Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na fonte + nova (qual pegar?)


nemeh

Posts recomendados

Pessoal, tudo bem?

Tenho uma fonte SEVENTEAM ST-420BKV, que está com problema. quando meu computador foi montado, um cooler de gabinete foi ligado em seus 2 cabos de energia, o que estava dando curto ao ligar o pc. Apenas piscava os leds e nao dava partida no pc. Nisso acabou dando um problema na fonte, sendo que até um de seus cabos de energia esta inutilizavel.

Ai, ssempre tive problema de tela azul do windows acusando erro no driver de video (nv4_disp.dll). Depois de varias tentativas frustradas de encontrar o problema...eis que depois de muito tempo me surge ao ligar o pc.. uma msg da placa de video (gforce 6800 GS) dizendo q a placa nao estava recebendo energia suficiente q e isso poderia ocasionar na paralisaçao do sistema e tal...

Ou seja..minha fonte esta com pau e travando meu pc.:(

Gostaria de saber de vocês mais capacitados nesse assunto, se seria possivel eu pegar uma fonte da Leadership de 550W. Veja especificações:

Características:

Botão Liga/Desliga;

Ajuste de velocidade das ventoinhas;

Duas ventoinhas;

Potência: 550W P4;

Alimentação: 115 ~ 230V (com chave seletora);

Frequência: 60 ~ 50Hz;

Dimensões: 15cm (largura) X 8,5cm (altura) X 16,5 cm (profundidade).

Conectores:

5 conectores de energia - drives 5 1/4;

2 conectores de energia - floppy;

1 conector para placa-mãe P4;

1 conector de energia - SATA (Serial ATA).

Conteúdo da embalagem:

1 Cabo de alimentação;

1 Fonte Casemod.

Nao consegui os parametros de tensão dela, no site nao especificava.

Meu pc é o seguinte:

P4 640 3.2ghz

Asus P5WD2 Deluxe

(2x 512mb) DDR2 533 RAM

Geforce 6800GS 256mb

HD ATA 7200rpm 120gb

HD sata 7200rpm 300 gb

Placa captura PixelView Play TV Ultra

Disquete

DVD-RW/CD-RW

2 coolers de gabinete com led.

Mouse e teclado USB (mesma saida)

Webcam usb

Seria o que puxa energia no meu pc.

Fiz o teste nakeles sites ...e la acusava 330W

Estive olhando os preços da Zalman ZM460B-APS e achei meio pesado pra mim agora. A Seventeam ST-420BKV (igual a minha, mas boa) ja seria uma coisa q eu poderia pegar.

Essa Leadership ATX Casemod 550W citada é mais em conta um pouco, e "mais" forte que a tensão da Seventeam (420w < 550W).

Por favor peço que me ajudem nessa decisão.

Será que realmente essa Leadership é ruim mesmo ?? Tenho umas caixas de som dessa marca e nunca me deram problemas. Será que colocariam uma peça tão ruim no mercado e tão fundamental pro pc, assim pra estragar fácil???

Me ajudem por favor.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se ta louco, esse Leadership é 20x pior do que sua Seventeam... ela tem potencia nominal, nao tem nem 220 Watts reais, possue componentes de pessima qualidade, procure mais sobre essas fonte aqui no Clube do Hardware.

pegue uma Huntkey 450w na média de R$ 190,00

ou compre outra Seventeam de 420w

claro, dependendo de quanto voce vai poder pagar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa amigo, pode ser que resolva seu problema: conferiu se a alimentação extra de sua 6800GS está conectada? Se estiver tudo bem, vamos a indicação de outra fonte...

Concordo 100% com o colega acima, uma Huntkey além de melhor opção que a ST, garante uma boa margem para upgrades. Outra opção seria uma Zalman 360W, da mesma família da de 460W que você estava de olho, mas com menos potência, porém o suficiente para sua atual maquina e para um upgrade de outra placa de vídeo semi high-end, digamos uma x1950PRO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...obrigado por me ajudarem...

Então ficarei longe das Leadreship...não quero arriscar minha máquina.

Não estou encontrando essa Huntkey pra vender por aqui. E no ML achei uma mas o cara não tem nenhuma venda...então nao arrisco.

Essa Huntkey é bem melhor que a Seventeam?? Ou poderia pegar mesmo a seventeam que funcionaria perfeito pra minha máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa...mas 420,00 pra mim aperta.

Andei lendo em outros lugares...um pessoal comentando que a seventeam nao seria muito boa com placa-mãe ASUS... No caso a minha é ASUS...

Estou procurando pra vender esse Huntkey 450w..mas ta difícil..

Alguem poderia me indicar uns sites?? Se for permitido.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara, fonte é fonte... é energia, fornece energia do mesmo jeito. Então esquece essa.

REccard, nao dê opinioes sem nenhum estudo amigo, voce acaba prejudicando alguem sem nem mesmo ter a intençao de fazer isso, fonte é uma SE NAO, o PRINCIPAL componente de um computador, basta voce pensar que tudo que voce liga no seu computador, é a fonte quem vai alimentar, e pense na fragilidade de uma GPU, um CPU, as Memorias, qualquer oscilaçao de tensão fora do aceitavel, pode danificar um componente seriamente.

Cuidado com seus comentarios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para esse comentário:

Cara, fonte é fonte... é energia, fornece energia do mesmo jeito. Então esquece essa.

Essa resposta é perfeita:

REccard, nao dê opinioes sem nenhum estudo amigo, voce acaba prejudicando alguem sem nem mesmo ter a intençao de fazer isso, fonte é uma SE NAO, o PRINCIPAL componente de um computador, basta voce pensar que tudo que voce liga no seu computador, é a fonte quem vai alimentar, e pense na fragilidade de uma GPU, um CPU, as Memorias, qualquer oscilaçao de tensão fora do aceitavel, pode danificar um componente seriamente.

Cuidado com seus comentarios.

REccard, você está louco! :eek: A fonte é extremamente importante para o PC! Navegue por esta parte do fórum que você poderá aprender mais sobre o assunto para futuras opiniões, beleza!

Valeu!:cool:

Para começar pode iniciar a leitura de alguns artigos:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/976

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é 240,00 ja é um valor que daria pra bancar...

Assim...por alto... em questao de qualidade seria Zalman > Huntkey > Seventeam ?? a grosso modo..hehe

Mandei um cara ver no paraguai qto sai a Huntkey 450W, A ZALMAN 460W ZM460B-APS .. e vou mandar ver essa Seventeam ST-450P-AG.

Vou ver os preços e retorno aqui pra gente ver o que compensa mais.

Valeu! Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a Seventeam vai ser difícil achar no paraguai... quando fui comprar, entrei em contato com importadores diversos e nenhum deles conhecia Seventeam ou Huntkey.

Na verdade ele estava tentando me vender uma fonte que tinha 650Watts reais por R$60,00 (hehehe) até hoje caio na gargalhada quando lembro disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo,

Tanto Seventeam quanto Huntkey são boas. As Huntkey estão com uns preços otimos e boa potência. MAs não tenho visto à venda muito por aí. A seventeam de 450W me parece uma otima escolha:

http://waz.com.br/fonte_nobreak_estab/seventeam_st450pag.php?codprod=90112

R$229, você compra numa loja confiável, com garantia de 1 ano, nota fiscal e não arrisca seu dinheiro.

:D

Cara, fonte é fonte... é energia, fornece energia do mesmo jeito. Então esquece essa.

Bom, carne é carne num é? Se pre você tanto faz carne de rato ou picanha argentina, problema seu. Mas computador é um pouco mais exigente.

Vantagens de uma fonte de boa marca mais cara:

- Tensões estáveis - aumenta vida útil da máquina, evita defeitos no HD, a maior parte de problemas no HD vem de fontes vagabundas que não seguem o padrão ATX.

