Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial,DESLIGAR O ESTABILIZADOR PELA PORTA PARALELA


fafilhor

Posts recomendados

Ola, eu sou novo aqui no site e vou expor um projeto que eu fiz quem tem como finalidade desligar o estabilizador logo após que Windows é finalizado, para não ter que esperar o Windows ser desligado para depois desligar o estabilizado,como eu vejo TV no computador,nao preciso sair da cama para desliga lo.Eu uso o controle remoto da minha placa de captura,mais pode usar o winlirc,com o programa Girder. Procurei pela net e não achei nada relacionado a esse assunto então resolve fazer um.

Bom, vou enumerar os tópicos para facilitar e explicando de acordo com eles.

1)Como funciona: Vou tentar explicar da maneira mais simples. Quando eu mando um sinal da porta paralela, (5V), para um circuito (que é um temporizado simples) conta se um tempo até que eu desligue o windows.Depois desse tempo (que pode ser programável) o temporizado aciona um outro circuito (que é um Flip Flop) que desliga o estabilizador.

2)Como Fazer:Em primeiro lugar precisamos entender como funciona a Porta Paralela.Isso eu achei aqui http://www.rogercom.com/pparalela/Lpt-ID.htm de uma lida para facilitar.Quando eu ligo o computador a porta paralela libera os sinais de saída, então eu precisei colocar inversores para que o sinal seja sempre (0V) quando eu ligar ou desligar o computador.

CIRCUITO 1

Ver imagem Circuito 1

O pino 1(que fornece 5V de saída) eu usei para alimentar o Chip 74ls541,o pino 9 eu usei para alimentar os inversores 4011,logo eu terei somente 7 saídas.Eu usei o 4011(que é uma NAND) como inversor, mais podem ser usados outros; o chip Buffer protege a porta paralela de altas correntes.

CIRCUITO 2

Aqui vem a parte do temporizado e do Circuito que ligará e desligara o Estabilizador.Esse primeiro esquema é do circuito completo

Ver imagem Circuito 2

Esse é a parte do temporizado, o capacitor de 220MF( Eletrolítico) e o Potenciômetro de 220K é que vai determinar o tempo de disparo do 555.Tem um capacitor de 1Mf logo na entrada do sinal da Paralela de Poliéster, ele vai servir para eliminar a energia estática do circuito, o de 10nF é cerâmico.

Ver imagem Temporizador

Quando eu mando um pulso na chave ® ,é enviado um sinal para a entrada (I8) acionando assim o Flip-Flop 1 e conseguintemente ligando o rele e o estabilizador, o sinal da saída (03) vai para a entrada (I1) que aciona um outro Flip-Flop 2 fazendo com que a saída (02) fique em 0V.Como as saídas são inversoras e NOR é uma porta somadora (1+0 =1 inverte sai 0 )

Ver image Flip Flop

Quando eu aplicar uma tensão de 5V na entrada S1 do CIRCUITO 2(que é o sinal que vem da Paralela) eu terei um sinal na SAIDA do Temporizado.Esse sinal então vai para o Ci 4001 que reseta o Flip-Flop 1, fazendo com que a entrada (I1) fique em nivel 0V e (I2) fique com o sinal de entrada, em nível 1. (0+1 =1 inverte sai 0 ).

Depois do tempo programável do temporizado a entrada I2 vai a 0V fazendo a saída 02 vá a Nível lógico 1 resetando o Flip-Flop 2 e assim desligando o Estabilizador. (0+0 =0 inverte sai 1 )

OBS: Para a alimentação do CIRCUITO 2 eu usei uma fonte de Celular Nokia.,So que ela não fornece 5V então eu usei um regulador de tensão 7805.Pode ser usada outra fonte desde que seja de 5V com 700mA Max.O programa que eu usei para acessar a Porta Paralela eu peguei aqui http://www.vego.nl/kemo/42/42.htm que é o( RelaisTimer) usei esse programa já pronto, mais pode ser programado usando um programa de programação tipo C++.

Bom pessoal é praticamente isso, me desculpe se não ficou muito bem explicador,nao sou muito bom para essas coisas....rsrsrsrss.Qualquer duvida postem aqui.

ABRAÇOS

post-154487-13884943008155_thumb.jpg

post-154487-13884943008472_thumb.jpg

post-154487-13884943008734_thumb.jpg

post-154487-13884943008919_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal seu tutorial :D Vou implementá-lo aqui HE HE Eu mesmo já andava pensando em algo parecido(Hora se o PC pode desligar sozinho, o estabilizador tb poderia :D) Só uma coisa, qual programa você usou para desenhar o esquema? E tu sabe de algum programa bom pra fazer layout de placa de circuito impresso?

valeu cara,boa iniciativa :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom!!!,eu usei um programa chamado EWB 5 pra desenhar e pra testar tambem,ele faz praticamente tudo,você acha ele pra downloads no google.Funcionou 100% no programa e esta funcionando 100% la em casa...

Pra layout em placa eu nao sei c ele faz,eu fiz o meu na mao mesmo.

depois vou por algumas fotos aqui...

ABRAÇO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom!!!,eu usei um programa chamado EWB 5 pra desenhar e pra testar tambem,ele faz praticamente tudo,você acha ele pra downloads no google.Funcionou 100% no programa e esta funcionando 100% la em casa...

Pra layout nao sei c ele faz,fiz o meu na mao mesmo.

depois vou por algumas fotos aqui...

ABRAÇO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...