Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de Oscilador


Smarley2

Posts recomendados

Você tá é louco ligar o módulo de ignição eletrônica direto no transistor driver da bobina.

Uma centelha que vazar de lá, já era o seu módulo.

A pergunta crucial:

Você já encontrou o trafo? Sem trafo, sem projeto.

Vamos melhorar esse projeto:

1 - De 720V baixe para 320V. (720V te causará muita dor de cabeça, principalmente por problemas de isolamento elétrico)

2 - Criar um circuito de engatilhamento para o transistor driver da bobina.

post-13676-13884943359755_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aham, entendi.

Eu comprei um TIP105(2N6387) hj de tarde, que vou usar para acionar o negativo no trafo.

O trafo eu vou mandar fazer.

Sobre o circuito de engatilhamento para o transistor driver da bobina, eu não poderia usar um BU508(achei por 5 reais o A e 6 reais o D ) como driver e usar um transistor comum(tem alguma indicação?(eu tenho um 2SK725 mas não sei se esta funcionando)) para acionar este BU508.

Daria certo assim?

E sobre isolamento elétrico não seria somente usar cabo grossos ou encapalos com fita para alta tensão??

É que eu ja vi várias ignições com alta tensões, e por sinal, usavam fios comuns, mas se tu achas q vai da problema eu pode fazer com 320V "só".

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece-me que está a haver aqui um pouco de confusão

O que me parece que o Smarley2 quer fazer , para além de aumentar a energia da faísca , é um sistema de múltiplas faíscas para cada ciclo de explosão .

Isto pode ser feito por várias maneiras.

Ou como julgo que queria fazer com uso de transformador elevador de tensão e controlando o tempo em que as tensões do transformador são aplicadas à bobine.

Ou modificando uma CDI para provocar várias faíscas em vez de uma apenas como é comum.

A questão aqui é que estão a confundir a questão das tensões , correntes , etc.

A bobine std funciona por acumulação de energia sobre a forma de energia magnética através da corrente continua que atravessa a bobine quando os contactos ficam fechados. Ao abrir os contactos a bobine e o condensador de platinado formam um circuito oscilante de frequência F .

A tensão gerada no primário da bobine obedece a formula V= L di/dt ( Aumentando o valor da derivada da corrente en relação ao tempo pode ter-se tensões elevadas ao valor desejado).

E esta atinge valores das centenas de volt de pico gerando uma nodaamortecida.

Esta tensão é transferida para o secundário da bobine elevada pela relação de transformação.

Notem que a impedância da bobine quando percorrida por corrente continua é limitada apenas pela resistência da bobine.Aqu está a diferênça para o que o Smarley2 quer fazer.

Agora pensem no que acontece se em vez de usar o processo anterior usarem o seguinte:

Aplicar ao primário da bobine uma tensão V (igual a gerada na ignição normal) de frequência igual a frequência de oscilação do circuito bobine condensador (F ) .

Acontece que a situação vai ser a mesma da que se gera no momento em que os platinados de um sistema std se abrem. Notem que apesar das centenas de volt aplicados a corrente não atinge valores destrutivos pois a corrente depende da impedância e esta como a frequência quejá não é zero( impedância é XL= k f )

A vantagem que a onda não é amortecida pois tem amplitude constante independente da rotação do motor e ainda pode durar todo o tempo de disparo.

Na minha opinião será muito mais fácil fazer com um circuito de CDI e com disparos múltiplos.

Espero ter ajudado.

Estes circuitos existem e funcionam . Por experência sei isso pois já tive um carro para o qual fiz uma ignição semelhante.

Agora Smarley2 , não vai obter valores de potência superiores aos de uma ignição CDI .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aham, entendi.

Eu comprei um TIP105(2N6387) hj de tarde, que vou usar para acionar o negativo no trafo.

O trafo eu vou mandar fazer.

Sobre o circuito de engatilhamento para o transistor driver da bobina, eu não poderia usar um BU508(achei por 5 reais o A e 6 reais o D ) como driver e usar um transistor comum(tem alguma indicação?(eu tenho um 2SK725 mas não sei se esta funcionando)) para acionar este BU508.

Daria certo assim?