- Economia de energia - Um fonte vagabunda consome em torno de 20 a 40% a mais que uma boa fonte. Por isso, ao longo do tempo de vida de uma fonte o investimento nela compensa.

- Proteção da maquina - um boa fonte tem mais mecanismos de proteção contra curtos, picos, instabilidades na rede eletrica. Assim vai proteger como um todo seu investimento.

Bom, quem quiser comprar fonte vagabunda que compre. Mas compre sabendo que seu micro vai travar, seu HD vai pifar, etc...etc...

Agora. Vir aqui, em um forum sobre hardware falar isso? Que tanto faz? Está querendo arrumar briga aqui? rs

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
é 240,00 ja é um valor que daria pra bancar...

Assim...por alto... em questao de qualidade seria Zalman > Huntkey > Seventeam ?? a grosso modo..hehe

Mandei um cara ver no paraguai qto sai a Huntkey 450W, A ZALMAN 460W ZM460B-APS .. e vou mandar ver essa Seventeam ST-450P-AG.

Vou ver os preços e retorno aqui pra gente ver o que compensa mais.

Valeu! Abraços

Penso que se você quiser poupar poderá considerar uma compra de qualidade ao invés de quantidade. Poupe em quantidade. Se você não pretende fazer um up-grade forte em sua máquina escolha uma ZM-360B-APS que em potência útil é igual a Seventeam 420BKV . Um monte de leitores devem ter caido da cadeira agora. Então me explico.

Em potência útil é igual, mas em modernidade, rendimento, acabamento, desempenho é melhor. A maioria das pessoas não leem as características das fontes como devem ser lidas. Coloquei numa tabela as características de ambas as fontes, só para comparar, bem como os preços de hoje de ambas na WAZ, para referência.

Zalman360xSeventeam420BKV.jpg

A capacidade de fornecimento de potência máxima de ambas as fontes, nas linhas de 12 Volts é de 312 Watts, que significam 26 Amperes. Claro que a Seventeam ganha na capacidade de fornecimento de potência nas linhas de 5 e de 3,3 Volts, onde ela pode chegar a 200 Watts contra 150 Watts da Zalman.

Esses watts a mais nas linhas de baixa tensão só serão demandados se você tiver um Barton 3200 (linha XP) bem overclocado. Nenhum C2D, nem tampouco os Athlon 64 são capazes de utilizar essa potência toda nas linhas de baixa tensão. Além do mais ela não conta com PFC ativo e tem um rendimento muito medíocre (65%).

Ora, costumo dizer. Se você já tem uma config moderna, que exige cada vez mais das tensões de 12 Volts e cada vez menos das tensões baixas então somente adote essa ST420BKV se voce for fazer um down-grade em sua máquina... Quem sabe para um core Barton, um Palomino...

Ainda, se você quiser evoluir para as placas de vídeo mais modernas, cuide-se com essa ST420BKV. Ela fornece tanta corrente nessas tensões quanto a ZM-360B-APS, que tem como ganho PFC ativo, um rendimento superior a 80% e uma série de outras vantagens.

Quanto a Huntkey LW-6450SG, tenho com ela e com seu fabricante, um pé atrás. Para mim, isso é muito particular, tenho que quando o fabricante esconde alguns dados, ou enrrola em colocar esses dados, é por que ai coisa tem...

Coloco uma visão lá do site da Huntkey, mostrando tabela de correntes dessa fonte LW-6450SG.

CaasbruxasHuntkey.jpg

Veja onde a Huntkey peca em meu conceito:

-Notem que as condições de contorno de potência de modo agrupado foram omitidas. Não foi declarado, pelo fabricante, qual a potência permisível em modo combinado para as tensões de 12 Volts.

- Não gosto nada-nada quando o fabricante, em suas especificações técnicas, deixa muito claro que o rendimento da fonte é >70% em Full Load @230Volts e lá na cara do folder de venda (onde a enorme maioria dos curiosos vai para ver a fonte) o fabricante declara que o rendimento é >85%. Gente boa, se vocês entendessem o parto que é, conseguir chegar a esse rendimento vocês me dariam razão. Poucas fontes no mundo chegam e passam desses 85% de rendimento. Só como exemplo cito um ícone em rendimento, na sua linha especial, que é essa daqui, que chegou a 87% mas para tal teve que retirar até o fan...

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817104902

Então a fonte Huntkey não merece a minha total confiança. Toda essa linha da Huntkey, desde a de menor potência até a de maior potência está taxada como tendo rendimento >85%. Ora... Vê seu nasci ontem??? Isso em eletrônica beira o impossível, mas a Huntkey teria conseguido e ainda com um preço final mais muito agressivo. Novo milagre de Frei Galvão..Ela é tão boa que não entrou nos EUA (nem a Seventeam). Os americanos não merecem tamanha eficiência, desempenho e solidez... Vê se pode...

Por que então todas essas fontes, nas configurações vossas podem ficar tão estáveis, aguentar o peso de seu novo PC, último tipo... Digo o porque. A enorme maioria dos PCs que estão por ai rodando consomem menos de 300 Watts e, qualquer dessa fontes ai faladas... comentadas. dá conta disso com uma mão nas costas.. Ai vem os fabricantes com uma fonte que fornece 300, 350 ou 400 watts e rotula ela de 500, 600 e a galera compra, fica feliz porque a fonte aguentou "rock solid" sua config. Raras excessões no dia-a-dia por ai demandam mais energia do que esses 300 ou pouco mais de potência.

Por isso sempre sugiro o dimensionamento correto de sua fonte, trocando quantidade por qualidade.

Caro nemeh. Tomei a liberdade de simular para conferir a potência de pico absoluto de sua config e achei 326 Watts, que batem com a tua informação.

A ZM-360B-APS cabe ainda em tua config.

Pense bem nessa sua compra. Mas se quiseres uma folga maior, sugiro sua irmã de 460 Watts. Mais cara sim... Mas você recebe o que você paga.

Desculpa a extensão do post...É que eu me nego a falar, dizer e não justificar, igual fez, de modo absolutamente irrespoável o colega REccard

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é,... quando montei meu pc ..seria pra durar um tempo sem ter que trocar... então acho que upgrade agora nao teria. No maximo colocar mais 1 hd sata.. Mas nunca se sabe né....

Vou ver se ele me passa os preços das 3 fontes...porque as vezes da pra pegar a Zalman... e nem sei se ele vai encontrar todas...

só nao quero ter problemas de novo com a fonte...e q meu pc pare de travar por causa da placa de video mal alimentada.. Espero q tb realmente seja isso..

A entrada da placa de video,da geforce 6800GS.. se nao me engano sao 2 ...e vem um adaptador pra ligar nos molex normais...

Esses 2 cabos pci-e que vem na Zalman..seria pra ligar nela??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ver se o cara do paraguai me consegue um preço bom na Zalman 460W... ela ja tem o conector pci-e... e minha placa de video pede um...se nao tiver, tem que usar o adaptador e nisso gasta dois conectores molex....

Estive olhando ela...seus cabos ..e o que preciso aqui.... da tranquilo porque preciso de 3 molex (HD ATA, DVD-RW, Cooler Gab.), 1 (ou 2 futuramente) SATA e 1 pci-e (Placa de video)...se nao tiver o pci..vou ter que precisar de pelo menos 5 molex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, garanto a você que seu importador de confiança não encontrará qualquer fonte de renome no paraguai. Compro sempre por lá, sou morador da região, e nunca ví nenhuma fonte realmente BOA por lá, a melhor até hoje foi a Thermaltake TR2 W0070 de 430W que era encontrada na pc-new. Fora essa, nenhuma outra. De qualquer forma, pergunte a ela qual fonte ele consegue trazer, mas já adianto a resposta dele: Satellite 545K8 400W ou Dr Hank 400 ou 500W.

No final, acabará tendo que optar por importação dos EUA (newegg, etc..) ou comprar em lojas on-line mesmo. Pode ir fazendo as contas e encomendando sua Zalman 460W ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
No caso dele nao encontrar então... você poderia me indicar algumas lojas online de confiança?

Desde já agradeço.

http://www.fgtec.com.br

http://www.hardstore.com.br

http://www.waz.com.br

http://www.e-armazem.com.br

http://www.noli.com.br

http://www.smartdata.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara.. tu que é de Porto Alegre..essa FGTEC é boa mesmo? confiavel?

Tem uns preços ate q bons.

E pra mim que sou de Bento...o frete sai baratinho.

bom pessoal...depois da ajuda de vocês todos...agradeço mesmo a força.

O que consegui pela net.

Seventeam ST-550PAG = +- 285,00 ^_^ [+12V1 = 18A, V2 = 18A]

Huntkey GreenStar 450W - LW6450SG ATX2.2 = 254,00 ou 236,00 (depende frete) ^_^ [+12V1 = 15A, V2 = 17A]

Thermaltake Puer Power TR2 430W W0070 = 255,00 (essa nao tem as duas linhas +12V !!) ¬¬

Achei essa Enermax Noisetaker EG425P-VE SFMA 420W por 267,00 (vi no site dela e tem pci-e tb) [+12V1 = 18A, V2 = 18A]

Zalman ZM460B-APS 460W por 288,00 ^_^ ou 313,00 :o [+12V1 = 16A, V2 = 18A]

O que me dizem.... ?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara.. tu que é de Porto Alegre..essa FGTEC é boa mesmo? confiavel?

Tem uns preços ate q bons.

E pra mim que sou de Bento...o frete sai baratinho.

Tem ai duas lojas de Porto Alegre.

A FGTec onde já comprei muitas vezes. Como está localizada a 4 quadras de onde moro, sempre comprei lá mesmo. Nunca tive problemas.

A Hardstore, como é um pouco mais longe, sempre usei dela via motoboy. Nunca tive problema algum. Também considero uma loja confiável.

Já fiz uso das outras que citei, porém em poucas vezes. Não tive problemas com nenhuma delas.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe sim incompatibilidade entre algumas ASUS e Fontes que tenham a linha de -5V. Como é o caso de algumas Seventeam, como a ST350BKV.

você saberia alguma dessas incompatibilidades???

porque minha placa-mãe é ASUS.... e como eu disse acho q o problema do meu pc reiniciar acusando erro no nv4_disp.dll ..... deve ser da fonte q o software da placa acusou pouca energia..mas isso apareceu depois de quase 1 ano...a msg..porque reiniciar nesse erro ja tem quase 1 ano.. :/

As vezes pode ser essa incompatibilidade....

Ai se for....teria q ver se a fonte Seventeam ST-550PAG tb nao correria o risco. Ou se pego outra marca...

porque ela era uma forte candidata..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
você saberia alguma dessas incompatibilidades???

porque minha placa-mãe é ASUS.... e como eu disse acho q o problema do meu pc reiniciar acusando erro no nv4_disp.dll ..... deve ser da fonte q o software da placa acusou pouca energia..mas isso apareceu depois de quase 1 ano...a msg..porque reiniciar nesse erro ja tem quase 1 ano.. :/

As vezes pode ser essa incompatibilidade....

Ai se for....teria q ver se a fonte Seventeam ST-550PAG tb nao correria o risco. Ou se pego outra marca...

porque ela era uma forte candidata..

Algumas placas mãe asus dão problemas com fontes que têm linha de -5V. Instabilidade, mal funcionamento, até não funcionamento.

Não me lembro bem pois não mais estou trabalhando em loja, mas pode ser o caso. Já que vais comprar fonte, ligue na WAZ, o tecnico lá sabe quais são as placas que dão problemas com tais fontes e tudo mais. Mas se a fonte não tem a linha de -5V não existe problema.

No caso da ST550PAG, este problema não existe. Já a ST350BKV é uma que pode dar problemas com algumas Asus, pois ela tem a linha de -5V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...