Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu gravador LG GSA-H42N ficou lerdo de repente!


Posts recomendados

Recentemente comprei um gravador de DVD da LG DVDRAM GSA-H42N. Comprei dessa marca pois o meu gravador de CD/leitor de DVD antigo (e ainda ativo) RW/DVD GCC-4120B também é da LG. Esse antigo eu comprei a 5 anos atrás e ele nunca me deu problemas.

O GSA-H42N (o novo) também não deu problemas nesses dois meses desde a compra, só que de repente, as velocidades de leitura e gravação de DVD diminuiram drasticamente. A velocidade de leitura de DVD-Rs dele é de 16x, e de gravação é de 18x (8x devido à limitações das mídias). Eu sempre gravei DVDs nele na velocidade máxima de 8x, e num DVD-R totalmente cheio, demorava uns 8 minutos pra gravar. Só que agora demora 34 minutos para gravar a mesma quantidade de dados (obs: uso o Nero 7). O Nero, apesar de declarar estar gravando a 8x, ficava óbvio que tava mais lerdo que isso. Fiquei desconfiado com tamanha lerdeza e fui tentar ultilizar o Alcohol 120%. Eu mandava gravar a 4x (no meu DVD+RW, pre economizar minhas midias) e o Alcohol, que é mais sincero que o Nero e mostra a velocidade real durante a gravação, não passou de 2x. Fiz outros testes com os meus DVD+RWs com o Nero (cheguei a criar uma imagem de DVD e depois gravar) e a lerdeza persistia. Pra piorar a situação, quando eu ia testar os DVDs gravados (que eram na relidade estavam na estrutura DVDvideo) no Windows Media Player e no Media Player Classic, a reprodução começava a "pigarrear", ou seja, um sutil LAG que eu percebia mais claramente no audio (audio e video estavam sincronizados). Já cheguei a pensar que o DVD foi mal gravado, só que eu testei naquele meu gravador de CD antigo e rodou perfeitamente. Aí eu percebi que o problema era do gravador novo, e não da mídia. Testei outros DVDvideos de filmes no gravador, e ele continuava a "pigarrear" (o filme rodava sutilmente mais lerdamente), e o gravador antigo continuava a rodar tudo beleza! Foi aí que eu começei a suspeitar que a lerdeza do bicho estava afetando a reprodução de DVDs. Eu já testei copiar arquivos grandes de uns DVD-Rs de backup que eue tinha aqui para o meu HD, com ambos os gravadores, e o gravador antigo fez a tarefa bem mais rápido que o gravador novo, APESAR de tecnicamente a velocidade de leitura do novo ser maior que o velho em todos os aspectos (CD-R, DVD-R, CDRW, etc.). Pelo menos as coisas eram assim, até hoje, ao comprovar a lerdeza do meu gravador de DVD novo!

Notei que a ultima gravação antes de comprovar o problema hoje foi ontem, quando eu fui gravar uma imagem de dvd ".ISO" num DVD-R que eu tinha aqui (jogo de PS2). Eu ultilizei o Alcohol pra essa tarefa. Ordenei um 4x (velocidade mínima selecionável), mas o danado do Alcohol gravou em 2x (durante a gravação era o que ele indicava). Depois desta ocasião, começou a sídrome de lerdeza do meu LG GSA-H42N (o novo). Foi aí que eu começei a suspeitar do Alcohol, que talvez ele tenha mudado alguma coisa das configurações ocultas do meu gravador, e tenha feito ele ficar lerdo.

Isso me lembra outro fato: pouco antes de comprar meu gravadord e DVD, eu fui à casa de um amigo gravar um outro jogo de PS2 através do gravdor PHILIPS (se não me engano) dele. Eu proprio instalei o Alcohol no PC dele, e botei pra ele gravar a imgem de DVD no DVD-R. Ordenei 4x, e novamente o Alcohol gravou em 2x. Dias depois, eu fui a casa desse meu amigo levando um DVD+RW completamente cheio de dados. Eu botei pra copiar todos os arquivos pro HD dele, e pra minha surpresa, a cópia estava indo extremamanete lerdamente. Eu logo estranhei, mas devido à lerdeza, eu fui embora deixando o DVD+RW com ele (o que eu não queria, já que ele foi muito caro pra deixar que meu amigo arranhasse, hehehe). Foi só agora que eu começei a relacionar estes fatos e suspeitar que talvez o Alcohol tenha sido o vilão da historia.

Esse Alcohol, me causou outra situação estranha. Eu fui tentar instalar o Alcohol no novo Laptop de meu pai, que foi comprado no Canadá, e veio com o Vista instalado. Foi só eu tentar instalar o dito programa que deu pane no Vista dele, e sempre que ele fosse iniciado, dava a famosa Tela Azul. Meu pai teve que formatar o HD e reinstalar o Vista :eek: .

Ah! Outro fato estranho: desde o advento da lerdeza de meu gravador de DVD, noto que os processos de gravação vem consumindo muito minha CPU: 80-85% é o uso da CPU durante as gravações, tanto no Nero quanto no Alcohol. Antes, a CPU era consumida bem menos que isso, tanto que eu podia até mesmo navegar na net durante a gravação. O consumo de CPU é tamanho, que aquele GIF animado que aparece durante a gravação de discos no Nero ficou dando LAG! Antes a animaçãozinha era constante e sem Lags!

Por favor, quem puder me dar alguma solução para o problema, posta aí? Será que a culpa é do Alcohol? Ou será do proprio gravador? Por que um gravador novo da LG daria problema mais rápido do que um gravador de 5 anos de idade da LG? Ajudem!

Desulpem pelo texto imenso!

:mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Monomate, estou com o mesmo problema que você, aliás, o drive ficou lerdo depois de eu ter gravado uma imagem de ps1.

Você conseguiu resolver o problema??

Alguém ajuda???

Bom, depois de postar aqui fiz o seguinte e deu certo:

Fui em meu computador / Propriedades de sistemas / Hardware / Gerenciador de dispositivos. Achei o controlador IDE do DVD e desinstalei.

Reiniciei o computador e ele instalou de novo o caso.

Pronto problema resolvido e HDMA ativado de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elmo, Valeu pelos tutoriais, muito bom. Porém no meu caso não resolveu.

O problema é semelhante ao deles, só que aqui deu uma queda de energia quando estava gravando um dvd de dados na velocidade maxima em 16x do meu aparelho ( lg h20n), quando voltou a energia meu windows tinha ido passear. Depois de muito custo consegui recuperar a instalação, só que foi ai que notei que quando colocava gravar, ao invés de 4 minutos de costume, estava demorando quase 30 minutos.

Bom ai sai lendo foruns, tentando achar o que poderia ser. O gravador é razoavelmente novo tem apenas 11 meses de uso. Tentei recuperar, habilitar o dma, etc... mas continuou nessa velocidade... como não tinha outra maquina para testar, mas tenho um combo aqui parado que grava cds a 52 x coloquei na maquina e testei, aconteceu o mesmo problema, ao invés de chegar no maximo nos testes do nero, ficou em 16x a gravação. Fiz algumas simulações e demorou horrores, o que faria em 2 ou 3 minutos ele fez em 22 minutos.

Já troquei cabos, coloquei dois cabos flats novos de 80 vias e continua assim. Só tem um detalhe que eu percebi hoje lendo o seu tópico sobre DMA, ao habilitar o DMA no windows, na parte "modo de transferência atual" aparece "Não Aplicável" como nas imagens abaixo:

20070817164030up6.th.jpg e 20070817164155lp3.th.jpg

Antes disso acontecer sempre aparecia ultradma mode 4...

Na bios da placa mãe não encontrei nada a respeito sobre habilitar DMA, só tem DMA channel 0 até 7, e as opções são PnP ou ISA/EISA... só que ao reiniciar o computador na leitura dos dispositivos ainda em ambiente DOS, aparece modo Pio 4 e modo DMA 4 e nos dispositivos de cd/DVD aparece modo pio 4 e modo DMA 2...

O correto não seria aparecer somente modo DMA? E por que esta aparecendo agora somente "Não aplicável"? Será algo de errado nas controladoras?

Baixei a ultima versão dos drivers do chipset e instalei e nada.... inclusive atualizou o anterior... Bom só me restou recorrer aos foruns... hoje a noite vou levar os drivers para testar em outro computador, assim terei certeza se eles estão ou não com problemas...

Agradeço o autor do tópicoe quem puder me ajudar... valeu

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pvcfernandes,

Aparecem as possibilidades de você setar seu gravador... ele funciona em PIO ou UDMA... acho que está tudo certo quanto a isso...

Outra coisa... gravar mídias de DVD de 16x em 16x é fria... grave sempre na metade do máximo permitido... assim você não dará chance a erro de gravação... a pressa é inimiga da perfeição...

Penso que no SETUP da BIOS deverá ficar algo como DMA ou UDMA e PNP...

Pode ser que a controladora da placa mãe tenha queimado durante a queda de energia... verifique isso também... se no canal primário o HD está funcionando, então desconecte os gravadores, coloque o HD como SLAVE no meio do cabo (apenas para testar a controladora), acerte o SETUP da BIOS e dê um boot para ver se funciona... repita para os 2 canais secundários... se en todos der boot normal do windows, então as controladoras estão OK...

Remova o Nero e limpe o registro do XP com o MV REG CLEAN... pode ser que tenha ficado alguma instrução pela metade e esteja interferindo...

Conecte apenas o gravador de DVD e tente acertar o DMA dele... pelo gerenciador de dispositivos, remova o drive dele e reinicie, que eles serão reinstalados... tente acertar a DMA antes de ligar o segundo gravador...

Mesmo você tendo colocado outro gravador por ai, um teste no gravador em outro micro é interessante... assim você poderá descartar essa possibilidade de pane nele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elmo, muito obrigado pelas dicas, porém ainda nao consegui detectar o problema. Segui suas dicas e quando eu coloquei o HD em slave no meio do cabo flat simplesmente nao foi reconhecido... e na secundaria a mesma coisa, testei todas possibilidades só funciona se eu deixar o hd em primario como master e o driver na secundaria tambem como master. Já estava achando que era as controladoras. Mas o estranho é que testei com os cabos de 80 vias e como nao tinha nada a perder testei em seguida com o cabo de 40 vias e nesse cabo funcionou todas as possibilidades, mas continuou como "Nao aplicavel"...

Estranho, porque os cabos de 80 vias sao praticamente novos. Um eu tinha aqui embalado, veio com um HD que comprei e nunca usei e o outro eu comprei esses dias. Sera que a minha zica é estão grande que os dois cabos estão ruins ??!!...rss

Apesar do hd estar funcionando, esta muito lento o computador, creio que o "Nao aplicavel" significa que esta funcionando em modo Pio. Estou certo?

Na bios esta DMA channel 0 a 7 setado como "PnP" a outra opção é ISA/EISA, deixei como estava e nao achei mais nada relacionado.

A boa noticia é que os drivers estão bem, testei no outro computador e esta normal, velocidade ok em udma mode 2.

A placa-mãe é antiga, uma gigabyte socket A modelo 7iXe4, suporta UDMA 33/66...

( http://www.giga-byte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Spec.aspx?ProductID=1364)

Agradeço sua ajuda...

ps: desculpem a falta de acentuaçao teclado zoado!! :D

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pvcfernandes,

Até UDMA 2 você pode utilizar o cabo de 40 vias, mas o desempenho cairá um pouco devido as interferências internas no gabinete... para UDMA acima do 2 o cabo de 80 vias é obrigatório... a placa-mãe deteta se o cabo é de 40 ou 80 vias... sendo de 40, não passa de UDMA2...

Se o UDMA está como NÃO APLICÁVEL, então ele está em PIO e o desempenho é muito ruim... existem drives de sua placa-mãe que devem estar no CD dela... além disso, no site do fabricante pode ter drives mais novos... sugiro dar uma olhada...

Dê uma lida também em: http://support.microsoft.com/?kbid=817472

No SETUP de sua placa mãe pode ter algo como ENABLE 32 bits... deverá estar habilitado... as vezes aparece como LBA... muitas configurações do SETUP em AUTO é a melhor opção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elmo muito obrigado por sua atenção... Venho tentando resolver esse problema sem apelar para a formatação, ainda mais que fiz uma a pouco tempo. O interessante é que troquei o cabo flat na loja por outro, e nesse terceiro cabo funcionou todas as opções que você tinha me indicado. Bom pelo menos agora tenho certeza que não é cabo e nem as controladoras.

Hoje eu tive a ideia de usar um linux livecd e tentar achar se estava habilitado ou não os DMA´s como não achei, apelei para uma gravação, usei a versão 7 do kurumin, e gravei uma midia dvd-r a 8x preenchi bem o espaço da midia e mandei ver... durou apenas 9 minutos a gravação... sinal que o dma esta habilitando pelo linux, pelo menos acredito que seja isso..rs

Agora voltando ao Windows, fiz os dois procedimentos dessa página da Microsoft e nada. Continuam como "Não aplicável" e com velocidade baixa nos testes do Nero.

Reinstalei os drivers, no site do fabricante não tinha drivers novos, mas reinstalei mesmo assim, limpei o registro com o MV e nada tbém...

Na bios não achei nada a respeito sobre habilitar 32 bits ou LBA, a única coisa que encontrei a respeito é o que já citei sobre PnP/PCI Configuration... mas creio que esteja habilitado, se funcionou com o linux, parece ser coisa de configuração, penso eu..

Bom agradeço muito sua atenção e auxílio.. obrigado...

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pvcfernandes,

Quem faz o acesso direto a memória é o sistema operacional... se com o linux está correto então o SETUP está correto também... para o windows há necessidade de ser instalados os drives nativos do windows, que é feito durante a instalação do SO e, além disso, os drives da placa-mãe... esses drives devem estar em um CD que veio com ela... dê uma olhada também no site da placa-mãe, em busca de algum drive mais novo para a sua placa-mãe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

bom, o seu computador está muito pesado para gravar em uma velocidade boua e muitas vezes o programa que você esta ussando não é bom eu te conselho o nero 7 enssentials ele é um programa bom e leve e é rapida a gravação.... a ede uma olhada se a sua fita esta boua as maiorias dos problemas com o hd, gravador de estar lerdo é a fita que esta enviando os comandos muito devagar beleza falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...