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Uma boa fonte substitui um estabilizador?


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  • Membro VIP
Valeu pela resposta faller. Agora outra pergunta, a fonte tem um conector com a tomada de 3 pinos, mas a minha tomada tem apenas 2 pinos, como devo fazer para conecta-la a tomada?, pois meu Isotrafo converte as tomadas com 3 conectores em uma com 2, existe alguma regua que alie proteção e essa transformação em 2 pinos?, no manual do meu Isotrafo diz que ele tem frequencia de 60Hz e tempo de resposta < que 6 semi-ciclos, isso quer dizer que ele é mais lento que a fonte né? e no manual diz que ele não deve ser aterrado, isso não quer dizer que ele proteje tanto quanto o aterramento? obrigado desde ja,

abraços

Quanto a questão do 2 pinos ou 3 pinos. Use um adaptador. De qualquer modo na tomada de 2 pinos não ficará refletido o aterramento (que você não tem).

As proteções devem ser colocadas imediatamente na tomada elétrica. Devem ser o primeiro equipamento antes de todos os outros. Desse modo não seria adequado você tentar resolver, através do uso de uma régua de proteção, a inserção de seun plug de e pinos na tomada de seu transformador isolador que somente tem 2. Use um adaptador.

Dizer que ele não deve ser aterrado tem a ver com a função do transformador isolador, que é de provocar o desreferenciamento do secundário. Se você aterrá-lo, voltará a ficar referenciado ao terra. A função do isotrafo se perderá.

Quanto a proteger tanto quanto o aterramento: Não. Um bom aterramento é único em sua função. Nada o substitui. Entretanto é perfeitamente possível operar um PC sem aterramento algum. Penso que em cerca de 90% dos lares no Brasil isso acontece (operar PC sem aterramento). Existe entretanto nesses casos um risco assumido, que estatísticamente é baixo, de algum evento relacionado com distúrbios atmosféricos vir a danificar em maior ou menor grau seu PC. O transformador isolador não restititui o seu aterramento.

Abraço...

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  • Membro VIP
Valeu pela ajuda faller, pelo que eu entendi, como tenho uma zalman 360W com PFC ativo devo liga-la diretamente na tomada sem usar o meu Isotrafo, né?, que no caso não ajudaria em nda, mais atrapalharia?, obrigado,

abraços

Pelo menos tente. Se ao ligar direto na tomada seu PC não der choque, no gabinete, você não necessita de isotrafo. Nesse caso elimine-o. Providencie uma boa régua de proteção, para proteger todo seu equipamento. Só isso.

Abraço...

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Olá pessoal!

Alguém conhece o filtro de linha da GE modelo SU94043, facilmente encontrado nos sites de comparação de preços? Pois eu não encontrei as especificações técnicas detalhadas dele, e gostaria de saber se ele possui proteção EMI, RFI e as demais proteções necessárias à uma boa régua. Sei apenas que ele tem uma capacidade de absorção de 3.090 Joules e 10 tomadas.

E gostaria de saber também, do faller e do marco_piracicaba, se vocês conhecem algum bom material online sobre aterramento? Pois os que encontrei até agora são quase sempre o oposto do que foi proposto para esse post, ou seja, sem nenhum fundamento e sempre com alguém com ar de expert afirmando "aqui em casa nunca teve e sempre funcionou" ou então, "eu coloquei um prego na parede enrolei o fio nele e tá funcionando".

Valeu pessoal, um abraço à todos.

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  • Membro VIP
Esse seria um ótimo equipamento para se filtrar a tomada AC.

http://www.samsontech.com/products/productpage.cfm?prodID=1920&brandID=2

Você tem toda razão. Mundialmente as proteções associadas a equipamentos de áudio são bem mais eficazes e tem sempre uma preocupação muito maior com a eliminação de harmônicos, de distorção na rede, em função da alta sensibilidade dos equipamentos de áudio, se comparados com um PC

A Furman é outro fabricante mundial conhecido por bem cuidar da alimentação para os equipamentos de áudio. Pena que são um pouco caros...

