Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador dando choque. aterramento incorreto?


Bakuryu

Posts recomendados

Olá!

Estou com o seguinte problema. Meu PC dá choque se eu tocar em qualquer parte metálica e estiver descalço.

Usando um multímetro resolvi verificar a tensão (DDP) entre meu corpo (descalço) e o computador. O multímetro acusou quase 60V AC.

Isso é normal ou a instalação do terra está incorreto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Embora não tenha maiores conhecimentos sobre eletrônica posso assegurar que

há algo errado, pois a maior tensão com que a fonte alimenta o computador é de

12V DC, então, se o seu está apresentando 60V na medição que fez, retire sua

fonte e lige com ela isolada do gabinete e verifique se continua a passagem de

60V medindo do gabinete e depois faça a mesma medição partindo da fonte, não

deve ocorrer passagem de 60V partindo do gabinete, mas provavélmente voce

vai ter esses 60V quando medir partindo da fonte, pois é o único local no micro

de onde pode estar passando tensão tão elevada. Se for, troque a fonte.

Boa sorte

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá!

Estou com o seguinte problema. Meu PC dá choque se eu tocar em qualquer parte metálica e estiver descalço.

Usando um multímetro resolvi verificar a tensão (DDP) entre meu corpo (descalço) e o computador. O multímetro acusou quase 60V AC.

Isso é normal ou a instalação do terra está incorreto?

Não é normal não. Um bom aterramento iria resolver isso. Considere entretanto a dica e os procedimentos aconselhados acima pelo colega adcarvalho. Sua fonte pode estar com alguma parte ou peça danificada levando potencial de rede para a carcaça.

Nesses casos você poderá tentar girar o plug na tomada da rede (se você não estiver usando tomadas tripolares). Geralmente a sensação de choque desaparece ou minimiza. De qualquer modo isso denota ou falta de aterramento ou alguma peça/parte danificada na fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho, quando percebi isso pela primeira vez, achei que era o monitor velho que eu tinha, pois tinha sido mexido e poderia estar tenho fuga de tensão pelo terra.

Mas hoje eu tenho uma fonte nova e um monitor novo.. o problema persistiu. Uma vez consertando o micro de um amigo em casa percebi que o mesmo ocorria mesmo sendo outro PC.. e agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muito estranho, quando percebi isso pela primeira vez, achei que era o monitor velho que eu tinha, pois tinha sido mexido e poderia estar tenho fuga de tensão pelo terra.

Mas hoje eu tenho uma fonte nova e um monitor novo.. o problema persistiu. Uma vez consertando o micro de um amigo em casa percebi que o mesmo ocorria mesmo sendo outro PC.. e agora?

Não sei de que é feito o piso ai do teu site, mas acho que não é de madeira, tenho certeza que não é de carpete. Deve ser de lajota, ladrilho, laje, alguma coisa por ai, e tu deves gostar de trabalhar no micro, dentro ou fora, descalço.

Essa é a razão dessa fuga... Tu crias um caminho bom para a corrente fugir pelo gabinete/teu corpo/terra.

Aliado a isso certamente temos ai uma ausência de aterramento também.

Algumas vezes é possível encontrar um ponto de referenciamento através de um capacitor de baixo valor, do fase até o aterramento (cuja função é a de drenar altas frequências para o terra). Se não existir o aterramento na verdade se tem a fase ligada ao gabinete (que deveria estar em um potencial de terra) por um desses capacitores de baixo valor.

Nesse caso só falta um bom caminho para o terra para conseguires sentir o choque.

O piso, teus pés descalços já bastam nesse caso para fazer o caminho da corrente para a massa.

Ou seja. Nessa hora você que está fazendo o aterramento de seu computador....

Como poderia dizer nossas mães....... "Vá botar uma chinela menino!"

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o choque mais fd... que se pode tomar eheheh.

aqui em casa tem aterro so no meu micro e o da minha irma fica sem. minha mae quando vai limpar o quarto dela sempre com os pes descalcos, rela no gabinete dela. Ai nao tem outro jeito, sempre toma aquele arrepio inesperado aUHahuaHUHau

mas ja o meu, ixi é descalco, molhado, sem chinelo e de ponta cabeca. NUNCA deu Choque.

É colega, deveis olhar para seu aterro. Distancia e se ele esta junto com outros fios tb implica em um aterro ruim. aqui em casa ele só esta a 5 metros do pc.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É gente! Obrigado pelas respostas:lol:. Menos das piadinhas <_<.. eu só quis exemplificar uma situação de choque, eu não fico descalço não POXA. E é taco mesmo por isso é gelado!

Verifiquei conforme dito e concluí que o problema é o aterramento sim. tem um problema sério de ferrugem nos terminais da barra enterrada.

Mas ainda fica uma pergunta no ar.. de onde vem 60V de tensão alternada?? Acho que vou ter que analisar cada periférico isoladamente.. quando tiver tempo faço isso, e posto de novo.

valeu Faller, adcarvalho, giovannifilipe, leonardoRP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas ainda fica uma pergunta no ar.. de onde vem 60V de tensão alternada?? Acho que vou ter que analisar cada periférico isoladamente.. quando tiver tempo faço isso, e posto de novo.

Tu medes 60 volts ai mas é com a alta impedância do multímetro. Essa tensão ai não tem força para nada além de te dar uma beliscada.

Se duvidas, pegue um abajour e liga uma ponta dele no gabinete e a outra encosta no chão. No teu pensamento deveria ter ai os teus 60 Volts. Vai ter nada. Não vai acender a lâmpada mesmo que fraco. A baixa impedância da lâmpada faz um divisor de tensão com a alta impedância de sei lá, aquele capacitor de pequeno valor dentro da fonte e babaus, lá se vai a tensão em cima da lâmpada... Pode medir agora, não vai ter mais os 60 Volts. Nem perde tempo, ajeita logo esse teu aterramento ai ou senão ... vai botar umas chinelas guri...

Brincadeira e um grande abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se trata do tão conhecia caracteristica e não defeito de um computador estar dando choque. Eu garanto que não é um defeito, e espero ser claro em minhas ideias e só destacarei os pontos relevantes de uma fonte de alimentação vcc.

Para a alimentação de semicondutores, elemento básico da eletrônica atual, é necessário uma alimentação de onda constante com o decorrer da linha do tempo no máximo de 12 vcc. A rede elétrica tem a caracteristica de ser alternada tipo senoidal com o decorrer da linha do tempo, de 220 vac ou 110 vac.

Para reduzir eletrecidade local se utiliza o conceito de transformadores para depois filtra-la em tipo continua, e o transformador usa o conceito de magnetizar um núcleo por bobina primaria e com uma bobina secundaria de numero de espiras proporcional a redução ou aumento da tensão desejada, para isso se usa um núcleo um bloco de ferrite formado por placas evernizadas com isolante pois como a bobina secundaria e outras partes de metal próximas do campo magnético estará sendo criado uma corrente elétrica.

É por isso que o transformador usa folhas no núcleo isoladas, diminui a fuga dividindo em várias correntes.

Portanto toda fonte de alimentação ou outro equipamento bobinado (motores, reatores, etc..) tem fuga elétrica, a quantidade depende dos diversos fatores do uso e qualidade de um equipamento.

Como não ter fuga, só aterrando, mas se houver muita fuga o relógio vai lá pra cima, já peguei isso em chuveiro aterrado, aí se usa um relê diferencia que quando a fuga está alta desarma o sistema elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu trabalho de eletricista e muitas vezes no local aonde eu trabalho isso acontece e nunca é aterramento é so você arranjar uma chave de testes de energia ,aquela simples mesmo e testar se a fase da tomada de sua casa esta do lado direito se estiver na esquerda peça alguem para inverter que resolve,muitos aparelhos o terra è retirado junto com o neutro e se estiver fase ele fica dando esses choques ruins

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...