Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de Oscilador


Smarley2

Posts recomendados

Tu tens certeza que seria somente dobrar a tensão de entrada??

Mas onde estaria o fundamento das ignições que eu vejo(tanto caseiras como industriais) de largar 600, 700V no primário da bobina??

Tem certeza que a tensão de saída aumenta na mesma proporção??

no caso ela iria aumentar 50 e tantas vezes, 20.000 X 50 = 1.000.000V acho que não seria isso, ou seria??

Acho que tem alguma coisa errada ai.

Essa proporção não funciona com bobinas de ignição, simplesmente porque não são transformadores, estão mais para reatores, certo? Ele trabalha com "spikes", não com uma transformação direta.

Isso se chama CDI, Ignição de Descarga Capacitiva.

Você carrega um pequeno capacitor com tensões até de 500V, e na hora da ignição o capacitor descarrega no primário da bobina.

Por razões de perdas e outras coisas, você não chega à picos de 1.000.000 V, eu te digo que não passa dos 40.000V.

O que aumenta é a energia entragada, supondo que na convencional você, sei lá, cria centelhas de 1mJ (milijoules), na CDI você cria centelhas com 10mJ.

E isso sim, aumenta a eficiência de queima do seu combustível.

Lembrando que a potência será a mesma, 60W. Agora, a pergunta é, como você vai elevar a tensão de 12V para 24V, com uma potência entre 30W e 60W?

Não seria simplesmente fazer um oscilador tipo o da primeira página ali, que um cara postou, que libera entre 20-40W, aquele ali da no máximo 3,3A em 12V. Ai quando aumentasse a tensão a corrente diminuiria na mesma proporção certo?? mantendo a potencia

Mas qual o objetivo do oscilador? Se eu colocar pulsos de 12 Vdc na minha bobina, ela terá o mesmo comportamento se eu colocar trem de pulsos de 12 Vac nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não teria que passar os 12 Vdc para 12 Vac para poder transformar ele?

É que a tensão vem da bateria que é DC

Viu, eu só fiquei confuso agora, pois o cavalodf falou para esquecer a I, sendo que nós discutimos tanto o quanto de corrente seria seguro. Tu entendeu porque ele disse isso?

Qual seria tua opinião sobre a corrente que deveria ser usada com 700V por exemplo.?

Lembrando que se eu usar aquele oscilador que libera de 20-40W eu terei entre 0,03A e 0,06A com 700V certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não teria que passar os 12 Vdc para 12 Vac para poder transformar ele?

É que a tensão vem da bateria que é DC

Viu, eu só fiquei confuso agora, pois o cavalodf falou para esquecer a I, sendo que nós discutimos tanto o quanto de corrente seria seguro. Tu entendeu porque ele disse isso?

Qual seria tua opinião sobre a corrente que deveria ser usada com 700V por exemplo.?

Lembrando que se eu usar aquele oscilador que libera de 20-40W eu terei entre 0,03A e 0,06A com 700V certo?

Aquele oscilador não libera 40W, não libera nem 20W. O 741 consegue trabalhar, com no máximo, 0,5W.

Ou seja, vai precisar de um oscilador 100x mais potente que esse.

Quer uma dica? Trabalhe com tensão quadrada, aí você projeta um multivibrador astável com um transistor drive de potência.

Mas a questão é a seguinte, como você vai transformar esses 12V para 700V? Qual o meio que você vai utilizar, um transformador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se entendi,

tu diz para eu trabalhar com a tensão DC mesmo???

É que tem um leve probleminha que eu acho q todos ja perceberam, eu so muito leigo a respeito de eletrônica, hehehe

O multivibrador que tu se refere seria um oscilador, com um transistor potente na saída dele?? teria algum projeto para me indicar??

E a tensão eu vou elevar com um transformador sim, por isso eu preciso de corrente alternada, a não que exista outro meio de eu aumentar esta tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se entendi,

tu diz para eu trabalhar com a tensão DC mesmo???

É que tem um leve probleminha que eu acho q todos ja perceberam, eu so muito leigo a respeito de eletrônica, hehehe

O multivibrador que tu se refere seria um oscilador, com um transistor potente na saída dele?? teria algum projeto para me indicar??

E a tensão eu vou elevar com um transformador sim, por isso eu preciso de corrente alternada, a não que exista outro meio de eu aumentar esta tensão.

Não falo para você usar DC, eu falo para você usar uma onda quadrada ao invés de senoidal.

Agora, você vai precisar de transformadores com núcleo de ferrite, já que a freqüência do oscilador deve ser, pelo menos, 10x maior que a freqüência máxima das centelhas de um carro.

Num carro de 4 cilindros, à 8000 RPM, a freqüencia dos pulsos do platinado é de aproximadamente 300 Hz.

Então você vai precisar de um oscilador quadrado de, pelo menos, 3kHz (3000 Hz).

Procure por multivibrador astável que você encontra bastante projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra coisa tambem.

Eu não precisaria me procupar com potência se eu fizer usar este tipo de onda?

E eu poderia usar por exemplo um capacitor de 1uF e um resistor de 100ohm??(ai eu conseguiria 0,73/0,0001 = 7300hertz e o período Total iria ser de 0,00014s sendo que o motor )

Ou eu tenho que usar um capacitor de valor maior??(no que ele iria influenciar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmm, valeu cara.

Pelo que eu olhei no datasheet estes valores seriam de no mínimo 1Kohm e 0,1uF.

Mas eu vi no datasheet tambem, que no modo astable ele teria ali um capacitor entre o pino 5 e o terrra, alguem sabe para que seria??

E para eu ter os 12V oscilando na saída eu teria que alimentar o 555 com 12V??

Eu poderia usar a mesma resistencia no R1 e R2?? porque dai eu usaria 1kohm ali, porque dai eu usaria um capacitor 0,1uF mesmo.

Alguem me indicaria algum valor para eu conseguir os 3000hertz?

E tu poderia me passar o desenho para eu poder eliminar o 555 naquele esquema q te passei??

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu zurca1599.

Eu vou fazer umas adaptações num circuito que eu tenho aqui para testar ele.

E qual seria a corrente que passaria por ele??(a bateria tem uns 60 amperes)

Só pra eu saber quantos A eu terei na saida.

E o trafo eu tenho que mandar fazer ele para a corrente que eu quero, para corrente de consumo(4 a 5A no máximo), ou para corrente que ele vai receber??(no caso do oscilador)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse oscilador não vai fornecer corrente para a bobina e sim excitar o gate de um transistor de potência ( powerMOSFET) para que este chaveie a bobina. Na falta do 2SK725 que você tinha postado no projeto original sugiro um IRF740 ( 10A 400V 0,55ohm ) que custa +/- R$2,50 aqui na região.

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/I/R/F/7/IRF740.shtml

Se já tiver usando o Transistor original, pode continuar usando também.

Não esqueça o dissipador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu formulei mal a minha pergunta ali porque eu entendi errado o uso deste oscilador.

Eu tinha entendido que eu largaria a saída dele direto em um trafo, mas agora pelo que o soschip falou, ele apenas serve para excitar um transistor, que ira mandar os 12V para o trafo, estou certo agora?

Eu teria que colocar um transistor que aguentasse a corrente que a bobina iria consumir ou que viria da bateria??(alguem me indica um?)

porque se for somente a corrente que a bobina iria consumir o transistor pode ser mais fraco que o 2SK725(que paguei 13pau) ou que este IRF740 né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso mesmo!

Existem vários além do IRF740. Por exemplo o IRF630 aqui na minha cidade custa

R$1,90. Ele é para 9A, 200V e a resistência no estado ON é de apenas 0,4ohm.

( é para 9A DC e 36A Pulsante como o seu caso)

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/I/R/F/6/IRF630.shtml

Lembrando que quanto menor a resistência, menor é o aquecimento, pois:

P(W) = R(ohm) x I(A) x I(A) - a potência dissipada é igual a resistência vezes a corrente ao quadrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então eu vou escolher um destes 2 que tu me falou, porque são bem mais baratos.

Pois é, este que você me indicou por último esquenta muito menos, comparando ao 2SK725, que dissipava 150W no máximo, e este IRF630 somente 75W.

E tu lembras que tu tinha me dito um jeito de tirar o 555 neste projeto que eu coloquei anexado aqui agora??(eu não lembro direito como era, eu teria que inverter o celetor com o emissor e colocar uma resistencia se não me engano, mas não lembro de quanto).

