Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculadora de consumo - Extreme Power Supply Calculator Lite?


Gohan GTX

Posts recomendados

A 8800 GTS antiga (320MB/640MB - 320bits - GPU G80 90nm) consome bastante, engano seu achar que ela é "de baixo consumo" , se fosse a versão atual (512MB - 256bits - GPU G92 65nm) até seria mais econômica, mas não muito, se você quiser uma placa que seja verdadeiramente de baixo consumo compre uma HD 3870.

Realmente, pesquisei e vi que esta VGA tem um consumo baixo, porém, analisei e vi que a 9600gt é (ligeiramente) superior a hd3870... então, fiquei em uma duvida dos "cabritos", o que me preocupa é que as duas VGAS tem praticamente o mesmo preço, uma diferença no max 50 reais entre ambas.

E ai, Shadow e Cia, qual das duas placas rodaria no max (não no very high, mas high) com AA2x, res 1024x768 (res nativa do meu monitor) jogando Crysis (porque Crysis ???? Simplesmente, porque é unico jogo atual que possui graficos elevados, exigindo muito da maquina) sem lag, travamentos, blablabla ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, pesquisei e vi que esta VGA tem um consumo baixo, porém, analisei e vi que a 9600gt é (ligeiramente) superior a hd3870... então, fiquei em uma duvida dos "cabritos", o que me preocupa é que as duas VGAS tem praticamente o mesmo preço, uma diferença no max 50 reais entre ambas.

E ai, Shadow e Cia, qual das duas placas rodaria no max (não no very high, mas high) com AA2x, res 1024x768 (res nativa do meu monitor) jogando Crysis (porque Crysis ???? Simplesmente, porque é unico jogo atual que possui graficos elevados, exigindo muito da maquina) sem lag, travamentos, blablabla ????

A 9600GT consome menos.

Mas está ficando off-topic.

Aqui é um tópico para postar pedidos de calculo para configuração e dúvidas quanto a calcular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 9600GT consome menos.

Mas está ficando off-topic.

Aqui é um tópico para postar pedidos de calculo para configuração e dúvidas quanto a calcular.

Perdão !!!! Não precisam responder, estou acomponhando o topico oficial da vga 9600gt...:D

Realmente, a minha fonte comporta esta VGA, que por é excelente...^_^

Obrigado a todos !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae João, será que essa Akasa 500W aguenta a 9800GX2?

http://www.akasa.com.br/akasa_english/spec_page/psu/spec_ak_p050fg7_bk.htm

Obrigado!

Olha.

Pelo o que eu vi ela tem 36A nos 12V para menos.

Para falar a verdade não sei te falar com certeza sobre isso, mas eu pegaria uma fonte melhor tipo uma 550VX que tem até suporte nativo ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, já que você está calculando tudo e tem o poder de ver as correntes me diga uma coisa: essa "recommended wattage" é o consumo do pc ou é a potência recomendada da fonte? Por essa matéria do Xbit Labs me parece que o que esse site mostra é a potência recomendada da fonte:

http://www.xbitlabs.com/articles/other/display/antec-psu-roundup.html

Sendo assim, qual é o fator que eles utilizam? Calculando de acordo com outros sites me parece que é algo entre 0,7 e 0,9.

Se for assim mesmo, todo mundo está superdimensionando as fontes que compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ficar uma folga boa agente calcula e o valor da potência agente divide ele por 0,7 par adar uma excelente folga ;)

Você entendeu minha pergunta?

O que o Extreme PSU indica? O consumo total do sistema ou já indica a potência da fonte? Se indica o consumo total, por que o consumo calculado no link que passei é diferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você entendeu minha pergunta?

O que o Extreme PSU indica? O consumo total do sistema ou já indica a potência da fonte? Se indica o consumo total, por que o consumo calculado no link que passei é diferente?

Não.

Ele indica o consumo total.

E aí cabe a pessoa dimensionar para ela a fonte.

Por exemplo, eu recomendo pegar aquilo que dá no consumo total e dividir por 0,7 para ficar bom e bem dimensionado ;)

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passa o link da sua fonte para mim dar uma olhada ;)

http://www.enermax.com.tw/english/Product_Display1.asp?PrID=7

Nossa, tá muito lento o site da Enermax. Fora que o Firefox dá um aviso "Site denunciado como foco de ataques!". Bem estranho. Também peguei o link da Newegg. Deve servir:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16817194002

Tem uma coisa que eu acho esquisita nessa fonte. Ela tem duas linhas de 12v com 20 amperes cada, mas as duas combinadas só fornecem 30A (360W).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.

Ele indica o consumo total.

E aí cabe a pessoa dimensionar para ela a fonte.

Por exemplo, eu recomendo pegar aquilo que dá no consumo total e dividir por 0,7 para ficar bom e bem dimensionado ;)

Abraço.

Faça o seguinte então:

Calcule o consumo pra esse sistema:

ASUS P5E mainboard

Intel Core 2 Duo E6850 CPU

Zalman CNPS9500 AT cooler

Four HDDs (Western Digital Raptor WD740GD)

HIS Radeon HD 3870 graphics card

2x2GB DDR2-800 SDRAM (Patriot PDC24G6400LLK)

DVD-RW drive

Agora compare com esse resultado, medido pelo Xbit Labs:

table.png

Quanto você calculou? Eu calculei em 301W. Se você comparar os resultados verá que o Extreme deu exatamente o valor medido dividido por 0,7. Isso que não estou entendendo.

Link: http://www.xbitlabs.com/articles/other/display/antec-psu-roundup.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que eu quero saber isso. Você simplesmente disse que o Extreme calcula a potência demandada do pc e pronto. Onde isso está escrito? Eu não achei. Se não for como você disse, você está calculando 0,7 em cima de outro fator de cálculo, ou seja, superdimensionando todas as fontes.

Bem.

Isso é o que você acha.

Eu não vou dar minha opinião mais.

Cada um segue a sua.

Se você quer seguir o seu metodo do seu jeito, siga.

Pois eu sempre segui o meu e o pessoal nunca reclamou de nada.

Mas se quiser uma opinião mais forte pergunte ao grande faller.

Ou então leia esse tópico algumas páginas atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza, não estou querendo invalidar a calculadora de fontes, só quero entender. Até mesmo pra indicar a melhor fonte pra quem pergunta. Várias vezes já a utilizei. O meu medo era fazer um cálculo de 0,7 de algo que já poderia ser 0,7. Aí seria um coeficiente de cagaço exagerado, entende?

Mas ainda não entendo porque o resultado sai como "recommended wattage", sendo que deveria ser então "power consumption".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Com certeza, não estou querendo invalidar a calculadora de fontes, só quero entender. Até mesmo pra indicar a melhor fonte pra quem pergunta. Várias vezes já a utilizei. O meu medo era fazer um cálculo de 0,7 de algo que já poderia ser 0,7. Aí seria um coeficiente de cagaço exagerado, entende?

Mas ainda não entendo porque o resultado sai como "recommended wattage", sendo que deveria ser então "power consumption".

Isso é o mais simples de entender. Uma vez que o software permite inúmeras ponderações, como o CPU Utilization, o System Load e finalmente o Capacitor aging, e desse modo você conseguiria fazer dar, como resultado, uma família de valores de potência que poderiam variar numa relação de 1 para 3.

Evidentemente que a essa família de valores não poderia ser dado o nome de potência de consumo, pois só seria realmente em algum dos casos. Chama-se então àquele resultado de "Potência recomendada" , complementaria, com a expressão: para a ponderação que colocaste.

Semântica, pura semântica. O importante sim é saber, conhecer, o mecanismo pelo qual a calculadora opera e, desse modo, corretamente ponderar.

De há muito tempo abandonei a ponderação de capacitor aging. Não que ela não mais seja necessária, mas sim por que nas modernas fontes a existência do PFC praticamente anula essa necessidade. Adotando uma fonte com PFC ativo não tenho mais a preocupação de superdimensionar a mesma pelo fato de que essa fonte vá "envelhecer" muito rapidamente.

Com uma ponderação a menos (sim pois o aging é tão somente uma multiplicação, um percentual colocado acima, por exemplo, se a necessidade levantada for de 200 Watts, e for colocado um aging de 15, o SW multiplica 200 x 1,15) Dizia, com uma ponderação a menos, fica muito mais fácil de não se deixar levar ao erro e chegar mais próximo, mesmo assim conservadoramente, à real demanda de pico de sua máquina. Procuro sempre sintonizar no system load. Um HD = uso o recomendado 90%, dois HD´s = 5% a menos, três HD's = 10% a menos. O mesmo vale para driver de CD, ou mesmo até para o uso típico de um PC, sempre que se saiba. Se seu uso for para CAD, Editoração gráfica, 3D stúdio, Editoração de som, ou mesmo jogos pesados, deixa como recomendado. Se seu uso for light, Word, Internet, etc, pode baixar o system load.

Lembre-se: "recommended wattage" para a ponderação que você colocou, para o carregamento que você imaginou..

Feito a ponderação que se pensa mais correta para a config colocada, ao resultado se agrega um coeficiente de Kagasso, que no meu caso uso a divisão por 0,70, que é para além de conferir esse coeficiente de folga, trazer a fonte para uma melhor e mais eficiente região de trabalho que é aquela desde os 40% até os 70% da sua capacidade de oferta.

Simples....

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguém calcula essa config aqui pra mim, to sem net e no trabalho só tenho acesso ao fórum :).

ECS GF8200-A

AMD Phenom X3 8450

2GB (2x2GB) DDR2 800

ATI Radeon HD 4850

2 HD's SATA II (1 de 250GB e 1 de 500GB)

1 DVD-RW

1 Placa de Captura TV/FM PCI Prolink 8000GT

3 Fans de 80nm com Leds

Será que uma Zalman 360B-APS dá conta?

Eu vou demorar a pegar o Phenom, e vou aguentar por + ou - uns 6 meses com um X2 4800+ overclocado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...