Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com Sensor proximidade circuito ...


fabiomdj

Posts recomendados

Olá amigos tenho duvidas com relação a um circuito que achei na net de sensor de proximidade gostaria que alguem que sabe mais que eu pois sou iniciante nessa area pra analisar e me dizer de quanto voltis sao os capacitores dele.

Este é um projeto (esquema e placa) de um sensor de proximidade, que tem várias aplicações tanto atuando sozinho como em conjunto, por exemplo em um robô para identificar obstáculos, contagem de objetos por aproximação, etc...

O endereço do link é: http://br.geocities.com/krebyy/sensor_proximidade.JPG

grato aguardo ajuda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei o datasheet do LM567 produzido pela National (descontinuado).

A tensão de alimentação máxima é de 9v. Portanto, não use 12v.

Realmente. Aquele R6 está muito estranho, eu o colocaria ligado ao terra ao invés do VCC.

O pino 8 é "coletor aberto", portanto, precisa ser ligado numa tensão positiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei o datasheet do LM567 produzido pela National (descontinuado).

A tensão de alimentação máxima é de 9v. Portanto, não use 12v.

O pino 8 é "coletor aberto", portanto, precisa ser ligado numa tensão positiva.

Perfeito, então o led não ficará aceso o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devo estar enganado, então.

Meu raciocínio foi:

Quando o transistor dentro do CI, cujo coletor está ligado no pino 8 estiver cortado, a tensão na base de T2 será igual à tensão de alimentação, e portanto, T2 conduz, acendendo o LED 2.

Quando o transistor dentro do CI estiver conduzindo, a tensão na base de T2 será aproximadamente igual à metade da tensão de alimentação, e portanto T2 conduz, acendendo o LED 2.

Ou seja, o LED 2 acende qualquer que seja a situação do pino 8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devo estar enganado, então.

Meu raciocínio foi:

Quando o transistor dentro do CI, cujo coletor está ligado no pino 8 estiver cortado, a tensão na base de T2 será igual à tensão de alimentação, e portanto, T2 conduz, acendendo o LED 2.

Quando o transistor dentro do CI estiver conduzindo, a tensão na base de T2 será aproximadamente igual à metade da tensão de alimentação, e portanto T2 conduz, acendendo o LED 2.

Ou seja, o LED 2 acende qualquer que seja a situação do pino 8.

Bem colocado, seu raciocínio está corretíssimo.

R5 está mal colocado no esquemático, ele deveria estar ligado à base do transistor.

Ficaria:

VCC ---- R6 ---Pino 8--- R5 --- Base TR2.

Assim, quando o transistor do CI conduz, o led apagará, pois abaixará o potencial da base de TR2 para 0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora está tudo claro. :D

Tem um erro no desenho do esquema, mas, a placa está correta. :rolleyes:

O interessante neste circuito, é que o CI faz o LED I.V. piscar numa determinada frequência que então é reconhecida por ele próprio através do fototransistor.

Isto evita disparos falsos como poderia ocorrer se simplesmente se mantivesse o LED I.V . aceso direto.

Mas, este CI foi descontinuado.

Alguém sabe de um substituto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 5 meses depois...

Caros montei esse circuito, beleza funcionou certinho, agora estou querendo que esse circuito acione 4 saidas de um 4017 para executar as seguintes funções: frente,parar,tras,parar.Exemplificando: acionou o sensor, o motor gira para frente, acionou novamente o motor para, etc.

Coloquei o pino 8 na entrada do 4017, conforme o texto, porém a sensibilidade do circuito é muito grande, deixando as saidas do 4017 atrapalhadas, as vezes acendendo as duas, as vezes nenhuma, etc.

Alguem tem alguma ideia de como fazer isso???

Obrigado desde ja

Luiz Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CI usado no ciruito é um detector de TOM. Realmente o LED1 (infravermelho) fica piscando em uma freqüência conhecida gereda pelo circuito oscilador na base do transistor T1. Esta mesma freqüência é esperada pelo detector de TOM e assim que chega pelo FT1 faz baixar o sinal do pino 8 que acende o LED2 usado como sinal de detecção. Isso é usado pois em um ambiente normal existem várias fontes de luz que acionariam seu circuito tornando impossível a detecção do sinal desejado. Assim modulamos o sinal em uma freqüência conhecida para que o detector fique imune as outras fontes de luz do ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...