Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculadora de consumo - Extreme Power Supply Calculator Lite?


Gohan GTX

Posts recomendados

Desculpa reviver o tópico, mas é que o assunto é pertinente. Espero que não haja problema. :)

Ao preencher os dados na calculadora, fiquei em dúvida sobre a opção Motherboard. Não sei dizer se o meu PC seria um Regular Desktop ou um High-end Desktop.

Eis a configuração do bichano: Potencia PC novo

Então? Regular ou High-end?

E, bom, se não for pedir muito, será que você poderia simular a config pra mim na calculadora Pro, faller?! Se não for incômodo, claro. Se for, sem problemas, eu entendo.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitíssimo obrigado, cara! Valeu mesmo! :lol:

Mas acho que me enganei e coloquei link pra imagem errada. Essa aí não leva em consideração o overclock que eu estava pensando em fazer. Minhas sinceras desculpas! :unsure:

A imagem correta e atualizada seria: Potencia PC Novo 2.0

Me diz uma coisa... quando a fonte tem PFC ativo, não deveríamos deixar o Capacitor Aging em 0% (- Select)? Estaria correto isso!?

Será que uma Zalman 500W aguenta o tranco sem forçar muito? Eu tava querendo pegar uma 600W, mas tá meio além do meu orçamento. :o

Brigadão pela ajuda, cara.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitíssimo obrigado, cara! Valeu mesmo! :lol:

Mas acho que me enganei e coloquei link pra imagem errada. Essa aí não leva em consideração o overclock que eu estava pensando em fazer. Minhas sinceras desculpas! :unsure:

A imagem correta e atualizada seria: Potencia PC Novo 2.0

Me diz uma coisa... quando a fonte tem PFC ativo, não deveríamos deixar o Capacitor Aging em 0% (- Select)? Estaria correto isso!?

Será que uma Zalman 500W aguenta o tranco sem forçar muito? Eu tava querendo pegar uma 600W, mas tá meio além do meu orçamento. :o

Brigadão pela ajuda, cara.^_^

Amigo, melhor que a Zalman 500HP, é a Corsair 520HX ou a 550VX, com 40A e 41A respectivamente nos 12V, da até pra você fazer SLI dessa placa!

Essa Zalman 500HP, apenas tem 34A, o mesmo da 460B-APS!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sou fã de usar o capacitor aging, pois ele interfere no dimensionamento da fonte e não no consumo do PC. Ele já coloca ai a ponderação de segurança necessária para a definição da fonte. Prefiro uma ideia mais próxima, mesmo que de modo conservador, e dai divido esse pico de consumo por 0,7. Fazendo assim tenho o objetivo de buscar uma fonte que opere em 70% de sua capacidade quando minha config pedir seu máximo. Essa será a região de maior eficiência da fonte, de 40% a 70% de sua capacidade ofertada. De lambuja tenho um coeficiente de segurança estabelecido e também uma margem de up não pensados na hora do dimensionamento.

Não uso aging de capacitor, até por que as fontes que tenho recomendado são em sua maioria detentoras de PFC ativo.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então, justamente. Eu segui o seu tópico à risca (http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-melhor/464986) e cheguei àquela conclusão ali. Inclusive sobre o capacitor aging.

Mas não soube avaliar se o meu PC seria um Regular ou um High-end Desktop. Quando coloco em modo High-end Desktop, a configuração requer em torno de 12W a mais.:o

Se alguém puder dar um help dizendo qual dos dois seria mais apropriado pro meu PC (e, se possível, o porquê), eu ficaria extremamente agradecido. :)

Mas, faller, eu tava pensando aqui: 70% da potência máxima da fonte, ok. Mas em uma situação onde eu tenho 2 HDs em RAID0 e outro pra storage, eu dificilmente teria uma situação onde o HD storage estaria sendo usado no máximo ao mesmo tempo que o processamento + RAID0 + VGA + memos estiverem trabalhando no máximo também, não acha?

A config com 3 HDs consome 376W x 70% = 537W (3 Hds)

A config com 2 HDs consome 351W x 70% = 501W (2 Hds)

Ou seja, caso a utilização dos 3 HDs + processador + memos + vga no máximo, a minha fonte estaria operando à 75,2% da sua capacidade total. Caso esteja usando tudo no máximo, com exceção do HD de storage, ela estaria operando à exatamente 70%. Isso já levando em consideração todos os UPs que eu poderia fazer durante a vida útil do PC.

Seria prudente, então, escolher uma fonte de 500W? Ou, sob essas condições, seria mais interessante utilizar uma de 600W?

p.s.: teria como alguém verificar a corrente necessária pra config de 3 HDs, por favor? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, cara, excelente explicação. Fez todo o sentido. Nem sei como te agradecer. :lol:

Quanto à diferença do overclock... estranho... tenho a impressão que cliquei no botão sim. Será possível que eles tenham ajustado o valor recentemente? Tenho certeza que eles andaram mexendo pois tenho uns screenshots de ontem e anteontem que diz só "8800 GT" e hoje já dá pra escolher entre 256 e 512 Mb. Ou foi isso ou eu tô ficando senil precocemente. ^_^

Relativo às fontes, infelizmente não tenho opção de pegar Corsair, Extreme ou FEX. Na loja onde vou comprar o meu PC tem somente Zalman, Seventeam (iuc!), Thermaltake e Cooler Master. Sei que é ruim, mas, enfim, foi a loja com mais variedade que encontrei e, boi zé, o fraco dela é justamente nas fontes.(_(

Eu estou pessoalmente em dúvida entre uma Zalman ZM460B-APS (34A) por R$ 311 e uma Zalman ZM500HP (43A) por R$ 487. Você acha que compensa pegar uma de 500W nesse caso!?

E... obrigado novamente pela explicação! Foi de grande ajuda! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, aqui diz que tem 25A numa saída e 18A na outra... 25+18=43... não é? :huh:

Viagei? Não é assim que faz a conta?:huh:

Viajou amigo, você está calculando a potência nominal....a potência real, é dada pelo fabricante diantes testes feitos na fonte. No caso, essa 500HP, é uma 460B-APS com linhas de 5V mais fortes. Mas as que realmente contam, são as de 12V.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ué, aqui diz que tem 25A numa saída e 18A na outra... 25+18=43... não é? :huh:

Viajei? Não é assim que faz a conta?:huh:

Você precisa dar uma lida nesse tópico e entenderá completamente como se lê essa potência máxima das linhas de 12 Volts, quando tem mais do que uma: http://forum.clubedohardware.com.br/entendendo-especificacoes-etiquetas/478616?t=478616

Aproveite e leia esse aqui também: http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-melhor/464986?t=464986

A fonte de 500 Watts da Zalman só é mais cara que a de 460 porque tem cabeamento modular e heat pipe no dissipador interno..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa... ignorância minha, realmente. Me desculpem.

Mas, segundo especificações do site da Zalman:

460B-APS: potência combinada das saídas de 12v = 408W

500HP: potência combinada das saídas de 12v = 432W

Essa potência maior da 500HP não é real!?

Levando em consideração que a potência exigida nas saídas de baixa tensão na minha config gira em torno de 85W:

460B-APS: 460 - 85 = 375W disponível para as saídas de 12v (31A no total)

500HP: 500 - 85 = 415W disponível para as saídas de 12v (34,5 no total)

Não seria a 500HP, então, um pouquinho melhor!? Este raciocínio de cálculo estaria correto ou eu ainda não entendi direito!?

Desculpe se estou sendo insistente, mas realmente quero entender como isso funciona pra poder tomar uma decisão consciente e ajudar o pessoal que ainda não sabe. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas, segundo especificações do site da Zalman:

460B-APS: potência combinada das saídas de 12v = 408W

500HP: potência combinada das saídas de 12v = 432W

Essa potência maior da 500HP não é real!?

Levando em consideração que a potência exigida nas saídas de baixa tensão na minha config gira em torno de 85W:

460B-APS: 460 - 85 = 375W disponível para as saídas de 12v (31A no total)

500HP: 500 - 85 = 415W disponível para as saídas de 12v (34,5 no total)

Não seria a 500HP, então, um pouquinho melhor!? Este raciocínio de cálculo estaria correto ou eu ainda não entendi direito!?

Desculpe se estou sendo insistente, mas realmente quero entender como isso funciona pra poder tomar uma decisão consciente e ajudar o pessoal que ainda não sabe. :unsure:

Você está completamente correto. Essa fonte de 500 Watts da Zalman, em varias citações, inclusive na WAZ, aparece como tendo somente 408 Watts nas linhas de 12 Volts, o que está errado. O site está correto. É 432, que correspondem a 36 Amperes nas linhas de 12 Volts. O restante de teu cálculo está correto. É 31 de uma contra 34,5 de outra. ( e sua config demanda 20A). É nesse sentido que muitas vezes a gente fala que não vale a pena a diferença de preço de uma fonte para a outra para você deixar essa potência lá enterrada em sua fonte sem a menor chance de usá-la...

Lembre-se que do ponto de vista de dimensionamento, seria recomendável no mínimo 20/0,7 = 29 Amperes, então 31 ou 34,5 dá igual, está acima da exigência mínima. Eu não pagaria a diferença de preço para esses inúteis 3,5 Amperes.. A não ser que você não queira abrir mão do cabeamento modular...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que entendi! Finalmente! :lol:

E, realmente, acho que essa diferença de 3,5 amperes é meio inútil. Caso eu realmente fosse colocar uma outra VGA em SLI, iria ter que trocar de fonte de qualquer forma.

E, bom, aquele Heatpipe ali não faz muita diferença, não é mesmo!? Se fizesse, bom, aí até talvez compensasse, mas por questão de cabeamento, acho que não é o caso.

Muitíssimo obrigado pela ajuda e, principalmente, pela paciência, Fallen e Danirava! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sou completamente leigo nesse assunto de fontes de alimentação, resolvi perguntar aqui porque comprei um fonte que o vendedor me garantiu ser de 320 wats reais, só que com menos de um ano essa fonte queimou, não sei, mas talvez o vendedor pode ter me enganado, mas tudo bem, já comprei uma outra de 500 wats (não reais).

Dei uma pesquisada em vários tópicos e não consegui entender muita coisa, algum colega pode me auxiliar quanto ao consumo em wats do meu micro para que eu possa fazer uma escolha acertada de uma fonte de alimentação?

A minha configuração é essa aí:

Placa mãe Intel: D845PEBT2 (socket 478)

Processador Intel 2.8 Ghz

Cooler Thermaltake (5.000 RPM)

Placa de vídeo ATI 9200 SE

Dois módulos de memória de 512 MB (cada) Single Channel

3 HDs de 40 GB (cada)

1 Gravador de DVD

1 Drive de disquete

1 Placa de rede (off-board)

1 Placa de captura de vídeo

4 Ventoinhas adicionais

Obs. Não sei se isso interessa:

Monitor CRT 17"

Impressora HP Deskjet 3550

Modem Speedstream

webcam

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Libra no seu caso, precisa ser uma fonte que oferte mais potência nos 5V e 3,3V....

Uma Seveteam 350BKV atendera suas necessidades...mas se quiser um pouco mais de eficiência tem essa Thermaltake 350W:

http://www.noli.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1235&cch=&Det=True&IDProduto=1042415&1ST=1&Y=2405048508283

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MUITO BOM essas dicas

Foi determinado em torno de 500w para meu micro.

Mas ai surgiu mais uma duvida...

E se eu coloco uma de 700w so pra garantir futuros upps, como watter cooler.. etc...

vou passar a disperdiçar esses 200 e poucos w, assim aquecendo minha maquina?

Comprando uma fonte de melhor qualidade com rendimento 85%, +12v real, pfc ativo, vai absorver, gerenciar ou controlar esses 200w?

Ou devo colocar 500w mesmo?

Grande preocupação...

Pode me ajudar?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua fonte só fornece o que seu PC demanda. Sua fonte vai demandar da tomada uma potência igual a demanda do PC dividido pela eficiência da mesma. Portanto:

Demanda de 500 Watts com uma fonte de n=65% => 500/0,65 = 770 Watts saindo da tomada e você pagando a conta da energia

Demanda de 500 Watts com uma fonte de n=80% => 500/0,80 = 625 Watts saindo da tomada e você pagando a conta da energia

Seu PC demandará em torno de 500 Watts. Tem muito tempo que não vejo uma configuração com uma demanda tão alta. Penso que deva ser engano seu na calculadora. Poste ai sua configuração... Não deve passar dos 300 Watts...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Faller

Falei 500w mais como exemplo mesmo, mas minha duvida foi sanada

Ainda estou lendo esses outros tópicos q você passou e estudando um pouco o funcionamento dessa calculadora...

Como estou montando ainda o micro, nao tenho todos os dados... ainda nao sei quantas fans e coolers terão... entre outros.. mas ai vai

e6750 (com cooler)

p5k premium (nao sei se é regular ou right end)

8800 gt

4x1gb 800mhz

apollo nzxt (acho q vem 2 fanz de 120mm sendo uma com led)

2 HDs

floppy e gravador dvd

ps. nada de overlocks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Libra no seu caso, precisa ser uma fonte que oferte mais potência nos 5V e 3,3V....

Uma Seveteam 350BKV atendera suas necessidades...mas se quiser um pouco mais de eficiência tem essa Thermaltake 350W:

http://www.noli.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=1235&cch=&Det=True&IDProduto=1042415&1ST=1&Y=2405048508283

Abraços!

Opa danirava

Muito obrigado pela informação, vou ver se adquiro a Thermatake de 350W.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Recommended Wattage: 341 Watts

Com essa demanda ai eu partiria para uma fonte Corsair VX450. Como segunda opção uma ZM460B-APS e terceira , bem mais barata mas abrindo mão de recursos, modernidade, eficiência e garantia extendida, uma Extream550 FEX-55T28

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai sera q fiz correto essa configuração?

Nesse caso, eu comprando uma fonte de 400w com rendimento 85%

400/0,85 = 470,6 - 341 = a sobra seria de 129,6w... nao seria grande perda... correto?

Vi varias recomendações sua FALLER, mas diga ai qual marca você mais recomenda

Pelo q vi você tem uma Zalman correto?

Prefere ela a uma seventeam, ocz ou thermaltake?

valeu por toda ajuda... grandes aulas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E ai sera q fiz correto essa configuração?

Nesse caso, eu comprando uma fonte de 400w com rendimento 85%

400/0,85 = 470,6 - 341 = a sobra seria de 129,6w... nao seria grande perda... correto?

Completamente errado...

Veja que a calculadora mostrou a você um consumo de pico de sua configuração em torno de 341 Watts. Com essa demanda, para ficares tranqüilo e bem aproveitares de tua fonte deverias pegar uma cuja potência ofertada fosse tal que esse consumo de 340 Watts representasse cerca de 70% da oferta:

Cálculo: 340/0,70 = 485 Watts, os quais aproximei aos 450 Watts. Ou seja, com uma fonte de 450 Watts, tua config deverá demandar entre 40 e 70% da oferta da fonte. Veja no gráfico abaixo que a eficiência da fonte é bastante alta nessa faixa. Essa eficiência está sempre acima de 83% em 110 Volts e acima de 85% se alimentada com220 Volts

CorsairVX450_Eficincia.jpg

Então, no pico de demanda de tua configuração, e se alimentada em 220 Volts, quando a fonte estiver entregando a corrente máxima que teu PC deve demandar, 341 Watts, a demanda da fonte à tomada elétrica será de 341/0,85 = 401 Watts...

Ora 401 - 341 = 60 Watts que serão jogados fora sob a forma de calor em sua maior parte...

mas diga ai qual marca você mais recomenda

Pelo q vi você tem uma Zalman correto?

Prefere ela a uma seventeam, ocz ou thermaltake?

Errado. Já coloquei minha sugestão.. Corsair VX450 e cito as razões:

1) Fabricada pela Seasonic, uma das melhores e mais conceituadas fabricantes de fonte no mundo;

2) Pela eficiência dessa fonte, como visto na figura acima;

3) Pela sua homologação no programa 80+, como visto aqui: http://www.80plus.org/manu/psu/documents/CORSAIR_CMPSU-450VX_450W_Report.pdf

4) Pelas recomendações internacionais e nacionais:

http://www.guiadohardware.net/analises/corsair-vx450w/

http://www.jonnyguru.com/modules.php?name=NDReviews&op=Story&reid=64 Fonte nota 9,5 no JonnyGURU.

http://www.silentpcreview.com/article751-page1.html

5) Pelo silêncio, conforme recomendação do site Silent PC Review: http://www.silentpcreview.com/article699-page1.html Terceira mais recomendada..

6) Pela bela corrente disponível em 12 Volts (33A);

7) Pela garantia de 3 anos; (Nos EUA é cinco anos).

Bota Seventeam, OCZ ou ThermalTake e outras mais no bolso...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...