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Bem acho q a maioria nao usam estabilizador pois a tensão já esta em 110v, bem onde eu moro a energia é tudo 220v, ou seja, muitos equipamentos eletricos precisam de produtos com entrada 220v e saida 110v, no caso aqui na regiao todos os micros são vendidos com estabilizadores, estabilizadores pelo menos com certificado do inmetro, nao sei se agora atualmente como sao os estabilizadores.

Aqui uso terra tudo certinho, uso 3 ou 4 haste de cobre no chao na parte mais humida da casa, as tomadas dos micros todas aterradas perfeitamente, mais ambos os micros usam estabilizador, trovado se tira tudo da tomada e da linha telefonica.

Agora eu pergunto, se por uma fonte com boa qualidade e um estabilizador, o a fonte pode queimar ou algo do tipo?

Bem em casa de o estabilizador travar o micro so quando apresenta defeito mesmo, onde eu trabalho em casa em clientes, todos com estabilizador, com aterramento e ninguem reclama de travamentos, normalmente se trava mais micros em apartamentos q nao tem fio terra.

Não sou formado em eletronica so sei o basico quase nada, mais muitas coisas esquecemos a teoria e vamos na pratica, e eu pergunto sera q estabilizador é estão ruim assim?

Não esqueçam de levar em consideração q onde moro a energia é tudo 220v.

ahhhh esqueci de algo importante, e se substituir o estabilizador por um no-break? sera q fica muito, muito., muito mais seguro q um estabilizador?

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  • Membro VIP

Se eu morasse em um lugar onde a alimentação fosse de 220 Volts procuraria colocar todos os meus equipamentos em 220 Volts (geralmente pode ser feito com exceção do Monitor). Caso alguns deles não pudessem operar em 220 Volts, colocaria um autotransformador, fácil de adquirir em uma elétrica qualquer para trazer de 220 para 110. Na entrada colocaria uma boa régua de proteção. (não uma extensão de tomada) e meu PC estaria protegido.

Já escrevi esse texto abaixo por ai no fórum mas trago ele para cá onde me parece ser o melhor lugar para ele:

Muitas pessoas confundem tudo na hora de escolher proteção para seu PC. Uma rápida observação na função de cada um desses típicos dispositivos;

1) Proteção: A proteção para o seu PC é tipicamente suprida pelos seguintes dispositivos;

- Fusível ou disjuntor: Tem a função de abrir, seccionar o circuíto elétrico na presença de alguma anormalidade;

- Varistores: Tem a função de clampar, limitar a tensão de entrada em um valor seguro. Na presença de uma anomalia, um pico de tensão, por exemplo, a função do varistor é a de segurar essa tensão, provocando um aumento de corrente, através do fusível ou disjuntor, fazendo com que ele se abra e proteja o restante do equipamento.

- Filtros: Tem a função de limpar a rede de picos, surtos, glitches, retirar as componentes de alta frequência evitando que as mesmas entrem no seu equipamento protegido.

As proteções podem ser encontradas dentro dos mais variados equipamentos, mas é possível encontrá-las também de modo isolado, dentro de réguas de tomadas. Geralmente desse modo, acompanhando as réguas de tomadas, pode se encontrar as proteções mais eficazes.

2) Estabilização: Essa função é feita tipicamente por dispositivos denominado estabilizadores. Podem ser encontrados isoladamente ou dentro de outros dispositivos. A função de estabilização é, no mínimo, de duvidosa necessidade. Os estabilizadores datam de época em que, nem a tensão da rede se mantinha dentro de níveis aceitáveis, nem as fontes de alimentação eram chaveadas. Atualmente as fontes para PC aceitam muito bem as alimentações que oscilem entre 90 até 132, se alimentadas em 110 Volts e de 180 a 264 se alimentadas em 220 Volts. É muito difícil que a sua rede sofra de tamanha variação. O ônus de se fazer uso de estabilizador é que o mercado está inundado de dispositivos dessa natureza que poderiam ser classificados como de muito ruins a péssimos, como já constatou o INMETRO e o outros. Se procurar na Internet facilmente encontrará dados sobre essas análises. A mecânica pela qual os estabilizadores fazem a correção de tensão é, na absoluta maioria dos casos, muito lenta e feita com o auxílio de relés. A quantidade de espúrios gerados, aliado ao tempo de retardo dessas correções, absolutamente mais atrapalha do que ajuda a fonte de alimentação. Com a popularização das fontes com PFC ativo na entrada, a faixa de tensão útil de trabalho dessas fontes fica em um range de 90 a 270 Volts, se necessidade da chave seletora. É muito fácil de ver que a tensão na sua casa não vai oscilar tanto assim. Se a rede variar tanto asim só posso dizer que mais nada vai operar legal na sua casa, de lâmpadas ao TV, mas seu PC, com uma fonte com PFC ativo sim.

