Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
cristfc

Vista Ultimate Muito lento em PC rápido

Recommended Posts

Em meu windows vista ultimate a inicialização, desligamento e antes, no processo de instalação do sistema, o windows fica tri lento, a barrinha de inicialização/instalação as vezes para ou dá trancadas, só pra ter uma ideia, o meu vista ultimate levou 3horas (contada certas no relógio) pra instalar e vi varias pessoas falando que instalaram em menos de uma hora :(

minha placa mãe é P4M800PRO-M (a versão é 1.0)

tenho 1gb de RAM DDR 333mhz

placa de video nvidia GFORCE 6200 256mb

pentium D 2.66

a placa-mãe tem 32mb onboard de video

não sei se preciso desativar a video onboard ou posso deixar ela ligada já q a gforce ta funcionando legal aparentemente, sem sei como desativar a onboard.

e por aí vai mas no meu pc quando vou en EVENT VIEWER, diz que tem varios drivers entre eles VGA, qua tão atrasando inicio e desligamento do sistema.. agora não sei o que fazer, tenho o cd de drivers da placa 256mb e da placa mãe mas instalo e não adianta nada, continua lento.. não sei se tem como desativar esse DRIVER VGA já q ta deixando o PC tri lento...

Além do que citei, o sistema em geral também está tri lento, pra apagar arquivos, abrir o explorer etc... to sem aero ativado, ativando ou não dá na mesma... por isso não deve ser a placa de video já q ela é homologada pra vista..

alguém já teve essa terrível experiencia ou sabe como resolver?

desse jeito ta ruim de usar o vista... :(

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a versão do nforce você está usando? Tente baixar a versão mais nova para o vista no site da nvidia.

Para desabilitar o video on-board, quando estiver ligando o PC, precione DEL para entrar no Setup, procurar por algo como "onboard devices" ou coisa parecida, e nessa opção mude o video on-board para "disable".

Tenta aí e qualquer coisa posta aqui... falou

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira coisa a ser feita é dar uma geral no setup da placa mãe... verifique se a velocidade das memorias estão corretas ( se é ddr2 533, 667...) e de preferência antes de começar coloque todas as opções no modo DEFAULT e depois veja se esta tudo configurado de acordo como seu hardware...

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira coisa a ser feita é dar uma geral no setup da placa mãe... verifique se a velocidade das memorias estão corretas ( se é ddr2 533, 667...) e de preferência antes de começar coloque todas as opções no modo DEFAULT e depois veja se esta tudo configurado de acordo como seu hardware...

Compartilhar este post

Link para o post

nilo, nao sei a versao do nvidia pois não estou em casa, quando chegar vejo, já mexi em todo setup ontem e não achei nada pra desabilitar a placa de vid onboard.. :( penso que pode minha BIOS/placa mãe não disponibilizar este recurso.. pode?

fábio, o não há risco pro meu pc colocar todas opções em default? já li algumas discussões sobre carregadr valores default em alguns sites.. editei, minha memoria não é ddr2 e sim DDR, mas com 333mhz. E a pior coisa que acho, como vou saber se está tudo de acordo com meu hardware se tem coisas no setup que pelo nome não tenho nem ideia do que faz?? de repente vou tirar fotos de minha tela e coloco todas fotos de todas categorias do setup pra ficar mais fácil vocês verem como é.. :)

já agradeço a ajuda de vocês.. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

primeiramente não se engane pois seu pc não é "rápido". um pc para funcionar BEM com o vista tem que ter no mínimo:

1GB de memória DDR2 (minimo 667mhz) (preferência dual channel)

Processador Dual Core de no mínimo 3ghz (pentium D) ou 1.83ghz(core 2 duo)

placa de video geforce serie 7 / 8 ou radeon série x1XXX.

os gargalos pelo que eu estou vendo são:

memória (não é ddr2 nem dual channel)

processador (não é muito recomendável)

placa de vídeo (é muito atrasada)

lembrando que eu não estou dizendo que o seu pc não roda o vista, só estou dizendo que ele não é muito recomendável

para você ter uma ideia, aqui eu tenho um P4 de 3ghz, 1gb de Ram DDR 400... e não me atrevo a tentar instalar o vista :)

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem alguma errada com seu vista ai amigo.Porque aqui tenho um pentium4 2.6 com um giga de ram ddr400 placa fx5200 e instalei o vista ultimate em meia hora e estou rodando ele com aero ativado,flip 3d e etc...esse negócio de super maquina para o vista é lenda.

Pra você ter uma ideia estou com dual boot aqui xp e vista.O xp inicia com 35% da ram e o vista com 45% da ram.Não é uma diferença tão grande não e ta rodando super macio sem travamentos.

