Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
supermario

Migrando pro Linux, quem tiver paciência por favor me ajude!

Recommended Posts

Tenho um pc com seguinte configuração:

mother ecs 741gx-m

Amd sempro 2400

hd 80gb

radeon 9200 se

ram 1gb

gravador de dvd

Internet adsl spedstream 4200 por usuario e senha

Minha primeira experiência com o linux foi com o kurumin 3. Pela "carinha limpa" e lembrando o windows tentei hoje formatar o pc e instalar o kurumin 7. Ocorre q de cara ele nao detecta a placa de video pelo cd (sem instalar), a menos q force a resolucao por fb800x600 (fiz isso), ele tb nao detectou o modem.

Gostaria de deixar de vez o windows e partir para uma boa convivência com o linux, para q eu nao passe aperto, nesta fase inicial de migração solicito ajuda de alguem de de boa vontade pra me ajudar.

Peço ajuda para auxílio dos tamanhos das partições para poder instalar o linux e Windows xp (este apenas para q eu possa navegar caso passe aperto com o linux).

Baixei o ubuntu-6.06.1server-1386.iso

Uso o computador para lazer (sinuquinha carom3d), world e excel.

Pela emulação do linux (vmware) para rodar windows, no caso carom3d q exige placa de video conseguirei rodar este joguinho q exige placa de video?

Desde já agradeço e será muito vindo um auxílio sobre qual distro usar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo, tu baixou o ubuntu server, isso é pra servidores, huahauhauhauhuahuahua

se você tem condições de baixar outra distro, peço encarecidamente que baixe o SuSE (pega o SuSE 10 antes de virar OpenSuSe), eu te garanto que a sua experiência com o Linux será a melhor possível.

Bom tamanho de partição pro Linux? pode deixar o mesmo que tu deixa pro Windows, igualzinho...

O problema com o Kurumin e sua placa de vídeo é o seguinte, o driver da ATi assim como o da Nvidia são fechados, ou seja, não são Open sorce (duhhhhhhh) e portanto não são incluidos nas distros. Até que o suporte genérico à Nvidia no Linux é bom, já o da ATi :mad: . Para instalar o driver oficial não é tão complicado assim não, depois quando tu tiver com o linux bom na mão tu me procura que a gente acerta isso ae.

Compartilhar este post

Link para o post

Em primeiro lugar obrigado pela resposta!!! Eu percebi que o danado era pra servidor, acabei de baixar o correto (ubuntu-6.10-desktop-i386). Mais agora vou baixar o suse 10. Uma perguntinha por enquanto, já gostaria de formatar o hd logo, por isso gostaria de particionar da seguinte forma: uma pro linux (preciso de swap também?), outra pro xp e outra para dados, nao quero correr o risco de particionar em tamanhos errados. Se puder me dar esse toque quanto aos tamanhos.

Muito obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Em primeiro lugar obrigado pela resposta!!! Eu percebi que o danado era pra servidor, acabei de baixar o correto (ubuntu-6.10-desktop-i386). Mais agora vou baixar o suse 10. Uma perguntinha por enquanto, já gostaria de formatar o hd logo, por isso gostaria de particionar da seguinte forma: uma pro linux (preciso de swap também?), outra pro xp e outra para dados, nao quero correr o risco de particionar em tamanhos errados. Se puder me dar esse toque quanto aos tamanhos.

Muito obrigado

Manha, como seu HD é o dobro do meu, minha sugestão é a seguinte:

10 GB - pro Pingüim

10 GB - pro Windows

512 MB - pra swap (na verdade nem precisa, mas é bom criar uma swap)

59.5 GB - Dados

é uma ótima distribuição de espaço e muito usada também.

De resto agora é esprar o download acabar pra novas duvidas chegarem, hauahuahauahuahua :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

sempre coloco o dobro da memória RAM como swap:) ei coloca só Linux e usa vmware pra emular o windows caso precise dele :P

Compartilhar este post

Link para o post

antes, na época do 64 MB de memória, onde 128 MB era o mestre, era realmente recomendável ter uma swap com o dobro do tamanho da memória RAM.

mas hoje, é normal ter mais memória e a tendência é usar menos a swap, se tu tem 1 GB de RAM e mete 2 GB de swap, são dois gigas jogas fora, já que mal mal tu usa 256 MB, quem dirá 2 GB.

faça um teste ae, durante o uso de aplicações monstro fique dando um free no terminal, ae tu vê o uso da swap, quase sempre 0 ou muito pouco

Compartilhar este post

Link para o post

é, depende para que você for usar a maquina, se for um desktop simples não precisa de um swap grande, já se for usar aplicações pesadas.. ah sim num desktop com 1GB de memória seria um desperdício 2GB de swap ;) mais já as minhas que não passam de 64 de memória :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
é, depende para que você for usar a maquina, se for um desktop simples não precisa de um swap grande, já se for usar aplicações pesadas.. ah sim num desktop com 1GB de memória seria um desperdício 2GB de swap ;) mais já as minhas que não passam de 64 de memória :lol:

Obrigado a todos q responderam, nao agradeci antes porque esta viajando, um dos motivos pelos quais to largando o windows é o grande nº de gente legal e disposta a ajudar q vejo nos usuários dos sistemas livres!

Vou tentar com 10/10/1/resto pra dados.

Volto pra contar e pra pedir ajuda pois certamente eu terei...

Ótimos fim de semana a todos!!!

Abrass

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais