Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida com processadores1


Odlinavi

Posts recomendados

Pessoal esse novo processador Core 2 Extreme QX6800 ele tem quatro núcleos e o clock externo é de 2,93Ghz.

Isso quer dizer que cada núcleo trabalha com clock externo de 2.93Ghz?

Antes de mais nada, é preciso dizer que a frequência externa, ou frequência do FSB do Core 2 Extreme QX6800 não é de 2,93 GHz. Essa é a frequência interna padrão dele.

Em segundo lugar, é preciso dizer que, em Cores 2 Extreme, a frequência externa padrão não é muito importante, já que este possui multiplicador destravado, o que significa que você pode obter a frequência interna padrão (não exatamente, mas muito próximo) usando uma frequência externa qualquer...

De qualquer modo, pra simplificar a coisa:

A frequência interna é uma coisa do núcleo, um sinal de sincronia interno que "avisa" quando uma parte do núcleo deve se comunicar com a outra. 2 núcleos a 1,3 GHz são totalmente (coloque um baita ênfase nesse totalmente) diferentes de um núcleo a 2,6 GHz. Basta imaginar: um carro fazendo um percurso em 1 h é totalmente diferente de dois fazendo a cada duas horas. No caso de um QX6800 padrão, com SpeedStep e outras técnicas do tipo desativadas, essa frequência é de 2,93 GHz para todos os núcleos (se não me engano, não existem circuitos assíncronos nos Cores, então isso é total e completamente correto).

Já a frequência externa é a frequência de transmissão dos sinais para o chipset e outros microprocessadores, no caso via FSB. No caso dos Cores, os dois núcleos usam o mesmo FSB (o FSB é um barramento, e, como todo barramento de verdade, aceita vários circuitos em suas linhas de dados) para se comunicarem com a Ponte Norte. Ou seja, todos usam a mesma frequência FSB, que por padrão é... 266 MHz ou 333 MHz, não me lembro:mad: (Memória desgraçada!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

disgrama: eu que errei sabia que essa é a frequencia interna dele desculpe.
Desculpa pra quê?

Eu conheço muitas pessoas que trabalham com informática (mais especificamente, suporte técnico) e que comprariam um dicionário Português-Grego-Português a primeira menção de frequência interna...

Além do mais, errar (ainda mais erros pequenos e insignificantes) é humano, acertar é muçulmano:)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...