Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando e reinicializando ao entrar em jogos.


Duplex

Posts recomendados

Recentemente tive um problema com meu PC e pude resolvê-lo consultando este fórum. Por isso vou contar aqui o que ocorreu com meu PC, apesar de já ter resolvido, para outras pessoas que tenham o mesmo problema.

Escrevi uma historia completa quase que por desabafo, mas quem estiver com pressa, no final vou deixar um resumo.

HISTORIA DETALHADA

Após algumas quedas de energia aqui no meu bairro (acho q foi esse o motivo), percebi que meu PC estava travando quando o deixava ligado baixando arquivos e reinicializando quando estava mais de 5 minutos jogando, e ainda por cima, de vez em quando aparecia aquela famosa tela azul escrito: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL. Tudo bem, é o típico erro de memória, baixei o programa memtest-86, e ele encontrou várias entradas com defeito. Comprei outras duas memórias e substitui as com defeito. Achei q já tinha resolvido o problema, mas a minha saga não tinha nem começado.

O meu PC continuou travando (menos, mas continuava) e quando entrava em jogos reinicializava, então comecei os testes normais:

Examinei a temperatura da CPU e da placa mãe -> tudo normal

Com meu PC aberto fui ver se os coolers estavam rodando -> todos normais

Tirei e coloquei de volta todas as placas e memórias -> continuou no mesmo jeito

Examinei as novas memórias com o memtest-86 -> sem defeito nenhum

Reinstalei o Windows, afinal um sistema degradável poderia ser a causa -> nada

Passei o Chkdsk em todas as unidades -> nenhum problema

Consultei as informações do sistema e procurei por conflitos de IRQ -> nada

Reinstalei todos os drivers possiveis (placa-mãe, video, som etc) -> igualzinho!

E já no final, em total desespero, tirei todas as placas, desconectei todas as unidades, deixando apenas o HD do sistema operacional e a placa de vídeo encaixadas e continuou dando os mesmos problemas!!

Ao menos já poderia excluir várias causas. Podia ser problema físico no meu HD, da minha placa de vídeo ou da placa mãe. Foi quando em algumas das minha reinicializacoes apareceu outra tela azul citando um arquivo da placa de vídeo: ati.dll.

Eureca!! Descobri o problema! Se apareceu erro em um dos drivers da placa de vídeo, o problema todo era na minha placa de vídeo, oras. Como tinha outra placa de vídeo mais antiga (uma GeForce 64Mb), substitui e aparentemente havia resolvido o problema, pois entrava nos jogos e não mais reinicializava. Fiquei contente por ter encontrado o problema, mas triste tabém porque gostava da minha placa de vídeo – não era nada do além, mas era uma Radeon 256Mb q tinha apego sentimental - mas fazer o q, vou juntar uma grana e comprar outra.

Porém antes de procurar outra placa deixei meu computador ligado e fui trabalhar, no retorno minha raiva contida veio a tona - meu PC estava travado como antes! Contendo minha ansiedade e vontade estratosférica de pegar todo o conjunto PC, teclado, mouse e monitor e atirá-los pela janela, peguei minha placa de vídeo Radeon e levei no meu vizinho. Coloquei na maquina dele e não apresentou problema algum.

Okey, então por final o que sobrou? Minha placa mãe estava em pane, e eu teria que troca-la.

Bem, acostumei-me com a ideia de ficar sem PC por um bom tempo. Mas havia um teste q não tinha feito: o da fonte. Eu havia descartado essa hipótese porque minhas unidades de CD/DVD funcionavam perfeitamente, inclusive juntas e quando eu desconectei tudo (drives, placas, dispositivos USBs), continuou dando o mesmo problema. Mas para desencargo de consciência me propus a fazer esse ultimo teste. Peguei emprestada a fonte do vizinho, que era da mesma potencia da minha, 300W, e pus no meu computador. Entrei no jogo que costumava reinicializar em menos de 2 min, e fui esperando o inevitável acontecer, passou-se 1 min, nada, 2, nada, 3!! Nada! 5 minutos?? Um recorde!

Não era possível! Todos os sintomas diziam o contrario! Não pode ser a fonte!

Não podia ser, mas era!

A porcaria da fonte estava com problemas e dava todas essas panes, inclusive apontando para drivers da placa de vídeo. No outro dia comprei outra fonte, substitui a em pane, e após passadas mais de 3 semanas, nenhuma travada ou reinicializada ocorreu. Pra ver como as coisas são, maldita lei de Murphy, tinha q ser o último teste???

Espero que minha experiência trágica sirva para outros que possuam o mesmo problema!

Um grande abraço a todos!

HISTORIA RESUMIDA

Após quedas de energia, o PC travava ao ficar ligado muito tempo, reinicializava durante jogos e aparecia uma tela azul escrito: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL.

Substitui as memórias e a tela azul parou de aparecer, mas continuou as demais panes.

Fiz os seguintes testes:

Examinei a temperatura da CPU e da placa mãe -> tudo normal

Com meu PC aberto fui ver se os coolers estavam rodando -> todos normais

Tirei e coloquei de volta todas as placas e memórias -> continuou no mesmo jeito

Examinei as novas memórias com o memtest-86 -> sem defeito nenhum

Reinstalei o Windows -> nada

Passei o Chkdsk em todas as unidades -> nenhum problema

Consultei as informações do sistema e procurei por conflitos de IRQ -> nada

Reinstalei todos os drivers possiveis (placa-mãe, video, som etc) -> igualzinho!

Desconectei tudo deixando apenas HD e placa de vídeo – continou dando pane

As unidades de CD/DVD rodando juntas não dava problema algum

Instalei minha placa de vídeo em outro PC – não deu pane alguma no outro PC

No final achando que era problema da placa mãe, descobri que a pane era da fonte! Ela estava com defeito, substitui e nao tive mais problema algum.

Espero poder ter ajudado, um grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...