Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe ATI RS482M/RS485M - Alocação dinâmica da memória de vídeo ?


rodrigogouveia

Posts recomendados

Eaw Pessoal,

Compre um notebook Dell Latitude 131L que usa um chipset uma placa mãe ATI RS482M/RS485M. Essa placa usa uma placa de vídeo 3D on-board ATI Radeon Xpress 1150 (X300) que segundo o site da Dell e a vendedora do computador possui 256mb de memória RAM.

Bem eu usei o Everest para checar as configurações da máquina e o programa informou que o tamanho da memória era de 128mb.

Falei com a vendedora e ela me informou que a placa funciona com um esquema de alocação dinâmica de memória. Quando uma determinada aplicação requerer grandes quantidades de memória, o sistema alocará essa memória do sistema quando disponível até 224mb. Ou seja, se eu for rodar um jogo que exiga 128Mb de ram de vídeo, o sistema disponibilizaria esssa memória total do sistema.

Bem, minha pergunta é o simples: isso funciona mesmo ?

Esse sistema de alocação de memória para a placa de vídeo funciona ?

Alguém que já usou essa placa poderia informar se ela aloca até 224 mb mesmo ? ou será que a Dell está me enganando :D

Desde já agradeço a opnião de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eaw Pessoal,

Compre um notebook Dell Latitude 131L que usa um chipset uma placa mãe ATI RS482M/RS485M. Essa placa usa uma placa de vídeo 3D on-board ATI Radeon Xpress 1150 (X300) que segundo o site da Dell e a vendedora do computador possui 256mb de memória RAM.

Bem eu usei o Everest para checar as configurações da máquina e o programa informou que o tamanho da memória era de 128mb.

Falei com a vendedora e ela me informou que a placa funciona com um esquema de alocação dinâmica de memória. Quando uma determinada aplicação requerer grandes quantidades de memória, o sistema alocará essa memória do sistema quando disponível até 224mb. Ou seja, se eu for rodar um jogo que exiga 128Mb de ram de vídeo, o sistema disponibilizaria esssa memória total do sistema.

Bem, minha pergunta é o simples: isso funciona mesmo ?

Esse sistema de alocação de memória para a placa de vídeo funciona ?

Alguém que já usou essa placa poderia informar se ela aloca até 224 mb mesmo ? ou será que a Dell está me enganando :D

Desde já agradeço a opnião de todos.

Sim amigo, funciona sim, a DELL não está mentido para você, a alocação dinâmica vai te dando memória a medida que você precise dela, cerca de 90% dos notebooks atuais já usam este método, na maioria dos notes atuais essa memória é de até 128mb mas esse da DELL te fornesse até 224mb mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

Só uma pergunta...

Esse esquema de alocação dinâmica funciona com as placas da ATI também? Esse era um recurso das placas onboard da Intel.

Entre na BIOS e veja se não tem como alterar este valor de memória da placa de video (depende de quanto de RAM você tem). Normalmente é isso que é feito nesta placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é automatico, ela pega so o q precisa, e acho q a ati 1150 vem 0 dedicado, é tudo alocado dinamico so q reserva 128 pra marketing de venda.

as dedicadas alocam bem mais, por ex, a hd2300 do kennex fica com 1.4gb disponiveis pra video sendo destes 128 dedicados, isso com 3gb ram e usando vista, usando XP acho q é 700 e pokos MB. minha ATI x1600 é mesma coisa so q ela tem 256 dedicados, no vista tb fica com 1.4gb disponiveis+- por ai nao lembro direito e no XP 700 e pouco.

isso nao quer dizer q esta memoria esta gasta, ela so vai ser usada conforme o q você esta usando precisar, e vai ate este teto.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hehe, pelo windows vista não dá...

Ai a minha X200 chega a 830MB (na BIOS ela está configurada como 128MB).

Tem um topico mais antigo aqui falando sobre a memória de video do Vostro e como alterá-la...

http://forum.clubedohardware.com.br/archive/memoria-video-vostro/469968

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vista praticamente dobra o quanto da pra usar em video, ele gerencia bem melhor a memoria do que o XP

tipo onde ta memoria de sistema dedicada, seria onde a moçada normalmente usa pra prender ram e usar a historia q tem memoria dedicada, esta sim é ruem porque ela esta prendendo ram pra criar esta memoria onde esta a seta apontando pro 0kb

memoriagy3.th.jpg

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Memória do sistema dedicado = memória compartilhada da placa de video.

No meu caso está em 128MB e posso chegar até 256MB.

A memória compartilhada no Windows Vista é +- o AGP Aperture Size que se tinha nas antigas placas mãe. Não é a memória principal da placa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Memória do sistema dedicado = memória compartilhada da placa de video.

No meu caso está em 128MB e posso chegar até 256MB.

A memória compartilhada no Windows Vista é +- o AGP Aperture Size que se tinha nas antigas placas mãe. Não é a memória principal da placa...

Corrigindo...

Aqui os 128MB (configurados pela BIOS e que vão até 256MB) ficam como memória gráfica dedicada e não como memória do sistema dedicada (na hora q postei estava em outro micro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se fica como dedicada então o sistema ve ela como se fosse de placa de video, o problema é q se você nao ta usando ela seu sistema tb nao vai poder usar e ela ta la gasta e vai ter a mesma velocidade, pois é a mesma memoria e nao trabalhar com frequencia maior como no caso da memoria dedicada da placa de video q tem frequencia maior e latencia absurdamente baixa.

pra quem tem placa compartilhada é bestera reservar memoria pra video em vez de deixar o sistema tomar conta disso.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...