Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Asus A7A266 x HD Maxtor 6L200P0


Pitsche

Posts recomendados

Olá!!

Sou novo aqui no fórum mas já frequento o site há um bom tempo... mas me deparei com um problema hoje:

Tenho um Athlon XP 2600 numa Asus A7A266, com 2x 512 MB DDR, GeForce2 MX400 64MB e HD Maxtor de 40 GB ATA100... adquiri um HD novo, da Maxtor de 200 GB q suporta ATA133...

Configurei o novo como master e o velho como slave via jumper... conectei o cabo neles, liguei o pc e a bios reconheceu tudo numa boa... aí instalei o WinXP no HD novo e quando fui ver no gerenciador de dispositivos, o HD novo tava trabalhando em modo PIO4, enqto o velho trabalhava em DMA5... tentei configurar manualmente o hd na bios pra dma5, mas continuou rodando em pio... reinstalei os drivers do meu chipset e nada...

O q será q acontece??

Os dois hds estão ligados na IDE0 (creio q o cabo é de 80 pinos, pois um dos hds trabalha em dma5) e tenho uma unidade de cd e outra de dvd ligadas na IDE2...

pra ativar o dma tem alguma configuração especifica do cabo? tenho q configurar por jumper ou cable select?

Me ajudem, por favor!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pitsche,

Pelo que você escreveu, aparenta estar tudo certo... experimenta desconectar o HD velho e verifique a DMA do novo após... pode estar havendo alguma interação entre eles que impossibilite a ativação...

Em CS, a posição do HD espetado no cabo define quem é Master (ponta do cabo) e quem SLAVE (meio do cabo)... mas, como você já sabe quem será MA/SL, então deixe o JUMP em MA mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pitsche,

Pelo que você escreveu, aparenta estar tudo certo... experimenta desconectar o HD velho e verifique a DMA do novo após... pode estar havendo alguma interação entre eles que impossibilite a ativação...

Em CS, a posição do HD espetado no cabo define quem é Master (ponta do cabo) e quem SLAVE (meio do cabo)... mas, como você já sabe quem será MA/SL, então deixe o JUMP em MA mesmo...

Obrigado, Elmo!

Mas felizmente eu consegui resolver o problema garimpando aqui no forum mesmo... era o seguinte:

Minha placa tem um chipset da Ali, o M1647 Magik1, com ponte sul M1533...

O problema é que os drivers do chipset fornecidos pela MS e mesmo pela Ali não conseguem fazer o Windows habilitar o dma para HDs maiores que 160GB... então achei aqui no fórum um tópico onde a pessoa tinha o mesmo problema que eu e a mesma placa-mãe... uma pessoa lá postou um site que tinha para download um driver "alternativo", distribuido não-oficialmente pela propria Ali, para esse chipset, que emula os canais IDE da placa como se fossem SCSI, fazendo o Windows habilitar o modo DMA para HDs maiores...

Maldito o dia em q a Asus resolveu usar chipsets Ali...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...