Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador 12v de alta potência


rafael japa

Posts recomendados

Olá galera,por favor preciso de uma ajuda de alguém experiente,eu num manju muito de eletronica mais queria fazer amplificadores caseiros tipo pra vender ja tenho alguns pedidos mais tem q ser pra ligar a bateria de carro preciso de + o - 200 a 500wrms e se fosse voltagems mais alteradas de no caso tem de fazer fonte pra converter 12v num iria exigir muito da bateria e logo ela arriaria???? quem poder mi ajude por favor me add no msn [email protected]

obrigado galeraa té +++ valeu!!!! abraços!!!!!

post-188491-13884943828453_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
500W rms a partir de 12v !!!

Se fizer contas simples e entrando com rendimentos vai ver que a corrente fornecida pela bateria seria tal que duraria alguns minutos .

Pior como as baterias de chumbo são muito sensíveis a descargas completas iria destruir a bateria em pouco tempo.

Mas essa potencia é normal Zurca, geralmente amplificadores classe AB vão até perto de 600 Wrms, a partir disso já fica mais fácil encontrar amplificadores Classe D ou acima de 1000 mais comumente os Classe T (com mais de 90% de eficiencia (contra de 40 a 60% dos AB e dos D eu não lembro de cabeça, mas acho que de 60 a 70%).

O difícil é conseguir montar um amplificador desses a baixo custo (como a maioria das pessoas que procurar esses projetos deseja) e acaba sendo muito mais fácil comprar um amplificador.

Um ampli mosfet que eu vendia barato (R$ 300,00) é o Hurricane 4.120 com 4 canais de 120 Wrms a 2 Ohms ou dois bridges de 240 Wrms a 4Ohms.

O que é muito importante também é a bitola dos fios de alimentação dos amplificadores, pelo menos 16 mm² de area para ter uma folga e não perder rendimento por efeito joule acima de 350 watts rms. E esses fios não são baratos (cerca de 10-12 reais o metro, em geral 5 metros prum carro médio/pequeno).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ok e quanto tempo vai trabalhar um amplificador de 500 W rrns ligado a uma bateria de 12V com capacidade de 60AH ?

Com o motor desligado considerando que uma musica seja dinamica e o sub (grande vilão de corrente e potencia) esteja moderado cerca de hora e meia-2 horas se a bateria for nova e volume razoavelmente alto e sem distorções.

Um megacapacitor (1 Farad) pro amplificador de graves também é recomendado para sistemas com mais de 500wrms.

Mas quem vai ficar ouvindo musica com o carro parado/desligado? geralmente nos churracos no campo ou algo parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, uma que ele não vai usar os 500W rms por muito tempo, a não ser que ele seja louco. Com a metade disso ele ja não aguenta muito tempo dentro de um carro.

E outra, ele pode comprar baterias para som, como as da MXR, que possuem corrente de pico de 450A a 1150A, e não são muito caras.

Porque nós montamos um sistema de som com 300W de sub, 150W de médios e 150W de agudos?? Montamos para ter o sistema a disposição, o que não significa que usaremos por todo o tempo esta potencia.

Eu ja passei pela seguinte experiencia, eu tenho um

Corzus PWR 3100

3 canais 360 watts

potencia de saida RMS 2x100 watts 1x160 watts - Total 360 watts em 2 Ohms

potencia de saida RMS 2x50 watts 1x80 watts - Total 180 watts em 4 Ohms

potencia de saida PMPO 2x400 watts 1x640 watts -Total 1440 watts

corte de frequencia subwoofer de 20 Hz a 80 Hz ou 20 Hz a 150 Hz

resposta de frequencia de 20 Hz a 20 KHz

impedancia de saida 2 Ohms por canal

corrente de consumo maxima 50A

tecnologia SMD

Uso ele em um Sub da Selenium, o Selenium Bass de 200W rms bobina simples se não me engano, por sinal, excelente sub para dentro do carro, com ele eu não sinto falta de graves pois ja são suficientes para tremer todo o carro e os pulmões, hehehe.

Tenho mais uma corneta Spider de 100W rms, e um spertweeter spider de 100W rms também.

Um sistema muuuuito bom, e muito economico. Sobra som, para dentro do carro, e é o que me interessa.

Em função dos sons médios e agudos não ultrapassarem muitas barreiras, seria melhor eu colocar outro módulo com uns 2 triaxiais de 150Wrms no tampão, mas eu não quis cortar o tampão original.

Voltando ao que eu estava contando.

Eu nunca uso o som em todo o volume, porque o módulo esquenta muito, e não ha necessidade de tanto som.

Mas eu resolvi escutar um som, uma noite dessas e como o carro estava com o porta malas fechado eu deixei o volume no máximo, antes de distorcer, e a bateria durou nem 2 horas eu acho. Ela era uma bateria de 60A se não me engano.

Mas se eu quisesse eu poderia ter aberto o porta malas, e escutado o som com a mesma intensidade só que com a metade da potencia que eu estava usando.

Concluindo, eu acho que não precisa se preocupar tanto com o consumo, ja que não vai usar todas a potencia durante muito tempo, e se for usar, compre um bateria especial somente para o som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o motor desligado considerando que uma musica seja dinamica e o sub (grande vilão de corrente e potencia) esteja moderado cerca de hora e meia-2 horas se a bateria for nova e volume razoavelmente alto e sem distorções.

Um megacapacitor (1 Farad) pro amplificador de graves também é recomendado para sistemas com mais de 500wrms.

Mas quem vai ficar ouvindo musica com o carro parado/desligado? geralmente nos churracos no campo ou algo parecido.

Ta ai!

Tu postou isso enquanto eu escrevia o meu post ali.

Ele não vai usar toda a potencia com o carro parado durante muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou listar aqui alguns módulos que eu compraria pela relação custo/benefício:

http://www.techcar.com.br/product/som/modulos_e_amplificadores/modulo_hurricane/1728.html

http://www.techcar.com.br/product/som/modulos_e_amplificadores/modulo_banda/1016.html

http://www.techcar.com.br/product/som/modulos_e_amplificadores/modulo_hbuster/975.html

http://www.techcar.com.br/product/som/modulos_e_amplificadores/modulo_hbuster/988.html

http://www.techcar.com.br/product/som/modulos_e_amplificadores/modulo_hbuster/982.html

http://www.techcar.com.br/product/som/modulos_e_amplificadores/modulo_hbuster/984.html

http://www.techcar.com.br/product/som/modulos_e_amplificadores/modulo_audiobank/1049.html

O "Módulo de Potência HBuster Pró Power- HBM 4100" eu ja vi funcionando no carro de um amigo, ele ligou duas saídas em bridge usando 240W rms 4ohm, e usou as outras duas saídas para ligar 2 supertweeter/cornetas, que eu nunca tinha visto, mas ele integra um driver e um supertweeter em uma peça só.

E o sim era muuuuito bom, e muito forte.

O Sub ele usava um que é muito melhor que o meu para o exterior do carro, ele usava um Spider Nitro, que é um excelente sub woofer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o motor desligado considerando que uma musica seja dinamica e o sub (grande vilão de corrente e potencia) esteja moderado cerca de hora e meia-2 horas se a bateria for nova e volume razoavelmente alto e sem distorções.

Um megacapacitor (1 Farad) pro amplificador de graves também é recomendado para sistemas com mais de 500wrms.

Mas quem vai ficar ouvindo musica com o carro parado/desligado? geralmente nos churracos no campo ou algo parecido.

Como consegue esse tempo de hora e meia-2 horas ?

Como consegue que uma bateria de 60 AH forneça essa energia durante esse tempo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como consegue esse tempo de hora e meia-2 horas ?

Como consegue que uma bateria de 60 AH forneça essa energia durante esse tempo ?

A potencia não é continua, não esqueça que a musica é dinamica.

Uma bateria de 60 AH tem corrente de partida na casa dos 650 Amperes. nessa corrente sim a carga dura poucos minutos, 1 ou 2 no maximo. Mas pra musica não suga mais de 60 amperes continuamente.

Na dúvida faça o teste prático de quanto tempo você consegue ficar com o som ligado com um volume razoavel (sem distorções), trabalho basicamente com som automotivo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera,por favor preciso de uma ajuda de alguém experiente,eu num manju muito de eletronica mais queria fazer amplificadores caseiros tipo pra vender ja tenho alguns pedidos mais tem q ser pra ligar a bateria de carro preciso de + o - 200 a 500wrms e se fosse voltagems mais alteradas de no caso tem de fazer fonte pra converter 12v num iria exigir muito da bateria e logo ela arriaria???? quem poder mi ajude por favor me add no msn [email protected]

obrigado galeraa té +++ valeu!!!! abraços!!!!!

