Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com overclock sempron 2200+


matheus_auei

Posts recomendados

Bom pessoal, esses dias comprei uma fonte nova: Seventeam 420W, e queria fazer um over no meu processador para poder jogar melhor.

Mais eu não entendo muito de over, você poderiam me ajudar a fazer um over bom para ele? Meu gabinete é bem ventilado e tal, queria chegar se possível a 1.9Ghz

Pc:

Sempron220+

Asus a7v600-x

Seventeam 420W

2x512Mb Samsung PC3200

2 Hd Samsi]ung 40Gb

Geforce FX5900XT

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí amigo, seu Sempron tem multiplicador 9 (E isso não da pra mudar), o que você pode fazer pra da um over nele, é aumentar o FSB. Veja se a sua placa aumenta a frequencia ao passo de 1 Mhz , pois ai você conseguira estrair o maximo do cpu. Tem foruns q neguinho fala q coloca 220 de FSB (440 DDR), o que ja é bem mais q o 166 (333) do seu em stock...

Para voce conseguir estabilidade, talvez seja necessario aumentar a tensão também...

não conheço sua placa mãe, por isso não sei se na bios vai ter essas opções, mas na minha aqui em bem fácil fazer over (consegui FSB 215 estáveis com o cooler box)

Hoje, com o FSB a 200 e o Cooler box, a temperatura ta em 37 graus.

não sei c ajudei em algo, mas qlq coisa, é so pergunta de nv!!!

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu pessoal pelas respostas.

Então, tipo mudar o fsb, na minha placa da pra mudar de 1 em 1, e o Vcore de 0,5 em 0,5. E nela também ela faz um over "automatico" pra 1.8, tipo ta la 1.5, dai você clica nele e tem as opções acho que é: Manual, 1200, 1500 e 1800.

Tipo mudar o fsb e verificar estabilidade eu sei fazer. Eu so não sei quando eu tenho que aumentar a tensão, o que é proporção fsb que agora ta 1:1, ams quando eu coloquei a 1.8 fico 5:6 se não me engano, tipo essas coisas que eu não sei.

É so aumentar o fsb, ouf azendo isso eu tenho que alterar alguma coisa nas minhas memorias também?

valeu pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa parte de 5/6 ou 83% é a proporçãoque suas memorias estão trabalhando em relação ao FSB, tipow, se o FSB estiver em 200 e a proporção na bios for 5/6, suas memorias estão trabalhando a 166 Mhz ou 333 mhz Ddr.

Quando fiz o over para 2250 Mhz, tive q colocar as memorias nesse nivel de 83%, ai elas ficaram a 179Mhz (ou 358 DDR) e o PC ficou estavel.

Claro, as minhas memorias são genericas, por isso não guentaram o tranco, mas c as suas forem de qualidade, talvez consiga ficar 1:1...

Coloca em "user define", e não em auto, c você quer superar esses 1800Mhz, pois ai o seu FSB já ta em 200, e você tera de ir de pouco em pouco ate chegar no maximo onde ele fica estavel.

Qt a tensão, você só precisa aumentar c o sistema ficar instavel, ai você faz a mesmo coisa q o FSB, aumenta de pouco em pouco ate fica estavel.Qt mais baixo ficar o vcore, melhor, pois aquece menos o processador!!!

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa parte de 5/6 ou 83% é a proporçãoque suas memorias estão trabalhando em relação ao FSB, tipow, se o FSB estiver em 200 e a proporção na bios for 5/6, suas memorias estão trabalhando a 166 Mhz ou 333 mhz Ddr.

Quando fiz o over para 2250 Mhz, tive q colocar as memorias nesse nivel de 83%, ai elas ficaram a 179Mhz (ou 358 DDR) e o PC ficou estavel.

Claro, as minhas memorias são genericas, por isso não guentaram o tranco, mas c as suas forem de qualidade, talvez consiga ficar 1:1...

Coloca em "user define", e não em auto, c você quer superar esses 1800Mhz, pois ai o seu FSB já ta em 200, e você tera de ir de pouco em pouco ate chegar no maximo onde ele fica estavel.

Qt a tensão, você só precisa aumentar c o sistema ficar instavel, ai você faz a mesmo coisa q o FSB, aumenta de pouco em pouco ate fica estavel.Qt mais baixo ficar o vcore, melhor, pois aquece menos o processador!!!

valeu

deixa eu ver se entendi :unsure:, tipo aqui ta 200 FSB,e na memoria ta AUTO lá. Então eu teria que mudar pra manual, e quanto o maior valor que eu colocar lá melhor? Ou pode ser que se eu colocar um valro mt auto o PC fique isntavel?

Minhas memorias são 2x512Mb da Samsung PC3200

valeu cara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipow, na minha placa tem a opção user define, ai posso configurar o FSB como eu quero. Mais embaixo, tem a opção das memorias, que no meu caso coloquei em 83% da velocidade do FSB (isso quando o FSB tava maior q 200, porque ate 200 elas iam de boa),

Ou seja, meu processador tava com 215 de FSB e meu multiplicador era 10,5, então meu pc tava a 2250 Mhz. Claro tive q aumentar o vcore para manter a estabilidade do sistema, e ele foi para 1,75v.

Fixei a AGP em 66 Mhz, só pra não ter problemas e deixei as voltagens tanto da agp quanto das memorias em stock.

No seu caso, se você aumentar o FSB para 215, como se multiplicador é travado em 9, seu processador já estara a 1935 Mhz, ou seja mais rápido que um 2600+ e equiparavel com um 2800+. Qt as memorias, você vai tentando, 1:1 com v em stock, depois c não de certo você aumenta o vscore aos pokos, c não funga, ai tu coloca elas assincronicas com o FSB, ou seja 5:6, com o vscore no minimo, ai você tenta baixar um pouco as latencias dela. não esquece de travar a AGP em 66 Mhz, e depios vais mais teste pra v se não trava, ai fecho

Quanto ao PC ficar instavel, você tem q testar como os chamados testes de tortura e v c ele não da erro.

PS: Faça um procedimento de cada vez. Comece tentando chegar no maximo do processador, pra depois disso ir pro maximo das memorias e depois da placa de video, pra, c caso o sistema fique instavel, fique mais fácil de achar o problema.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae galera, bom deixei em 1.8 e tudo bem

coloquei as memorias (samsung) em proporção 1:1 e fiz testes no OCCT e falou que tava tudo bem.

Fui jogar os jogos e subiu uns 15fps!!!

Mas os jogos depois de um certo tempo dava erro de memoria falava que não podia ser "read".

Bom, tive que colocar a proporção 5:6. Mas dai caiu mt os fps.

Num tem como eu usar a 1:1 não?? vou ter que usar a 5:6 mesmo? =/

Ajuda ae galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na bios, veja c lá tem o item "memory vcore", ou algo parecido, e eleve um pouco a tensão da memoria, Latencia é um pouco mais complicado de c mudar...

PS: qt menor a tensão q o pc ficar estavel, melhor...

É no mesmo lugar onde mudo a FSB?

Putz acho quenem tem aqui :angry: se liga:

CPU SPEED

CPU FREQUENCY MULTIPLE

CPU EXTERNAL FREQUENCY (MHZ)

MEMORY FREQUENCY (MHZ)

CPU VCORE SETTING

CPU VCORE

CPU LEVEL 1 CACHE

CPU LEVEL 2 CACHE

E mais umas configurações da memoria onboard e instant music

sera que não tem mesmo? aff :angry:

EDIT:

Achei aqui um SDRAM CAS LATENCY que tem as opções: 1.5T 2T e 2.5T

seria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa tem chipset diferente do seu, mas nela é sim, no mesmo local onde muda o FSB...

Mas c as suas memorias são DDR 400, não é pra dar nenhum problema com o FSB em 200...

Ql o vcore você pos no CPU?

flws

Nem mexi no Vcore.

Estranho... essas memorias eu peguei de um amigo e tenho quase certez que é da samsung. Tem algum programa que eu posso verificar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passa teu vcore para 1,65v, não vai danificar o die se o processador tiver com o cooler OK, depois testa pra v c trava. Testa com 1:1

PS: Ja ta parecendo MSN isso aqui, hauahuahuahauhauahauhauhauh

Fmz vou muda, é q eu pensei q num tinha nda a ver, porque o precessador ta bom, o q ta dando erro é a memoria. Mais vou muda e depois eu flo se melhoro ou não.

ps: ajsoaijasio ahh mais se ta tirando minha duvida auisha :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...