Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

x1950pro agp 30a 12v qual fonte


GAMMARAY

Posts recomendados

a minha configuração é a seguinte:

Abit AV8

amd x2 4600+

4 x 512mb RAM corsair select

HD Samsung ide 133 120gb

HD Seagate sata II (em sata I) 250gb

audigy 2 zs

powercolor ati x1950pro agp 256mb

dvd-rom lg

dvd-rw lg

seventeam st-420bkv

Estava usando essa fonte com uma geforce 6600gt, um amd 64 3000+, somente dois pentes de 512mb e 01 hd apenas (samsung). O micro estava bem estável. Com o upgrade que fiz (mais um 1gb de ram, mais um hd, processador dual core e placa de vídeo), estou com receio de que a fonte com 420w vá abrir o bico, apesar de, até o momento, mesmo com o pouco tempo de uso com o upgrade, estar funcionando normalmente.

O que me preocupa é que nas especificações da placa de vídeo, ela recomenda uma fonte de 450w com 30a - 12v . Acho que a minha seventeam, além de 420w, só gera 26a em 2 de 12v combinadas.

Assim, estou pensando em mudar de fonte, já que não vale arriscar pelo investimento que fiz. Estou querendo algo que dê conta do meu sistema tranquilamente, principalmente quanto à alimentação da placa de vídeo, mas que não tenha um preço exorbitante.

Vi estas duas:

1 - Fonte Extream Super Flower 600W ATX 2.2 EPS SLI Ready FAN 120mm FAN 80mm Bivolt Dual 12V (43A combinado) Part number SF-600T28

R$ 345,00

2- Huntkey LW-6550SG 550w

R$ 275,00

pergunta: vale a pena pagar 70,00 a mais pela super flower, já que ela tem 43a combinado

pergunta 2: tenho realmente que trocar a minha fonte atual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que a ST segura sem problemas sem pc. Não considero necessária a troca de fonte, mas pode aproveitar para comprar uma Huntkey 450W (ou 550W se tiver dinheiro sobrando para investir) pois o gasto a mais com ela é economia de luz na sua conta se comparado a ST-BKV que tem uma eficiência bem menor, ou seja, a Huntkey vai se pagando ao longo do tempo perante a ST, e você ainda pode vender esta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No manuel dela jovem... Tá escrito lá com todas as letras, 30 A on 12 V rail...

Baffs

É, então ela realmente exige uma fonte mais forte.

Perguntei porque o pessoal costuma exagerar na exigência de corrente com base em achismo. Mas se no próprio manual da placa diz isso...

E eu que quase comprei uma pra mim. Talvez até funcionasse, mas vai saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
No manuel dela jovem... Tá escrito lá com todas as letras, 30 A on 12 V rail...

Baffs

Isso é um modo do fabricante dizer que em uma configuração normal de PC (um PC típico condizente com uma placa dessas) deva ter uma fonte daquela potência (com folga). Nunca entenda essa exigência como um necessidade de energia somente da placa X1950PRO, por exemplo. Caso fosse 30 A somente para a placa, isso daria uma potência da ordem de 360 Watts, valor mais que o dobro do consumo de uma CPU das mais exigentes, ou o mais do que o triplo de um C2D. Abaixo passo um link da conceituadíssima Xbits Labs sobre o consumo de potência de algumas placas topo de linha, somente para referência.

Consumoplacasdevdeo_XbitLabs.jpg

http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/msi8800gts-640_6.html

Vejam que pelo gráfico fica fácil de ver que uma Gforce 8800GTX 768M consome em plena carga, no pico, 132 Watts praticamente. Isso representa uma corrente da ordem de 11 Amperes, fosse essa potência toda retirada da tensão de 12 Volts, que a gente sabe que não é, que tem participação, mesmo que pequena, da tensão de 3,3 Volts.

Esse tipo de declaração, por vezes mal explicitada, outras mal interpretada, no site dos fabricantes de placas de vídeo tem gerado uma corrida em busca de fontes de alta potência, de um lado, e de outro uma chance potencial para os fabricantes (mal intencionados) de fontes de alimentação que veem ai uma chance muito boa de recarimbar, de modo a levantar as potências de suas fontes para os valores de pico, ou irrealmente colocados. Sabedores que as GPUs não consumirão na prática os valores que seus usuários esperam, suas novas fontes, com potência elevada (que não tem) seguram muito bem as configs mais modernas e devoradoras de energia, pois na verdade seus consumos são muito mais baixos.

Uma placa de vídeo do tipo X1950PRO tem um consumo típico da ordem de 80 Watts no pico. Isso dá uma corrente de pouco mais do que 6 Amperes na linha de 12 Volts.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...