Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
NãoSei

qual é mais eficiente? ventoinha traseira ou lateral?

Recommended Posts

eu dei uma olhada bem rápida,e percebi que essas fontes mais top usam ventoinha lateral, já li muito por aí que isso se deve a questão do ruído e energia, já que sendo lateral, ela pode ser maior, podendo girar menos e produzir menos ruídos, mas eu quero saber com relação á refrigeração, porque eu tenho a impressão que essas coisa de ser lateral não é muito bom, quando a ventoinha é traseira ela ta muito bem localizada em relação à corrente de ar dentro do gabinete, principalmente porque fica bem perto ou em cima do cooler do processador, agora a lateral fica escondida, virada pra partezinha mais mocosada da placa mãe, pegando ar de um dos lados do processador só, ainda mais com esses gabinetes com poucas baias, parece que o cooler do processador faz uma parede pra ela, ela acaba, pegando só um arzinho q sobe ali pelo canto e também fica puxando ar do processador, bom isso tudo é dedução minha. e aí? qual é a posição melhor?

além disso tem outra questão, quem já esperimentou pegar um pedaço de qualquer coisa dura e plana (placa) e ir aproximando de um ventilador, ou melhor, de um circulador de ar, que é mais fechado, vai conseguir vizualizar o q vou dizer: a ventoinha é lateral, mas a saída de ar continua orientada na direção traseira do gabinete, então o ar tem que fazer uma curva ali dentro da fonte pra sair, eu acho que isso é mais ou menos o mesmo que ocorre quando aproximamos algo do ventilador, parece que o esforço do motor fica maior ou algo assim, o ruído aumenta (mas claro, com certeza isso é menos que o ruído da ventoinha traseira) cada vez mais assim que aproximamos a placa da saída de ar.....

sei lá, ta certo que todas as ontes mais tops usam esse esquema, e os engenheiros lá sacam mais que eu... mas o que me parece é isso aí, tando dentro do gabinete quanto dentro da fonte a corrente de ar fica toda bagunçada.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais