Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Robô Monty - Placa de controle


DANIEL MG

Posts recomendados

Olá, amigos!

Pessoal, eu comprei toda a coleção daquela revista Robôs, publicada em 2002/2003 pela editora brasileira Nova-Lente. O grande problema é que a placa principal, a de controle, que contém o PIC vei trincada, irrecuperável. Pensei em confeccionar uma placa com base nos esquemas, mas não tenho tido tempo para desenvolvimento/fabricação da mesma. Será que algum colega do fórum não iniciou a compra da revista e não terminou, tendo interesse em em vender a sua?? a placa vem no primeiro fascículo, então basta ter comprado este para tê-la... Muito obrigado, pessoal!:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto custou todas as revistas?????:huh:

Não foi pouco... foram 59 fascículos de R$21,90 + 1 de R$14,90; Total: R$1307,00. Mais gastos pessoais com a montagem. Mas sem dúvida vale a pena, pois quase tudo que sei de programação de microcontroladores veio de lá... Um curso de altíssima qualidade. As peças do Monty eram só brinde. Paz a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso! Fica uma maravilha!! e onde vai aprender a mexer com os microcontroladores? onde vai aprender em 6 meses programação em assembler? onde vai conseguir as peças mecânicas e de carcaça para o robô? Olha lá, gente eu já falei.... peças são brinde, o que é pago, e custa caro sim, é o CURSO, que vai desde eletrônica até robótica industrial. Se for pagar todos separados... vai pagar muito mais que isso. Basta enxergar além do óbvio. E quero ver axar tb os circuitinhos no Google... essa é boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o APRENDIZADO, CARA? presta atenção, jovem... JAMAIS vai achar no google ou seja lá onde for o que se pode aprender neste curso... Você também vai improvisar na lógica de programação.... Improvisar na faculdade... improvisar na hora de projetar algum equipamento mais confiável.... por aí vai. Mas por favor, pare de improvisar nos posts e deixe este espaço pra quem quer ajudar, afinal, não estaqmos aqui pra discutir. Sinto muito, mas NÃO vou improvisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa ideia, porém não tenho mais a placa... Ela vei quase rachada no meio... joguei fora logo. O pessoal da falida "Nova Lente" era tão enrolado que ficou de dar resposta sobre um possível envio da placa em separado, mas fecharam as portas antes de me responder. O motivo pelo qual tenho certa preferência em comprar de alguém a placa pronta é justamente o q disse lá no início... Falta de tempo. Se não era só desenhar no Ares e fazer o silk. Além disso, o acabamento da original é incomparável... acaba sendo melhor e mais barato comprar d alguém q começou e não acabou a acoleção, que não é pouca gente. Valeu demais a dica! Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tá ficando doido? vou precisar falar de novo? Não é o robô! é o curso! Pra pagar R$425 eu mando fazer a placa numa empresa especializada. Meu Monty está inteiraramente concluído, faltando só a placa. Meu pensamento vai além do óbvio, do robô, vai no CONHECIMENTO, que lhe garanto não estar a venda! Além disso, meu Monty não tem valor comercial... não vendo, gosto muito dele....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigos!

Pessoal, eu comprei toda a coleção daquela revista Robôs, publicada em 2002/2003 pela editora brasileira Nova-Lente. O grande problema é que a placa principal, a de controle, que contém o PIC vei trincada, irrecuperável. Pensei em confeccionar uma placa com base nos esquemas, mas não tenho tido tempo para desenvolvimento/fabricação da mesma. Será que algum colega do fórum não iniciou a compra da revista e não terminou, tendo interesse em em vender a sua?? a placa vem no primeiro fascículo, então basta ter comprado este para tê-la... Muito obrigado, pessoal!:lol:

cara,o circuito é muito complexo?se você posta-se o circuito da placa que falta,alguém poderia desenhar pra você.Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara,o circuito é muito complexo?se você posta-se o circuito da placa que falta,alguém poderia desenhar pra você.Boa sorte.

Silvio,

Tenho grande experiência no desenho de PCI's, principalmente no Ares, mas o caso não é este, eu queria uma placa original, para que tenha melhor estética. Além de mais barato, seria mais rápido sua montagem. porém, precisamos dar sorte de achar alguem que tenha a tal placa, que não irá utilizar. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei a imagem e Jpeg da placa... Isto é muito bom, é o que eu preciso mesmo. Apeasar de estar muito grande, vou fazer as reduções no corel para deixar em tamanho natural e passar para a placa pelo processo de fotossenssibilização. Encontrei uma pessoa interessada em vender a placa dele, mas se não der certo vou partir para a confecção da placa com base nesse desenho do site francês mesmo. Valeu mesmo, amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • mês depois...

eu aprendi tudo sobre microcontroladores com o livro Desbravando o PIC 16F84A, me custou 45 reais, hoje trabalho fazendo programação de fontes DC pulsadas de alta potência e automação de reatores de plasma... e olha que eu só li o livro uma vez, e foi a 3 anos isso, depois disso eu "meio que peguei" a sintaxe BASIC com meu professor (eu tinha que fazer um programa em basic, perguntei pro meu professor como eram os comandos, ele me passou uma listinha, hoje o programa funciona perfeitamente e tem mais de 800 linhas)... aprendizado por esse preço não vale muito a pena, principalmente porque eu comprava dessa revista, e muito das informações importantes estavam em espanhol, ou mal traduzidas, além de que muitas das dicas da revista eram completamente estúpidas, tal como as dicas de soldagem dos componentes, que mais pareciam "como destruí-los com o ferro de solda". Eu tinha a placa até 1 ano atrás com alguns componentes soldados, por acaso o meu primeiro 16F84 veio nessa coleção, depois disso comprei um 16F84A e montei meu próprio robô segue faixa... infelizmente nçao funcionou por falta de experiência com eletrônica mesmo.

Por esse valor, aprendizado se consegue com ótimos livros cara... era melhor ter investido em uma pequena biblioteca com 8~10 livros, pelo menos 3 sobre robótica, sendo 1 sobre robótica básica, 1 sobre sensores e 1 sobre mecânica/mecatrônica, então 2 livros sobre eletrônica, sendo 1 eletrônica básica e 1 sobre eletronica digital (sistemas digitais), os ultimos livros seriam, 1 sobre microcontroladores (mais fácil encontrar sobre PIC no Brasil), 1 sobre programação em basic para microcontroladores, 1 de linguagem ANSI-C, e talvez um "Desbravando o pic XXXXX"

teria gasto menos, feito um robozinho melhor e aprendido mais... mas isso vai de cada um...

mas cara, uma ideia é procurar na net o desenho dessa placa... to procurando aqui Monty Motherboard mas não encontrei nada... o melhor mesmo seria fazer uma placa nova... esse seria o verdadeiro espírito de um técnico! Os chamados artifícios técnicos, se você não sabe como funcionava, mas funcionava, então você coloca outro no lugar e faz funcionar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...