over pesado é diferente, os opterons 939 eram ótimos), o desempenho é igual mas o preço não..

Mas se for montar uma pra dinâmica molecular ae reconsidere.. quem sabe uma bi (quadri) processada..

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os Opteron são iguais aos Athlon 64 de mesmas especificações, reza a lenda que eles são mais estáveis, mas isso eu não posso garantir.

E quanto ao L2, vai depender das sua continhas, conhecendo o programa da para estimar, testando da para ter certeza, sem testar e nem conhecer o programa é melhor ficar quieto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem Eduardo, eu não sei quais programas o Johanners usa, são diferentes dos meus, mas também são aqueles que viram dias ou semanas pra dar um resultado em boas máquinas, calculos quânticos, semi-quânticos, busca em banco de dados com milhões de compostos.. aqui um Xeon 3.2 biprocessado ja deu algumas "arriadas", levando horas ou dias pra finalizar o cálculo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, valendo as dicas, galera! :)

Bom, como eu disse, a grande dúvida é entre "n" A64s conectados ou "um" opteron com "n" processadores.

Até acredito q o opteron consiga bater os A64, mas quanto? e a q custo?

Outra coisa q eu taa pensando é q quando os Barcellona saírem, vai valer a pena mais de um barcelona pro placa-mãe de cara, levando em conta q talvez demore pra saírem placas-mãe com chipset q suporte o HTT 3.0? porque creio q ai ser fundamental pra conseguir dar conta da transferencia de dados com numa entre 4 cores de um lado e 4 cores do outro! Aí, levando em conta isso, será q não será melhor comprar opterons solitários? e aí, mais do q nunca, o custo extra dos opteron não anula a vantagem da performance extra?

Danillo, infelizmente overclock está fora de cogitação nessas máquinas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deixa eu ver se entendi, você esta em dúvida entre um cluster com, digamos 4 computadores com 1 processador ou um computador com 4 processadores?

1) Só os Opteron 8yxx podem ser usados em um "quadri-processado" e como eles são muito caros daria para comprar 8 computadores, esse eu duvido que vala a pena.

2) Os 2yxx ja são mais baratos e podem compensar.

3) Se a quantidade de memória não precisar ser muito grande, e o nome "Athlon" não for feio demais o FX-7x é uma opção.

4) E por fim tem o cluster, em relação ao finaceiro esse tem uma desvantagem, você precisara de um HD e licenças para cada nó do cluster.

O ideal é que você pudesse testar, chegar o preço de cada opção, alguns aplicativos se saem bem com clusters, outros não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, estamos falando de cluster.

licenças? estamos falando de linux! :D

e não, não estava comparando opterons 8xxx, mas sim opterons 2xxx com quad-cores barcellonas que faltam meses pra serem lançados, frente aos quad-core q chegarão algum dia pros pobres mortais. Ou também comprando os opteron x2 2xxx atuais com dois a64 x2 conectados.

Usando esse cenário, vale a pena investir nos opteron? Em suma, qual o ganho relativo de performance, alguém já viu algum fórum comparando?

Ademais, os FX não parecem compensar. Além de serem tão ou mais caros que os opteron no Brasil (ou estou olhando as lojas erradas), se é pra gastar tanto emplaca opteron, se não é emplaca A64. :)

Em suma, pra onde corro? "n" nodos biprocessados de opterons dual-core, ou "2n" nodos de opterons monoprocessados dual-core, ou "2n" nodos monoprocessados de A64 dual-core, ou "n" nodos biprocessados de A64 4x4 dual-core (este último só por descaso de consciência, já q ninguém nunca viu no Brasil...)? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Eduardo:

bom, em ambos os casos vai ser construído cluster. Aí foi q eu então me expressei errado porque quis simplificar e piorei.

digamos: 2 nodos biprocessados de opteron dual core, 4 nodos monoprocessados de opteron dual core, ou 4 nodos monoprocessados de A64 dual core.

alguma coisa assim será construída. A pergunta é, nessa configuração, o custo extra dos opterons é compensado pela performance extra *Sem over*?

Aliás, sim, estamos falando de programas q vão muito bem em clusteres. Mas o problema é q estamos comparando estruturas de clusters a serem construídos. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta difícil mesmo... mas não acho que seja má ideia fazer usando athlon x2 mesmo...

mesmo desconsiderando overclock, se o opteron tem desempenho maior no mesmo clock, você usa a diferença em $$ pra pegar um a64 de clock maior

talvez você tenha já um ponto de partida pra eliminar as piores alternativas se você fizer um orçamento de cada solução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Johanners, nosso cluster chegou, são 4 com 2 Xeon 5130, acho que essa semana testamos.

Sim foi caro, faz um baita barulho, é style pacas (uma caixa de TV 29" preta é o "gabinete") mas acho que pra você conseguir fazer isso com 8 athlons (ou mais pois cabem 22 gavetas) além de ocupar bem mais espaço, dá trabalho pra montar e você não tem a assistência técnica. E eu acho que fica mais caro, são 8 fontes, 8 gabinetes, 8 placas-mãe.. e por aí vai.. é caro mas acho que valeu.

Eu achei muito massa o cluster de você poder colocar cada vez mais, todos em paralelo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, neck, esse é o problema. custo aponta direto pro A64, e acho q a relação custo-benefício também, mas eu preciso de números pra provar isso e enfiar goela abaixo do meu chefe e ele arrancar esses opterons da cabeça. :D

Ou eu os A64! :D

Evandro, uau, coisa linda! Só q tem um detalhe, VAI ocupar mais espaço disparado, em especial se for A64. Aí, vai ser uma linda estante com todos os gabinetes lá (a menos q eu consiga ressuscitar a proposta de utilizar o esqueleto de uma antiga SGI pra montar o cluster lá DENTRO, o q eu duvido porque sempre q isso vema tona o projeto de transformar ela em frigobar ganha prioridde) um do lado do outro, e conectados por trás até o switch. Coisa linda. E, até o momento, eu acho q 8 A64X2 disso botam chumbo em muita máquina.