E sobre isolamento elétrico não seria somente usar cabo grossos ou encapalos com fita para alta tensão??

É que eu ja vi várias ignições com alta tensões, e por sinal, usavam fios comuns, mas se tu achas q vai da problema eu pode fazer com 320V "só".

Falou

A melhor maneira é isolar o módulo de ignição com um optoacoplador.

Quanto ao isolamento, como você faria a montagem?

A maioria das CDIs que eu vi, utilizavam não mais que 300V para a bobina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece-me que está a haver aqui um pouco de confusão

O que me parece que o Smarley2 quer fazer , para além de aumentar a energia da faísca , é um sistema de múltiplas faíscas para cada ciclo de explosão .

Isto pode ser feito por várias maneiras.

Ou como julgo que queria fazer com uso de transformador elevador de tensão e controlando o tempo em que as tensões do transformador são aplicadas à bobine.

Ou modificando uma CDI para provocar várias faíscas em vez de uma apenas como é comum.

A questão aqui é que estão a confundir a questão das tensões , correntes , etc.

A bobine std funciona por acumulação de energia sobre a forma de energia magnética através da corrente continua que atravessa a bobine quando os contactos ficam fechados. Ao abrir os contactos a bobine e o condensador de platinado formam um circuito oscilante de frequência F .

A tensão gerada no primário da bobine obedece a formula V= L di/dt ( Aumentando o valor da derivada da corrente en relação ao tempo pode ter-se tensões elevadas ao valor desejado).

E esta atinge valores das centenas de volt de pico gerando uma nodaamortecida.

Esta tensão é transferida para o secundário da bobine elevada pela relação de transformação.

Notem que a impedância da bobine quando percorrida por corrente continua é limitada apenas pela resistência da bobine.Aqu está a diferênça para o que o Smarley2 quer fazer.

Agora pensem no que acontece se em vez de usar o processo anterior usarem o seguinte:

Aplicar ao primário da bobine uma tensão V (igual a gerada na ignição normal) de frequência igual a frequência de oscilação do circuito bobine condensador (F ) .

Acontece que a situação vai ser a mesma da que se gera no momento em que os platinados de um sistema std se abrem. Notem que apesar das centenas de volt aplicados a corrente não atinge valores destrutivos pois a corrente depende da impedância e esta como a frequência quejá não é zero( impedância é XL= k f )

A vantagem que a onda não é amortecida pois tem amplitude constante independente da rotação do motor e ainda pode durar todo o tempo de disparo.

Na minha opinião será muito mais fácil fazer com um circuito de CDI e com disparos múltiplos.

Espero ter ajudado.

Estes circuitos existem e funcionam . Por experência sei isso pois já tive um carro para o qual fiz uma ignição semelhante.

Agora Smarley2 , não vai obter valores de potência superiores aos de uma ignição CDI .

Aham, muito obrigado pela explicação.

Mas seria mais eficiente para o motor "uma" faísca bem forte do que múltiplas faíscas, porque na primeira a mistura ja entraria em combustão, então as outras não teriam muita utilidade acho eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor maneira é isolar o módulo de ignição com um optoacoplador.

Quanto ao isolamento, como você faria a montagem?

A maioria das CDIs que eu vi, utilizavam não mais que 300V para a bobina.

Sobre a montagem eu mesmo irei fazer, porque é uma montagem simples pois eu vou montar o circuito, com transformador e tudo em uma caixa, e usarei fios com um bom diametro.

Eu pretendo tambem trocar a bobina pela do Gol MI, e trocar os cabos de vela por uns de 8mm ou passar fita de autofusão nos originais para evitar perder tensão.

Esta ignição que eu postei ai na primeira página por exemplo, lança cerca de 600V.

E alguem saberia me informar que tipo de tranformador é aquele??

E porque o sinal esta ligado junto ao terra??

Os fios estão assim:

Verde=> positivo da bobina

Vermelho => positivo

Amarelo=> negativo da bobina (está ligado junto ao terra na placa)

Preto => negativo

Azul=> sinal que vai pra bobina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a montagem eu mesmo irei fazer, porque é uma montagem simples pois eu vou montar o circuito, com transformador e tudo em uma caixa, e usarei fios com um bom diametro.

Eu pretendo tambem trocar a bobina pela do Gol MI, e trocar os cabos de vela por uns de 8mm ou passar fita de autofusão nos originais para evitar perder tensão.

Esta ignição que eu postei ai na primeira página por exemplo, lança cerca de 600V.

E alguem saberia me informar que tipo de tranformador é aquele??

E porque o sinal esta ligado junto ao terra??

Os fios estão assim:

Verde=> positivo da bobina

Vermelho => positivo

Amarelo=> negativo da bobina (está ligado junto ao terra na placa)

Preto => negativo

Azul=> sinal que vai pra bobina

Naquelas fotos que você postou fica impossível analisar o circuito. Só de fio preto lá tem um bocado.

E pelo que eu vi, dos pretos 2 estão sendo usados para o terra.

2 estão sendo usados para o retificador.

Poste o esquemático que fica mais fácil de analisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu falei em fio preto seria o que entra na placa.

Eu não tenho o esquema daquele circuito, somente as fotos.

Mas deu um probleminha agora, o menor capacitor eletrolítico que eu achei e comprei foi de 0,33uF. Ai eu não vou conseguir toda aquela frequencia se eu usar o circuito com duração diferente entre a alta e baixa.

Se eu usar o oscilador com durações iguais e usar somente um resistor de 1K eu consigo 2212Hertz, alguem sabe se seria suficiente ou teria uma solução melhor??

E que diferença daria entre usar este com intervalos iguais ou o com intervalos diferentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu falei em fio preto seria o que entra na placa.

Eu não tenho o esquema daquele circuito, somente as fotos.

Mas deu um probleminha agora, o menor capacitor eletrolítico que eu achei e comprei foi de 0,33uF. Ai eu não vou conseguir toda aquela frequencia se eu usar o circuito com duração diferente entre a alta e baixa.

Se eu usar o oscilador com durações iguais e usar somente um resistor de 1K eu consigo 2212Hertz, alguem sabe se seria suficiente ou teria uma solução melhor??

E que diferença daria entre usar este com intervalos iguais ou o com intervalos diferentes?

O capacitor não é eletrolítico, é cerâmico ou poliéster 0,01uF = 10nF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ata cara, é que eu vi no esquema ali e o capacitor estava marcando o positivo, e eu achei que fosse eletrolítico mas eu vou trocar ele semana que vem.

E agora eu acabei de descobrir que o transistor que eu comprei, por indicação(ja que não tinha o que eu fui buscar(2N6387)) é PNP, e não NPN como o que tu tinha mandado eu comprar(eu comprei um TIP105).

Vou ter que comprar outro.

Quais seriam os mais adequados??(Darlingtons ou MOSFET)

Para o Driver eu teria que usar um PNP certo??(porque tenho que mandar positivo para a bobina)

E se eu usar PNP no Driver eu teria que usar NPN no Gatilho né?

E se eu usar NPN no gatilho eu precisaria modificar o sinal q é negativo ou colocar ainda outro PNP antes do Gatilho.

Ou eu posso colocar positivo na base de um PNP e negativo na base de um NPN??

porque se eu puder fazer isto eu não precisarei trocar o TIP105 que é PNP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja aqui exemplos que pode usar como base do que deseja fazer.

http://www.transmic.net/

Note que como não precisa do sistema de avanço pois já deve existir no seu caso . Assim apenas pode ter de modificar o circuito de dispari do triac.

Pois é, eu ja tinha visto este site na net, mas ai o circuito passa o conter um PIC e se torna um pouco mais complicado.

Mas e vou olhar ele mais tarde sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ata cara, é que eu vi no esquema ali e o capacitor estava marcando o positivo, e eu achei que fosse eletrolítico mas eu vou trocar ele semana que vem.

E agora eu acabei de descobrir que o transistor que eu comprei, por indicação(ja que não tinha o que eu fui buscar(2N6387)) é PNP, e não NPN como o que tu tinha mandado eu comprar(eu comprei um TIP105).

Vou ter que comprar outro.

Quais seriam os mais adequados??(Darlingtons ou MOSFET)

Para o Driver eu teria que usar um PNP certo??(porque tenho que mandar positivo para a bobina)

E se eu usar PNP no Driver eu teria que usar NPN no Gatilho né?

E se eu usar NPN no gatilho eu precisaria modificar o sinal q é negativo ou colocar ainda outro PNP antes do Gatilho.

Ou eu posso colocar positivo na base de um PNP e negativo na base de um NPN??

porque se eu puder fazer isto eu não precisarei trocar o TIP105 que é PNP.

Use NPN que é mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu cabei de ver também que o BU508 é NPN ou seja, a tensão na base teria que ser maior que a do emissor, com isso eu não poderei usar ele para acionar a bobina ja que terei 320V no emissor, e apenas 12V(do sinal) na base.

Tu teria algum PNP que aguente mais de 1mil V da FCEM da bobina para me indicar???

Ou teria um jeito de ligar o BU508(npn) com tensão menor na base?

Eu tenho aqui em casa 2 transformadores que tirei de um aparelho.

Eu poderia usar eles para teste?? pra não precisar mandar fazer um e depois ter que botar fora se o circuito não funcionar.

Marca HAYAMA de um lado tem 2 Fios amarelos e um preto, e diz 12 + 12 V, VS 12/1.

E do outro tem 1 fio preto, outro azul, e outro vermelho, e diz 0 - 110 - 220V.

Eu teria que ligar os 2 fios amarelos nos 12V da bateria, e o preto eu chavearia o negativo(a 3000hertz) com o TIP105?? Ou eu tenho que chavear o positivo que vai para o transformador??

E esta certo esta ligação??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu cabei de ver também que o BU508 é NPN ou seja, a tensão na base teria que ser maior que a do emissor, com isso eu não poderei usar ele para acionar a bobina ja que terei 320V no emissor, e apenas 12V(do sinal) na base.

Tu teria algum PNP que aguente mais de 1mil V da FCEM da bobina para me indicar???

Ou teria um jeito de ligar o BU508(npn) com tensão menor na base?

Eu tenho aqui em casa 2 transformadores que tirei de um aparelho.

Eu poderia usar eles para teste?? pra não precisar mandar fazer um e depois ter que botar fora se o circuito não funcionar.

Marca HAYAMA de um lado tem 2 Fios amarelos e um preto, e diz 12 + 12 V, VS 12/1.

E do outro tem 1 fio preto, outro azul, e outro vermelho, e diz 0 - 110 - 220V.

Eu teria que ligar os 2 fios amarelos nos 12V da bateria, e o preto eu chavearia o negativo(a 3000hertz) com o TIP105?? Ou eu tenho que chavear o positivo que vai para o transformador??

E esta certo esta ligação??

up!

Eu fiz um upload do circuito que fiz no proteus.

http://rapidshare.com/files/31361432/oscilador.DSN.html

Ai está o circuito completo, só que no lugar do IRPFG40 eu vou colocar o BU508.

A saida do IRPFG40 vai para a bobina, e o sinal eu deixei em 150hertz mas ele vira da ignição original.

E o trafo eu não sei dimensionar direito no proteus, ai eu coloquei do jeito que estava no programa.

Alguem tem alguma opinião sobre o circuito que eu montei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

up!

Eu fiz um upload do circuito que fiz no proteus.

http://rapidshare.com/files/31361432/oscilador.DSN.html

Ai está o circuito completo, só que no lugar do IRPFG40 eu vou colocar o BU508.

A saida do IRPFG40 vai para a bobina, e o sinal eu deixei em 150hertz mas ele vira da ignição original.

E o trafo eu não sei dimensionar direito no proteus, ai eu coloquei do jeito que estava no programa.

Alguem tem alguma opinião sobre o circuito que eu montei?

Posta em .GIF ou .JPG para ficar mais fácil. O meu Proteus não conseguiu abrir o arquivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é a versão 6.9 SP4.

E aquele regulador de tensão antes do transistor que estou usando de gatilho(como tu tinha me dito para fazer) serve para diminuir a tensão do emissor para 8V, ja que o transistor é NPN e recebe 12V na base.

Alguem sabe que transistor eu posso usar de gatilho ali?? no lugar do 2n2222

post-161763-13884943397644_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...