Compartilhar este post

Link para o post
nilo, nao sei a versao do nvidia pois não estou em casa, quando chegar vejo, já mexi em todo setup ontem e não achei nada pra desabilitar a placa de vid onboard.. :( penso que pode minha BIOS/placa mãe não disponibilizar este recurso.. pode?

fábio, o não há risco pro meu pc colocar todas opções em default? já li algumas discussões sobre carregadr valores default em alguns sites.. editei, minha memoria não é ddr2 e sim DDR, mas com 333mhz. E a pior coisa que acho, como vou saber se está tudo de acordo com meu hardware se tem coisas no setup que pelo nome não tenho nem ideia do que faz?? de repente vou tirar fotos de minha tela e coloco todas fotos de todas categorias do setup pra ficar mais fácil vocês verem como é.. :)

já agradeço a ajuda de vocês.. ;)

Primeiramente, toda placa mãe tem a opção de desabilitar TODAS as placas on-board pelo setup, como video, modem, lan, etc... mas isto nem sempre fica claro para quem não souber um pouco de inglês ou está com abreviações e siglas que não muitos não saber o que significa. Isto é normal.

Se quiser tirar as fotos, esteja a vontade, mas não precisa tirar de tudo, como aquelas abas sobre boot, hardware monitor, exit....

Segundo, na GRANDE MAIORIA da vezes não há problema em restaurar as configurações padrão da bios, o que pode ocorrer é perder alguns ajustes "finos" ou configurações de overclock, o que acredito não ser seu caso.

Por fim, sobre a discução aí em cima sobre ficar bom ou não sua maquina com o vista. Visto que você utiliza memos 333 e a placa de video em questão, não recomendaria a você que ficasse com o vista instalado. Você pode até instalar pra conhecer, ver como é "bunitinhuuuu" e tudo mais. Mas para uso no dia-a-dia, só vai passar raiva com travamentos, incompatibilidades e lentidão (dependendo do que estiver usando na hora). Isso sem falar que quando tiver problemas com ele, o numero pessoas capacitadas para lhe prestar algum suporte (inclusive aqui no forum) será reduzido, ou com opiniões baseadas em usos restritos. A grande maioria das pessoas se baseia em experiências próprias e por enquanto, acredito que não haja ninguém "calejado" no vista, como eu fui no 98 e sou hoje no XP (e ainda há o q aprender....). Com base me estudos nem se fala... só o material em inglês disponibilizado pela microsoft, que muitas vezes não ajuda em problemas "cabulosos".

Desculpem se escrevi de mais sobre isto, mas é que estou começando a fazer um trabalho sobre a viabilidade da migração para empresas, já que trabalho com consultoria. Talvez quando acabar de montar o material, poste alguma coisa aqui no forum, mas já adianto que pelo que vi até agora, torna-se inviável...:P

Té mais.

Compartilhar este post

Link para o post

pois é, na verdade eu sei q meu PC não é uma maravilha pra rodar o vista, apenas coloquei o "PC rápido" pro nome do topic ficar mais autoexplicativo, se ficasse com o nome "Vista Ultimate muito lento", muita gente pensaria antes de ler o topic que eu tinha um pc bem fraco pra rodar o vista etc..

ontem dei uma mexida na bios e msconfig e desliguei um monte de coisa no msconfig e abilitei o boot sem gui pra aparecer a lista de drivers tipo o modo de segurança daí vi que quando chegava no driver crcdisk.sys trancava, mas nao sei se tem alguma coisa a ver...

outra coisa que pergunto é:

ontem vi que tem um utilitário do sistema que apresenta os drivers, não é o eventviewer, não lembro o nome, mas era bem mais focado nos drivers, porém ele avisava os drivers que estavam em estado critico fazendo o sistema ficar lento, porém a minha pergunta é se tem algum utilitário no proprio sistema mesmo pra DESLIGAR esse drivers ou desabilitar eles, já que esse q mencionei só mostra e você não tem ação sobre os drivers..e mesmo assim eles falam o nome do driver mas não do arquivo :( ...tinha vários com erro dizendo que o windows estava iniciando e desligando ou até mesmo ficando lento por causa deles, tinha tcp/ip, e outros com varias categorias dando erro... no modo de segurança liga tri rápido pois ele não inicia com os drivers..

a seguir as fotos do setup/bios, porém acho q o problema teria q ser resolvido no windows e não no setup, mas apenas acho q vocês devem conhecer melhor que eu :)

dei um default settings na bios como vocês falaram mas as fotos estão ANTES do default..

veja:

bios169.jpg

tela inicial

bios170.jpg

nada de mais...

bios171.jpg

nesta parte pergunto sobre aquele Aperture Size select, pensei em ser a memo compartilhada pra placa usar, coloquei pra 32mb e parece q iniciou mais rápido... coloquei tb pra 256 caso fosse o numero da memo da placa de vid mas continuou lento, com 32 ficava mais rápido. o DRAM timing é a frequencia da RAM né? tava em auto e coloquei em 333...

bios172.jpg

Onboard Floppy Cntroller tentei desabilitar e o OnBoard PCI IDE controller tb desabilitei mas com um deles desabilitados o pc nao chegava ao windows pois nao reconhecia nenhum hd e afins.. testei com todas combinacoes dos dois.

bios173.jpg

bios174.jpg

essa é a mais promissora... no Pirmary Graphics Adapter tem PCI e AGP, minha placa de 256 é AGP mas tentei as duas opções e deu na mesma aparentemente, e as duas outras opções alguem sabe pra que serve?

bios175.jpg

nada de mais

bios176.jpg

nada de mais

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte veio....

