Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com Adaptador SATA p/ IDE


Gengiva_Sangrenta

Posts recomendados

Prezados

Estou com um HD Samsung SATA SP2504C/7200rpm, para ser instalado numa mobo que não tem SATA somente IDE.

Comprei o seguinte adaptador no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-56023298-adaptador-sata-p-ide-ou-ide-p-sata-bidirecional-pr-entrega-_JM

Entretanto a mobo nao reconhece o HD e ja configurei o adaptador de todas as maneiras possíveis e mesmo assim nao funcionou.

Alguem conhece algum macete pra esse troço funcionar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Façamos igual ao esquartejador, vamos por partes. Estes adaptadores NÃO precisão de driver, isso é fato.

  1. O cabo de força da plaquinha está corretamente ligado?
  2. No setup da máquina a porta IDE está configurada corretamente? Na minha mobo(asus P5N-SLI) eu posso desativar qualquer uma, as duas ou nenhuma das duas portas, e ainda escolher que canal pesquisará a existência de dispositivo conectado a ele. (lembre-se que cada porta IDE permite dois dispositivos conectados à ela, no meu caso, minha mobo tem duas portas IDE,
    a Primaria e a Secundaria cada uma tem dois canais o Mestre(master) e o Escravo(slave)). Obs.: Em mobos mais antigas vinham mais duas portas a terciária e a quartenaria.
  3. Veja se o jump de configuração da plaquinha está correto. Se está sozinha em uma porta IDE deve estar como master, se estiver compartilhando com outro dispositivo tem de configurar os dois, um como master e o outro como slave.

Só mais um lembrete, a parte SATA não precisa fazer nada alem da conexão física. Claro que nesse seu caso HD SATA->mobo IDE no caso oposto é um pouco mais fácil, o HD IDE tem de estar em master e conectar a plaquinha na porta SATA(só existe uma ressalva, as primeiras portas SATA PODEM não se dar bem com dispositivos SATA2 por isso que os HD e estas plaquinhas vem com uma chave para forçar o dispositivo a ser SATA1.)

Se possível me manda um e-Mail para informar se conseguiu, se não talvez possa ajuda-lo. E tambem porque não sou muito freqüente em fóruns.

Boa sorte. Carvalho <[email protected]>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Façamos igual ao esquartejador, vamos por partes. Estes adaptadores NÃO precisão de driver, isso é fato.
  1. O cabo de força da plaquinha está corretamente ligado?
  2. No setup da máquina a porta IDE está configurada corretamente? Na minha mobo(asus P5N-SLI) eu posso desativar qualquer uma, as duas ou nenhuma das duas portas, e ainda escolher que canal pesquisará a existência de dispositivo conectado a ele. (lembre-se que cada porta IDE permite dois dispositivos conectados à ela, no meu caso, minha mobo tem duas portas IDE,
    a Primaria e a Secundaria cada uma tem dois canais o Mestre(master) e o Escravo(slave)). Obs.: Em mobos mais antigas vinham mais duas portas a terciária e a quartenaria.
  3. Veja se o jump de configuração da plaquinha está correto. Se está sozinha em uma porta IDE deve estar como master, se estiver compartilhando com outro dispositivo tem de configurar os dois, um como master e o outro como slave.

Só mais um lembrete, a parte SATA não precisa fazer nada alem da conexão física. Claro que nesse seu caso HD SATA->mobo IDE no caso oposto é um pouco mais fácil, o HD IDE tem de estar em master e conectar a plaquinha na porta SATA(só existe uma ressalva, as primeiras portas SATA PODEM não se dar bem com dispositivos SATA2 por isso que os HD e estas plaquinhas vem com uma chave para forçar o dispositivo a ser SATA1.)

Se possível me manda um e-Mail para informar se conseguiu, se não talvez possa ajuda-lo. E tambem porque não sou muito freqüente em fóruns.

Boa sorte. Carvalho <[email protected]>

poderia me dar uma força tb?

minha placa é m871g pcchips e tem entradas ide , mas comprei um gravador sem saber e era sata , entam comprei um adaptador bidirecional " sata ide - ide sata "que conecto na placa ( ide ) e entam fica saida sata pra conectar no novo dvd sata ok. e no adapatador tem tambem outro cabo que sai dele pra conectar na força certo. entam meu pc não reconhece o dvd e nem no setap nada nada nada , como poderia arrumar isso

obs: antes era um gravador ide e estava normal ai quebrou entam comprei outro e não consigo gravar ele não é recohecido .

me ajude por favor

calegarirocha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poderia me dar uma força tb?

minha placa é m871g pcchips e tem entradas ide , mas comprei um gravador sem saber e era sata , entam comprei um adaptador bidirecional " sata ide - ide sata "que conecto na placa ( ide ) e entam fica saida sata pra conectar no novo dvd sata ok. e no adapatador tem também outro cabo que sai dele pra conectar na força certo. entam meu pc não reconhece o dvd e nem no setap nada nada nada , como poderia arrumar isso

obs: antes era um gravador ide e estava normal ai quebrou entam comprei outro e não consigo gravar ele não é recohecido .

me ajude por favor

calegarirocha

Meu caro calegarirocha, pelas experiencias que tive pude ver que esses adaptdores só funcionam com HD e pelo menos o meu só funciona HD SATA -> ADAPTADOR -> PLACA MÃE. O conselho que eu te dou é: tenta trocar esse DVD-SATA por um DVD-IDE onde você o comprou, tenho certeza que vai evitar grandes aborrecimentos:p. Se tu fez as ligações e não deu certo, a troca me parece o melhor caminho.

Boa Sorte!!! Carvalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...