Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] HP/Compaq v6210br


manic182

Posts recomendados

Comprei o meu em Janeiro. Aproveitei e comprei uma memória com a seguinte especificação:

1GB DDR2 667MHz PC2 5300/5400

200 Pinos banhados a ouro

SO-DIMM (Dual in-line memory)

Cas Latency 4

tensão 1.8V, Unbuffered

no ECC, sem paridade

Sem dissipador de calor

configuração 64 x 8 (baixa densidade)

Tirei fora o pente de 256MB e coloquei esse de 1GB no mesmo slot. Agora o sistema está instável e trava rapidamente.

Será que instalei uma memória incompatível? Alguém enfrentou o mesmo problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o meu em Janeiro. Aproveitei e comprei uma memória com a seguinte especificação:

1GB DDR2 667MHz PC2 5300/5400

200 Pinos banhados a ouro

SO-DIMM (Dual in-line memory)

Cas Latency 4

tensão 1.8V, Unbuffered

no ECC, sem paridade

Sem dissipador de calor

configuração 64 x 8 (baixa densidade)

Tirei fora o pente de 256MB e coloquei esse de 1GB no mesmo slot. Agora o sistema está instável e trava rapidamente.

Será que instalei uma memória incompatível? Alguém enfrentou o mesmo problema?

aqui eu deixei a original do note (256) e adcionei a de 1gb ficando com 1.28gb e não tive problemas. qual a marca da memória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui começou a dar o problema com a placa wireless, tem horas funciona outras não, pelo que vi pode ser trocada facilmente pois ela e pci-e, apesar de estar na garantia to pensando em trocar por uma melhor, sera que compensa? Quais seriam as especificações de uma boa?

ps.: pesquisei melhor e parece que com esse problema não adianta trocar apenas a placa wireless.

DSC07323.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui eu deixei a original do note (256) e adcionei a de 1gb ficando com 1.28gb e não tive problemas. qual a marca da memória?

O selo é Zeppelin, o responsável por essa marca é a Jeylin:

http://www.jeylin.com.tw/index_en.htm

A etiqueta do Zeppelin diz o seguinte:

1G/667/6416UL

1207 002EG7(so)ZPOB010326

Já a etiqueta da memoria original tem o seguinte:

256MB 1R x 16

PC2-5300S-555-12-C3

Ja tentei trocar o slot e também tentei colocar os dois (original e novo). Em qualquer situação o sistema trava. Estou usando o Mandriva original, mas o Debian installer também trava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém conseguiu entrar no modo avançado de configuração da BIOS: configurando latência de memória RAM, quantidade de memória compartilhada com o video, etc ?

O suporte técnico da HP está tirando o corpo fora... eles me disseram que qualquer pente de memória SO-DIMM DDR2 667MHz deveria funcionar no note. A minha memória Zeppelin 1GB não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O selo é Zeppelin, o responsável por essa marca é a Jeylin:

http://www.jeylin.com.tw/index_en.htm

A etiqueta do Zeppelin diz o seguinte:

1G/667/6416UL

1207 002EG7(so)ZPOB010326

Já a etiqueta da memoria original tem o seguinte:

256MB 1R x 16

PC2-5300S-555-12-C3

Ja tentei trocar o slot e também tentei colocar os dois (original e novo). Em qualquer situação o sistema trava. Estou usando o Mandriva original, mas o Debian installer também trava.

pode ser incompatibilidade ou a memória tá com problemas, aqui eu uso markvision com chip adata e não tenho problema. tenta levar a memo em quem te vendeu.

Aqui começou a dar o problema com a placa wireless, tem horas funciona outras não, pelo que vi pode ser trocada facilmente pois ela e pci-e, apesar de estar na garantia to pensando em trocar por uma melhor, sera que compensa? Quais seriam as especificações de uma boa?

ps.: pesquisei melhor e parece que com esse problema não adianta trocar apenas a placa wireless.

DSC07323.jpg

o problema é na solda do chipset nvidia que com a alta temperatura ela funde e descola o chip da placa. essa solda é do tipo BGA.

"BGA ou Ball Grid Array. Este é um tipo de conexão de microchips muito usado atualmente, onde o chip possui pequenos pontos de solda na sua parte inferior, que são soldados diretamente na placa mãe. O chip é encaixado e a solda é feita numa câmara de vapor a aproximadamente 180 graus, temperatura em que a solta de funde mas que ainda não é suficiente para derreter os demais componentes da placa mãe, incluindo os conectores plásticos e os chips, que suportam temperaturas um pouco mais altas. O BGA é utilizado por vários componentes, entre eles chipsets e chips de memória, destinados principalmente a portáteis. Existe ainda uma série do processador C3 da Via que utiliza este tipo de conexão como forma de cortar custos. As placas mãe já vem com os processadores soldados, mas existe o inconveniente de não ser possível atualizar o processador. A Via chama o C3 neste formato de "EBGA", onde o "E" vem de "Enhanced"."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ser incompatibilidade ou a memória tá com problemas, aqui eu uso markvision com chip adata e não tenho problema. tenta levar a memo em quem te vendeu.

o problema é na solda do chipset nvidia que com a alta temperatura ela funde e descola o chip da placa. essa solda é do tipo BGA.

"BGA ou Ball Grid Array. Este é um tipo de conexão de microchips muito usado atualmente, onde o chip possui pequenos pontos de solda na sua parte inferior, que são soldados diretamente na placa mãe. O chip é encaixado e a solda é feita numa câmara de vapor a aproximadamente 180 graus, temperatura em que a solta de funde mas que ainda não é suficiente para derreter os demais componentes da placa mãe, incluindo os conectores plásticos e os chips, que suportam temperaturas um pouco mais altas. O BGA é utilizado por vários componentes, entre eles chipsets e chips de memória, destinados principalmente a portáteis. Existe ainda uma série do processador C3 da Via que utiliza este tipo de conexão como forma de cortar custos. As placas mãe já vem com os processadores soldados, mas existe o inconveniente de não ser possível atualizar o processador. A Via chama o C3 neste formato de "EBGA", onde o "E" vem de "Enhanced"."

Esse problema do bga foi o que o cara lá da assitencia me disse que mais dá problemas na HP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se o problema é o calor, por que a hp não instala um mini cooler no chipset? poderia ser até um passivo como aqueles usados em mobo, ou estender uma peque placa de cobre do chipset até o cooler do processador. esse defeito é de projeto pois atinge milhões de notes no mundo inteiro, justamente naqueles que são muito usados, quando o cara usa pouco o note e não joga nele, isso nunca acontece. por isso que quem usa o linux tem pouco problema, pois é um usuário que não joga nem usa muito o note em aplicações pesadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também não uso o note para jogar, na verdade nem o computador, já passei dessa época, uso o Playstation 2, muito mais prático e divertido. Mas esse notebook não foi feito para jogos e sim para uso SOHO (pequenos escritórios e serviços como office, email e internet).

Como gosto de usá-lo no colo ele aquece bastante pois a ventilação é tampada pelas pernas, ou pelo lençol quando o uso na cama. Então comprei uma prancheta de madeira, daquelas bem baratinhas, tirei aquela parte metálica e ficou uma base perfeita, parece que foi feita sob medida. Agora posso usar ele onde quiser que a saída de ventilação estará sempre desobstruída.

Vida longa a ele e ao seu wireless! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Alguém poderia rodar o benchmark do CrystalMark para mim e postar o screenshot aqui??

Esse benchmark é leve, de só 2,5Mb para baixar: o link dele é este http://www.softpedia.com/progDownload/CrystalMark-Download-33090.html

Icefly, fiz os testes com o Crystalmark, mas não entendi nada dos resultados, se puderem me explicar fico agradecido. Lembrando que minha maquina está com overclock de 25% feito pelo nvidia ntune. É isso... ^_^

Seguem as imagens

crystalmarkmc3.jpg

cpuidtq1.png

cachememgf7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ser incompatibilidade ou a memória tá com problemas, aqui eu uso markvision com chip adata e não tenho problema. tenta levar a memo em quem te vendeu.

Como adquiri a memória no eBay cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=290197444726 e o frete de devolução sai por minha conta, vale mais a pena vendê-la ou achar um jeito de mudar a latência na BIOS do Compaq v6210.

Será que a nova BIOS F.3D tem alguma configuração avançada pra memória?

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-56284-1&lc=pt&cc=br&dlc=pt&product=3432960&os=228〈=pt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como adquiri a memória no eBay cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=290197444726 e o frete de devolução sai por minha conta, vale mais a pena vendê-la ou achar um jeito de mudar a latência na BIOS do Compaq v6210.

Será que a nova BIOS F.3D tem alguma configuração avançada pra memória?

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-56284-1&lc=pt&cc=br&dlc=pt&product=3432960&os=228〈=pt

Amigo não tem opções de latencia das memorias na F.3D!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o meu processador por um Turion X2 e por enquanto ainda não vi nenhum benefício, na verdade, não recomendo que ninguém faça isso em casa, é uma trabalheira danada, e as peças do note não desencaixam com facilidade como aparece nos vídeos do site da hp, algumas dão muito trabalho e é o maior sufoco o medo de quebrar o negócio ou entortar alguma coisa.

Levei mais que duas horas e mesmo colocando os parafusos todos em sequencia (você tira praticamente todos os parafusos do note) quando remontei sobraram alguns, hehehe...

A tampinha que tem o botão desliga então é a que da mais trabalho, e lá se foi a minha garantia... os cabos do note pra quem nunca mexeu com isso, melhor nem começar... Quando ele tava alí todo desmontado bateu o desespero, pensei que só a assistencia daria um jeito, montei, mas sobraram parafusos e para encaixar o teclado e a tampinha que tem o botão liga desliga foi um tal de tira parafuso e coloca parafuso que estava perdendo a paciencia...

O note ligou, tudo funcionando, o problema é que agora o Windows fica pedindo um tal de ACPI Multiprocessor PC e eu não consegui encontrar isso pra instalar.

Ganho de performance, não notei nenhum, na verdade o 3dmark 2001 que antes marcava 4600 pontos agora marca 2700, o need for speed está rodando mais devagar, tá complicado, será que vou ter que instalar o Vista?

_________________________________________________________________________________________________________________

Para tentar consertar o problema do ACPI Multiprocessor reinstalei o windows, deixei que ele se atualizasse do site da microsoft e baixei um otimizador para dual core que tem no site da AMD, pronto, o XP parou de ficar pedindo drivers.

Quanto à performance, no 3Dmark 2001 ela voltou pra 4600, mesmo número que marcava com o Sempron, e com o Aquamark 3 também continuou em 11,70fps.

Rodei o CristalMark que foi proposto aqui no tópico e deu esse resultado:

xpreinstalado.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual Turion X2 você comprou? Bem com a troca de processador o Windows não reconhece direito mesmo, a dica é formatar e reinstalar o Windows.

Instalei um TL52 que foi enviado por um amigo dos EUA.

Tem algum benchmark especifico para processador?

_______________________________________________________________

Para identificar os locais de calor no notebook fiz esta montagem:

2255333620_e893219404.jpg?v=0

Abaixo uma foto comparando o processador Sempron com o Turion X2:

2254535305_7765258f48.jpg?v=0

_______________________________________________________________

Nos moldes do que eu havia feito com o Sempron 3500+ fiz com o Turion TL52, um teste de temperatura rodando por três vezes consecutivas o Aquamark 3 com opções High e depois rodando por uns 20 minutos o Flight Simulator X, a diferença aqui foi que pude aumentar as opções de gráficos para ficarem mais pesadas, a maioria das opções em High e as opções de cenário em Ultra High, o computador rodou em 20 fps tranquilo, o Sempron as vezes nem conseguia abrir o jogo e quando rodava com essas opções chegava em picos de 9 fps, mas o normal era rodar com 4 a 6 fps.

Vejam a tabela comparativa de temperatura:

2254977675_dd438208ae.jpg?v=0

Fiz também uma tabela comparando as temperaturas do Sempron com as do Turion X2, o Turion roda mais frio na maior parte do tempo, quando se está utilizando para serviços mais simples, como internet ou edição de testo ele nem esquenta a cabeça, eu imagino que seja por ele estar sempre utilizando uma carga pequena de processamento para a maior parte das atividades, mesmo rodando Aquamark ou Flight em nenhum momento o log acusou 100% de processamento na CPU. Pelo processador ser 31W contra 25W do Sempron, achei que ele rodaria bem mais quente.

Na realidade o log do Everest acusou a temperatura da CPU mais alta para o Turion X2 em contrapartida às temperaturas CPU Core bem mais baixas que as do Sempron, quem puder explicar a diferença e a relevância entre essas temperaturas, por favor o faça...

Vejam a tabela:

2255776016_99dfd22328.jpg?v=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notebooks HP Pavilion série dv6000 e Compaq Presario série v6000 - Ampliação do serviço de garantia limitada HP

A HP identificou um problema de hardware em alguns notebooks HP Pavilion série dv6000 e Compaq Presario série v6000.

Se você tiver um notebook da série HP Pavilion dv6000 ou Compaq Presario v6000 com as características listadas abaixo e verificar um ou mais dos sintomas descritos a seguir, entre em contato com a HP, para ver se você tem direito ao conserto gratuito.

NOTA: Este programa de ampliação do serviço está disponível na América Latina por 24 meses após o ínicio da Garantia Limitada HP padrão para problemas listados abaixo; caso contrário se aplica o padrão atual de garantia limitada.

Determine se o seu computador é elegível para reparo gratuito

Siga as instruções abaixo para verificar se você tem direito ao conserto gratuito:

Etapa 1: Identifique a série e número de produto do notebook

Verifique a Etiqueta de serviço do notebook para determinar se ele tem um dos números de produto da tabela abaixo.

  1. Se o número de produto do notebook estiver listado em uma das tabelas abaixo, siga para a Etapa 2, para mais instruções.
  2. Se o número de produto do notebook não estiver em uma das tabelas abaixo, então o notebook não está incluído no programa de Ampliação do Serviço de Garantia Limitada.

HP Pavilion dv6xxx e Compaq Presario v6xxx

GD795LA GG261LA RM661LA RQ384LA GG258LA GG400LA RM662LA RQ385LA GG259LA GG401LA RQ383LA RX556LA GG260LA KA341LA GN491LA GM695LA GA443UA

Onde estão a série e o número de produto do notebook?

A etiqueta de serviço, localizada na parte inferior do notebook, contém a série e o número de produto do notebook.

c01307063.jpg1 - Número do produto

2 - Série

Etapa 2: Identificar os sintomas

Se o número de produto do computador estiver listado acima e o notebook tiver um ou mais dos sintomas listados abaixo, entre em contato com a HP durante a Vigência da Ampliação do Serviço de Garantia Limitada HP, para determinar se você tem direito ao reparo gratuito.

Os sintomas abaixo se aplicam aos notebooks séries dv6000 e v6000:

  • O notebook não detecta redes sem fio e o adaptador sem fio não é detectado no Gerenciador de Dispositivos.
  • Não há vídeo no tela LCD do computador ou monitor externo.
  • O notebook não tem energia e não há LEDs ativos.
  • O notebook não se inicializa.
  • O indicador de carga da bateria não se acende quando a bateria está instalada e o adaptador AC está conectado.
  • O notebook emite um único bipe, durante a inicialização, indicando que não há alimentação.
  • O monitor externo funciona, mas não há imagem na tela LCD do notebook.

Ampliação do serviço

Após a HP consertar o notebook, ele ainda será coberto pelo programa de Ampliação do Serviço de Garantia Limitada HP por 24 meses após o início da Garantia Limitada HP padrão ou por 90 após o conserto gratuito, o que vier depois.

NOTA: Se o seu notebook foi reparado de um dos problemas acima e você foi cobrado pelo serviço, entre em contato com a HP para verificar se você pode ser reembolsado.

Assistência técnica

Após a HP receber o notebook, ela empregará os seus melhores recursos para reparar o notebook dentro de 10 a 14 dias úteis.

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01319037&lc=pt&cc=br&dlc=pt&product=3432960〈=pt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...