Aquele lance de aperture size, deixa em 64 mesmo, aquilo não é compartilhamento de memoria com video nao, já li alguma coisa sobre isso mas nem me lembro direito... heheheh:D

Agora estranho é não ter a opção de on-board vga naquela 4 imagem q você postou, era pra estar alí...:huh:

Quanto ao primary adapter, se sua placa de video é AGP, deixa em AGP.

Agora é que são elas: Quando eu tinha a minha FX-5200 o windows também dizia que o problema de lentidão eram os drivers dela, mas os drivers instalados eram os do próprio vista, que reconheceu a placa automáticamente. Na época a nVidia ainda não tinha drivers para o vista (época do beta).

Tente baixar e instalar os drivers mais novos no site ta nVidia e veja o que acontece.

OBS.: Só por curiosidade: posta aí a tela do gerenciador de dispositivos com os adaptadores de video expandidos, mostrando o que está instalado...

Acredito que esta sua placa deve desabilitar o video on-board automáticamente. Se isto estiver correto, no gerenciador só vai aparecer a placa da nVidia...

té mais

Compartilhar este post

Link para o post

sim nilo, no gerenciador só aparece a placa nvidia, meu vista é o beta 2... como eu sei que ele reconhece a placa nvidia? se ela nao aparecer como nvidia etc no derenciador de dispositivos.

Ontem instalei os drivers nvidia series 6 do site (sem mentira, levou quase 5 minutos pra instalar míseros 50 mb...). e ficou a mesma lentidão...

depois posto a foto pois não estou em casa. :)

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

bah, nilo o que instalei é mais antigo, foi o 100.65 mas você acha que pode ser o driver o problema? ontem levou mais de 15 minutos pra iniciar o windows

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa cara tem coisa errada ai viu...

Meu pc não é um dual core nem tem 1 gb de RAM e ta rodando firmeza...

Só o aero que embaça um pouco, pois minha placa de video é muito ultrapassada...

Processador: Athlon 64 3000+ ( 2 gh )

Memória: 512 mb ( 2x256 )

HD: 80 GB Samsung

Placa de Video: NVIDIA geforce fx 5500

Compartilhar este post

Link para o post

o Vista Ultimate é o mais completo e mais pesado, logo o mais guloso em recursos, do que você informou, da pra rodar só um Vista Home Basic, porque o Premium é o como se fosse o PRO do 2K/XP, se essa placa for turbo cache, hmmm já era, visite o site da MS e veja o "motor" que seu micro precisa ter para "arrastar" o Ultimate.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou querendo comprar o Windows Vista Ultimate Original para colocar no meu notebook Acer Aspire 3690-2839. Configuração:

Processador Intel Celeron M 420 - 1.6GHz - 533MHz FSB - 1Mb cache L2 - 32 bits

Placa-mãe Acer - AMI BIOS v.3.00 - 17/10/2006

2x 512Mb de memória RAM - 533MHz

Placa de vídeo Mobile Intel 950 Graphics Media Accelerator Express Chipset Family - 224Mb compartilhado com o sistema - 32 bits - resolução de 1280x800

Gravador de CD/DVD SlimTipe

HD Hitachi 120Gb

Placa de som Realtek High Definition Audio

Será que vai rodar bem? Já me disseram que roda bem sim, mas antes é sempre bom fazer um teste. Mas e se eu comprar o Windows Vista Ultimate Original (989 reais) e não rodar legal, perderei meu dinheiro. Comprar uma versão pirata por aqui é a mesma coisa que comprar Play Station 3 por 1 real (cidade pequena é ****).

Quem poder responder pra mim mais detalhadamente, pode me adicionar no msn> amiltonjunior2007@hotmail.com

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

ja Tive a P4M800PRO-M Ver 1.0 tinha 2 Giga ddr2 800 Mhz coisa que so vai ate 533 Mhz rsrsrs Core 2 Duo E6700 4 MB 2.66 HD Westen Digital 80 Giga 2 Gravadoras DVD LG Placa de Video ECS 7300 Gt 512 Mb N Rodo a ***** do Vista =/ n sei o que tinha que fazer e acabei montando uma maquina nova x)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais