Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual o melhor processador?


prilio

Posts recomendados

  • Membro VIP

Essa história de que para Intel só serve se for placa-mãe cara é papo furado, que surgiu apenas pelo fato do controlador de memória ser localizado no chipset e não no processsador como na AMD. Puro preconceito.

Nem tudo é mito e preconceito, ha três itens a se considerar:

- O teste que postei acima do Winrar depende muito da memória, e como o controlador de memória da Via é bem pior que os demais ele ficou 20% mais lento, isso em uma CPU com 4MB de cache, se tivesse menos a diferença seria maior, no caso das placas para AMD o pior Via e o Melhor nForce teriam a mesma pontuação porque o chipset nem seria envolvido no teste.

- Ok, o chipset não é só o controlador de memória, ele tambem contrla os HDs e um chipset melhor garante um HD mais rápido, mas olha a plataforma AM2... Com 150 reais você compra uma ECS... Com nForce, quase todas as placas usam algum nForce, uns tem mais portas que outros... Mas o circuito que controla o HD é basicamente o mesmo para todos.

- 20% no Winrar, 10% na média (ou 5% se preferir), é muito pouco... Ok, mas essa diferença é o bastante para o X2 4200+ ser mais rápido que o E4300, e o Core 2 nem pode mais dizer do overclock porque aquele Via não aguenta.

A conclusão disso é que... Esquece Via, se for montar Core 2 monta direito, se for para economizar na placa mãe pega um X2 com uma dessas placas de 150 reais que ao menos o conjunto processador-memória vai ser igual aos TOP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem tudo é mito e preconceito, ha três itens a se considerar:

- O teste que postei acima do Winrar depende muito da memória, e como o controlador de memória da Via é bem pior que os demais ele ficou 20% mais lento, isso em uma CPU com 4MB de cache, se tivesse menos a diferença seria maior, no caso das placas para AMD o pior Via e o Melhor nForce teriam a mesma pontuação porque o chipset nem seria envolvido no teste.

- Ok, o chipset não é só o controlador de memória, ele tambem contrla os HDs e um chipset melhor garante um HD mais rápido, mas olha a plataforma AM2... Com 150 reais você compra uma ECS... Com nForce, quase todas as placas usam algum nForce, uns tem mais portas que outros... Mas o circuito que controla o HD é basicamente o mesmo para todos.

- 20% no Winrar, 10% na média (ou 5% se preferir), é muito pouco... Ok, mas essa diferença é o bastante para o X2 4200+ ser mais rápido que o E4300, e o Core 2 nem pode mais dizer do overclock porque aquele Via não aguenta.

A conclusão disso é que... Esquece Via, se for montar Core 2 monta direito, se for para economizar na placa mãe pega um X2 com uma dessas placas de 150 reais que ao menos o conjunto processador-memória vai ser igual aos TOP.

E será que um chipset básico, mesmo sendo Nforce tem um desempenho tão superior assim ao VIA?? Sei não hein....

Mr. PC, sinceramente eu não achpo que esteja sendo tão comprometido. Ropde algum benchmark pra confirmar como o Super Pi, 3d Mark ou outro qualquer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodei o super pi, calculando 1 milhão de casas.

demorou 35seg.

o pc tem 1GB DDR2 533Mhz.

Aqui, fiz em 29.937 segundos. Não sei se isso afeta algo, mas tô com 1 janela aberta do IE com 4 abas e 2 janelas do Firefox abertas, sendo que uma tem 6 abas e a outra tem 3 abas.

Acho que seu desempenho tá compatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para uso cotidiano não haverá tanta diferença, mas este chipset VIA e sua ponte sul são soluções de baixo custo.

Este conjunto é defasado, foram criados em 2004 se não me engano, para equipar as primeiras placas LGA775, com suporte a memórias DDR e DDR2. Exatamente por este motivo estas placas não possuem dual channel, pois cada canal opera de forma distinta.

Atualmente, a ASUS "requentou" estes chipsets, castrando o suporte a DDR em algumas placas, e com modificações no VRM passou a suportar os C2D.

Tanto o PT890 e o P4M890 caem neste caso, apenas com a diferença deste último ser IGP (video onboard integrado).

http://www.via.com.tw/en/products/chipsets/p4-series/pt890/

http://www.via.com.tw/en/products/chipsets/p4-series/p4m890/

Mas como para tudo dá-se um jeito, no caso do Mr. PC, dá pra melhorar o rendimento do CPU alterando o strap deste E4300 para 1066. Fiz isto em uma P5VD2-X por pinmod, com o C2D operando a 2.4GHz o SuperPI 1MB levou ~25s, resultado interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E será que um chipset básico, mesmo sendo Nforce tem um desempenho tão superior assim ao VIA?? Sei não hein....
Suporte oficial a FSB 1333, dual channel, ponte sul mais avançada, enfim, acredito eu que o nForce6 destinado aos Intel é sim bem superior a esta solução da VIA.

Aí você vai falar, mas é mais caro e etc... E eu digo tmb que é sim, mas para tudo há um preço, não tem jeito.

É como o Eduardo falou, se quer gastar bem pouco e possuir um conjunto equilibrado (mobo e CPU), neste caso é melhor partir para a plataforma AMD.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já acho o contrário, acredito que o C2D seja mais caro que "boas" mobos. Por exemplo, com 350 mangos você pode arranjar uma P5N-E SLI ou Fatal1ty FP-IN9 SLI, com direito a RAID, SLI, overclock e etc. Uma boa mobo AM2 equivalente custa +- isso.

Já o CPU, AMD tá imbatível, com menos de 200 pratas dá pra pegar um belo X2, já um E4300 custa em torno de 100 mangos a mais.

No final, a diferença de preços nem é tão grande assim, e a não ser que você queira economizar ao máximo, atualmente, vá de Intel.

Ande você achou a P5N-E SLI ou a Fatal1ty FP-IN9 SLI por 350 reais? Nem no mercado livre você encontra isso, se encontra a P5N a 400 conto e a Fatal1ty com preço superior a 550 mangos.

Uma dúvida, essa P5N-E SLI é boa para over? Se for o conjunto P5N + E4300 fica um dos melhores custo/benefício, quase com preço dos AMD sendo tão bom custo/benefício sem over e nem se fala com over. E essa Abit também é boa pra over? Se for olhar os preços dessas duas mobo custo/benefício então compensa ir de intel 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra pegar por este preço, só mandando trazer do Paraguai. Por aqui, ainda mais em lojas, não se acha mesmo. :)

Sim, ambas são boas para over, a ASUS até mais que a ABIT no momento (tá faltando um BIOS melhor para a ABIT).

Qualquer coisa, dá um pulo neste tópico relacionado: http://forum.clubedohardware.com.br/showthread.php?t=444957

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:confused: Olá pessoal, eu estava olhando tópicos sobre processadores e gostaria de saber se alguém pode me informar sobre tutoriais, sites apostilas ou afins que ensinem sobre processadores, seu funcionamento, etc e a diferença entre os de um núcleo e os core 2 duo, pois se eu fosse fazer um upgrade do meu athlon 2600+ eu não saberia fazer comparações nem explicar pra alguém que me perguntasse qual processador é bom ou melhor. Aliás, sabem me dizer a respeito desse meu processador? Obrigado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me diga uma plataforma que permita uma placa-mãe do mesmo nivel da q eu vou citar com o mesmo preço para intel:

athlon x2 3600+ = 175 (no boa dica tem 3 opções de loja que usam esse preço)

Asus M2N-E SLI = 250 (com sli 8 e 8x), nforce 5 com dualchanel, ddr2, e todos os mesmos itens gerados pelo controlador do k8 + sata2 300, raid capacidade pra over (menos as memorias, mas como opção, existe a an-52)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, sim! C2D é melhor.

Agora se você nao puder ou nao quer um C2D top de linha pesquisa direito q você monta um Athlon X2 mais rápido com uma placa-mãe muito melhor...

Chegaram a citar ai placa-mãe Asus com 2 portas sata... talvez pra você é suficiente mas no meu caso ja estaria fora.. tenho 3 hds. Se você precisar de mais de 2 hds tb nao servira pra você.

Le com atençao o que postei ai... olha preço, qualidade e desempenho e da uma mesclada até te agradar.

Nem sempre o processador mais rápido do mercado é a melhor opção. O processador mais rápido do mercado só é mais rápido realmente quando você esta interessado em ter o melhor modelo, ou seja, pagar mais de 1000 reais só no processador (acho q o preço é bem acima de 1000.. rs).

Os Phenom estão chegando tb... ja tem muita gente comprando sempron por 100 reais pra sperar por eles... nao sei se é verdade, mas estão dizendo q ele é mais rápido q C2D. então você tem q pensar no upgrade tb e os phenom poderao ser usados em placa-mãe am2... se eu estiver errado tem gente aqui q pode falar sobre isso com certeza, mas é algo a ser pensado tb.

Preço, desempenho, qualidade das placas mae e agora tem tb possibilidade de upgrade pra você pensar.. difícil né garota?

Mas boa sorte em sua escolha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Melhor é o Core 2 Duo, mas é caro e as placas mae pra ele sao caras d+ tb. placa-mãe barata pra ele tem muito pouco recurso. Em contra partida você encontra placas mae baratas pra Athlon 64 X2 com excelentes recursos e o processador tb é mais barato.

Se você nao quer ou nao puder comprar um Core 2 Duo top de linha com uma placa-mãe boa, da uma olhada nos Athlon 64 X2 que você terá opções mais rapidas e mais baratas que os core 2 duo além de pagar muito menos por uma placa-mãe excelente... resumindo você consegue um sistema de maior qualidade e desempenho superior aos Core 2 duo até onde a AMD consegue vence-los... Mas se voce quiser o melhor do mercado ai você tem q comprar um C2D 6700... X6800 ou um quad core e prepara o dinheiro... porque vai ser muito.

Pra ajudar um pouco mais... tenta achar placa-mãe pra Core 2 Duo com os recursos de uma Asus M2NPV-MX por exemplo e compara o preço delas.

Entendi o que está dizendo?? Mas te questiono o seguinte, e pelo jeito você é bem adepto da AMD. eles aguentam serviço bruto em rede 18 horas por dia sem chiar?? Aguentam tornar-se servidor de Dominio trabalhando 24X7?

É possível isso com um AMD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O melhor mesmo é o C2D.

O melhor até R$300,00 é Athlon X2 Am2.MOBO é outra história estamos falando aqui é de CPU e atualmente a Intel é a melhor como a AMD ja foi um dia.

Como o EduardoS e Neckilljo ja disseram, depende do preço e essa generalização é furada.

Quero ver um E4300 bater um 6000+ X2 em desempenho sem overlock..

C2D atualmente é o mais rápido mas no Custo/Benefício tem muito Athlon X2 ganhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo ser vivente já errou um dia ao dar alguma informação.Mas cabe aos membros do fórum ajudarem com idéias,e não sair atirando pedras...

O E6300 é ótimo,mas não humilha nunca um 5200.Tipo,o L2 do C2D é compartilhado entre os núcleos,e do X2 é dedicado pra cada um.Nesse quesito,a Intel tem melhor desempenho porque os núcleos podem usar qq espaço da L2 cheia.Mas a AMD tem controlador de memória embutido no processador,ou seja,acessa ao mesmo tempo a memória e outros dispositivos do mirco,coisa que a Intel ainda faz um por vez...

Essa é a diferença entre os dois,e um modelo pra competir com o 5200,creio que seja o E6700...críticas e sugestões são bem-vindas...

Ah,se alguém souber de um processador que bate o X2 6000 (na mesma categoria),em testes,me avise...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...