Se bem leu aqui está indicado valor rms e não valor "musical" .

Se o rafael japa vai usar essa potência ou não é outra coisa .

Agora se for fabricar segundo o que indica deve garantir aquilo que promete aos clientes .

Penso que devemos responder à pergunta do tópico .

Se estou enganado desculpem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se bem leu aqui está indicado valor rms e não valor "musical" .

Se o rafael japa vai usar essa potência ou não é outra coisa .

Agora se for fabricar segundo o que indica deve garantir aquilo que promete aos clientes .

Penso que devemos responder à pergunta do tópico .

Se estou enganado desculpem.

Quem falou em potencia musical?

Musica dinamica = consumo dinamico (leia-se variavel). Sempre frisei que é nescessário não ter distorção excessiva (climpagem ou ceifamento de onda) que é o grande vilão de queimda de falantes e consumo de corrente (principalmente em baixas frequencias).

Quem começou a questionar a duração da carga da bateria foi você. E montar um amplificador bom utilizando bons componentes e fazer um projeto excelente não é fácil muito menos barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera,por favor preciso de uma ajuda de alguém experiente,eu num manju muito de eletronica mais queria fazer amplificadores caseiros tipo pra vender ja tenho alguns pedidos mais tem q ser pra ligar a bateria de carro preciso de + o - 200 a 500wrms e se fosse voltagems mais alteradas de no caso tem de fazer fonte pra converter 12v num iria exigir muito da bateria e logo ela arriaria???? quem poder mi ajude por favor me add no msn [email protected]

obrigado galeraa té +++ valeu!!!! abraços!!!!!

Desculpe mas está enganado quem colocou a questão do consumo foi que originou o post. Basta ler.

E tambem colocou claramente as potências RMS , não se são variáveis ou não.

Se vir a definição de RMS vai ver que não tem nada a ver com o facto de o valor do volume de som dinâmico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Smarley2

Acabou de responder quando diz "eu acho " .

Em electrónica não há "eu acho " mas sim especificações .

Que pensaria se da próxima vez que comprasse um transistor com especificação de IC de 5 Amps , este apenas conseguisse atingir 1A .

Talvez o fabricante dissesse " Eu acho" que só precisa de 1 Amp !!!!

Mas por mim chega estou esclarecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eiii pessoal gostaria de mais um ajudinha de vocês tenhhu projeto aqui com tda8571J q produz 160wrms(4x40w) a 12v (2º o projeto) mais tava olhando outro proj com tda(7294) q utilizava 2 tda eproduz 100wrms por isso fiz o mesmo esquema com esse de 160 para ver se da pra aumentar a potencia dele me ajudem galera postem suas opiniões valeu!!!!

projetos:

4x40

http://www.pablin.com.ar/electron/circuito/audio/amp4x40/index.htm

os outros 2 projetos estão comigo ,num achei um link pra posta aqui mais preciso da ajuda de vocês me add pra mi dar opiniões [email protected]

obrigado mesmo gente agradeço valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Amigo Rafael, esse TDA8571 te fornece 40x4 e não 160 em apenas um canal!

Porém esses 40x4 são no pau brabo e com 10% de distorção no mínimo. O CI é bom, barato também, em torno de 20%, mas não te permite ligar em ponte (bridge, BTL) pois ele já é em BTL, resumindo, cada canal te fornece no máximo 40W, tendo voce que ligar 4 falantes sem trocar as saídas. Veja também que a corrente é alta 160W / 12V = 13.33Amperes pelomenus, acho que é esse o cálculo.

O TDA7294 pode te fornecer até 300W ou mais se ligado em BTL e/ou paralelo, porém a alimentação é bem maior que 12V, para compensar a potencia. Esse CI é excelente, comprei um lote com mais de 130pçs dele, faço varios amplificadores com ele e ainda tenho ele anunciado no ML. se não expirou hehe!!!

Para conseguir maior potencia com menor corrente é nescessário elevar a tensão. 12V é pouco, veja alguns projetos de módulos que usam bobinas dentro, transformadores etc..

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...