Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Krapper

[Resolvido] PC travando - temperatura elevada?

Recommended Posts

Boa tarde,

Há uma semana eu fiz um upgrade no meu computador; coloquei um novo pente de RAM de 1Gb da Kingston (eu tinha antes 512gb e agora, totalizando dá 1512mb). Também coloquei um novo HD de 200GB da SAMSUNG e um gravador de DVD LG H22. Minha placa é Asus P4P800 e ela suporta toda essa mudança. Durante 5 dias o computador funcionou normalmente, porém na quinta-feira e até hoje ele vem dando uma travada - a tela congela e não dá para mexer nem com o mouse e nem apertar o Num Lock, resta apenas reiniciar o computador.

Visitei alguns sites que diziam que poderia ser problema na fonte, na temperatura ou na memória. Executei alguns programas e na BIOS eu vi o seguinte:

CPU Temperate: 51ºC

MB Temperate: 45ºC

Qfan Control: disable

CPU Fan Speed - 4720RPM

Vcore Voltage - 1.568V

3.3V - 3.280V

5V - 5.134V

12V - 12.038V

Executei um programa chamado Prime95 que não apresentou nenhum erro, porém junto com o MBM5 para medir a temperatura, que acusou o seguinte:

Chipset: 56ºC (pico de 58ºC)

CPU: 66ºC (pico de 67ºC)

Vale ressaltar que ao colocar a mão no gabinete constato que ele está muito quente na parte diantera (perto das entradas dos fios) e na frente está normal. Na parte quente deve dar até pra fritar um ovo em cima.

Tenho 2 coolers (não sei se estão funcionando corretamente), um deles é para a placa de vídeo. Quando eu perguntei ao realziar o upgrade, disseram que não precisava de outro cooler, mas acredito que estavam enganados.

Além do drive de DVD-RAM, eu tenho um CD-RW da SAMSUNG.

Será que está ocorrendo um superaquecimento? Precisaria de um outro cooler? Alguém poderia me ajudar?

Obrigado.

Abraços,

Krapper

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode ser a temperatura elevada sim, mas também pode ser a fonte que não aguente esse seu UP.

qual é o seu hardware? fiz um Up parecido com o seu dia desses e deu que minha atual genérica fonte não está aguentando o sistema em full..

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de abrir o PC e constatei que um cooler (dos dois) está desplugado. Não sei onde que eu coloco esse plug.

Gostaria de acrescentar que ao abrir a máquina, a temperatura diminuiu e foi para 59ºC. (dos antes 66ºC).

Reinstalei o outro cooler. A temperatura foi pra 44ºC. Vamos ver no que vai dar isso.

Meu hardware é:

P4 Asus P4P800

1512mb RAM DDR4 (um pente 512mb DDR 400MHZ e outro 1GB Kingston DDR 400MHZ)

GEFORCE4 FX5200 256mb

HD 80gb SEAGATE 7200RPM ATA 100

HD 200gb SAMSUNG 7200RPM

DRIVE CD-RW SAMSUNG

DRIVE DVD-RW LG H22

FONTE FAN HUNG 450W

É isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ser rápido e curto... A RESPOSTA DO SEU PROBLEA ESTA NA SUA CARA...

na sua segunda mensagem você mesmo disse qual era o problema.

Eu posso resolver isso fácil fácil... só me mande alguma fotos do seu GABINETE (da lateral "que a placa mãe fica de cara para ela) de traz do gabinete e algumas fotos dentro dele (se possivel da fonte) e vista de cima...

Só assim eu posso lhe dizer COMO ACABAR COM ISSO, para nunca mais voltar!

Espero sua resposta... qualquer coisa me mande uma mensagem pelo meu e-mail fred_steinmuller@hotmail.com ... é mais fácil e de melhor comunicação!

Abraço e fique tranquilo que isso é muito SIMPLES DE RESOLVER e outra ECONOMICO isso é se precisar comprar algo (que eu acho que não é o caso).

Compartilhar este post

Link para o post

Steinmuller, será complicado eu tirar foto porque não tenho câmera digital e nem webcam. Assim que eu providenciar eu tiro.

Tenho uma nova...

Agora, ao invés de congelar as imagens, o windows XP trava, mas dá para usar o mouse e não dá para clicar nos ícones ao lado do relógio (tray). Outro prblema é o fato de eu clicar no ícone para abrir programas e acusa isto: "Erro de aplicativo - Aplicativo não inicializado corretamente (0x0000142). Clique em Ok para finalizar a execução".

Normalmente dá esse pau, não sei se é coisa da minha cabeça, mas quando o eMule conclui algum download.

Eu uso o ZoneAlarm com o Avast, pode ser conflito? O tilt ocorreu depois que eu fiz atualizações do windows XP e também reinstalei o K-lite Codec. Usei o Driver Verifier do Windows e o PC reiniciou, e na tela azul veio o seguinte:

IO SYSTEM VERIFICATION ERROR IN RFCOMM.SYS (WDM DRIVER ERROR 216) [RFCOMM.SYS + F46 AT B3CD7F46]

O que deve ser isso?

Ah! Anotei umas informações que eu peguei com o Everest:

Placa Mãe: 41ºC

Processador: 45ºC

tensão do Núcleo: 1.475 - 1.55V

tensão Entrada/Saída: 1.475 - 1.55V

Potência Típica: 38.7 - 89W

Potência Máxima: 49 - 109W

Cooler: 4219RPM

Alimentação: De 759à 1507RPM (o número varia no Everest)

tensão:

Núcleo: 1.57V

+3.3V - 3.28V

+5V - 5.11V

+12V - ? (programa trial não fornece).

Aparentemente isto está tudo em ordem????

Obrigado.

Abraços,

Krapper

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Fica um pouco difícil resolver o problema de um vez sem ver pessoalmente ou por fotos ou videos o seu equipamento, mais vamos ver se por passo-a-passo isso se resolve.

Eu vou te fazer algumas perguntas, dependendo das respostas ja da pra resolver ok?

-Qual é o padrão do seu gabinete ??? AT ? ATX ou MICRO ATX ?

-No ambinete em que você utiliza seu computador tem ventilação? abafado? tem ar condicionado? quente? frio?

-Seu gabinete possuem entradas de ar em suas laterais ?

-A fonte esta tampando ou cobrindo o cooler do processador?

-Ja que você disse que tinha cooler adicionais! me diga como estão instalados eles. (ou seja a sua localização e sua atividade esta como Exaustor ou ventilação? Exaustor é tirando o ar de dentro do gabinete para fora e Ventilação e puxando o ar de fora para dentro do gabinete.

Responde isso ai que TALVEZ possa resolver o seu problema! mas dessa vez passe um e-mail para mim, fred_steinmuller@hotmail.com

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Possuo uma P5LD2 SE com processador Core Duo +6400...

Utilizo o software da Asus, o Asus PROBE II e de ontem pra cá vem ocorrendo um erro. Aparece que +3.3voltage está fora dos parâmetros, acima do normal.

Fiz um print pra ver se alguem pode me ajudar...

Muito obrigada desde já...o link da imagem é:

http://i179.photobucket.com/albums/w...ninha/asus.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz... pode ser a fonte que não ta aguentando esse monte de coisa, ou então são os hardwares. pela cara n parece ser temperatura, porque ta normal

faz o seguinte, teste as memorias, primeiro deixa so uma funcionando, v c vai travar, dp poe a outra e v c trava.

c n adiantar, tenta tirar testar o hd.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu palpite é memória mesmo.

Esperimenta retirar o pente novo e veja o que acontece. Ou melhor que isso, experimente deixar apenas o pente de 1 GB.

Para testar as memórias, recomendo o programa MEMTEST86. Faça uma busca no google que achará uma versão fácil pra ele.

Boa sorte

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Meu palpite é memória mesmo.

Esperimenta retirar o pente novo e veja o que acontece. Ou melhor que isso, experimente deixar apenas o pente de 1 GB.

Para testar as memórias, recomendo o programa MEMTEST86. Faça uma busca no google que achará uma versão fácil pra ele.

Boa sorte

Abraços

Exatamente o que eu ia dizer !

Compartilhar este post

Link para o post
Eu uso o ZoneAlarm com o Avast, pode ser conflito? O tilt ocorreu depois que eu fiz atualizações do windows XP e também reinstalei o K-lite Codec. Usei o Driver Verifier do Windows e o PC reiniciou, e na tela azul veio o seguinte:

IO SYSTEM VERIFICATION ERROR IN RFCOMM.SYS (WDM DRIVER ERROR 216) [RFCOMM.SYS + F46 AT B3CD7F46]

pode ser sim problema de memória ou até mesmo processador....mas se não for....não dah pra confiar no avast...usei ele atualizado na internet e mesmo assim o pc pegou virus, recomendo o nod32 ou o kaspersky (este ultimo é muito bom)

a temperatura está normal!!!!

quando dah muitos bugs, com no seu caso, eu prefiro reinstalar a máquina do 0, assim você sabe se é problema de soft ou de hardware...mas se for fazer isso passa um antivirus bom e atualizado nos seus arquivos antes de fazer backup. abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Peço permissão para aproveitar o tópico:

Tenho problema semelhante, e só acontece qd deixo o emule ligado por mt tempo. Mas às vezes fica ligado uma noite inteira sem dar pau, e às vezes, em 3, 4 hrs já dá pau.

Minhas temperaturas estão OK (processador quase sempre abaixo dos 40 graus, system entre 26 e 31 graus, PWM entre 30 e 35 graus, gpu entre 49 e 54 graus) , já testei as memórias com o memtest86 por horas sem sequer um erro, já troquei o hd, já formatei, deixando o mínimo instalado p tentar descobrir a causa. Já troquei de versão do emule.

Não desconfio da fonte, pois rodo jogos e não tenho nenhum problema.

Depois q o PC dá essa travada, não dá p abrir nenhum aplicativo, e só consigo desligar o pc através do botão liga/desliga no gabinete, q vai forçando o fechamento dos programas, até se deligar o sistema operacional, após vários minutos.

Em outra instalação q fiz, qd dava esse problema, eu percebi uma msg no log de eventos assim, próximo do moento em q travava: A descrição para Event ID ( 54 ) na fonte ( Tcpip ) não pode ser encontrado. O computador local pode não ter as

informações de registro ou arquivos DLL de mensagem necessários

para exibir mensagens de um computador remoto. Talvez você

possa usar o sinalizador /AUXSOURCE= para recuperar esta descrição; consulte a 'Ajuda e suporte' para obter detalhes. As informações seguintes são parte do evento: \Device\Tcp.

Então, como o HUTIL da samsung detectou erros no meu hd, solicitei a garantia, e enquanto isso, comprei outro hd, pois vou precisar mesmo pra um outro pc aqui. Então fiz a instalação, e fiquei cerca de uma semana com o emule funcionando por um bom tempo, sem enhum erro no sistema, então pensei q o problema estaria no HD mesmo, ou na versão do emule, pois retrocedi à versão 0.47c(a q recebi o problema pela primeira vez foi a 0.48a). Porém fui traído por um alarme falso do kasperky, q detectou vírus no explorer.exe, o deletou, tentei a restauração, nao consegui; reparar a instalação, não gostei do resultado, então reformatei.

E hoje, no terceiro dia de uso do emule, não contínuo durante esses dias, voltei a receber o erro.

Porém dessa vez não deu nada no log do sistema, apenas dos programas q não abrem após o erro("Erro de aplicativo - Aplicativo não inicializado corretamente (0xc0000142)). Pra qualquer aplicativo q se tente abrir, dá essa mensagem, e da área do system tray, só tenho acesso p ver o kaspersky as "telinhas" de conexão da net, com o emule travado e zone alarm travado, sem abrir nem dar msg alguma.

Da outra vez, antes dessas msgs de aplicativo não inicializado corretamente, aparecia a outra q citei lá em cima, sobre EVENT ID 54.

O q vocês sugerem? Uso win xp pro sp2. Já atualizei td q é driver possível no sistema, atualizações de segurança, etc... Já tentei mt coisa, e acho q desde q recebi o problema pela primeira vez, já formatei umas 4 vezes, e somente em uma não tive o problema, mas durou pouco tempo, então é possível q eu ainda viesse a ter o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, atualizando para passar a minha configuração, já q mudei a assinatura, e não consta mais a especificação da minha máquina:

ABIT IB9 (Intel P965)

Pentium Dual-Core E2140 1.6 GHZ

SAMSUNG 160 GB SATA 3 Gb/s (HD161HJ)

2x1GB DDR2-667 Kingston

XFX Geforce 8600GTS / Huntkey 450W LW-6450SG

E além de mim, e do usuário q criou o tópico, também achei o problema relatado em alguns lugares do mundo, porém a maioria sem nenhuma resposta, e outros casos com resposta, porém sem solução até então. Aqui um link num site em espanhol, e o problema é idêntico:

http://www.trucoswindows.net/foro/topico-86234-se-cuelga-el-pc.html

Compartilhar este post

Link para o post

westfall, obrigado por tentar ajudar.

cara, eu já testei por algumas vezes rodando memtest86, deixando umas duas horas ou mais rodando, e em nenhuma das vezes, deu sequer um erro.

Pior q tem outros usuários com isso espalhados pelo mundo, porém sem solução ao q parece.

Nesse tópico em espanhol, http://www.trucoswindows.net/foro/topico-86234-se-cuelga-el-pc.html o problema é idêntico, mas o tópico foi encerrado. Eu até me cadastrei lá, pois o usuário q relata o problema continua no fórum, mas não sei se achou solução, pois como eu disse, o tópico foi encerrado, e não permite novos posts. Inclusive entrei em contato com o usuário, mas não recebi resposta até o momento.

Compartilhar este post

Link para o post

paulo desculpa não li o tópico pois estou com pressa, cheguei atraves de um link que você colocou na sua assinatura.

Verifique qnt o emule está usando de CPU e de memoria, pois dependendo da configuração ele pode ficar como processo "primario" da lista (esse nunca aconteceu comigo mas com um colega chega a usar 99% da CPU) e pode tb resolver por consumir TODA tua memo fisica causando travamentos. Esse da memo eu resolvi desinstalando o emule (plus) limpando TOTALMENTE o registro (na mão mesmo) e depois instalando do 0 com configuração padrão.

Espero poder ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi amigo, infelizmente não é isso, não!

Com o emule ligado o uso de CPU não passa dos 10%. E a memória usada não chega nem a 1/4 do total, e sempre sobra, no mínimo, mais de 1 GB livre.

Não é sempre q o problema ocorre, e segundo estou me informando com um usuário de fórum gringo, atér agora não existe uma causa concreta.

Ele resolveu o problema, mas não sabe ao certo a causa.

E eu já formatei, reinstalei windows, troquei drivers, deixei de instalar programas q poderiam estar dando algum incompatibilidade, etc... etc....

E já uso o emule há anos, e só veio encrencar comigo agora, no atual PC.

Tentei mais algumas coisas ontem(sugeridas pelo usuário do fórum gringo), e desde então, não me veio mais o erro. Mas isso não garante nada, pois já fiquei outras vezes por 2, 3 dias sem o erro, e qd menos esperava.....KABUMMMM..... emule travado, pc sem abrir nada e td mais.

Agradeço a ajuda.

Se tiver mais alguma sugestão, estarei aguardando.

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Também tava com um problema parecido. quais são suas memorias? a placa mãe em auto deixam elas a 1.8v o padrão das minhas são 1.9 em 5-5-5-15 e 2.1 em 4-4-4-12 ai eu no power point vendo uma apresentação e o pc travou. vai na bios e tenta setar direito os timings e tensão certas da memoria talvez isso resolva o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o meu problema só vinha ocorrendo com o emule ligado, e nunca.... digo... nunca ocorreu de outra forma. Nem rodando jogos pesados, nem rodando programas pesados, nem de qualqauer outra forma. Somente com o emule.

Estou há uns dias sem ter mais esse problema, e caso esteja resolvido, coloco aqui as últimas impressóes e possível solução.

Valeu FedePP.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando você reinstalou o SO você usou o mesmo que tinha instalado antes? ou de um outro cd?

Pode ser algo no proprio SO.

falou!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Bom, aqui tinha um problema parecido, e se o pc ficasse parado muito tempo ele travava, porém os jogos funcionavam perfeitamente, eu tinha instalado o Dual Core optimizer da AMD, aí formatei o pc e parou o problema, foi só reinstalar o Dual Core optimizer que o problema voltou, o que fiz foi desisntalar o programa e o pc agora pode ficar ligado o tempo que for que não acontece nada.Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente não é isso não, cara. Nunca usei esse programa, nem parecido.

Já eliminei uma infinidade de possibilidades, e nada até agora.

Uma novidade q venho percebendo é q o erro normalmente não ocorre se eu conectar no emule e deixar ligado direto, e sim qd eu acabo desconectando o emule por algum motivo, e depois decido abrir o emule de novo(sem perder a conexão, nem reiniciar o pc), ou se faço esse proceso várias vezes durante uma mesma conexão. Não sei se é impressão minha, mas na maioria das vezes reparei esse "detalhe".

Mesmo após já ter rodado o memtest86 por horas, passo a desconfiar q seja memória.

Em um momento já estive bem decepcionado com o problema, mas agora, de certa forma, até já acostumei e me conformei, pois não acontece sempre(cerca de 2 a 3 vezes na semana).

Como vou montar um segundo um pc aqui p casa, vou fazer um up de memória pro meu pc, e vou aproveitar as memos atuais no novo pc(já q o problema só ocorre no emule). Espero q resolva!

Compartilhar este post

Link para o post
Infelizmente não é isso não, cara. Nunca usei esse programa, nem parecido.

Já eliminei uma infinidade de possibilidades, e nada até agora.

Uma novidade q venho percebendo é q o erro normalmente não ocorre se eu conectar no emule e deixar ligado direto, e sim qd eu acabo desconectando o emule por algum motivo, e depois decido abrir o emule de novo(sem perder a conexão, nem reiniciar o pc), ou se faço esse proceso várias vezes durante uma mesma conexão. Não sei se é impressão minha, mas na maioria das vezes reparei esse "detalhe".

Mesmo após já ter rodado o memtest86 por horas, passo a desconfiar q seja memória.

Em um momento já estive bem decepcionado com o problema, mas agora, de certa forma, até já acostumei e me conformei, pois não acontece sempre(cerca de 2 a 3 vezes na semana).

Como vou montar um segundo um pc aqui p casa, vou fazer um up de memória pro meu pc, e vou aproveitar as memos atuais no novo pc(já q o problema só ocorre no emule). Espero q resolva!

Cara analisei seu problema... Tive o mesmo, identico, IGUAl...

E resolvi... Mas em partes vamos la:

Tinha esse problema num Celeron numa P4S333 (Que por sinal é uma placa bem problematica), com o v0.48...

Ai a placa pifou, e troquei por uma bem simples da gigabyte que a teh esqueci o modelo agora, só mandei o xp atualizar a instalação, ou seja ele simplesmente atualizou o xp e ele continuou o mesmo (Bem porcão mesmo, é que eu estava esperando chegar um hd na epoca pra trocar o de 10gb que tinha nessa maquina :D) e simplesmente quase 1 mes sem mexer ficou 100% Isso com o mesmo emule...

Conclusão, o emule pode dar alguma incompatibilidade com certas placas ou memoria, meio absurdo mas aqui pelo menos foi!

Mesma coisa mouse mexia, e nd na makina respondia só clicando no off pra fechar tudo e desligar sem dar o resetao...

Agora nao sei se realmente pode ser isso... Espero ter ajudado apesar da solução 'trocar de placa-mãe por causa do emule' seja meu tragica :)

Compartilhar este post

Link para o post

Padrão

AI RAPAZIADA EU TO COM UMA DUVIDA EM RELAÇAO A TEMPERATURA DA MINHA MOBO E DO MEU PROCESSADOR. NA IMAGEM A BAIXO MOSTRA TODOS OS VALORES E TEMPERATURA ... OBRIGADO!!

IMAGEM:

http://img223.imageshack.us/img223/609/overclocklu3.jpg

__________________________________________________ ___________________________

CORE 2 DUO E 4400 3.2GHZ,400MHZ OVER/ ASUS P5K DELUXE WIFI-AP EDITION/4 GB DD2 800,1080 MHZ OVER/ASUS EAX 1650 XT,700MHZ/GAME 700W/FOX-2 EVE

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais