Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sequencial com LED's


Gabriel-Kun

Posts recomendados

  • Membro VIP

Gente boa. O efeito desejado pelo demandante não pode ser conseguido com um 4017. Teria que ser alguma coisa como um shift-register ou coisa assim. Agora estou sem tempo mas quando puder dou uma pesquisada melhor.

Veja que o demandante se deu o trabalho de fazer com gif animado o exato efeito desejado. O 4017 só acenderia um led por vez...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não se você fizer como uma máquina de estados.

em todas as saídas você conecta diodos para manter a corrente no fluxo certo.

cada uma das saídas seria um estado.

no primeiro estado, você conecta a primeira luz.

no segundo estado, você conecta a primeira e a segunda.

no terceiro estado, você conecta a primeira, a segunda e a terceira luz.

no quarto estado, você conecta a primeira, segunda, terceira e quarta luz

assim por diante. funciona muito bem caso você queira uma animação fixa sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei montar o circuito para acender os 16 LEDs utilizando 9V. No protoboard funcionou perfeitamente, porém, quando soldei numa plaquinha, ocorreu o seguinte: Todas as saídas oscilam de +ou- 4.93V a 5.65V, mudando apenas a intensidade do brilho dos 16 LEDs ao mesmo tempo, ja conferi muitas vezes e não acho o que soldei errado. Algém tem alguma ideia? Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
não se você fizer como uma máquina de estados.

em todas as saídas você conecta diodos para manter a corrente no fluxo certo.

Que definitivamente não é aquele circuito mostrado. De um modo simples não se consegue fazer essa máquina de estado. se tentar alimentar mais de um led com uma mesma saída o CI não terá corrente suficiente em seu nível alto. Mal dá para acender um led, imagine acender todos no pior carregamento, o décimo estado..

Impossível se fazer sem buferizar cada uma das saídas, para atacar os leds. nesse caso além do circuito indicado deveria se adicionar no mínimo um transistor para cada led e uma matriz de diodos para perfazer a lógica da máquina de estados alimentando não os led's mas sim as bases dos transistores a acionar.

Penso que a adoção de um shift register entrada serial saída paralela resolveria a questão. Sem tempo para procurar agora... Único problema é que seria fácil de implementar com 8 leds mas não com 10.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Crazy Gamer, se na protoboard estava funcionando ok! e você já revisou tudo?, o que pode ter acontecido é que o CI queimou ao solda-lo!..., lembre-se, estes circuitos são muito vulnerável a estáticas!..., tente trocar o CI..., talvez resolva!...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e se colocar um circuito integrado desses tipo: usado em VU de led ?

éra só colocar ele e colocar um resistor em cada saida do 4017 para fazer o corte de corrente! determinado um valor para cada led .

para achar um ponto com isso, eu recomendaria um trimpot em cada saida do 4017 ao em vez dos resistores , mais se você souber fazer os calculos (coisa que eu ainda não sei bem! e prefiro nem arriscar ) ae você poderia usar resistores de boa.

penso eu assim né

porque mesmo se usar transistores e diodos . imagina o tamando do banco de diodos disso ...

forte abraço , deixa eu voltar para minha gelada que esse feriado deu o que falar kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, SOSChip! Vi o que você escreveu e vi tambem que pode me ajudar. acho que nao seja algo difícil, mas nao tenho conhecimento suficiente para realizar ou montar um esquema. Com o esquema pronto, poderia montar sem grandes problemas. Bom o caso é o seguinte: gostaria MUITO de montar um sequencial de LEDs de alto brilho mas numa sequencia invertida a do amigo no primeiro quadro. O endereço do que preciso exatamente é esse: http://members.tripod.com/nightriderking_03/sitebuildercontent/sitebuilderpictures/kittbar.gif (essa imagem mostra perfeitamente o que preciso) depois de pronto e montado, posto aqui os resultados!). Fico grato desde já pela atenção ae! abraço! A.Firme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

eai eu montei algo parecido com lm3914 e 555 como clock !!!

Colega Crazy Gamer, se na protoboard estava funcionando ok! e você já revisou tudo?, o que pode ter acontecido é que o CI queimou ao solda-lo!..., lembre-se, estes circuitos são muito vulnerável a estáticas!..., tente trocar o CI..., talvez resolva!...

Abraços

Æ desculpe me meter um soquete de CI ajuda !!!

oba !!! quero montar um CNC para desenhar minhas próprias placas de CI !!!! se alguem tiver alguma coisa de drivers para motor de passo por favor me mandem obrigado !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...