Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como posso instalar 4 sistemas?


gardelari

Posts recomendados

Tenho um HD Samsung SP1614C de 160GB e quero particoná-lo entre 4 sistemas.

Dois XP, um Vista e um Ubuntu. Um dos XP seria para uso "sério" e os outros sistemas para "brincar". Já usei tanto o Vista quanto o Ubuntu pelo VMWare, mas é óbvio que o desempenho não é o mesmo. Dei um mexida no Partition Magic 8.0, mas fiquei com medo de fazer lambança.

Então minhas dúvidas: qual a sequência de instalação? Quem vem primeiro? Qual programa devo usar: Partition Magic ou Lilo/Grub? E partição Swap do Linux? No caso dos Windows qual sistema de arquivos é melhor para isso, já que me disseram que o Partition não se dá bem com NTFS? Além do mais, seria possível criar uma só partição para os arquivos pessoais e que todos os sistemas pudessem "enxergá-los"? Também é possível fazer tudo isso sem desinstalar esse Xp que estou usando, que seria o XP para brincadeira.

Não tenho necessidade de criar grandes partições para os sistemas já que tres deles seriam apenas para ficar fuçando.

Será que alguém pode dar uma força!?:eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gardelari,

você está querendo arrumar confusão... hehehe

Penso que 3 seria de bom tamanho... um XP para você brincar e fazer coisas sérias + linux + vista... você precisa particioná-lo em 3, formatar as 3 partições em FAT32 para o linux poder enxergar as demais partições (eu não sei se o linux enxerga NTFS)...

A sequência de instalação creio que é Linux, XP e depois o Vista... como você já tem o XP instalado, creio que você vai ter que zerar tudo... particionar com algo instalado, sempre existirá a chance de algo sair errado e perder tudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode instalar quantos sistemas operacionais quiser e a ordem de instalação tem que se levar em consideração as limitações da MBR, que nesse caso é a de guardar as informações de boot do último sistema operacional instalado.

Sabendo disso, eu instalaria o linux por último (os windows tanto faz a ordem) justamente para poder usar lilo como gerenciador de boot, que é de graça e dá conta do recado muito bem, entretanto você terá que configurar o lilo.conf para habilitar o boot pelas instalações windows.

instale os SO windows em NTFS, pois o linux reconhece e lê esse sistema de arquivos, embora haja restrições quanto a gravação nele. A razão disso é que o Windows tem melhor desempenho nesse sistema de arquivos e ele possui journaling.

O ideal seria você particionar se HD em 6 da seguinte maneira:

uma partição swap linux, o tamanho dessa partição obedece aquela regra: tamanho minimo igual ao da memória física e maximo igual ao dobro dela;

duas partições de 10Gb formatadas em NTFS para a instalação dos dois XPs;

uma partição de de 15Gb para instalação linux formatada em Raiserfs (ou ext3 caso a distro não dê suporte ao Raiser);

uma partção de 20Gb para instalação do Vista formatada em NTFS;

uma partição com o restante do disco (se sobrar algum:lol:) formatada em FAT32.

A razão disso tudo é simples, eu já usei varios sistemas operacionais na mesma máquina e sei o que estou falando, a pior coisa que tem é você ter um arquivo em uma partição que o SO que está aberto não acessa (isto é mais comum acontecer no windows) ai você tem que desligar o computador só para cessar aquele tal arquivo.

Então a melhor coisa é colocar os dados pessoais em uma partição independente de qualquer sistema operacional e que pode ser lida e gravada por qualquer dos SO instalados. Sendo assim, a melhor coisa é reservar uma partição somente com o tamanho necessário para instalar o SO (com algum espaço adicional para instalações de programas) e ter uma partição gigante aonde estará todos os dados pessoais, como filmes, downloads, documentos, fotos, etc... nesse sentido o FAT32 vem bem a calhar, pois é integralmente suportado por todos os Sistemas Operacionais.

Para criar tudo isso faça o seguinte: use Gparted, que vem no kurumim ou Famelix, para criar as partições linux (swap e Raiserfs) e o próprio windows para criar as partições NTFS e FAT32. Caso você não use o windows para criar as partições NTFS e FAT32 não esqueça de deixar 8Mb de espaço não particionado, pois o windwos exige ele.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...