O problema da dúvida é o surgimento em breve dos Agena. Isso puxa e muito pra possibilidade de os "4X" serem possíveis e a custo baixo (pretendo ter um pra mim até abril, hehehehehehe). E com os barcelona, isso apóia a hipótese louca dos opteron. :P

Pra q lado corro, galera?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se a burocracia ae for como a de cá fa o pedido de verba que até agosto sai o parecer hehehehehehehe

Aí você vai ter duas opções muito boas, Intels (tá estranho mas tá certo, eu acho) e AMDs bem fortes e mais baratos.

Eu suspeito que as novas placa-mãe dos Agena não serão mais caras que as atuais AM2, bem, as de servidor já são carinhas..

Sobre o tamanho o cluster vai se mostrar vantajoso mais pra frente, quando encher mais aquele metro quadrado vai poupar vários outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos dizer q a verba JÁ chegou, e pra gastar ESTE ano.

a parte ruim é q veio metade da verba com toda aprovada, então fica estranho, vai vir o resto quando? amanhã? ano q vem? e aí, valerá a pena esperar TANTO assim?

também acho q as placas-mãe ficarão mais ou menos pela mesma base, só acho q vai demorar pro HTT novo ser enfiado dentro de algum chipset e esse dentro de uma placa mãe... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos dizer q a verba JÁ chegou, e pra gastar ESTE ano.

a parte ruim é q veio metade da verba com toda aprovada, então fica estranho, vai vir o resto quando? amanhã? ano q vem? e aí, valerá a pena esperar TANTO assim?

também acho q as placas-mãe ficarão mais ou menos pela mesma base, só acho q vai demorar pro HTT novo ser enfiado dentro de algum chipset e esse dentro de uma placa mãe... :(

pelo jeito seu cluster sofre o mesmo problema que o desktop de muita gente querendo fazer upgrade: a dúvida

quem ta querendo fazer um up investindo pra uma máquina a longo prazo (como seu cluster) também está esperando pelos k10...

se você realmente está considerando a possibilidade de um quadricore (talvez até biprocessado pra virar octocore), vale a pena esperar...

e como é um investimento alto, se puder esperar é melhor... senão vai ser comprar agora e se arrepender daqui 3 meses...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe, boa neck. :P

Mas, a dúvida mais cruel nem é o esperar os novos cores ou não, mas "esperamos pelos opterons novos, ou pelos A64 novos"?

porque não vai haver modificação nos preços relativos praticados, acho eu. A performance relativa, a menos dos biprocessados (q eu aho q só serão interessantes com placas-mãe com suporte ao HTT3, q esse sim eu acho q vai demorar pra aparecer), favorece o investimento mais alto nos opterons, apesar de implicar em menos nodos, ou mais nodos de A64s?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A única vantagem do Opteron é a suposta estabilidade extra, comparando o Opteron 1218 com o Athlon 64 X2 5200+ os dois tem o mesmo desempenho (mesmo cache, mesmo clock, etc), mas o primeiro custa US$318 e o segundo US$178... Com os biprocessados a facada é ainda maior.

Se não houver problemas em ter varias maquinas os uniprocessados são mais interessante por causa do preço.

E se puder esperar é uma boa, mesmo que os Barcelona custem um braço e uma perna, com 2 nós de 2 Quad Core ja bate os 8 nós de X2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única vantagem do Opteron é a suposta estabilidade extra, comparando o Opteron 1218 com o Athlon 64 X2 5200+ os dois tem o mesmo desempenho (mesmo cache, mesmo clock, etc), mas o primeiro custa US$318 e o segundo US$178... Com os biprocessados a facada é ainda maior.

Se não houver problemas em ter varias maquinas os uniprocessados são mais interessante por causa do preço.

E se puder esperar é uma boa, mesmo que os Barcelona custem um braço e uma perna, com 2 nós de 2 Quad Core ja bate os 8 nós de X2.

Beleza, é nesses termos que eu quero discutir.

Ok, então se for pra ser uniprocessado, definitivamente opteron não vale a pena.

Se for quad-processado, o laboratório inteiro vai ter q ficar dando o ***** na esquina pra pagar. :P

Se for bi-processado, temos dúvidas. Bom, vou tentar tacar os preços oficias da AMD até agora aqui pra gente ter parâmetros:

AMD Opteron 1220 $545

AMD Opteron 2220 $698

AMD Opteron 1218 $318

AMD Opteron 2218 $523

Athlon 64 X2 5200+ $178

Athlon 64 X2 6000+ $241

Pois bem, esquecendo por um segundo os preços das memórias e das placas-mãe (q automaticamente desfavorecem os opterons e os biprocessados como opções), podemos dizer q dados 1,000$ poderíamos comprar:

1.83 AMD Opteron 1220

1.43 AMD Opteron 2220

3.15 AMD Opteron 1218

1.91 AMD Opteron 2218

5.62 Athlon 64 X2 5200+

4.15 Athlon 64 X2 6000+

E aí, o q vale mais a pena agora? Será q 2 Opteron 2218 numa mesma placa conseguiríam performance superior a 3 Opteron 1218 ligados por switch GB gerenciável, ou superior à 5 Athlon 64 X2 5200+ com o mesmo tipo de conexão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...