Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma boa fonte substitui um estabilizador?


Posts recomendados

Acabei de criar uma conta no Clube do Hardware, e correndo o risco de ser linchado por reviver esse tópico de 2 anos atrás:

Gostaria de agradecer pelas contribuições do faller e marco_piracicaba nesse tópico.

Comprei essa semana um PS3 e naturalmente logo após fiquei com dúvida se deveria comprar estabilizador ou nobreak. Comecei a aprender eletrônica naquela época dos computadores brancos, enormes e monitores "potencialmente" cancerígenos. Então eu sou daquele tempo que ao instalar qualquer aparelho eletrônico da era digital era automático assumir que DEVERIA colocar estabilizador. Hoje em dia eu estou mais velho, mais experiente e mais educado, mas velhos hábitos não somem fácil né... Por mais que se aprenda novos dados e teorias e explicações, ainda tem sempre aquele conhecimento "empírico" alojado na gente que por mais que a gente saiba que não tem embasamento, a gente ainda coloca no mesmo patamar que o bom conhecimento. Pesquisei bastante na internet e como sempre tive que peneirar os achismo, os trolls, os ignorantes e os que ainda sabem menos que eu. Suas contribuições nesse tópico foram MUITO boas, elevou a um outro patamar a "tiração" de dúvidas na internet.

Vou ficar feliz com meu filtro de linha agora.

Só gostaria de agradecer mesmo, correndo o risco de parecer bobo, mas é que eu quebrei a cabeça em cima disso por dias, e tive noites inquietas com pesadelos de meus equipamentos eletrônicos fritando de uma hora pra outra na sala.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

faller

eu nao entendi a conclusao da sua comparacao

afinal qual é a melhor escolha entre Upsai FHT-1200, Clone F8 e SMS Clean

Energy?

e o filtro ragtech? tem uma loja aqui na minha cidade q ainda tem esse antigo

vale a pena pra eu nao sair comprando adaptadores?

http://www.ragtech.com.br/produtosfilterline.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller

eu nao entendi a conclusao da sua comparacao

afinal qual é a melhor escolha entre Upsai FHT-1200, Clone F8 e SMS Clean

Energy?

A mim parece bem clara..

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5088453&postcount=207

e o filtro ragtech? tem uma loja aqui na minha cidade q ainda tem esse antigo

vale a pena pra eu nao sair comprando adaptadores?

http://www.ragtech.com.br/produtosfilterline.htm

Sem analisá-lo internamente fica difícil de se dizer algo.. Pelas características citadas sim parece ter alguma condição de ajudar sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

A mim parece bem clara..

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5088453&postcount=207

Sem analisá-lo internamente fica difícil de se dizer algo.. Pelas características citadas sim parece ter alguma condição de ajudar sim...

Olá Faller estou lendo o Livro: Montagem de Micros segunda edição do Gabriel Torres, numa passagem do livro e em uma das passagem ele recomenda comprar uma boa fonte de alimentação que já traz as funções de proteção embutidas, eu tendo uma ótima fonte será necessário a proteção de um filtro de linha? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Faller estou lendo o Livro: Montagem de Micros segunda edição do Gabriel Torres, numa passagem do livro e em uma das passagem ele recomenda comprar uma boa fonte de alimentação que já traz as funções de proteção embutidas, eu tendo uma ótima fonte será necessário a proteção de um filtro de linha? 

- Sempre é bom que a fonte tenha proteções, mas repare, essas proteções na fonte, ao contrario de um bom filtro de linha, não vão proteger seu modem, router, monitor impressora etc...

 

- Mais, se um varistor de uma fonte rebentar, estourar, queimar terás de retirar a fonte e leva-la a uma oficina para reposição dos mesmos, deixando parado seu PC por sabe-se la quantos dias... Isso se achares algum lugar que faca isso dai..  Com um filtro de linha, externo que e, somente tirarias fora o mesmo e colocarias outro ou ate mesmo mandaria para reposição dos elementos de proteção, mas nunca teria de parar seu PC...

 

- Dificilmente se vê fontes por ai com proteções estão aprimoradas quanto a dos melhores filtros de linha. Sequer fusível térmico nas fontes se usa...

 

- Você já viu um filtro de linha com os varistores explodidos para sentir o tamanho da cacaca que faz?????  Nem queira ver. Você não desejaria essa cacaca dentro de sua fonte...

Olhe ai, como exemplo:

68297094.jpg

 

56022458.jpg

 

Imagens by Darkseid nesse tópico dai: http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/o-filtro-de-linha-me-salvou.116208/

 

Então o Gabriel até pode estar coberto de razão mas vai preso igual... Prefira sempre um bom filtro de linha..  Se a fonte tiver proteções, ótimo, senão o filtro segura...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O estabilizador é desnecessário se vocês entendem como funciona a fonte do micro. Nem sempre há a proteção adequada montada por conta do custo e cada surto ou transiente tem características próprias, sendo inviável fechar contra tudo. No terceiro semestre do curso técnico, na disciplina Eletrônica de Potência, descrevo os tipos de proteções para instalações de todo porte e finalizo a duvida de meus alunos. Dentre alguns dispositivos, menciono e explico o funcionamento dos supressores, varistores, fusiveis, crowbar, circuit braker e centelhadores a gás. Como trabalhei na área de projetos de um grande fabricante nacional, leciono e reviso material didático na área, falo com certa tranquilidade.

Em breve sairão os livros, aguardem.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@faller Bom dia 

 

Sei que esta sua resposta é bem antiga, mas vi uma resposta sua: 

'O principal diferencial desse filtro ai sugerido pelo AlmeidaFilho é a sua qualidade e desempenho, superior sem dúvida a grande maioria do que se acha por ai, em réguas de proteção. 

Eu mesmo já tive um DVD estragado por algum surto de rede elétrica (nãotinha proteção alguma) Eu mesmo consertei. Se foram os diodos da fonte de alimentação. Típico de transiente de rede elétrica, quer por ruído elétrico normal na rede quer por alguma descarga elétrica induzida na rede em uma tormenta elétrica.'

 

Acredito que tive um problema parecido com o seu, estragou meu home theater, levei na assistência e disseram que teria de trocar a placa principal: detalhe, nem deu prazo de 5 anos e  sony não fabrica mais a placa, então perdi o aparelho. Na época deu muitos picos e falta de energia.

 

Minha pergunta, é: você conseguiu consertar seu dvd, o que fez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Minha pergunta, é: você conseguiu consertar seu dvd, o que fez?

Troquei os diodos da ponte retificadora, os capacitores e termistor, isso tudo na entrada de energia..

Sem isso consertado ao ligar o aparelho queimava direto o fusível do mesmo.. Nada funcionava

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em ‎19‎/‎11‎/‎2015 às 23:35, faller disse:

Troquei os diodos da ponte retificadora, os capacitores e termistor, isso tudo na entrada de energia..

Sem isso consertado ao ligar o aparelho queimava direto o fusível do mesmo.. Nada funcionava

Caro Faller,

 

Criei um vídeo para divulgar o conhecimento que especialmente você e o Marco Piracicaba passaram aqui.

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=8rlmj4RHXr8&t=13s

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...