Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Habilitar o DMA do DVD-RW


Posts recomendados

Oi, li o seguinte tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/habilitar-dma-leitor-t263442.html) e fiquei com dúvidas:

  1. O meu 'Controladores IDE ATA/ATAPI' tem 2 IDE PRIMÁRIOS (post-108539-13884943168671_thumb.jpg). É normal? Que eu saiba tenho um HD sata 2, corretamente instalado, um drive de disquete e um gravador de DVD como master primário).
  2. No tópico fala que o correto é "Modo De Transferência Atual em Ultra DMA, Modo 2 ou Ultra DMA, Modo 4". O do meu PRIMEIRO canal IDE primário está em Ultra DMA, Modo 5 (post-108539-13884943169301_thumb.jpg). É melhor ou pior para o desempenho do micro?
  3. E por fim, o meu SEGUNDO canal IDE primário está em PIO (post-108539-13884943169734_thumb.jpg). Coloco em DMA?

Grato a quem ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ericosilveira,

Eu não tenho SATA por aqui instalado... comprei um HD SATA mas ainda não tive tempo de instalar, portanto não sei te responder se aparecerá 2 canal primário... penso que o correto seria apenas um... e no seu micro está dobrado... se você não tivesse com SATA por ai, eu te diria para remover um canal, mas como o seu está como UDMA 5 (penso que corresponde ao SATA), então se você quiser ariscar, remova o outro... não sei se você vai conseguir e não sei qual será a consequencia, portanto avalie você mesmo... quanto a estar em UDMA 5, os SATA são nesse nível mesmo e são bem mais rápidos do que o UDMA 4 ou 2... quando escrevi aquele artigo não tinha SATA sobrando no mercado... hehehe...

O seu canal IDE secundário corresponde ao seu gravador e está em PIO... mude para DMA SE DISPONÍVEL e na linha de baixo deverá ficar em UDMA 2 ou UDMA 4... se não ficar, após um boot, siga as dicas que coloquei, quanto a tentar habilitar a DMA do gravador... isso você deverá fazer com que o desempenho do gravador melhore bastante...

Uma outra coisa que você poderá tentar, se o acima não resolver, é desinstalar o drive do gravador (IDE secundária) e reiniciar... os drives serão reinstalado no boot e pode ser que volte com os drives corretos... leia mais em: http://support.microsoft.com/?kbid=817472

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica de desinstalar o drive do gravador e reiniciar funcionou comigo. Eu estava tendo problemas na hora de gravar DVDs ficava sempre no modo Pio

nesse modo a tranferência de dados são mais lentas.Quando ficava nesse modo os dvds eram gravados em + ou- 34min(4x) , já no modo Ultra DMA 2 em

14min(4x).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcio79,

Apenas uma correção no que você escreveu... não adianta colocar para gravar em 500x, pois o sistema vai gravar dentro de certos parâmetros... observando na hora da gravação a taxa de transferência, dá para deduzir qual é a velocidade real que está sendo utilizada... gravar em 2x corresponde a uns 30 minutos... em 4x, uns 15 minutos... em 8x, uns 8 minutos... portanto, quando você disse "34min(4x)" foi o tempo que gastou e o que você setou no programa de gravação, mas que não foi alcançado, ficando em 2x real...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae, pessoal, por enquanto, estou com outros problemas no PC, então não posso testar as dicas agora. FAREI ISSO O QUANTO ANTES e responderei se funcionou ou não.

Elmo, no meu canal IDE secundário eu não tenho nada instalado (attachment.php?attachmentid=52459&stc=1&d=1178564962).

Eu tenho no modo PIO o meu segundo canal IDE primário.

Outra dúvida: TODOS os cabos IDE de 80 vias tem os conectores com cores diferentes?

post-108539-13884943300613_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ericosilveira,

Se você seguiu as poucas dicas do tópico e não conseguiu resolver, penso que seguindo as dicas da MS deverá conseguir... lembre-se de que eu falei no texto sobre instalar os drives da placa mãe que devem ter vindo em um CD...

No caso, remova o segundo canal IDE primário, que não está em UDMA... o do UDMA5 deve ser do HD SATA... não toque nele.. hehehe...

Creio que dessa forma, com os drives e deletando o canal, deverá entrar o UDMA do gravador, após o boot... conte o resultado depois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com um sorriso amarelo, lá vai eu falar do DVDFab de novo... :blush:

Mas... é que o DVDFab Decrypter tem uma funçãozinha pode ativar a DMA automaticamente.

www.dvdfab.com/free.htm

Acho que é útil pra galera que não tem muito jeito com o método manual que o Elmo explicou (e bem explicado).

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ae, pessoal, seguinte: coloquei o meu SEGUNDO canal IDE primário em dma se disponível, como ele continuou, mesmo após 'BOOT', como modo PIO, eu desinstalei o meu SEGUNDO canal IDE primário e o meu canal IDE secundário (aquele que não tinha nada). Então, após reiniciar, foi reinstalado automaticamente ambos os canais. E ficou assim: o meu SEGUNDO canal IDE primário ficou agora em ultra DMA modo 2; o meu canal IDE secundário ficou sem nada (como estava antes).

Dei uma olhada no interior na minha placa mãe e vi que o meu HD SATA está na conexão com o número mais baixo (algo como sata 0, deu para entender?), o meu DVD-RW está no IDE mais baixo (0 ou 1, não me lembro).

Então, pelo jeito, é normal eu ter dois canais IDEs primários? O PRIMEIRO em ultra DMA 5 e o SEGUNDO em ultra DMA 2.

Essa é a melhor config para o meu PC?

Devo conectar meu DVD no segundo canal IDE da minha placa-mãe?

Existe vantagem do modo DMA 4 para o 2?

Se sim, tem como eu passar do modo 2 para o 4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ericosilveira,

Bem, instalei meu SATA e então passei a ter 2 canais IDE primários e 2 secundários... não entendi direito o que ocorreu... mas vou pesquisar... o HD IDE anterior vai para o micro do filho... ocorreu o mesmo que ocorreu com você... e para dificultar o meu entendimento, o HD IDE não aparece nos dispositivos e é ele quem está dando o boot... muito estranho...

Quanto a UDMA 4, ela é muito mais rápida do que UDMA 2, mas isso é uma característica do periférico... não tem como você trocar... o máximo que se pode fazer é configurar para ela trabalhar na maior UDMA que ela aceita e não em modo PIO... a grande maioria dos gravadores são UDMA 2... o meu pioneer 112D é UDMA 4... o LG 4163 que substituí é UDMA 2...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...