Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comunicação serial RS 232


tryonicx

Posts recomendados

:confused:

Gostaria de saber se alguém possui uma boa experiência em equipamentos baseados em comunicação serial. Estou com um problema em uma placa cpu de um equipamneto aqui que , embora os max estejam bons, o processador tb, enfim, tudo aparentemente bem, ele não comunica comigo via hyper terminal. Agora, se eu envio msg pra ele, a placa me mostra que está recebendo informações. Eu sei que se trata de um equipamento específico, mas qualquer ideia pode ser de grande ajuda.

Valeuzzzzzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:confused:

Gostaria de saber se alguém possui uma boa experiência em equipamentos baseados em comunicação serial. Estou com um problema em uma placa cpu de um equipamneto aqui que , embora os max estejam bons, o processador tb, enfim, tudo aparentemente bem, ele não comunica comigo via hyper terminal. Agora, se eu envio msg pra ele, a placa me mostra que está recebendo informações. Eu sei que se trata de um equipamento específico, mas qualquer ideia pode ser de grande ajuda.

Valeuzzzzzz

Ok Para ver o seu problema deve verificar :

1 - Qual os sinais de data e controlo que usam os dois equipamentos ( hardware - Rx , Tx CTS CTS DTR DSR , ETC )

2 Tem de configurar os dois equipamentos para a mesma configuração de software ( protocolo , boudrate ,nº bits . paridade , etc)

Note que qualquer falha aqui pode comprometer tudo.

3- Se forem equipamentos específicos podem ainda usar comandos próprios e como tal terá que estudar os mesmos para poder comuicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É assim:

Não é configuração errada do hyper. No placa eu seto a velocidade por meio de jumpers e está para 9600, e o resto é 8, n, 1, n. Qto a isso eu sei que está correto.

Assim, a placa só me envia informações de tensão quando eu seto um jumper, que no caso eu uso o hyper para ver esses valores.

No uso normal da placa, eu uso um programa específico. quando conecto nele (tb não é problema no cabo), tem que piscar a cada 2 seg os leds Rx, Tx, CT e RT, enquanto há outro RES que fica ligado direto de não em engano (não lembro se com a placa normal ele pisca tb).

No problema que eu estou aqui, a placa pisca Rx, ou seja, recebe, mas não pisca nenhum outro led, e o RES fica aceso. QQdo eu ligo a placa acende RES e RT, e RES fia piscando, depois pára. O normal é acender todos os leds e apagar ficando só o RES aceso, e piscar quando eu comunico.

Notei que quando deixo o hyper ligado na placa enviando as tensões pra mim, vem caracteres no lugar e num espaço de tempo longo. Eu to até desistindo disso aqui.

Não sei se vão entender

:confused:

post-155471-13884943047212_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela imagem Parece que a placa está a temtar comunicar.

O que me parece é que O programa específico deve ter um protocolo próprio e só assim pode ser interpretada . Alem disso pode esperar comandos do sofrware .Só sabendo isso pode saber se está correcto .

Julgo que a sua solução será usar software que faça a monitorizaçao dos sinais e data da comunicação . Isto deve ser feito con a placa usando a placa e o software específico.

Desta forma pode verificar a informação trocada entre eles e inspecionar como se faz o controlo e transferência de informação.

Depois pode usar essa informação com outros programas como o hipert.

Em tempos usei um software como o WINDMILL que permitia fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses erros tb acontecem quando falta aterramento entre os pontos da comunicação. Sem referência de tensão, o canal recebe um nível e atribui outro, mas, como você disse que cabo não é o problema, então, vou com o Zurca, deve existir um protocolo de comunicação nesse dispositivo que o hyper, óbvio, não tem.

você vai precisar do programa que vem com o equipamento para poder fazer a comunicação e analisar os dados.

[]'s

RETI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada disso muitos software como esse têm uma função que intersepta a comunicação série e permite "espiar" tudo o que é passado de e para a porta série.

Veja aqui este por exemplo que tanbek tem a função spy

http://www.aggsoft.com/serial-port-monitor/RS232-monitor.htm

É só questão de procurar um que sirva os seus propósitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...