Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E6600 + P5W DH DELUXE, vamo faze OVER!!!


Rotiroti

Posts recomendados

Ae galera, gostaria de pedir a ajuda de todos...

acabei de montar meu pc, e não entendo muita coisa sobre 3D mark, Over, etc... ou seja nada muito a fundo...

Agora com essa maquina em mãos queria fazer um OVER no processador, memoria e melhor ainda mais o desepenho do PC ao todo.. queria saber de vocês o melhor a fazer, me ajudem pois estou perdidinho, rs!

segue a config que montei,

E6600 BOX

P5W DH DELUXE

2GB CORSAIR X.M.S DUAL CHANNEL PC6400 @ 800MHZ

2x 250GB SATA II - RAID0

XFX 7600GT 256MB DDR3 (vou importar uma 8800GTX em breve.. 1,2 meses)

Então, queria uma LUZ de vocês, vi muito que o pessoal joga o processador pra 3.5GHZ não sei se compensa mudar tanto assim, mas queria fazer um OVER geral nele, memo + processador + vga + tudo que tiver direito..

e lembrando, não sei nem por onde começar... o que devo precaver? algum programinha ajuda??

Espero que me ajudem nessa, valeuu!

Abraço a todos! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, como eu tenho basicamente a mesma configuração, acho que posso ajudar em alguma coisa:

Também tenho esses mesmos hard, consegui fazer um over para 2.7Ghz... isto foi o maximo... :(

poxa.. vi um pessoal jogando pra 3.5 sera que estou errado???

ou o over que fez foi relativamente baixo?

Realmente, achei meio baixo, com um e6600 e uma p5w consegue-se 333 de fsb facilmente, mesmo com o cooler box e as voltagens em stock ficando com o processador em 3.0Ghz

pwPP, o que você tentou que não deu certo? Será que você não está se esquecendo de checar as memos?

desculpe a ignorância, mas isso mudaria o que especificamente?

grato!

e é seguro?

Depende do que você chama de seguro. Leia os topicos fixos do forum para se informar melhor sobre os riscos do overclock. Para mim um over seguro é aquele em que não se mexe nas voltagens, gerando assim menos calor, principalmente quando se usa o cooler box.

Bem, já realizei vários testes com o meu e6600 e a p5w. O over que achei mais "viável" para trabalhar no dia-a-dia foi com o FSB@333, que já dá um ganho considerável e não exige de mais do sistema.

Mas vamos ao over!!! Mini tutorial sobre como fazer um [email protected]:

FAÇAM POR SUA CONTA E RISCO! NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS PROVENIENTES AO EQUIPAMENTO DAQUELES QUE SEGUIREM AS INSTRUÇÕES CONTIDAS AQUI!!!

Não sei o nível de cada um então vai vou explicar bem detalhado:

Entre no setup pressionando DEL quando a maquina estiver ligando.

Vá à aba "Advanced", de enter em "JumperFree Configuration".

Altere a opção "AI Overclocking" de AUTO para MANUAL afim de habilitar as configurações avançadas.

Os multiplicadores do E6600 variam de 6 a 9, então altere o valor de "CPU Frequence" (o nosso conhecido FSB ) para 333. Com isso temos 9x333=2997Ghz. Se quiser mude para 334 para ficar em 3006, mas a diferença é mínima.

Este é o ponto crítico:

Em DRAM Frequency, mude de AUTO para o valor mais próximo do clock real de suas memórias. O valor que será aceitado varia de memória pra memória. Pode-se conseguir aumentar um pouco relaxando um pouco as latências, mas nem sempre isso será viável.

Muitas vezes é preferível deixar as memórias um pouco mais baixo de seu clock real e baixar as latencias do que o contrário. Mas isso depende de cada um. Tente as diversas configurações e veja qual ficará melhor para as aplicações que você utilize.

Em "PCI Express Frequency" mude de AUTO para 100. Com isso você "trava" a frequencia do slot PCI Express, pois se deixar em AUTO ele irá subir junto com o FSB, o que pode acarretar na falha do over.

Em "PCI Clock Synchronization Mode" mude de AUTO para 33,33. é o mesmo caso anterior, mas para os dispositivos PCI.

Em "Memory Voltage" mude de AUTO para o valor padrão de sua memória. A maioria das memórias trabalha de 1,8 a 2,0v.

Note que quando você coloca valores muito altos, o número fica vermelho. Isso de acordo com a ASUS, mas notem que no meu caso, a garantia da G.Skill é para voltagens até 2,0v, mas o 2,0 ficou em vermelho comigo. Como eles dão garantia, coloquei 2,0 assim mesmo. Tenham cuidado pois voltagens muito altas podem danificar suas memórias!

CONSULTE A DOCUMENTAÇÃO OU O SITE DO FABRICANTE DE SUA MEMÓRIA PARA SABER A tensão DE SEU MÓDULO!!!

Em "CPU Vcore Voltage" mude de AUTO para 1,35v, que é o vcore padrão do E6600. Os valores possíveis aqui também seguem o mesmo padrão das memos, ficando em vermelho quando muito altos.

Nos dois casos (memos e cpu), quanto maior a tensão maiores valores você irá conseguir para o FSB e as memos, porém maior será o calor gerado por estes componentes devido às altas voltagens e maior será o risco de você causar algum dano ao seu equipamento. Eu prefiro não aumentar as voltagens além do recomendado pelos fabricantes! Muito cuidado com isso.

Mais uma vez FAÇAM POR SUA CONTA E RISCO!

Bem, com isso acredito que conseguiram chegar fácil fácil aos 3.0Ghz.

Para configurar as latências das memos:

Saia da aba "Advanced" pressionando ESC e vá em "Chipset" e mude a opção "Configure DRAM Timing by SPD" de "Enabled" pra "Disabled", habilitando assim as configurações manuais das latencias.

Você pode tentar "travar" as latencias nos valores de fábrica, diminuir os valores afim de conseguir um melhor desempenho das memos ou aumentar, afim de conseguir clocks mais altos.

Desabilite também a opção "Hyper path 3". O que aumentará também as chances de sucesso do over.

Bem, é isso aí, agora é só salvar as configurações e sair da bios para ver o resultado.:D

Caso algo tenha dado errado e o computador não ligar, sem pânico, desligue e ligue novamente (o botão de reset não funciona neste caso) que você receberá uma mensagem durante o boot dizendo que o overclock falhou. Neste caso entre novamente no setup e tente outras configurações até encontrar uma que se adapte ao seu equipamento. :P

Bem é isso aí galera. Se eu tiver dito alguma besteira, sintam-se à vontade em me corrigir pois não sou o dono da verdade... :D

Leituras recomendadas:

Turorial: Riscos do overclock

Configuração de memória

Inté

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

niloleite,

Eu fiz quase a mesma coisa que você... mas com 333 o pc nao bota... sera porque eu coloquei o vcore em 1,25(pois aqui na minha cidade, é muitoooo quente) e nao bota, coloquei as memorias(default: 800mhz...4.4.4.12) em 900 5.5.5.15... eu tentei também... colocar em 1:1... fazendo FSB em 400 com mult em 8x e memorias default... mas nao deu... achei estranhoo...

O que poderá ser?! a unica possibilidade que eu acho é o vcore

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

niloleite,

Eu fiz quase a mesma coisa que você... mas com 333 o pc nao bota... sera porque eu coloquei o vcore em 1,25(pois aqui na minha cidade, é muitoooo quente) e nao bota, coloquei as memorias(default: 800mhz...4.4.4.12) em 900 5.5.5.15... eu tentei também... colocar em 1:1... fazendo FSB em 400 com mult em 8x e memorias default... mas nao deu... achei estranhoo...

O que poderá ser?! a unica possibilidade que eu acho é o vcore

Com certeza é o vcore! Com apenas 1,25v você não conseguirá os 333. Quanto à overvolt você pode ficar sossegado colocando 1,35v pois é o padrão do E6600 de acordo com a documentação da Intel. Mas é bom ficar de olho na temperatura. De acordo com a Intel, o limite aceitável do E6600 é de 60,1ºC. O meu deste jeito cegou no máximo a 58ºC rodando testes pesados como o Orthos, isso nos núcleos, apesar de aqui em BH não fazer tanto calor e meu gabinete ser muito bem ventilado.

Mas acredito que esse limite de 60,1 não seja dos núcleos e sim a temperatura "geral" (note que programas de diagnósticos como o evereste mostram 3 medidores para os C2D: Nucleo1, Nucleo2 e Processador).

O que me preocupava era a temperatura da P5W, que tem o dissipador da ponte sul muito pequeno e mesmo a Asus dizendo que essa placa trabalha com temperaturas mais altas do que o comum, acabei trocando o dissipador deles pelo Spirity II da Thermaltake, mas acredito que apenas retirando aquela capinha de enfeite e colocando um pequeno cooler de chipset sobre o dissipador já esteja de bom tamanho, ou trocando por dissipadores melhores como os da Zalman, que aqui em BH custam por volta de R$ 15,00.

see you

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu mexer na bios prox. vez vou aumentar o Vcore... vou comprar ventoinhas para o gabinete (que esta mtoo qente e POUCO ventilado) ... e pretendo comprar um Cooler (Zalman 7700Cu), acho que com isso posso colocar até 3.5 com pouca temp... será? :D

O meu ta ficando em idle 44º .... e nem testei MTOO em full, mas chega a 55 fácil fácil... :lol:

Vou colocar 8 ou 7 de mult. e fsb de 400 e colocar FSB:Freq... em 1:1... assim dara um clock menor so que com um desempenho bom.. você nao acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu mexer na bios prox. vez vou aumentar o Vcore... vou comprar ventoinhas para o gabinete (que esta mtoo qente e POUCO ventilado) ... e pretendo comprar um Cooler (Zalman 7700Cu), acho que com isso posso colocar até 3.5 com pouca temp... será? :D

O meu ta ficando em idle 44º .... e nem testei MTOO em full, mas chega a 55 fácil fácil... :lol:

Vou colocar 8 ou 7 de mult. e fsb de 400 e colocar FSB:Freq... em 1:1... assim dara um clock menor so que com um desempenho bom.. você nao acha?

Acho que não vai funcionar, eu já tentei isso no meu e não deu certo, porque estava com o vcore em 1,35v. FSB alto = vcore alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu certo mesmo, heheheh :P mas quando eu comprar o 7700 talvez eu aumente o vcore e o FSB ^_^

Hoje, eu aumentei o vcore pra 1,35(bios) e coloquei memorias em 667 4.4.4.12 e FSB em 333 ... deixando ele 3.0...

Irei + nos overs... SOMENTE quando meu cooler chegar :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acabei de entrar para o clube da P5W DH Deluxe, mais tenho algumas duvidas pendentes que gostaria que alguem pudesse me ajudar a resolver...

Tenho 2gb DDR2-800 mas nao sei se a placa-mãe está utilizando essa config ou mais baixo... tive que utilizar o AI Over "Manual" para marcar a memo como DDR2-800, mas dai nao posso utilizar o AI nos... alguem sabe como faço pra utilizar minha memo como DDR2-800??

Outra duvida é em relaçao ao ai booster... quando ligo a maquina (utilizando o AI Over manual) o AI Booster muda o multiplicador para x6 e o clock cai para 1600 e somente quando quando o sistema utiliza o processador um pouco mais é que o clock volta ao normal, 2130... como resolvo isso??

Queria continuar usando o AI NOS e ao mesmo tempo ter minhas memos funcionando a DDR2-800...

valeu, obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

V[EGA_weapon;2216134']Bom' date=' acabei de entrar para o clube da P5W DH Deluxe, mais tenho algumas duvidas pendentes que gostaria que alguem pudesse me ajudar a resolver...

Tenho 2gb DDR2-800 mas nao sei se a placa-mãe está utilizando essa config ou mais baixo... tive que utilizar o AI Over "Manual" para marcar a memo como DDR2-800, mas dai nao posso utilizar o AI nos... alguem sabe como faço pra utilizar minha memo como DDR2-800??

[/quote']

Bem, se elas são DDR2-800, não é preciso configurar nada, pode deixar o AI em "AUTO". Mas também não altera nada se você deixar em "Manual", apenas você terá certeza do que está sendo feito (prefiro esta opção).

V[EGA_weapon;2216134']

Outra duvida é em relaçao ao ai booster... quando ligo a maquina (utilizando o AI Over manual) o AI Booster muda o multiplicador para x6 e o clock cai para 1600 e somente quando quando o sistema utiliza o processador um pouco mais é que o clock volta ao normal' date=' 2130... como resolvo isso??

Queria continuar usando o AI NOS e ao mesmo tempo ter minhas memos funcionando a DDR2-800...

valeu, obrigado!![/quote']

Isso não é nenhum problema, é o padrão do processador. Não é o AI Booster que está mudando o multiplicador e sim o recurso de economia de energia existente nos processadores atuais. Com isso o processador gera menos calor quando está ocioso, pois trabalha em clocks menores. Isto pode ser desabilitado na bios, mas não me lembro aondo ou o nome do recurso. Se quiser realmente desabilitar, o que não recomendo pois o processador estará "a todo vapor" o tempo todo, dê uma olhada no manual da P5W que você vai achar o nome do recurso a ser desabilitado.

See you

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poxa valeu mesmo cara!!!

li o manual dela todo e realmente é isso mesmo... o que me deixo preocupado foi o fato de na pag. 1-2 em "Intel 975X/ICH7R chipset" na segunda linha ("The intel 975x supports up to 8 GB dual channel DDR2-667/533 MHz...") mencionar que o chipset suporta 667/533...

então so pra fecha: eu mantendo o modo AI Over em "manual" o AI NOS ainda funciona ou ele fica desabilitado???

valeu pela ajuda ai...:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, estou adquirindo um E6600 e uma P5W. Entrei nesse forum pra saber como fazer um overclock (seguro) e, pra minha surpresa, encontrei um guia prático e simples de como fazê-lo.

Nilo, valeu pelos toques... **, é sempre bom ler/ouvir toques de quem entende. Show de bola!!! :D

[ ]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Você está querendo dizer que o POST (Power On Self Test) é lento? Em que parte do teste ele fica lento? Quando testa a memória?

é isso mesmo, não lembrava de nome, deu branco, é no post mesmo, ele testa a memoria da o done e demora ainda nesta tela para reconhecer o restante, ja o meu antigo am2 era pa, pum.....os intel são mais lentos nesta inicialização?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso mesmo, não lembrava de nome, deu branco, é no post mesmo, ele testa a memoria da o done e demora ainda nesta tela para reconhecer o restante, ja o meu antigo am2 era pa, pum.....os intel são mais lentos nesta inicialização?

SOLUÇÃO !!!

Vamos lá, achei a solução para o post screen iniciar tão lentamente nessa mobo, tem de entrar na bios e no hardware monitor, desabilitar (disable) os q-fans, ai sim inicia rápido, dá uma bela melhorada.

Valeu Drakore, graças a palavrinha post, pesquisei no google e encontrei a solução, acho que foi na Techzone, algo assim, abraços.

Vamos compartilhar !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal!

A pouco tempo, fiz upgrade para C2D. Estou com a máquina conforme minha assinatura, abaixo.

A P5W DH Deluxe (bios 2206) é realmente excelente e todos os acessórios dela, realmente me agradaram muito.

Só reclamo um pouco do poder de OC... Não sei se é ela mesmo, minhas memos Gskill ou meu E6400 que não me deixam passar dos 3.2Ghz, como queria.

Pretendia rodar @ 3.5 ou 3.6Ghz, será que é possível com a configuração que tenho hoje, ou seria melhor ir para E6600 ou outro CPU já?? Não queria gastar mais agora, somente em dezembro ou no primeiro semestre do ano que vêm.

Consigo alcançar 3.120Mhz com 390 * 8 e 1,28v. Mesmo que use 1,4v como já testei, não consigo passar disso.

Nesse clock rodo as memos em 780Mhz 4-4-4-12 2.0v (divisor 4). Tb não consigo chegar mais que isso com as memos, como 1040Mhz com 2.1V (máximo recomendado pela Gskill), usando o divisor 3. Uso assim:

- Travei o pci clock em 33,3mhz

- Travei o pci-e em 100mhz

- desabilitei o hyperpath

- desabilitei o controle de temperatura e tensão do CPU (esqueci o nome disso)

Não mudei tensão do MCH, FSB e ICH. Preciso mesmo subir essas, para OCs mais altos?

Bom, desculpem o longo post e agradeço quaisquer ajudas desde já.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, como eu tenho basicamente a mesma configuração, acho que posso ajudar em alguma coisa:

Realmente, achei meio baixo, com um e6600 e uma p5w consegue-se 333 de fsb facilmente, mesmo com o cooler box e as voltagens em stock ficando com o processador em 3.0Ghz

pwPP, o que você tentou que não deu certo? Será que você não está se esquecendo de checar as memos?

Depende do que você chama de seguro. Leia os topicos fixos do forum para se informar melhor sobre os riscos do overclock. Para mim um over seguro é aquele em que não se mexe nas voltagens, gerando assim menos calor, principalmente quando se usa o cooler box.

Bem, já realizei vários testes com o meu e6600 e a p5w. O over que achei mais "viável" para trabalhar no dia-a-dia foi com o FSB@333, que já dá um ganho considerável e não exige de mais do sistema.

Mas vamos ao over!!! Mini tutorial sobre como fazer um [email protected]:

FAÇAM POR SUA CONTA E RISCO! NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS PROVENIENTES AO EQUIPAMENTO DAQUELES QUE SEGUIREM AS INSTRUÇÕES CONTIDAS AQUI!!!

Não sei o nível de cada um então vai vou explicar bem detalhado:

Entre no setup pressionando DEL quando a maquina estiver ligando.

Vá à aba "Advanced", de enter em "JumperFree Configuration".

Altere a opção "AI Overclocking" de AUTO para MANUAL afim de habilitar as configurações avançadas.

Os multiplicadores do E6600 variam de 6 a 9, então altere o valor de "CPU Frequence" (o nosso conhecido FSB ) para 333. Com isso temos 9x333=2997Ghz. Se quiser mude para 334 para ficar em 3006, mas a diferença é mínima.

Este é o ponto crítico:

Em DRAM Frequency, mude de AUTO para o valor mais próximo do clock real de suas memórias. O valor que será aceitado varia de memória pra memória. Pode-se conseguir aumentar um pouco relaxando um pouco as latências, mas nem sempre isso será viável.

Muitas vezes é preferível deixar as memórias um pouco mais baixo de seu clock real e baixar as latencias do que o contrário. Mas isso depende de cada um. Tente as diversas configurações e veja qual ficará melhor para as aplicações que você utilize.

Em "PCI Express Frequency" mude de AUTO para 100. Com isso você "trava" a frequencia do slot PCI Express, pois se deixar em AUTO ele irá subir junto com o FSB, o que pode acarretar na falha do over.

Em "PCI Clock Synchronization Mode" mude de AUTO para 33,33. é o mesmo caso anterior, mas para os dispositivos PCI.

Em "Memory Voltage" mude de AUTO para o valor padrão de sua memória. A maioria das memórias trabalha de 1,8 a 2,0v.

Note que quando você coloca valores muito altos, o número fica vermelho. Isso de acordo com a ASUS, mas notem que no meu caso, a garantia da G.Skill é para voltagens até 2,0v, mas o 2,0 ficou em vermelho comigo. Como eles dão garantia, coloquei 2,0 assim mesmo. Tenham cuidado pois voltagens muito altas podem danificar suas memórias!

CONSULTE A DOCUMENTAÇÃO OU O SITE DO FABRICANTE DE SUA MEMÓRIA PARA SABER A tensão DE SEU MÓDULO!!!

Em "CPU Vcore Voltage" mude de AUTO para 1,35v, que é o vcore padrão do E6600. Os valores possíveis aqui também seguem o mesmo padrão das memos, ficando em vermelho quando muito altos.

Nos dois casos (memos e cpu), quanto maior a tensão maiores valores você irá conseguir para o FSB e as memos, porém maior será o calor gerado por estes componentes devido às altas voltagens e maior será o risco de você causar algum dano ao seu equipamento. Eu prefiro não aumentar as voltagens além do recomendado pelos fabricantes! Muito cuidado com isso.

Mais uma vez FAÇAM POR SUA CONTA E RISCO!

Bem, com isso acredito que conseguiram chegar fácil fácil aos 3.0Ghz.

Para configurar as latências das memos:

Saia da aba "Advanced" pressionando ESC e vá em "Chipset" e mude a opção "Configure DRAM Timing by SPD" de "Enabled" pra "Disabled", habilitando assim as configurações manuais das latencias.

Você pode tentar "travar" as latencias nos valores de fábrica, diminuir os valores afim de conseguir um melhor desempenho das memos ou aumentar, afim de conseguir clocks mais altos.

Desabilite também a opção "Hyper path 3". O que aumentará também as chances de sucesso do over.

Bem, é isso aí, agora é só salvar as configurações e sair da bios para ver o resultado.:D

Caso algo tenha dado errado e o computador não ligar, sem pânico, desligue e ligue novamente (o botão de reset não funciona neste caso) que você receberá uma mensagem durante o boot dizendo que o overclock falhou. Neste caso entre novamente no setup e tente outras configurações até encontrar uma que se adapte ao seu equipamento. :P

Bem é isso aí galera. Se eu tiver dito alguma besteira, sintam-se à vontade em me corrigir pois não sou o dono da verdade... :D

Leituras recomendadas:

Turorial: Riscos do overclock

Configuração de memória

Inté

MUito bem explicado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...