3) No-break: A maioria absoluta das pessoas, e o mercado ajuda em muito, tem uma visão completamente errada dos no-breaks. Tenho visto o deslumbre das pessoas que, em tendo um no-break em sua configuração, pensam ter a sua energia gerada alí mesmo, dentro de sua casa, o tempo todo, sem ruídos, sem surtos, a mais limpa possível. Esse conceito só é válido para os no-breaks on-line, com dupla conversão e geração de senóide pura (isso pode valer de 2 a 4 mil reais) Os no-breaks mais comercializados no mercado, para uso caseiro, são equipamentos cujos valores de mercado oscilam entre R$ 200 a R$ 600. São no-breaks que somente entrarão em operação na falta de energia. Durante todo o tempo de energia comercial presente eles apresentarão, em suas tomadas de saída, a mesma energia que ele pega lá na tomada da parede. Pior que isso, ao faltar energia eles passam a gerar uma forma de onda retangular modificada, que em nada se parece com a forma de onda original da rede. Essa forma de onda não é nada indicada para a operação continuada. Serve somente para você, de modo o mais rápido possível, fechar suas aplicações e desligar seu PC.

4) Transformador Isolador: Esse dispositivo provê a isolação galvânica entre primário e secundário do mesmo. Muito usado para alimentar equipamento de suporte a vida, onde é necessário a colocação de sensores desses equipamentos em contato com o corpo humano. Seu uso nos PCs ficou difundido, de um lado pela falta de aterramento nas instalações elétricas e de outro pela péssima qualidade de fontes de alimentação que, de um modo ou outro, não ofereciam um bom isolamento entre os fios de entrada da rede AC e o chassi dessa fonte. A colocação do transformador isolador, nesses casos, provê a extinção da sensação de choque elétrico ao tocar no gabinete. O mesmo que faria um bom aterramento. O mercado aproveitando-se dessa constatação passou a defender o uso do transformador isolador como substituto do aterramento, quando não é.

5) Fontes de alimentação: As fontes de alimentação modernas aceitam muito bem as variações da rede elétrica em geral. Se você estiver constatando variações de rede elétrica de tal monta que a fonte de seu PC não tolera, verifique imediatamente essa instalação sob pena de um problema maior acontecer ai na sua casa. Veja que, em uma instalação típica de 110 Volts, se a tensão estiver em 100, seu refrigerador irá ter muita dificuldade em partir. Em 90 Volts o refrigerador não parte de modo algum, seu PC ainda vai rodar. Modernamente o conceito da Correção do Fator de Potência tem sido agregado às fontes dos PCs, felizmente. Uma fonte de PC com PFC ativo tem um trabalho bem mais suave, tem um funcionamento com bem menos stress a sua rede elétrica. Maiores detalhes sobre PFC aconselho um post meu nesse fórum: http://forum.clubedohardware.com.br/...otencia/431794

Resumindo. Se você quiser proteção, procure uma boa régua de proteções (valor de mercado de R$ 50 a 100).

Se precisar de energia alternartiva ininterrupta, procure um no-break, on-line, com dupla conversão, com geração de forma de onda senoidal (valor de mercado de R$ 2 a 4 mil).

Se necessitar isolação galvânica por que seu PC está dando choque e você não conseguiu resolver o problema, esconda-o com o uso de um transformador isolador. (valor de mercado de R$ 100 a 180).

Se você insistir na aquisição de um Estabilizador, porque você vai se sentir melhor (seu PC não precisa) então compre, mas antes verifique bem por ai na internet, nos testes do INMETRO, na boas indicações. Vai ser muito difícil você comprar um que seja bom. Ao comprar verifique se ele fornece a proteção adequada, tal como uma boa régua faria, caso não, não esqueça de também comprar uma boa régua de proteção.

Mas de qualquer maneira compre uma boa fonte para o seu PC, ele merece. Fontes com bom rendimento, fontes com PFC ativo, valem cada centavo que custam. Recomendo uma leitura em um post: http://forum.clubedohardware.com.br/...er-mais/452669

Abraço...

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  • mês depois...
  • Membro VIP
Cara no meu caso. Devo ligar o No-break no filtro de linha?

Aqui queda de energia é comum e por isso o No-break é util.

Qualquer equipamento que você tenha você deve ligá-lo num bom filtro de linha. A função do filtro de linha é essa. Ele segura as pontas para você. Protege seus equipamentos. Sempre ligue o filtro de linha na tomada direto. Seus equipamentos, quaisquer que sejam, devem ser ligados nas saídas do filtro de linha.

Abraço...

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faller

Devo ligar a um bom filtro de linha mesmo minha TV, geladeira, som?

Eu tenho um HT da Sony ligado a um Módulo Isolador Estabilizado de 440VA, da Microsol. Aqui no meu prédio não existe aterramento, então achei na época que seria uma boa ideia ter um treco desses. Ele me custou R$ 170 pesa 7kg... :D Após a leitura de tantas explicações suas e do piracicaba, eu comecei a pensar se joguei 170 no lixo e ainda estou prejudicando meu HT. Meu PC tem uma fonte tosca que veio no gabinete VCom 5556 (vide assinatura) e eu tenho medo de ligar ele direto na parede, visto que não tenho um filtro de linha decente, como descrito anteriormente. O que devo fazer??

Abraços

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Qualquer equipamento que você tenha você deve ligá-lo num bom filtro de linha. A função do filtro de linha é essa. Ele segura as pontas para você. Protege seus equipamentos. Sempre ligue o filtro de linha na tomada direto. Seus equipamentos, quaisquer que sejam, devem ser ligados nas saídas do filtro de linha.

Abraço...

beleza. Qualquer filtro de linha serve? Tem uns na Papel e Cia acho que é da Clone.

O No-break eu uso apenas para manter ligado por 3 minutos em caso de queda de energia, suficiente para salvar e desligar. Ou no caso de eu não estar em casa ele automaticamente desliga o PC em 3 minutos depois de entrar na bateria.

Ta beleza assim??

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  • Membro VIP
faller

Devo ligar a um bom filtro de linha mesmo minha TV, geladeira, som?

Eu tenho um HT da Sony ligado a um Módulo Isolador Estabilizado de 440VA, da Microsol. Aqui no meu prédio não existe aterramento, então achei na época que seria uma boa ideia ter um treco desses. Ele me custou R$ 170 pesa 7kg... :D Após a leitura de tantas explicações suas e do piracicaba, eu comecei a pensar se joguei 170 no lixo e ainda estou prejudicando meu HT. Meu PC tem uma fonte tosca que veio no gabinete VCom 5556 (vide assinatura) e eu tenho medo de ligar ele direto na parede, visto que não tenho um filtro de linha decente, como descrito anteriormente. O que devo fazer??

Abraços

Mal algum vai fazer para a sua geladeira se você colocar lá, antes dela, um bom filtro eliminador de surtos. Esse tipo de equipamento (geladeira) é por natureza muito mais resistente que os equipamentos eletrônicos. Eu diria assim, só coloque algum filtro lá, na geladeira, se já tiver colocado em todos os seus equipamentos eletrônicos.

Não pode também virar neura... Se você sair colocando filtros até no chuveiro elétrico, com certeza teus familiares vão acabar ligando para um manicômio...

A gente não costuma fazer isso (colocar filtro em todos os equipamentos eletrônicos) mas que vale a pena vale. O melhor modo de fazer isso, proteger toda a sua casa, é começar lá pelo quadro elétrico. Existem no mercado dispositivos chamados DPS que se coloca lá na caixa de distribuição.

Se você não quer chegar nesse nível, pode sim até elaborar esses filtros, e colocá-los nos seus equipamentos eletrônicos mais sensíveis, ou caros.

Tem aqui no fórum um tutorial do AlmeidaFilho com uma ótima dica de como construir um desses filtros, muito melhor do que a grande maioria daqueles que estão no mercado, num custo muito baixo... (não chega a R$ 20) e pode até baixar se você tem ou consegue alguns dos componentes.

Taí uma dica: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752

O principal diferencial desse filtro ai sugerido pelo AlmeidaFilho é a sua qualidade e desempenho, superior sem dúvida a grande maioria do que se acha por ai, em réguas de proteção.

Eu mesmo já tive um DVD estragado por algum surto de rede elétrica (não tinha proteção alguma) Eu mesmo consertei. Se foram os diodos da fonte de alimentação. Típico de transiente de rede elétrica, quer por ruído elétrico normal na rede quer por alguma descarga elétrica induzida na rede em uma tormenta elétrica.

Ou seja, eu mesmo estou tratando de fazer alguns desses filtros ai para colocar aqui em casa. Um filtro desses não consegue atrapalhar em nada e só ajuda.

Abraço...

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Boa fonte é sempre bem vinda!

Do mesmo modo um bom hd, cpu, placa mãe, placa de vídeo....

Antigamente os pc eram tido como equipamentos frágeis e sensíveis a rede elétrica, hoje com essas “ fontes boas” as coisas mudaram mas tem algumas coisas que não mudam.

Uma delas é a qualidade de alguns produtos brasileiros no caso o estabilizador.

Uma fonte boa custa por volta de 60 dólares o mesmo que um bom estabilizador.

Sim existe estabilizadores no exterior é só procurar no google que vocês acham(http://www.vistek.ca/details/details.aspx?WebCode=213304&CategoryID=ComputerAccessories) (http://www.onhop.ca/Product/1142504/LC1200/Tripp_Lite_-_1200W_Mini_Tower_Line_Conditioner_1200J) .

Uma fonte boa aqui sai por volta de 200 reais então um estabilizador também deve ter este preço, mas é fácil achar um por 40 reais ( alguém arrisca?)

A questão é a qualidade dos produtos comprados aqui no Brasil.

Eu ainda não estou convencido que o estabilizador seja desnecessário continuo usando e aconselho a usar.

Cuidado muitos usuários utilizam o filtro de linha alegando ser melhor que o estabilizador, mas infelizmente aqui no Brasil estes componentes são somente uma extensão, sem proteção nenhuma para o sistema. Um bom filtro de linha custa por volta de 90 reais ou mais depende da qualidade do produto.

Uma fonte para consulta atualizada:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobreaks/

Respondendo a pergunta:

Acredito que sim, uma boa fonte pode ser usada sem um estabilizador vagabundo, mas não substitui um bom estabilizador.

Um nobreak bom mais a fonte boa é o ideal.

Os estabilizadores teoricamente serviriam para amenizar picos de tensão, como os provocados raios, protegendo o equipamento, mas de qualquer forma não oferecendo nenhuma proteção contra perda de dados ou resets quando a luz piscar. O grande problema é que os estabilizadores baratos, que costumamos ver à venda por 30 ou 40 reais não servem para absolutamente nada. Se você ler os termos de garantia desse tipo de aparelho, verá que em muitos casos não existe garantia contra raios. Sem comentários...

Um bom estabilizador pode oferecer proteção contra raios, mas apenas casa seja ligado a um fio terra, caso contrário também será um gasto inútil. Uma forma de tentar diferenciar os estabilizadores é pelo peso, os estabilizadores muito leves ou muito baratos invariavelmente são ruins, pois são cortados vários componentes essenciais.

fonte: http://www.guiadohardware.net/artigos/fontes-alimentacao/

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  • Membro VIP
Os estabilizadores teoricamente serviriam para amenizar picos de tensão, como os provocados raios, protegendo o equipamento, mas de qualquer forma não oferecendo nenhuma proteção contra perda de dados ou resets quando a luz piscar. O grande problema é que os estabilizadores baratos, que costumamos ver à venda por 30 ou 40 reais não servem para absolutamente nada. Se você ler os termos de garantia desse tipo de aparelho, verá que em muitos casos não existe garantia contra raios. Sem comentários...

