Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de Oscilador


Smarley2

Posts recomendados

Coooooncerteza, mas até que em fim nos entendemos, hehehe

Eu vou fazer com um transistor assim, mas eu tenho certeza absoluta que ele suporta mais de 1000V. Pois eu medi a tensão que voltava da bobina e é um coisa de mais de 1000V.

Por isso que eu acho que o transistor não pode ser um IRF740 e sim um BU508.

Com aquele diodo no positivo do transformador não voltará tensão da bobina certo?? E qual diodo deveria ser??(digamos que eu faça um trafo para 600V ou 700V)

E sobre o transformador tu tens algumas dicas para me dar?? E tem ideia de quanto sai um?

Como você mediu a tensão que sai da bobina?

Pode usar o IRF740 sim, mas se você prefere um BU508, sem problemas.

Bom, como o trafo é de baixa corrente, pode usar o 1N4007 mesmo. O diodo serve para assegurar que não haverá tensão reversa no transistor.

Bom, voltamos ao problema do 700V novamente, eu sinceramente acho que com 700V não vai dar certo. Primeiro por causa dos problemas de isolação. Depois devido ao simples fato: Será que a isolação do enrolamento primário da bobina suporta uma tensão de 700V?

Sobre o transformador, tem que ligar em algum lugar que enrola e pedir para te enrolarem um trafo elevador de tensão de 12V para 700V, 60W, 3000 Hz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, eu vou começar por baixo então, 320V

Eu estava medindo a tensão que cheg a bobina, ai quando eu acelerei o motor, o multimetro marcou como se tivesse passado do limite, que ja estava na escala de 1000V, e eu conversei com o Tazaki se não me engano, e ele me falou que realmente existe este retorno da bobina.

Este IRF740 é NPN?

E qual transistor eu poderia usar como gatilho??(teria que ser um PNP)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, eu vou começar por baixo então, 320V

Eu estava medindo a tensão que cheg a bobina, ai quando eu acelerei o motor, o multimetro marcou como se tivesse passado do limite, que ja estava na escala de 1000V, e eu conversei com o Tazaki se não me engano, e ele me falou que realmente existe este retorno da bobina.

Este IRF740 é NPN?

E qual transistor eu poderia usar como gatilho??(teria que ser um PNP)

Sim, você isso é chamado de "back-emf" ou "auto-indução" ou como você disse "força contra eletromotriz", mas pode ser contornado com o uso do varistor já que são somente picos.

O 740 é Canal N (análogo ao NPN). Por que o transistor deve ser PNP? Você pode projetar todo o circuito usando soment NPN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui esta o motivo pelo qual o PNP, diz ai o que tu acha:

como eu devo o transistor de gatilho como NPN pois vou ter que alimentar a base com o dinal de 12V da ignição eletrônica e vai passar 0V para o Q2, que no caso seria um BU508 ou IRF740, ambos NPN, e como NPN's necessitam de tensão maior na base do que no emissor. Mas como eu conseguiria esta tensão, se esta chegando 0V na base deles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui esta o motivo pelo qual o PNP, diz ai o que tu acha:

como eu devo o transistor de gatilho como NPN pois vou ter que alimentar a base com o dinal de 12V da ignição eletrônica e vai passar 0V para o Q2, que no caso seria um BU508 ou IRF740, ambos NPN, e como NPN's necessitam de tensão maior na base do que no emissor. Mas como eu conseguiria esta tensão, se esta chegando 0V na base deles?

Para isso que existe os artifícios eletrônicos, vou dar um exemplo:

post-13676-1388494340386_thumb.gif

Concorda comigo que quando você tem um pulso positivo na entrada, vai ter um pulso positivo na saída, em ambos os casos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu só posso concordar mesmo, hehehe

Pois eu não conheço muito sobre eletrônica.

Pelo que eu vi ali, no segundo esquema só com aquele resistor na entrada eu diminuiría a tensão né??

Mas NPN não deveria ter tensão maior na base?

E o R2 seria para garantir o fechamento do transistor certo?

Eu só não entendi muito o primeiro esquema.

Porque a saída dos 2 transistor esta ligada diretamente ao terra?

E porque o Q2 esta sendo acionado pelo positivo da bateria??

Se tu puder explicar melhor como funciona este esquema eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que eu cometi um grande erro,

Eu estava pensando no projeto como se a ignição mandasse um sinal de 12V para a bobina, quando, na verdade, ela esta chaveando o negativo, que seria o terra certo??

Eu vou postar um desenho aqui, e gostaria da opinião de vocês de se estou correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu estiver certo(que o terra seja o sinal) eu poderia fazer o circuito assim?

Eu posso usar um IRF630 no Q3?? ele vai receber 12V da chave e liberar o terra para o circuito total, o terra do oscilador e o terra do trafo(que vai para a bobina), sera que ele aguenta?? Ai eu vou deixar o circuito todo ligado direto o VDC1.

Eu posso usar um TIP105 no Q4?? Ai ele receberia o sinal da ignição e deixaria passa 12V, para o Q2 que precisa de uma tensão maior que 0V.

O Q2 será um IRF740 ou BU508(6 reais), o que sair mais em conta.

Estou certo??

O circuito precisa de mais alguma coisa(resistores, etc..), ou eu posso montar assim?? porque eu não entendo muito de eletrônica, e não sei se é necessario colocar um resistor aqui, outro ali.

Eu vi em outras ignições que elas usavam dois capacitores de 1nf, na saída do positivo. Seria necessário?? e serveriam para que??

aguardo respostas para comprar os transistores, obrigado.

post-161763-13884943408859_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu estiver certo(que o terra seja o sinal) eu poderia fazer o circuito assim?

Eu posso usar um IRF630 no Q3?? ele vai receber 12V da chave e liberar o terra para o circuito total, o terra do oscilador e o terra do trafo(que vai para a bobina), sera que ele aguenta?? Ai eu vou deixar o circuito todo ligado direto o VDC1.

Eu posso usar um TIP105 no Q4?? Ai ele receberia o sinal da ignição e deixaria passa 12V, para o Q2 que precisa de uma tensão maior que 0V.

O Q2 será um IRF740 ou BU508(6 reais), o que sair mais em conta.

Estou certo??

O circuito precisa de mais alguma coisa(resistores, etc..), ou eu posso montar assim?? porque eu não entendo muito de eletrônica, e não sei se é necessario colocar um resistor aqui, outro ali.

Eu vi em outras ignições que elas usavam dois capacitores de 1nf, na saída do positivo. Seria necessário?? e serveriam para que??

aguardo respostas para comprar os transistores, obrigado.

Esquemático tá todo errado.

Bom, vamos lá:

Um projeto é algo objetivo, você tem que se decidir:

Vai usar o BU508 ou o IRF740? Os 2 se comportam de maneira diferente, ao fazer o gatilho deles, o circuito é diferente, pois um é TBJ outro é MOSFET.

O Q3 é inútil (para que serve?).

O Q4 não tá servindo para nada, ele vai levar a comporta do IRF740 à 0V ou vai zerar a base do BU508.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Q3 na verdade, é para não deixar o circuito sempre ligado, e ligar ele somente quando for ligada a chave, entende? Teria como fazer isso?

Eu vou usar o BU508, como deveria ser o acionamento dele?

O Q4 seria o gatilho, que iria acionar o BU508 com 0V.

Diz ai como tu achas melhor fazer, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo circuito que ja tenho seria somente desligar o pina 4, pois ja tenho um resistor na saída do pino 3 ao terra.

E sobre ligar depois do resistor na saida da chave eu não estaria ligando o terra junto aos 12V que vem da chave?? Como funcionaria isto?? n estaria em curto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Q3 na verdade, é para não deixar o circuito sempre ligado, e ligar ele somente quando for ligada a chave, entende? Teria como fazer isso?

Eu vou usar o BU508, como deveria ser o acionamento dele?

O Q4 seria o gatilho, que iria acionar o BU508 com 0V.

Diz ai como tu achas melhor fazer, valeu.

Como você quer acionar um NPN com 0V na base? Lembre-se que a base de um NPN tem que ser mais positiva que o coletor.

Se sua intenção é usar o Q3 para desligar o oscilador, existe uma forma mais simples. Desligue o pino 4 do 555 do 12V. Ligue um resistor de 1K a 10K do pino 3 ao terra (-). A junção do resistor com o pino 3 ligue nos 12V após a chave de ignição.
Pelo circuito que ja tenho seria somente desligar o pina 4, pois ja tenho um resistor na saída do pino 3 ao terra.

E sobre ligar depois do resistor na saida da chave eu não estaria ligando o terra junto aos 12V que vem da chave?? Como funcionaria isto?? n estaria em curto?

Nem precisa. O próprio fio de 12V que vai para a alimentação original da bobina só se liga quando se coloca a chave do carro na ignição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto!. Eu só queria corrigir o que postei antes.

Simplifique o circuito do acoplador óptico (acoplador + 1 transistor PNP)

Posse usar um TIP105??(menciono ele por ja ter em mãos)

E como ficaria o circuito agora?

Anexo:

Seria somente isto ou teria que colocar algum resistor ou alguma coisa mais??

E alguem poderia me explicar o porque destes resistores que ligam a base ao emissor por exemplo, e para que eles servem??(porque não adianta muito eu pegar o esquema ali e fazer, mas não saber o que eu estou fazendo né).

valeu

post-161763-13884943624705_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu postei ao mesmo tempo que tu tinha postado e não vi o seu esquema. Foi mal.

valeu pelo esquema!

Eu olhei os datasheet do, TIP32, TIP42, e BD138, e vou usar o TIP42 por suportar mais corrente, mas no fim são todos iguais né.

E eu posso usar os 12V depois da chave para alimentar o oscilador, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tudo bem, mas coloque um resistor entre o emissor desse TIP e a base do BU508 para limitar a corrente.

A configuração de emissor comum (NPN com emissor ao - e PNP com emissor ao +) é mais recomendável para maior ganho de tensão/corrente e velocidade de resposta. O Coletor comum (coletor do NPN ao + e coletor do PNP ao -) é só para ganho de corrente. Seu ganho de tensão é menor que 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, mas coloque um resistor entre o emissor desse TIP e a base do BU508 para limitar a corrente.

Mas eu vou fazer o esquema que tu postou, que ja esta dimensionado.

Porque eu não sei calcular que valores eu deveria usar, ou melhor, calcular eu até sei, eu não sei qual seria os valores de corrente ideal. Tu sabe me dizer onde eu encontro?

Pra calcular seria somente U=R.I certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...