Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas intermináveis com rede ponto a ponto


Slench

Posts recomendados

Olá pessoal,

Tentei, sem sucesso, configurar uma rede ponto a ponto entre dois computadores com Windows XP. Meu objetivo nada mais é que compartilhar arquivos entre essas duas máquinas e, em última instância, compartilhar uma conexão (discada), mas essa não é minha prioridade por enquanto. Segui todo o procedimento padrão para esse tipo de instalação (configuração de ip nas duas máquinas e gateway da segunda como ip da primeira). NetBIOS sobre TCP/IP está ativado, bem como compartilhamento simples de arquivo.

Quando abro Meus locais de rede>Exibir computadores no grupo de trabalho pela máquina servidora, aparece somente ela mesma como ativa, enquanto na máquina cliente, aparecem as duas máquinas (o que mostra que ambas estão de fato no mesmo grupo de trabalho), mas não é possível acessar a servidora ("\\PC1 não está acessível. Talvez você não tenha permissão para usar este recurso de rede. (...) O caminho da rede não foi encontrado"). Não preciso dizer que as máquinas não se pingam, preciso? ;)

Tentei desativar o firewall e até mesmo instalar o protocolo NetBEUI. Brinquei com todos os itens nas propriedades da conexão de ambos os computadores (no final das contas tudo foi instalado e todas as opções estão também ativadas, com exceção de 'Serviço de cliente NetWare', o qual não parecia fazer diferença se instalado ou não), mas não obtive nenhum sucesso. Não acredito que seja algum problema de compatibilidade entre as placas de rede (uma sis900 e uma Realtek RTL8169), das quais também atualizei os drivers.

Procedimentos simples e desesperados como inverter o cabo ou reiniciar a cada configuração alterada também já foram utilizados, então...

Alguma sugestão de como poderia resolver este problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, eu sempre usei ponto a ponto aqui em casa e a unica coisa que eu fiz foi configurar a rede pelo proprio assistente do windows, você ja tentou isso?

É so ir em meus locais de rede > Configurar uma rede domestica ou de pequena empresa e seguir os passos adiante, fazendo isso nas duas maquinas.

Agora esse problema de nao exibir os computadores da rede de trabalho acho que é porque você nao compartilhou nos dois Pcs.

Depois de usar o assistente ele vai perguntar se você deseja ativar o compartilhamento de arquivos, coloca ativar.

Pra compartilhar o C: vai em Meu Computador, clica com o botao direito em Disco Local C: e vai em Compartilhamento de Segurança e lá você compartilha o C: em ambas as maquinas!

Acho que fazendo isso dificilmente vai ficar inacessivel a transferencia de arquivos na rede.

Espero ter Ajudado

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dhiego,

Já tentei o que você me sugeriu, mas ainda não corrigiu meu problema, embora eu tenha ativado compartilhamento das unidades em ambas as máquinas, bem como compartilhamento de arquivos e impressora no assistente. Uma pergunta: ao final desse assistente, eu preciso criar aquele disco para executar no segundo computador (o cliente)? Ou basta que execute o assistente também nele?

E valeu pela sugestão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fui eu quem fez, PERROTI. Na verdade, é um cabo da Leadership que um primo me cedeu (cabo de rede par trançado, conexão micro a micro, categoria 5), dizendo que era novo, etc. Bem, de qualquer forma, já encontrei alguém que faça a crimpagem e testes dos cabos (o problema maior era o alicate que não achava em lugar nenhum). Em breve darei uma resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Slench:

Vá em executar e digite: cmd

No propt digite: ipconfig /all

Verifique qual é o IP e dê o comando: ping 192.168.0.1 (pode ser outro ip) e veja se não perdeu nenhum pacote de dados;

Isso tudo para verificar se o problema é fisico ou lógico.

Verifique também se o cabo é crossover olhado se a sequência de cores é diferente em ambos os lados.

Saudações e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei há pouco a ordem dos fios no cabo e o defeito é realmente com essa porcaria - alguns pares estão trocados. Confesso que essa é a minha primeira experiência com a montagem de uma rede, então a negligência em certos pontos acabaria ocorrendo. Agradeço pela ajuda e peço desculpas por ter perturbado vocês com essa besteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...