Um bom estabilizador pode oferecer proteção contra raios, mas apenas casa seja ligado a um fio terra, caso contrário também será um gasto inútil. Uma forma de tentar diferenciar os estabilizadores é pelo peso, os estabilizadores muito leves ou muito baratos invariavelmente são ruins, pois são cortados vários componentes essenciais.

fonte: http://www.guiadohardware.net/artigos/fontes-alimentacao/

Concordo com você amigo. Se estivermos falando sobre proteção de seus equipamentos eletrônicos, estabilizadores baratos são tão ineficientes e desnecessários quanto filtros/supressores baratos.

Entretanto, de nada vale para proteção um estabilizador que não contenha dentro de si um bom filtro/supressor.

Ou seja, a questão principal é. Para proteger somente um bom filtro de linha com supressor de surto, de boa qualidade e com os estágios necessários.

Estabilizadores nada conseguem fazer na tarefa de proteger. No regime normal operação eles são na verdade autotransformadores em sua maioria. Os surtos de tensão, transientes, glitches, ruídos etc. que estiverem presentes no primário do estabilizador vão aparecer tal e qual ai estão, na saída do mesmo.

Muitas vezes chego a pensar que essa febre por estabilizadores está lexicamente ligada a força que essa palavra tem. "Estabilizador". Na mente do consumidor o dispositivo que haverá de manter a tensão de saída sempre em um mesmo valor independente do que aconteça na entrada... O consumidor a partir dessa visão passa a entender que nada mais é necessário ser feito para proteção, uma vez que a tensão de saída, aquela que vai para o seu PC terá sempre o mesmo valor, porque está estabilizada, pelo estabilizador.

Raios, ruídos, surtos, transientes, impulsos elétricos, que caia o mundo antes do estabilizador pois depois do mesmo, aquela suavidade. A tensão estabilizada...

Essa é a visão que me parece permear a cabeça frágil do consumidor na sua materialização da ação que o estabilizador deve estar lá fazendo...

Doce ilusão. O estabilizador em si nada consegue fazer contra nenhuma dessas anomalias citadas. Tudo isso que se apresentar lá na entrada do mesmo aparecerá, sem modificação alguma, lá na saída dele.

Estabilizador = Máquina pré-histórica derivada do regulador manual de tensão, sem o menor sentido nem necessidade na função de estabilizar tensão num mundo onde as fontes chaveadas buscam tirar da rede elétrica, esteja ela como estiver *, o fornecimento de tensões estáveis e corretas para o seu PC.

* esteja a tensão como estiver dentro dos parâmetros estabelecidos para essa entrada.

Somente como exemplo costumo citar as fontes mais modernas, com PFC ativo, que conseguem operar desde 90 até 270 Volts de entrada. Para que estabilizar?

Proteção se consegue com um bom filtro de linha/supressor de surtos. Nada mais é necessário.

Em áreas onde costuma faltar muito frequentemente a energia, um bom no-break, sempre antecedido de um filtro/supressor, mais nada.

Abraço...

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faller,

Obrigado pela socialização do seu conhecimento! Mas esqueceste de de responder a segunda parte da minha pergunta, a parte relativa ao meu pc/som, vale ressaltar que ligo o pc ao som (HT Sony DDW880) por meio de cabo coaxial. E esqueci de mencionar um detalhe: aqui em brasília a tensão é 220V. Uma das funções do meu estabilizdor (Ragtech 300VA) é transformar a entrada 220V pra saída 110V e assim alimentar o PC. Eu poderia, então, colocar a entrada da fonte em 220V, e colocar um filtro de linha decente no lugar do estabilizador, mesmo sendo a minha fonte aquele lixo tecnológico (detalhe: ela oferece 7A na linha de +12V! o.O)?? Antes que você me excomungue por usar uma fonte nojenta, eu estou tentando viabilizar a compra de uma fonte de altíssima qualidade pela metade do preço que se paga no Brasil... :)

Abraços e obrigado novamente!

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  • Membro VIP

Sinto brsepultura. Uma coisa eu não entendi. Tens a real necessidade de alimentar alguma coisa em 110 Volts. Você fala no PC e no som . Ora o PC, mesmo com uma fonte cachorra, tem como chavear para 220. Seu som. Não tem como chaveá-lo para 220???

Olha aqui onde moro tudo é 127 Volts. Se na minha casa a alimentação fosse de 220 Volts, sem a menor somn=bra de dúvida ligaria lá todos os dispoditivos que pudesse. Teoricamente até se prova que o consumo é menor por conta da menor perda ohmica, mas nem é por isso, é por segurança mesmo..

Talvez seu monitor não tolere 110 correto? Resolva o problema dele e não chame toda a sua config para 110, só por causa de seu monitor..

Olha como eu faria (estou totalmente navegando no escuro, somente com suposições opor não ter entendido o que da tua config está lligado aonde)...

Sai da tomada e vai direto para um filtro delinha/supressor de surto. Isso dai geralmente é uma régua de tomadas. Tudo 220 Volts. Nessa régua de tomada ligaria direto todos os equipamentos que tolerassem essa tensão... Se porventura algum equipamento não tolerasse os 220 Volts, por exemplo o monitor, colocaria um autotransformador, comprado ali na elétrica para acertar os 110 Volts do Monitor.

Só isso...

Quanto a ligar o home theather com cabo coaxial ao PC, isso não tem nada a ver com a alimentação de um ou de outro... Não sei se entendi aquela tua colocação...

Abraço...

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Bom, então deixa eu explicar direito.

O Módulo Isolador Estabilizado 440VA alimenta o som, somente (uma tomada pro reciever e outra pro subwoofer). O estabilizador Ragtech 330VA alimenta o PC e o monitor, somente (uma tomada da fonte, uma do monitor 1, uma do monitor 2).

Todos os equipamentos, incluindo monitores e som suportam 220V.

Eu só não ligo o som diretamente na parede porque, como comentei anteriormente, não existe aterramento nesse prédio e eu não queria arriscar um equipamento tão caro.

O problema que eu tinha pensado era da ligação do HT no PC é que no manual do Módulo Isolador Estabilizado há um trecho dizendo que não se deve ligar um equipamento ligado à tomada tripolar, com aterramento. Só não tinha prestado muita atenção no aterramento... :P O site tem até o manual pra download em .PDF. Bom, de qquer forma o PC continua ligado sem aterramento, sem fonte que preste e sem estabilizador que preste... :(

Resumindo: devo então comprar umas réguas de alta qualidade (R$90 a R$100 cada) e ligar tudo lá e abandonar de vez meu estabilizador e módulo isolador? Não pretendo gastar R$ 1000 num no-break que trabalhe com ondas senoidais sem interferência, coisa que o Módulo Isolador Estabilizador diz fazer, pelo que entendi do manual.

Desculpe a insistência.

Abraços

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  • Membro VIP
Resumindo: devo então comprar umas réguas de alta qualidade (R$90 a R$100 cada) e ligar tudo lá e abandonar de vez meu estabilizador e módulo isolador? Não pretendo gastar R$ 1000 num no-break que trabalhe com ondas senoidais sem interferência, coisa que o Módulo Isolador Estabilizador diz fazer, pelo que entendi do manual.

Me parece que essa decisão é a mais centrada. Eventualmente poderias fazer um teste, para descargo de consciência. A ligação do teu Receiver + Sub-Woofer de modo direto, bem como o computador de modo direto, todos em 220, direto na tomada, sem estabilizador e sem MI e sem filtro ou proteção (só para teste) . Não te esqueças de comutar para 220 Volts os equipamentos antes de fazer esse teste.

Repare se o fato de retirar o MI introduz ou não alguma interferência no áudio que possa justificar o uso desse MI. Algumas vezes a ausência de aterramento pode provocar ruído nessa hora. Não provocando, não vejo necessidade alguma do MI, muito menos do estabilizador. Providencie sim uma boa régua de proteção com filtro de linha/prtotetor contra surtos, e seja feliz...

Abraço...

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Isso é possível ?

E o melhor: os produtos são dotados de tomadas de 2 pinos (bipolares) com o exclusivo sistema PAN - Posicionamento Automático do Neutro, que desvia o surto elétrico para o neutro da sua instalação, sem a necessidade de uma malha de aterramento!

http://www.dl55.com.br/site/portugues/produtos/br_produtos_dps_linha_plugue_e_use.html#

O que acham ? O filtro da Clamper parece excelente, a tomada de 2 pinos é que parece ser um " problema ", no caso de se ter aterramento.

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