Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"E6300" vs "Pentium D 945"


Rodrigo RDA

Posts recomendados

Pessoal estou com uma dúvida cruel: Qual desses 2 processadores apresenta melhor desempenho em jogos:

Core 2 Duo E6300 - 1,86GHz - FSB 1066 - 2 Mb L2

R$ 610,00 (no Mercado Livre)

ou

Pentium D 945 - 3,4 GHz - FSB 800 - 2x2 Mb L2

R$ 550,00 (no Mercado livre)

:confused:

De imediato eu pretendia comprar o Pentium D, mas depois que vi esse core 2 Duo por quase o mesmo preço fiquei em dúvida.:eek:

O vendedor garantiu que o Core 2 Duo é melhor, será que ele está certo? Que o Core 2 Duo "pensa" de maneira diferente e consome a metade da energia em relação ao Pentium D, isso eu sei, mas no quesito "desempenho" (velocidade) qual dos dois modelos mencionados é o melhor? Todos estão falando das possibilidades de multitarefa, mas pra executar um jogo pesado (que é um único programa) o Core 2 Duo também é superior?

Se eu for jogar "Splinter Cell: Double Agent", que recomenda um Pentium 4 de 3,5 GHz, o Core 2 Duo irá funcionar igual/melhor do que o Pentium D mencionado???

Já vi algumas comparações de processadores, mas desses 2 juntos eu nunca vi. Se alguém souber de algum link que faça a comparação ou souber/puder responder minhas perguntas acima, posta aí...

Desde já eu agradeço...

P.S.: Só lembrando que o processador que aparece na minha assinatura é aquele que eu pretendia/pretendo comprar, pois minha assinatura é referente ao PC que eu estou montando (cujo o qual só falta o processador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O E6300 é melhor em desempenho, consumo e overclock. Sintetizando, é melhor em tudo em relação ao PD 945. Pegue ele sem piscar.

Dê uma olhada nesse teste e tire suas próprias conclusões: http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/core2duo-shootout.html

Não há o que se discutir. Fique com o E6300.

Mas acho que ele vai sim sair de linha para dar lugar ao E6320 que possui 4mb de cache. Mas aí não sei como ficarão os preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas pessoal!

Decidi que vou comprar o C2D E6300 mesmo (quando conseguir juntar todo o dinheiro, é lógico). Quanto a esperar o E6320 não sei se vale a pena, pois provavelmente ele será mais caro e ouvi dizer que a diferença entre um mesmo processador de 2Mb e um de 4Mb é de aproximadamente 5% apenas.

Já subi bastante minha cota pra chegar no E6300, acho que o E6320 será muita areia pro meu caminhãozinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sei la.. já vi uma maquina E6400 do meu vizinho e meu PD 945.. as diferenças n são nossa é muito mais rápido. o 6400 até chega ser um pouco melhorzinho mas o E6400 .. o E6300 só é melhor na temperatura e consumo.. desempenho.. ele n destroi o PD 945.. mas PD ja foi. vá de E6300..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sei la.. já vi uma maquina E6400 do meu vizinho e meu PD 945.. as diferenças n são nossa é muito mais rápido. o 6400 até chega ser um pouco melhorzinho mas o E6400 .. o E6300 só é melhor na temperatura e consumo.. desempenho.. ele n destroi o PD 945.. mas PD ja foi. vá de E6300..

Só dá pra comparar seu Pentium D com o C2D dele se a máquina de vocês forem completamente iguais e só mudar o processador e mesmo assim é meio complicado pra comparar pois um PC pode estar fragmentado e o outro não, por exemplo (o que interfere completamente no desempenho). A não ser que você use um programa para medir o desempenho, se existir...

Em uma das primeiras mensagens do fórum tem um link que compara vários processadores. Lá dá pra ver que o C2D E6300, além de consumir a metade da energia do PD, é bem superior no desempenho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 de abril tambem lança o E4400, mais barato e mais rápido que o E6300.

Mas esse E4400 é mais rápido que o E6300 mesmo sem colocar nenhum deles em overclock???(é que ouvi dizer que minha placa-mãe, P5PE-VM, não suporta e não deixa fazer over)...

Você tem mais alguma informação/especificação desse E4400???

P.S.: Pesquisei na net e vi que o preço do E4400 é quase a metade do E6300, então já dá pra perceber que ele é no mínimo inferior ao E6300 (pelo menos em stock)...

Só pra desencargo de conciência e para eu não me arrepender depois que eu comprar o processador: Todos disseram que o E6300 é mais veloz que o PD 945 3,4GHz (e eu concordo), mas, na minha máquina, ele funcionará melhor que o PD? Lembrando que minha memória é DDR 400MHz (pretendo colocar 2Gb em Duall-channel num futuro BEM distante... ficando com 800MHz), meu HD é IDE, minha VGA é AGP 8x, e minha MB só aceita o C2D fazendo um Over nela pra ela suportar 1.066MHz (segundo o site da ASUS), além de falarem que essa MB não deixa fazer nenhum tipo de Over (além do FSB, claro).

Só tô fazendo mais esta última pergunta, pra ter certeza que o FSB 1.066 do C2D vai funcionar melhor que o PD 945, nas condições que especifiquei acima. É que eu pretendo ficar com essa configuração por alguns anos ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas esse E4400 é mais rápido que o E6300 mesmo sem colocar nenhum deles em overclock???(é que ouvi dizer que minha placa-mãe, P5PE-VM, não suporta e não deixa fazer over)...

Você tem mais alguma informação/especificação desse E4400???

P.S.: Pesquisei na net e vi que o preço do E4400 é quase a metade do E6300, então já dá pra perceber que ele é no mínimo inferior ao E6300 (pelo menos em stock)...

Processador Clock FSB Cache

E4400 2.0GHz 800MHz 2MB

E6300 1.86GHz 1066MHz 2MB

Como ve, a única vantagem do E6300 é o FSB, mas essa vantagem não compensa a diferença de clock.

Preço não é um bom indicativo porque o E6300 é bem mais antigo e vai sair de linha, dando lugar ao E6320.

Mas esse E4400 é mais rápido que o E6300 Só pra desencargo de conciência e para eu não me arrepender depois que eu comprar o processador: Todos disseram que o E6300 é mais veloz que o PD 945 3,4GHz (e eu concordo), mas, na minha máquina, ele funcionará melhor que o PD? Lembrando que minha memória é DDR 400MHz (pretendo colocar 2Gb em Duall-channel num futuro BEM distante... ficando com 800MHz), meu HD é IDE, minha VGA é AGP 8x, e minha MB só aceita o C2D fazendo um Over nela pra ela suportar 1.066MHz (segundo o site da ASUS), além de falarem que essa MB não deixa fazer nenhum tipo de Over (além do FSB, claro).

Só tô fazendo mais esta última pergunta, pra ter certeza que o FSB 1.066 do C2D vai funcionar melhor que o PD 945, nas condições que especifiquei acima. É que eu pretendo ficar com essa configuração por alguns anos ...

Se você ja tem um PD 945 acho que não vale a pena trocar e tambem não espere nenhum desempenho espetacular do Core 2 nessa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu ainda não tenho nenhum processador (o da assinatura é o que eu pretendia comprar...). O que eu queria saber é qual dos dois (Pentium D 945 3,4GHz x C2D 6300) funcionará melhor (mais rápido) para jogos, na minha configuração de hardware.

:confused:

Obs: Ouvi dizer que a principal diferença do C2D para o PD, no quesito velocidade, é o FSB de 1.066 do C2D. Nesta mesma linha de raciocínio, não vejo vantagem (no meu caso, já que não posso/consigo fazer Over) adquirir um C2D com FSB 800MHz no lugar do Pentium D 945 3,4 GHz FSB 800 MHz, pois "ACHO" que o PD seria mais rápido do que um C2D abaixo do E6300 em stock (na minha configuração de hardware).

Por favor me corrijam se eu disse alguma besteira acima, pois tenho um pouco de pressa pra comprar o processador pois estou a vários meses sem jogar e não aguento mais esperar............ Valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas afinal, qual é melhor?

Processador Clock FSB Cache [Preço]

E4400 2.0GHz 800MHz 2MB [500,00 box no ML+frete]

E6300 1.86GHz 1066MHz 2MB [650,00 box em BH]

????

Estou nessa dúvida !

Com a economia eu poderia trocar minha MB P5VD2-X por uma P5N-SLI ou P5LD2-SE

- P5VD2-X + C2D 6300 + 2Gb DDR2 533

- P5N-SLI ou P5LD2-SE + C2D E4400 + 2Gb DDR2 667 Dual Channell

Qual tem melhor perfomance ?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hfernandes, creio que o E4400 e o E6300 devem ser muito parecidos. Deve ser muito difícil perceber alguma diferença entre eles. O E4300 eu já vi que é pouca coisa pior do que o E6300, apesar de que isso na prática é praticamente imperceptível.

No seu caso, eu pegaria sem a menor dúvida o E4400, pelo desempenho e pelo preço. Hj eu teria pego ele, ams como nem existia na época que comprei meu E6300...

Mas esse preço do E6300 tá bem alto. No ano passado paguei R$ 580 no meu. Agora eu já acho ele por R$ 535 aqui no Rio. O E4400 eu acho aqui por R$ 485.

Mas independente do preço do E6300 estar absurdo, o E4400 é a melhor escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hfernandes, creio que o E4400 e o E6300 devem ser muito parecidos. Deve ser muito difícil perceber alguma diferença entre eles. O E4300 eu já vi que é pouca coisa pior do que o E6300, apesar de que isso na prática é praticamente imperceptível.

No seu caso, eu pegaria sem a menor dúvida o E4400, pelo desempenho e pelo preço. Hj eu teria pego ele, ams como nem existia na época que comprei meu E6300...

Mas esse preço do E6300 tá bem alto. No ano passado paguei R$ 580 no meu. Agora eu já acho ele por R$ 535 aqui no Rio. O E4400 eu acho aqui por R$ 485.

Mas independente do preço do E6300 estar absurdo, o E4400 é a melhor escolha.

580,00 é OEM, certo ? Esse preço é box pra eu não preocupar com cooler.

A diferença real de preço pra mim é 150,00 entre os dois. Estes 150,00 pode ser convertido na troca da placa-mão.

E com relação a performance entre:

- P5VD2-X + C2D 6300 + 2Gb DDR2 533

- P5N-SLI ou P5LD2-SE + C2D E4400 + 2Gb DDR2 667 Dual Channell

Qual é melhor ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...