Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
tryonicx

Comunicação serial RS 232

Recommended Posts

:confused:

Gostaria de saber se alguém possui uma boa experiência em equipamentos baseados em comunicação serial. Estou com um problema em uma placa cpu de um equipamneto aqui que , embora os max estejam bons, o processador tb, enfim, tudo aparentemente bem, ele não comunica comigo via hyper terminal. Agora, se eu envio msg pra ele, a placa me mostra que está recebendo informações. Eu sei que se trata de um equipamento específico, mas qualquer ideia pode ser de grande ajuda.

Valeuzzzzzz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se alguém possui uma boa experiência em equipamentos baseados em comunicação serial. Estou com um problema em uma placa cpu de um equipamneto aqui que , embora os max estejam bons, o processador tb, enfim, tudo aparentemente bem, ele não comunica comigo via hyper terminal. Agora, se eu envio msg pra ele, a placa me mostra que está recebendo informações. Eu sei que se trata de um equipamento específico, mas qualquer ideia pode ser de grande ajuda.

Valeuzzzzzz

Ok Para ver o seu problema deve verificar :

1 - Qual os sinais de data e controlo que usam os dois equipamentos ( hardware - Rx , Tx CTS CTS DTR DSR , ETC )

2 Tem de configurar os dois equipamentos para a mesma configuração de software ( protocolo , boudrate ,nº bits . paridade , etc)

Note que qualquer falha aqui pode comprometer tudo.

3- Se forem equipamentos específicos podem ainda usar comandos próprios e como tal terá que estudar os mesmos para poder comuicar.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

As configurações da comunicação estão corretas no Hyper?

Não tem fio trocado nos conectores?

[]'s

RETI.

Compartilhar este post

Link para o post

É assim:

Não é configuração errada do hyper. No placa eu seto a velocidade por meio de jumpers e está para 9600, e o resto é 8, n, 1, n. Qto a isso eu sei que está correto.

Assim, a placa só me envia informações de tensão quando eu seto um jumper, que no caso eu uso o hyper para ver esses valores.

No uso normal da placa, eu uso um programa específico. quando conecto nele (tb não é problema no cabo), tem que piscar a cada 2 seg os leds Rx, Tx, CT e RT, enquanto há outro RES que fica ligado direto de não em engano (não lembro se com a placa normal ele pisca tb).

No problema que eu estou aqui, a placa pisca Rx, ou seja, recebe, mas não pisca nenhum outro led, e o RES fica aceso. QQdo eu ligo a placa acende RES e RT, e RES fia piscando, depois pára. O normal é acender todos os leds e apagar ficando só o RES aceso, e piscar quando eu comunico.

Notei que quando deixo o hyper ligado na placa enviando as tensões pra mim, vem caracteres no lugar e num espaço de tempo longo. Eu to até desistindo disso aqui.

Não sei se vão entender

post-155471-13884943047212_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pela imagem Parece que a placa está a temtar comunicar.

O que me parece é que O programa específico deve ter um protocolo próprio e só assim pode ser interpretada . Alem disso pode esperar comandos do sofrware .Só sabendo isso pode saber se está correcto .

Julgo que a sua solução será usar software que faça a monitorizaçao dos sinais e data da comunicação . Isto deve ser feito con a placa usando a placa e o software específico.

Desta forma pode verificar a informação trocada entre eles e inspecionar como se faz o controlo e transferência de informação.

Depois pode usar essa informação com outros programas como o hipert.

Em tempos usei um software como o WINDMILL que permitia fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Esses erros tb acontecem quando falta aterramento entre os pontos da comunicação. Sem referência de tensão, o canal recebe um nível e atribui outro, mas, como você disse que cabo não é o problema, então, vou com o Zurca, deve existir um protocolo de comunicação nesse dispositivo que o hyper, óbvio, não tem.

você vai precisar do programa que vem com o equipamento para poder fazer a comunicação e analisar os dados.

[]'s

RETI.

Compartilhar este post

Link para o post

beleza.

Mas como eu consigo ler o que entra e o que sai da porta serial com o programa como o WINDMILL sendo que, se eu abrir o programa especifico do aparelho ele "mata" o programa que monitora a porta...?..!..?

Compartilhar este post

Link para o post

Nada disso muitos software como esse têm uma função que intersepta a comunicação série e permite "espiar" tudo o que é passado de e para a porta série.

Veja aqui este por exemplo que tanbek tem a função spy

http://www.aggsoft.com/serial-port-monitor/RS232-monitor.htm

É só questão de procurar um que sirva os seus propósitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais