Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma boa fonte substitui um estabilizador?


Posts recomendados

Opaaa aquela parte ali eu li! heauheuahae e entendi também mas vou reformular a pergunta... foi eu que não perguntei direito...

mas bem... você ja respondeu hehe é a tensão baixa sim hehe achei que fosse alta D+.... hummm o único problema agora é convencer uma pessoa de 38 anos (minha mãe) e uma outra de 57 (meu pai) a retirar aquela tralha que custou 100paus porque não aguento mais ficar no pc e alguem ao ligar o chuveiro (inda mais com esses 9ºC que anda fazendo aqui) e meu estabilizador fazer um escandalo!!!!!

Bom.... sempre tive vontade de jogar aquilo fora mas.... bem.... vai ser difícil...

continuar com ele causará muitos danos ao meu pc??

outra coisa.... me veio isso na kbeça agora....

eu tenho um filtro de linha... foi pago 15 reais parece... ele ja funcionou uma vez hehe deu um raio lá perto de casa (lá porque estou no serviço agora hehe) e o fusível do filtro queimou (GRAÇAS A DEUS) então troquei o fusível e tudo voltou ao normal.... quando você fala em um bom filtro de linha (regua é a mesma coisa né? aquele monte de tomada com um fusivel hehe) qual o valor e marcas em média custam esses bons??

Pelo que eu li também tem marcas de estabilizadores que são menos piores será que é o meu caso??... o meu é um 500VA SMS REVOLUTION - Cor chumbo porque minha mae faix arquitetura e gosta de combinar as cores com o computador heauheuahuaehueahuaehuaehuehauhauhaeuuhaeha, ele vai causar mtos danos no meu pc? removo ele o quanto antes??

Ouuutra coisa que sempre ouço ela falar que fio terra não é uma boa coisa... isso eu vi em uma palestra de um professor de ENGENHARIA ELÉTRICA, pelo currículo que parece um livro eu supunhetei que ele entende do negócio.... e ele dizia que fio terra não é tão bom quanto parece.... então ele explicou moooontes de coisas..... faix 1 ano mais menos que eu vi essa palestra... não lembro de tudo que ele disse.... mas é algo haver com ONDAS na terra e que em estudos controlados com a equipe dele na FRANÇA, não sei porque ele num feix esse estudo no BRASIL.... vai ver é porque ele é FRANCÊS.... gente fresca mas bom.. vamos lá, o importante é que ELE, (lembre-se ele que falou isso lá na palestra pra uma universidade inteira!) falou que o fio terra na verdade pode até mesmo fazer o papel contrário e ser a causa da queima dos aparelho tudinho! :D

Depois disso.....

.....fui falar com um amigo meu Técnico Eletricista muito coneituado aqui na região ele cuida do complexo do bomdinho de Balneário-Camboriú/SC, ele não é formado em faculdade mas tem um vasto conhecimento nessa área e mtos anos de estrada também hehe, e ele discordou desse Francês..... e jurou de pé junto que o cara tava errado ele tentou me explicar algumas coisas sobre ondas também (eu acho que eram ondas vou perguntar novamente pra ele amanhã hehe) mas akbei não entendendo nada.... só entendi que ele não concorda com o Franchesco hehe!

Até hj não achei respostas suficientes pra essa minha dúvida.... nem no GURU MESTRE GOOGLE! ehauhaeuheauhuae, acho que FUGI um poukinho do tema mas, bom.... é algo meio que interligado nesse assunto de risco de queimar o pc e tudo + heheheheh!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quer dizer que eu gastei uma grana no meu No-Break Net Station uST1200 FX Bivolt para segurar o micro novo que estou montando a toa?

Não sei do que falas. Eu, pelo menos, nunca disse que investir em no-break era ruim (para quem necessita energia ininterrupta).

Não conheço esse teu no-break, nem tenho tempo agora de dar uma olhada nas especificações dele. Se ele for do tipo que gera onda quadrada, onda senoidal por aproximação, ou senoidal modificada ou quasi-senoidal, te digo com certeza que a tua compra poderia ter sido melhor. Iria sempre te aconselhar a compra de um modelo que gerasse onda senoidal pura. Isso garantiria ao teu PC uma energia igual a da rede, na falta dessa.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

continuar com ele causará muitos danos ao meu pc??

outra coisa.... me veio isso na kbeça agora....

eu tenho um filtro de linha... foi pago 15 reais parece... ele ja funcionou uma vez hehe deu um raio lá perto de casa (lá porque estou no serviço agora hehe) e o fusível do filtro queimou (GRAÇAS A DEUS) então troquei o fusível e tudo voltou ao normal.... quando você fala em um bom filtro de linha (regua é a mesma coisa né? aquele monte de tomada com um fusivel hehe) qual o valor e marcas em média custam esses bons??

Afirmar que ele causará danos ao PC é muito forte. O maior dano dele foi os R$ 100 que você gastou para ele ficar ali, não fazendo nada necessário e ainda por cima incomodando. Uma fonte de PC boa é suficientemente capaz de aguentar as variações normais de uma rede elétrica típica e também aguentar as peripécias de um estabilizador a "tlectlecar" (novo verbo inventado agora..) na sua frente.

O filtro de linha (e nesse teriam sido bem investidos fossem os R$ 100) faz a diferença e já vi que você tem a prova. Filtro de linha e régua de proteção e protetor de surtos costumam ser a mesma coisa. Sua função é a de proteger seu PC.

Quanto ao custo não sei mas aconselho. Compre um bom filtro em uma extensão de tomadas. Procure por alguns itens visuais ao comprar esse filtro;

1) Corpo metálico ou de plástico antichama (segurança);

2) Prefira tomadas elétricas individualmente inseridas no filtro. A grande maioria dos filtros tem um corpo plástico com as tomadas nele fundidas. Esse tipo de tomada tem uma enorme possibilidade de, internamente (contatos elétricos) ser muito pobres na elaboração/resistência desses contatos (geralmente uma lâmina que só encosta no plug). Dê preferência àqueles que tem tomadas individualmente instaladas em seu corpo;

Esse modo de apresentar as tomadas me leva a duvidar de sua montagem elétrica interna.

Mauexemplo.jpg

Esse modo de apresentar as tomadas me passa mais segurança. É montado com tomadas que nasceram para ser tomadas.

Bomexemplodetomadas.jpg

3) Se você puder optar por uma tensão única, ou com chave seletora de tensão, faça. Uma proteção bivolt terá que proteger obrigatoriamente acima de 270 Volts, que se usada em 110 fica pouco prejudicada. Protetores para 110 tem geralmente suas proteções a partir de 140 Volts.

Vou citar duas referências que me parecem boas;

http://www.labramo.com.br/protetor.htm

Em seus modelos 10511(110Volts) ou 10509(220Volts)

http://www.ragtech.com.br/produtosfilterline.htm

Existem outras também boas no mercado nacional.

Pelo que eu li também tem marcas de estabilizadores que são menos piores será que é o meu caso??... o meu é um 500VA SMS REVOLUTION - Cor chumbo porque minha mae faix arquitetura e gosta de combinar as cores com o computador heauheuahuaehueahuaehuaehuehauhauhaeuuhaeha, ele vai causar mtos danos no meu pc? removo ele o quanto antes??

Certamente você deve ter razão, mas não vou gastar energia em descobrir qual o melhor dos inúteis.

Ouuutra coisa que sempre ouço ela falar que fio terra não é uma boa coisa... isso eu vi em uma palestra de um professor de ENGENHARIA ELÉTRICA, pelo currículo que parece um livro eu supunhetei que ele entende do negócio.... e ele dizia que fio terra não é tão bom quanto parece.... então ele explicou moooontes de coisas..... faix 1 ano mais menos que eu vi essa palestra... não lembro de tudo que ele disse.... mas é algo haver com ONDAS na terra e que em estudos controlados com a equipe dele na FRANÇA, não sei porque ele num feix esse estudo no BRASIL.... vai ver é porque ele é FRANCÊS.... gente fresca mas bom.. vamos lá, o importante é que ELE, (lembre-se ele que falou isso lá na palestra pra uma universidade inteira!) falou que o fio terra na verdade pode até mesmo fazer o papel contrário e ser a causa da queima dos aparelho tudinho! :D

Depois disso.....

.....fui falar com um amigo meu Técnico Eletricista muito coneituado aqui na região ele cuida do complexo do bomdinho de Balneário-Camboriú/SC, ele não é formado em faculdade mas tem um vasto conhecimento nessa área e mtos anos de estrada também hehe, e ele discordou desse Francês..... e jurou de pé junto que o cara tava errado ele tentou me explicar algumas coisas sobre ondas também (eu acho que eram ondas vou perguntar novamente pra ele amanhã hehe) mas akbei não entendendo nada.... só entendi que ele não concorda com o Franchesco hehe!

Esse francês com as suas ondas está um tanto sozinho nesse universo técnico. A escola tradicional de engenharia elétrica apregoa as vantagens de um bom aterramento. É só isso que posso lhe dizer....

Quanto a espiritos maus que possam emergir das profundezas das trevas e adentrar em seu HD, através do aterramento, .....uauahuahuahuahua....prefiro nem pensar....

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu li também tem marcas de estabilizadores que são menos piores será que é o meu caso??... o meu é um 500VA SMS REVOLUTION - Cor chumbo porque minha mae faix arquitetura e gosta de combinar as cores com o computador heauheuahuaehueahuaehuaehuehauhauhaeuuhaeha, ele vai causar mtos danos no meu pc? removo ele o quanto antes??

Não sei se é o seu caso mas dê uma olhada neste link:

Boa sorte! :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o francês quis dizer o que um mau aterramento pode causar, só pode ser isso..

Uma coisa que eu odeio, são aqueles terras que é ligado junto com o Neutro, geralmente em chuveiro elétrico..puts..

O que é melhor? Terra ligado no Neutro (mesmo sendo errado) ou o Terra desligado. ME REFIRO AO CHUVEIRO ELÉTRICO.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, Nobreak é um bom investimento. Pode ficar tranqüilo.

È uma afirmação "um pouco" relativa e passível de questionamentos.

Além das considerações expostas pelo colega "faller" com relação à forma de onda de saída (fator importantíssimo a ser levado em conta,

a fim de se prolongar a vida útil da fonte), dois outros quesitos devem ser observdos:

1) O "dito cujo" é estabilizado? Se é que ainda existe "UPS" não estabilizado.

Se a resposta for sim, infelizmente voltamos ao inicio do tópico, pois, estamos diante de um estabilizador metido à "UPS". Alguns até com características elétricas "confortantes" frente ao simples estabilizador: mais derivações (grande m****). :confused:

2) O "vulgo" é "online" ou "offline"?

Se a resposta for "offline", você deve ficar atento com o tempo de atuação após uma interrupção de fornecimento de energia elétrica, pois, a característica da fonte "Voltage Hold-up Time" = 17 ms. Este valor é determinado pelo "PSDG" (ver inicio do tópico) e é garantido somente para fontes "não genéricas".

Se a resposta for "online", solicito que consulte o link abaixo:

Aos céticos e insistentes na manutenção do uso do estabilizador solicito uma visita aos links abaixo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei do que falas. Eu, pelo menos, nunca disse que investir em no-break era ruim (para quem necessita energia ininterrupta).

Não conheço esse teu no-break, nem tenho tempo agora de dar uma olhada nas especificações dele. Se ele for do tipo que gera onda quadrada, onda senoidal por aproximação, ou senoidal modificada ou quasi-senoidal, te digo com certeza que a tua compra poderia ter sido melhor. Iria sempre te aconselhar a compra de um modelo que gerasse onda senoidal pura. Isso garantiria ao teu PC uma energia igual a da rede, na falta dessa.

Abraço...

É onda senoidal por aproximação. Não preciso de energia ininterrupta. Comprei apenas para proteção do computador. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, mas essa onda quadrada, só é gerada quando ele está em operação pela bateria, o que quase nunca acontece, somente no caso de uma queda de energia, que é o tempo só para salvar as coisas e desligar.

Essa Onda quadrada estraga os componentes e a fonte? Aqui, a caixa de som fiz um zumbido esquisito quando eu uso o nobreak pela bateria (onda quadrada).

--

Um nobreak com onda senoidal está bem mais caro né? Para mim, que raramente uso ele na bateria (quase nunca acaba a luz aqui), acho que não compensa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem.. a discussão do estabilizador já foi né...

Estamos na quinta página do tópico e acredito que quem leu pelo menos o começo, estará mais informado que as pessoas com a "cultura" que aprendeu no primeiro curso ou contato com um computador.

Essas lendas urbanas são as piores de serem retiradas das cabeças de alguns teimosos, cujo lema é: "nunca vi dar errado, então está certo".

Agora vamos concluir! Esta cientificamente provado! Não pode restar dúvidas. Com tantos fatos, ainda duvida da inutilidade de um estabilizador?

Ou ainda quer comparar um bom filtro+fonte com um estabiliza(nada)+fonte.

Acho no mínimo estranho comprar um estabilizador, sendo que no final das contas, você conta mais com o fusível dele...

..

Mas agora o tópico tomou um rumo diferente.. UPS e agora no-break.. Vamos abrir outro tópico? hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Galera então quer dizer que um estabilizador não serve pra nada ?

Então o que seria bom ? Eu comprar um nobreak, uma fonte boa e fazer um aterramento ?

Além de não servir, acaba atrapalhando. Para proteção de seu PC, além de uma fonte bos, coloque uma boa régua com protetores contra surtos, que contenha elemento disruptor, seja fusível ou disjuntor e um bom filtro de linha.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cite algumas boas reguas aí faller.

outra coisa, não sei se uma regua resolveria meu caso: minah casa é simplesmeente a ultima da minha linha, beeeeem longe do transformador, e no horário de pico a tensão cai muito, muito mesmo, ja mudamos de faze mas não adiatou, além disso descobrimos que o problema não está só na rede, mas a fiação da casa também ta com problema ( já trocamos o padrão também)e não temos previsão de quando poderemos mexer nessa fiação, engim, a tensão que chega nas tomadas é baixissima (lembrando que aqui em goias é 220), o estabilizador aguenta bem nessas horas de pico aqui, tem hora q nem da pra ver TV de tão baixa que ta a tensão, mas o pc aguenta firme e forte, presumo graças ao estabilizador, pois ossa fonte é uma genérica muuuito ruim.

a tal régua ( nem conhecia) também tem transfomador pra essas horas? porque aqui em casa preciso muito disso, caso contrario só vou conseguir usar o pc de manhã....

Galera então quer dizer que um estabilizador não serve pra nada ?

Então o que seria bom ? Eu comprar um nobreak, uma fonte boa e fazer um aterramento ?

PS: O que é um aterramento ?

aterramento em residencias é uma coisa meio rara aqui no brasil, se você mora em casa em vez de apartamento, você "teóricamente" tem um aterramento em baixo do padrão (aquela poste q fica no seu quintal) que a lei da anel t obriga a colocar e realizar manutençaão de cinco em cinco anos, mas ngm faz isso.

o aterramento serve pra direcionar esses tipos de energia que você não quer, para a terra, a terra seria basicamente um lugar de descarga, q por mais que receba energia (os raios por exemplo) nunca fica negativa, então, por exemplo, os para-raios de predios, servem rpa "capturar" os raios pra que não caiam onde não devem certo? pois é, daí esses para-raios são ligados a um sistema de aterramento pra direcionar toda a energia do raio para o chão sacou? isso serve pra todo tipo de energia que possa vir a surgir na sua rede e que você não quer por poder ser uma energia que danificaria seus aparelhos elétricos. como no brasil ngm da muita bola pra isso, normalmente o fio q devia ir pro aterramento é ligado no neutro ^^.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
cite algumas boas reguas aí faller.

outra coisa, não sei se uma regua resolveria meu caso: minah casa é simplesmeente a ultima da minha linha, beeeeem longe do transformador, e no horário de pico a tensão cai muito, muito mesmo, ja mudamos de faze mas não adiatou, além disso descobrimos que o problema não está só na rede, mas a fiação da casa também ta com problema ( já trocamos o padrão também)e não temos previsão de quando poderemos mexer nessa fiação, engim, a tensão que chega nas tomadas é baixissima (lembrando que aqui em goias é 220), o estabilizador aguenta bem nessas horas de pico aqui, tem hora q nem da pra ver TV de tão baixa que ta a tensão, mas o pc aguenta firme e forte, presumo graças ao estabilizador, pois ossa fonte é uma genérica muuuito ruim.

a tal régua ( nem conhecia) também tem transfomador pra essas horas? porque aqui em casa preciso muito disso, caso contrario só vou conseguir usar o pc de manhã....

Não. A régua conceitualmente é uma boa proteção mas não mágica a ponto de corrigir um problema de distribuição de energia. Tu estás numa situação completamente atípica. O ideal nesse caso seria fazer um levantamento de horário x tensão ai na tomada de seu PC. Eu já enfrentei situações desse tipo e as resolvi sem o uso de estabilizador e sim com o conceito nele utilisado. Te conto...

Uma empresa me contratou para ver por que determinada máquina ao operar o fazia de forma errática. Diagnóstico... Era uma máquina que deveria operar em 127 Volts. Naquela indústria ela operava através de um transformador comercial (autotransformador) 220/110. A tensão na empresa, na tomada elétrica da máquina, não raras vezes batia nos 200 Volts. Ai o comportamento erratico se manifestava.

Ora, 200 Volts convertido por um transformador comercial de relação 2:1, aparecia na entrada da máquina como sendo 100 Volts sendo que sua tensão de trabalho nominal era de 127 com tolerância de 20%.

Tensão de 127 Volts com tolerância de 20% para baixo daria uma tensão de 102 Volts como mínima. Tinha horas que a tensão chegava em 100 Volts.

As soluções poderia ser as mais diversas. Como a máquina drenava em 127 Volts uma corrente de cerca de 20 Amperes 20 X 127 = 2500 Watts. Não sairia a busca de um estabilizador de 2500 Watts. Solução adotada: Pegamos um transformador de 220 Volts de primário por 15 Volts de secundário, com capacidade de corrente de 25 amperes nesses 15 Volts e somamos esses 12 Volts na tomada de energia dessa máquina (o primário do transformador ligado diretamente em 220 Volts) A máquina passou a receber na mais baixa tensão da rede 100 + 12 = 112 Volts.

Quando a rede primária de 220 estivesse com 10% a mais estaria com 220 + 22 = 242 Volts... O trafo redutor de 2:1 traria a tensão para 121 Volts. O somador de tensão levaria a tensão para 121 + 13,2 = 134,2 Volts (somente seis por cento acima da tensão nominal da máquina que era de 127 Volts.

Entendeste. Se detetares que a tensão na tua tomada varia de 170 volts a 220 volts, desloca essa faixa, somando uma tensão de uns 15 volts e ele irá ficar oscilando de 185 a 235 volts, somente para teu PC e monitor...Consumo de ambos deve ser de uns 400 Watts . 400/220 = 1,8 volts. Coloca ai um trafo de 220 no primário e 15 volts no secundário comcapacidade de fornecimento de 2 Amperes e está resolvida a perda do fim de linha, sem estabilizador , sem tlecs tlecs, sem comutação.

Segredo para isso dar certo. Fazer uma bela amostragem tempo x tensão para realmente descobrir a variação da tensão na tomada de seu PC, para ver se será possível corrigir com somente deslocamento de tensão ou terá que ser com deslocamento "ativo" de tensão.

A outra solução e sempre a mais recomendada, é a correção dessa falha de distribuição, pelo menos dentro de sua casa antes que você tenha que botar em vez de uma nova instalação uma casa nova pela velha ter se ido no incêndio causado pela fiação.

Abraço...

aterramento em residencias é uma coisa meio rara aqui no brasil, se você mora em casa em vez de apartamento, você "teóricamente" tem um aterramento em baixo do padrão (aquela poste q fica no seu quintal) que a lei da anel t obriga a colocar e realizar manutençaão de cinco em cinco anos, mas ngm faz isso.

o aterramento serve pra direcionar esses tipos de energia que você não quer, para a terra, a terra seria basicamente um lugar de descarga, q por mais que receba energia (os raios por exemplo) nunca fica negativa, então, por exemplo, os para-raios de predios, servem rpa "capturar" os raios pra que não caiam onde não devem certo? pois é, daí esses para-raios são ligados a um sistema de aterramento pra direcionar toda a energia do raio para o chão sacou? isso serve pra todo tipo de energia que possa vir a surgir na sua rede e que você não quer por poder ser uma energia que danificaria seus aparelhos elétricos. como no brasil ngm da muita bola pra isso, normalmente o fio q devia ir pro aterramento é ligado no neutro ^^.

Posso discordar um pouquinho só dessa sua análise da proteção de um PC, pelo fato de ela estar, não errada, mas incompleta.

De um lado distúrbios , anormalidades. Na entrada de meu PC, no intuito de protegê-lo, um dispositivo de proteção e de outro o PC e tudo isso sem aterramento.

Analisando alguns tipos de distúrbios que não quero que cheguem ao meu PC

- Os de maior incidência são sem dúvida alguma aqueles gerados em cima da grande antena coletiva chamada rede elétrica. São distúrbios, ruídos surtos, derivados dos mais diversos tipos de usuários ligando e desligando coisas na rede desde batedeiras até fornos de fundição das usinas de aço... A imenssa maioria desses distúrbios são estabelecidos entre fase e neutro e assim se apresentam na entrada do dispositivo de proteção. Os varistores desse dispositivo haverão de clampar esses picos. Os filtros de linha haverão de filtrar as componentes dentro de suas faixas de rejeição, e tudo isso entre fase e neutro.

- As induções captadas pela rede como um todo e de modo comum induzidas entre a rede (fase e neutro) e a terra, seriam resolvidas pelos varistores da proteção dispostos entre terra e fase e terra e neutro. Não existindo aterramento essa parte da proteção estará inerte. entretanto existem outras espécies de proteção, por exemplo aquelas estabelecidas por filtros de rejeição de modo comum que são na verdade transformadores de corrente com seu primário em série com o fio fase e seu secundário também em série agora com o fio neutro, porém em contrafase. Esse filtro de rejeição de modo comum consegue retirar boa parte das "sujeiras" introduzidas a rede que tentam caminhar em direção de seu PC...

Veja que essa disposição do filtro faz com que ele não se oponha a correntes que caminham pelo fase em direção ao PC e voltam para a rede pelo fio neutro. Em compensação esse filtro apresentará uma alta impedância para as correntes que tentam ir em direção de seu PC por ambos os fios, fase e neutro, ao mesmo tempo (lembre-se que os enrrolamentos ali estão em contra-fase fazendo com que essa corrente "de modo comum" se anule e proteja seu PC, sem necessariamente drená-las para o aterramento que não existe por convenção nossa. Ou seja, na ausência de aterramento uma filtragem de rejeição de modo comum fará como se elevasse uma parede protetora elétrica (uma alta impedância) a entrada desses espúrio induzidos na rede como um todo, tipicamente derivados de descargas atmosférucas.

Ou seja, ao não se ter aterramento em nossas estações de PC não se perde na totalidade as proteções. Parte dos múltiplos mecanismos de proteção desse tipo de régua sim se perde com a ausência do aterramento, mas ainda bem que se perdem aqueles mecanismos responsáveis pelas anormalidade absolutamente menos comuns na rede elétrica.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro marco_piracicaba. Só tenho uma palavra prá te dizer.... Obrigado.

Essa luta é árdua, mas é vencível.

Abraço.

E eu também só tenho a agradecer, tanto ao faller quanto ao marco_piracicaba.

E quanto a vencer à luta, vocês acabam de ganhar um aliado.

Cara vocês são demais... Eu curto muito a arte da eletrônica e TI em geral e acho que essa troca de informação é essêncial para todos.

Antes de contar o que ocorreu comigo eu gostaria de dizer o seguinte:

É de maior bom senso dizer que vai continuar usando estabilizadores idependetne do que estiver escrito aqui no fórum do que dizer que não entendeu. E se por acaso você realmente não entendeu, então meu amigo, seu problema pode ser pior do que você pensa.

Meus amigos, vou lhes contar o meu caso:

Acerca de uma hora antes de ler este post eu estava às voltas com um estabilizador antigo da SMS que eu tenho aqui em casa e que acreditava estar com algum problema, pois de vez enquando o led de sobretensão dele piscava feito doido e também ele tlec-tleclava sem parar quando havia queda de tensão (por causa do chuveiro por exeplo). E eu estava fazendo exatamente o teste do chuveiro.

Primeiro eu medi a tensão da rede em condições normais, e como resposta tive 127 volts.

Depois eu medi a tensão da rede com o chuveiro ligado, e esta deu 117 volts.

E finalmete eu repeti o procedimento, sendo que desta vez as medições eram feitas na saída do estabilizador. E o resultado até que foi satisfatório, mesmo com essa variação de 10 volts na entrada ele sempre manteve a saída entre 114 e 117 volts. Valores estes que eu considerei aceitável (Até então eu não havia lido este post).

Mas eu ainda tinha um problema a considerar, os problemas citados acima não ocorriam sempre, eles eram esporádicos, e durante este teste que fiz eles não aconteceram.

E agora? Posso confiar no estabilizador? Mas e se eu colocar ele lá entre a tomada e o PC e o dito cujo resolver dar um daqueles problemas que eu não consegui estudar e queimar a minha fonte Seventeam novinha(Ahh se eu tivesse lido essas dicas antes e entendido aqueles 65%)?

Foi com essas dúvidas em mente que eu resolvi ir para a net e pesquisar sobre “os barulhos dos estabilizadores” mas ao mesmo tempo estava pesquisando preços de estabilizadores SMS de 1000VA novos já convencido de que esta seria a melhor opção, pois “a segurança do meu PC valia mais do que economizar recauchutando equipamento bichado”... e eu estava certo de que comprando um estabilizador novinho eu estaria o protegendo.

E foi durante essas pesquisas sobre os possíveis problemas dos estabilizadores que eu encontrei esse post, mais precisamente, eu encontrei a luz que iria me afastar das trevas da ignorãncia acerca dos estabilizadores.

Caramba pessoal, eu acho que mais claro do que esse post, somente o Michael Jackson pálido após levar um susto. Está tudo muito técnico aqui, nada é dito sem uma base que comprove. E mesmo assim tão técnico, está de fácil entendimento até para quem não tem conhecimento algum de eletrônica e/ou eletricidade.

Agora eu tenho algumas dúvidas:

Os filtros de linha da SMS prestam? Vocês me recomendam algum outro?

Quanto ao aterramento eu já ouvi dizer que, não é correto, mas pode-se fazer o aterramento no neutro da rede, fiquei meio cabreiro com essa ideia, mas uma certa vez eu parei para observar estes medidores de consumo (relógos de luz) externos, desses que ficam pendurados nos muros do lado de fora das residências, e notei que o neutro era ligado diretamente no fio que era enterrado no chão. Como eu não entendo muito de aterramento e sei que o assunto é sério, gostaria de saber se alguém poderia me explicar essa afirmação.

Valeu pessoal, espero que este post seja apenas o início de muitas "discussões" esclarecedoras.

Um abraço à todos e até breve. :joia::hehehe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora eu tenho algumas dúvidas:

Os filtros de linha da SMS prestam? Vocês me recomendam algum outro?

Fico um pouco bronqueado com algumas características nos filtros SMS;

- Veja que ele define proteção entre Fase e Neutro somente (isso significa que nem adianta você ter aterramento pois não existem proteções entre Fase e Terra e entre Neutro e Terra);

- Veja que a máxima energia de surto alcança 71 Joules, valor baixo, no meu entendimento;

- Veja que a tensão de clamp (tensão limite para operação) é de 275 Volts, pelo fato desse filtro de linha não ser seletivo. Ele opera em 127/220, e, por isso tem que proteger na tensão mais alta. Como minha rede doméstica é 127, prefiro filtros seletivos, cuja tensão de clamp seja 170 Volts;

- Embora classificado e nomeado de filtro de linha, não encontrei dados sobre filtragem.

Essas pequenas deficiências não são privilégio da SMS em seus filtros de linha;

Comentário muito rápido sobre outras marcas/modelos;

Labramo: Tem possibilidade de escolha para 127 ou para 220, a capacidade de absorção cresce para 120 Joules, tem filtros de EMI e RFI, tem proteção também para Neutro x Terra e Fase x Terra.

MTM: Tem filtro com boas características, opera somente em 127 ou somente em 220, energia de 100 a 170 Joules.

Multicraft: Tem filtro, tem proteção contra surtos mas não especifica a capacidade de absorção e é bivolt.

Clamper: O seu produto Computer Protector Pró, parece ser a melhor escolha no mercado nacional de réguas de proteção. Trabalha com bons filtros de linha com 30 Db de atenuação, protetores com capacidade de absorção de 210 a 330 Joules, pode ser encontrado para 127 e para 220 Volts, tem proteção elétrica de continuidade e proteção térmica. protege F x N, F x T, T x N.

Só para fornecer uma pequena ideia vou citar um apenas sem procurar muito, lá nos EUA,

SurgeprotectorAPC.jpg

Veja só... Filtro com 70 dB de atenuação e capacidade de absorção de energia de 1750 Joules..

Caro amigo RudWolf obrigado pelas palavras de incentivo.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Caro marco_piracicaba. Só tenho uma palavra prá te dizer.... Obrigado.

Essa luta é árdua, mas é vencível.

Abraço.

:oE ae colega..tudo beleza, certo acho que tu deve ta lembrando de mim, então estudei e entendi muito bem sobre o que você explicou sobre os estabilizadors, déssa forma cheguei a uma conclusão de que minha máquina com uma fonte Huntkey 450 não precisa de estabilizadores, basta ligar éla á um filtro de linha que tenho..estou certo ou errado colegas... :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E ai galera, gostei muito do topico e gostaria de parabeniza-los pelas otimas explicações sobre o assunto, tambem fui adepto do estabilizador muito tempo, porém quando comprei meu PC atual, la pra 2005, como não possuo aterramento por morar em apartamento, comprei um tal de "Isotrafo" da NHS, não sei se vocês conhecem, no manual dele diz o seguinte " transformador isolador estabilizador, produto em conformidade com a norma ABNT NBR 14373e NBR 5410 sobre isolação" gostei dele por não precisar de aterramento e por não fazer os famigerados "tec tec" dos estabilizadores. possuo uma fonte generica, porém vou comprar final deste mes uma Zalman com PFC ativo, minha questão é a seguinte: com esta fonte eu necessito de um conector de 3 pinos para liga-la na tomada, este meu "Isotrafo" possui no seu painel traseiro este conector de 3 pinos e para conectar na tomada um conector normal de 2 pinos, como não possuo aterramento continuo usando-o ou parto para uma regua de proteção? vocês se queixam dos "tec tec" produzidos pelo estabilizador, como disse antes este meu "Isotrafo" não faz estes "tec tecs", isto quer dizer que ele não é um estabilizador? ele apenas converte o conector 3 pinos em um de 2 pinos?, descumpem se n consegui me espressar corretamente, fiz o possivel, obrigado desde ja,

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
:oE ae colega..tudo beleza, certo acho que tu deve ta lembrando de mim, então estudei e entendi muito bem sobre o que você explicou sobre os estabilizadors, déssa forma cheguei a uma conclusão de que minha máquina com uma fonte Huntkey 450 não precisa de estabilizadores, basta ligar éla á um filtro de linha que tenho..estou certo ou errado colegas... :huh:

Certo. Deixe a régua de proteção proteger e deixe sua fonte cuidar das tensões. Cada um desses dai sabe muitobem o que fazer e faz.

Quando comprares outra fonte (não é necessário que troques por causa disso) prefira algum que lhe apresente uma retificação com PFC ativo. Seu range de tensão de entrada irá poder variar de 90 a 270 volts sem problema algum. Se a tensão de sua casa variar nesse nível, seu PC ainda estará funcionando, não poderei dixzer o mesmo dos outros seus equipamentos elétricos..

Abraço

como disse antes este meu "Isotrafo" não faz estes "tec tecs", isto quer dizer que ele não é um estabilizador? ele apenas converte o conector 3 pinos em um de 2 pinos?

Não se pode afirmar, consulte o manual do mesmo, lá deverá dizer...

Quanto à fonte, tranquilamente você poderá ligá-la numa eficaz régua de proteções (digo eficaz para diferenciá-la das réguas de tomadas sem proteção) sem necessidade de estabilizador e/ou módulo isolador. Principalmente quando mudar para uma fonte com PFC ativo. O transformador isolador não lhe restitue o aterramento. Você continua sem ele e com os riscos potenciais que isso lhe trás. Não fique preocupado entretanto por que a lei das probabilidades age a nosso favor. Se você um dia tiver que enfrentar uma descarga elétrica de orígem atmosférica, das fortes, não será uim transformador isolador, ou estabilizador nem sequer uma régua que irão impedir algum dano.

Informações do tipo: sempre usei e nunca fui atingido, ou nunca usei e nunca fui atingido por um raio, absolutamente não tem significado algum.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos! Primeiramente parabéns a todos pela esclarecedora discussão, que me trouxe muitas informações que desconhecia. Faller, lendo seus posts adquiri uma régua de proteção da Clamper Computer Protector Pró, para proteção do meu equipamento, entretanto, verifiquei que não possuo aterramento na minha rede, o que me levou a buscar uma maneira de suprir esta falta, como é inviável fazê-lo na caixa de entrada de energia, pensei em aterrar a partir do cômodo onde os computadores estão instalados e terei que criar externamente em relação a tomada que é 2P somente, portanto, irei substituí-la por uma de 2P + T, e puxar o fio terra pela parede através de canaletas até o ponto de aterramento. Minhas dúvidas principais são:

Qual a profundidade mínima recomendada para um bom aterramento? (REDE 127V)

Devo usar haste de cobre. Qual o diâmetro e comprimento ideal para a haste?

Ressalto que não é viável no meu caso, uma profundidade elevada pois teria que perfurar o solo, e esbarraria em problemas de ordem contratual com relação ao imóvel.

Desde já agradeço a ajuda e a suas mensagens, bem como a dos demais colegas que muito me foram úteis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu pela resposta faller. Agora outra pergunta, a fonte tem um conector com a tomada de 3 pinos, mas a minha tomada tem apenas 2 pinos, como devo fazer para conecta-la a tomada?, pois meu Isotrafo converte as tomadas com 3 conectores em uma com 2, existe alguma regua que alie proteção e essa transformação em 2 pinos?, no manual do meu Isotrafo diz que ele tem frequencia de 60Hz e tempo de resposta < que 6 semi-ciclos, isso quer dizer que ele é mais lento que a fonte né? e no manual diz que ele não deve ser aterrado, isso não quer dizer que ele proteje tanto quanto o aterramento? obrigado desde ja,

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha o q achei em uma loja distribuiroa de produtos clamper:

E o melhor: os produtos são dotados de tomadas de 2 pinos (bipolares) com o exclusivo sistema PAN - Posicionamento Automático do Neutro, que desvia o surto elétrico para o neutro da sua instalação, sem a necessidade de uma malha de aterramento!
http://www.dl55.com.br/site/portugues/produtos/br_produtos_dps_linha_plugue_e_use.html#

aqui seriam bom, pois nao tenho ateramento. o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...