Lembrando que este circuito ai embaixo serve somente para receber o sinal que vem da ignição, e no lugar deste 2SK725 vai ser um BU508 ou algum deste mesmo genero, para mandar a tensão que viria do transformador e vai para a bobina.

Só que pelo que li no datasheet do BU508 eu posso colocar no máximo 5V na base dele. Estou certo? E ele serviria para o uso que quero?

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/B/U/5/0/BU508.shtml

E tu sabe me dizer porque neste projeto ai embaixo eu tenho tensão na base do BD138?? Não seria somente o sinal entrando ali?? Para que se coloca tensão na base dos transistores??

valeu pela ajuda.

post-161763-13884943318851_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E estava pensando em comprar um BU508 para poder testar este fim de semana, se ele vai funcionar. Eu iria tirar o negativo da bobina e colocar na base, e pegar um negativo da bateria e colocar no collector, e pegar um fio do emissor e mandar para a bobina.

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/B/U/5/0/BU508.shtml

Teria que funcionar se eu fizer isto né?(ou precisa colocar mais alguma coisa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hein, mas pra que serviria o oscilador se no final das contas eu vou usar a mesma corrente DC que vai passar pelo transistor(que sera acionado pelo oscilador) e ir para o transformador(não daria para eu transformar a DC)??

o.O

Transformadores só funcionam com tensões pulsantes ou alternadas.

E estava pensando em comprar um BU508 para poder testar este fim de semana, se ele vai funcionar. Eu iria tirar o negativo da bobina e colocar na base, e pegar um negativo da bateria e colocar no collector, e pegar um fio do emissor e mandar para a bobina.

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/B/U/5/0/BU508.shtml

Teria que funcionar se eu fizer isto né?(ou precisa colocar mais alguma coisa)

Dica:

Não use transístores comuns. Requerem muita corrente de base para funcionar.

O ganho de transístores de potência é muito baixo também, e o 555 não é capaz de fornecer corrente suficiente para colocá-lo em condução completa.

Outra coisa, 5A? Muito pouco, pelo menos de 8A a 15A.

Procure por algum transistor Darlington ou MOSFET todos NPN ou canal N (MOSFET).

Não precisa ser para acima de 1000V.

Para o transformador:

Tensões entre 55V ~ 800V

Transístores para correntes de 8A a 15A (ou mais).

Transístores com o ganho de pelo menos 100.

Transístores para freqüências acima de 1 MHz.

E o mais importante: Transistores de fácil acesso, esse BU508 é difícil encontrar.

Darlingtons que eu sugiro:

Todos eles com ganho entre 1000 e 20.000

2N6043 - 8A/60V/4 MHz

2N6387 - 10A/60V/20 MHz

TIP102 - 8A/100V/4 MHz

MOSFETS

IRF630

IRF540

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas cara, eu falei em mais de 1000V por causa da Força contra eletromotriz que a bobina solta, que é superior a 1000V.

E este BU508 seria para usar depois do trafo, onde ele receberia o sinal da ignição e mandaria a tensão que vem do trafo para a bobina ou se tu puder me indicar outro melhor.

É que eu não sei se tu leu os últimos post's ali, onde o soschip me indicou justamente este IRF630 para usar antes do trafo.

Mas estes Darlingtons não seriam melhores??(qual??)

Eu tinha postado isso na página 3:

então eu vou escolher um destes 2 que tu me falou, porque são bem mais baratos.

Pois é, este que você me indicou por último esquenta muito menos, comparando ao 2SK725, que dissipava 150W no máximo, e este IRF630 somente 75W.

E tu lembras que tu tinha me dito um jeito de tirar o 555 neste projeto que eu coloquei anexado aqui agora??(eu não lembro direito como era, eu teria que inverter o celetor com o emissor e colocar uma resistencia se não me engano, mas não lembro de quanto).

Lembrando que este circuito ai embaixo serve somente para receber o sinal que vem da ignição, e no lugar deste 2SK725 vai ser um BU508 ou algum deste mesmo genero, para mandar a tensão que viria do transformador e vai para a bobina.

Só que pelo que li no datasheet do BU508 eu posso colocar no máximo 5V na base dele. Estou certo? E ele serviria para o uso que quero?

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/B/U/5/0/BU508.shtml

E tu sabe me dizer porque neste projeto ai embaixo eu tenho tensão na base do BD138?? Não seria somente o sinal entrando ali?? Para que se coloca tensão na base dos transistores??

valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...