Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação de dados


wesleymyau

Posts recomendados

Estou com um baita de um pipino, peguei uma maquina de um cliente e apaguei uma pasta sem querer usando shift + del, depois desfragmentei o disco, fiquei sabendo depois de uma semana que tinham se perdido alguns arquivos, baixei dois programas na net, eles passaram o dia todo escaneando o computador e no final so mostraram arquivos que ja tinham no meu computador, talvez seja pelo fato de eu nao saber configurar corretamente o programa.

gostaria que alguem me indica-se um programar para recuperar esses dados perdidos e dicas de utilizaçao do mesmo, pois meu inglês truncado as vezes comete pequenos erros fatais.

grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá wesleymyau

Como você deve saber, quando se apaga um arquivo, na verdade ele não é 'apagado'. Apenas o 'endereço' dele é apagado, ou seja, ela ainda existe ainda está no hd, mas não pode mais ser acessado e lido.

Os programas de recuperação de dados apenas recuperaram o 'endereço', a 'localização' do arquivo que foi excluído. Dessa forma poderá ser acessado novamente.

Mas há um detalhe muito importante, se nesse intervalo de tempo (em que o arquivo, ficou excluído) o computador usou o espaço em que esse arquivo (que você excluiu) estava localizado para gravar outros arquivos, ai sim realmente os dados foram perdidos permanentemente.

Como você disse que desfragmentou o disco é bem provável que o espaço que os dados ocupavam foram 'reescritos'.

Se isso ocorreu não há como recuperar tal arquivo.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá wesleymyau

Se você tem arquivos confidenciais, que não podem ser descobertos de maneira alguma, apagá-lo do disco simplesmente pressionando a tecla Del e depois removendo o conteúdo da Lixeira não impedirá que ele seja descoberto usando utilitários avançados de recuperação de dados.

Existe um programa, chamado SuperShredder que resolve esse problema. Apagando seus arquivos através desse programa, ele realmente "zera" todos os setores que o seu arquivo ocupava anteriormente. Esse programa pode ser baixado de graça em

http://www.analogx.com/contents/download/system/shred.htm

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A formatação de um disco não é diferente. Quando reformatamos um disco rígido, por exemplo, os dados que antes estavam lá presentes não são apagados, permitindo que um utilitário avançado de recuperação de dados consiga recuperar arquivos mesmo depois de você ter formatado o disco rígido. Muita gente que tem um disco rígido com arquivos muito confidenciais o formatam pensando estarem, assim, removendo qualquer possibilidade de recuperação dos arquivos. Isso, no entanto, está bem longe de ser verdade.

Quando você manda formatar um disco, ele somente "zera" o diretório raiz e a tabela contendo a lista de locais ocupados do disco (tabela essa chamada FAT). Repare que, ao formatar um disco rígido, aparece a mensagem "Verificando x%". O disco rígido nessa hora não está sendo formatado; o comando de formatação está apenas fazendo um teste na superfície magnética do disco para ver se há erros e, caso haja erros na superfície do disco, marcar essa área como ruim (os famosos "bad blocks" ou setores defeituosos).

Ou seja, da mesma forma que ocorre quando apagamos arquivos, o disco rígido não é "zerado" de verdade quando o formatamos. Para realmente "zerar" o seu disco rígido, use utilitários como o Zero Fill da Quantum

(http://www.ameriwebs.net/groupworks/downloads/zdisk101.exe)

Esse utilitário preenche com zeros todos os setores do disco rígido, impedindo que os dados possam ser recuperados após o uso desse programa, o que não ocorre após a formatação "comum" do disco rígido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...