Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual fonte devo usar na seguinte configuração...?


sums

Posts recomendados

Pessoal, aproveitando o topico aberto pelo colega gostaria de perguntar se a fonte SEVENTEAM 550W ATX2.2 - ST-550PAG suporta uma plataforma Intel com essa configuração:

C2D 6600 2.4 (4m)

8800 640mb

2G Ram Kingston 667

HD Seagate 320mb

Gravador de DVD LG

Abit AW9D-MAX

4 coolers com neon de 80mm cada

1 cooler com neon de 120mm

Ou será que para essa configuração seja mais recomendado, por precaucao, investir mais numa Zalman ZM600HP 600W?

Sei que muita gente elogia essa Seventeam, mas estou meio cabreiro pois a potencia dela é quase a mesma da Zalman e mesmo assim so custa metade do preço.

Alguem pode dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aproveitando o topico aberto pelo colega gostaria de perguntar se a fonte SEVENTEAM 550W ATX2.2 - ST-550PAG suporta uma plataforma Intel com essa configuração:

C2D 6600 2.4 (4m)

8800 640mb

2G Ram Kingston 667

HD Seagate 320mb

Gravador de DVD LG

Abit AW9D-MAX

4 coolers com neon de 80mm cada

1 cooler com neon de 120mm

Ou será que para essa configuração seja mais recomendado, por precaucao, investir mais numa Zalman ZM600HP 600W?

Sei que muita gente elogia essa Seventeam, mas estou meio cabreiro pois a potencia dela é quase a mesma da Zalman e mesmo assim so custa metade do preço.

Alguem pode dar uma luz?

Cara se voce puder comprar a zalman de 600W é uma boa pedida ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal, aproveitando o topico aberto pelo colega gostaria de perguntar se a fonte SEVENTEAM 550W ATX2.2 - ST-550PAG suporta uma plataforma Intel com essa configuração:

C2D 6600 2.4 (4m)

8800 640mb

2G Ram Kingston 667

HD Seagate 320mb

Gravador de DVD LG

Abit AW9D-MAX

4 coolers com neon de 80mm cada

1 cooler com neon de 120mm

Ou será que para essa configuração seja mais recomendado, por precaucao, investir mais numa Zalman ZM600HP 600W?

Sei que muita gente elogia essa Seventeam, mas estou meio cabreiro pois a potencia dela é quase a mesma da Zalman e mesmo assim so custa metade do preço.

Alguem pode dar uma luz?

Eu posso sim. Veja que um exercício dessa tua configuração lá no site www.extreme.outervision.com fornece uma distribuição de potência conforme vista abaixo.

MillenniumFalcon.jpg

Desse modo tanto uma fonte ST-550P-AG poderia te atender quanto uma Zalman ZM-460B-APS. Não necessitarias de uma Zalman 600W.

Veja que a tua demanda na tensão de 12 Volts, no máximo dos máximos atingiria 21 Amperes. A ZM460 fornece 34 amperes e a ST550 fornece 32 Amperes. Fique com a ZM que além de mais forte em 24 Watts nas linhas de 12 Volts, tem um acabamento melhor. Não escolha fontes pelo nome fantasia. Parece que a ST 500 tem 90 Watts a mais do que a ZM460, quando na verdade a ZM tem 24 Watts a mais na tensão de 12 Volts que é onde te poderá faltar corrente algum dia...

A ZM 600 tem uma capacidade de fornecimento de 42 Amperes nas linhas de 12 Volts, de modo combinado. Ou seja o dobro do que a tua config exige. Não é necessário que sobre tanto assim...

Leia esse post que fiz outro dia e entenderás como não se deve julgar as fontes pelos nomes e sim pela real disponibilidade da potência, no lugar certo: http://forum.clubedohardware.com.br/como-conhecer-mais/452669

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sempre bom ter uma certa "sobra", companheiro, portanto prefiro ficar com a ZM.

Editando: faller ou outro colega, sem querer abusar, mas com base nas informações fornecidas no link que voce postou com a análise do Outervision posso concluir que o nobreak SMS Net Station de 1200va é o dobro daquilo que eu preciso nesse acessorio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, vou te pedir mais uma ajuda sua, ou de algum colega que possa responder. Estudando com calma todos os itens do simulador me deparei com o "aging". Poderias me dar uma explicacao sobre esse item?

É que eu pretendo ficar com esse micro por uns cinco anos - ja contando com algum eventual update, que naturalmente demandará mais energia - e quando vende-lo ou doa-lo depois disso nao quero repassar para alguem um micro cuja fonte esteja condenada a ser insuficiente em pouco tempo.

Acrescentei tambem alguns itens que faltaram na primeira simulacao (pois eu nao sabia que eles pesavam) - uma porta Firewire, Fan Controller, Front Bay LCD Display, um gravador de CD/CD-R e o gravador de DVD que é combo - e a demanda subiu para 380 watts e 24 amperes na linha 12v (nao tenho a versao paga da ferramenta mas fiz uma regrinha de tres aqui com base no seu calculo anterior para chegar nesse valor dos amperes).

Se eu subo o "aging" para 20% nessa mesma configuração dá 415 watts e 26,25 amperes. O "aging" em 20% é exagero ou razoavel para alguem que vai ficar com o micro por varios anos? E mesmo assim (com os 415 watts) a ZM 460 ainda é uma fonte suficiente, mesmo com apenas 7,75 (34 - 26,25) amperes de sobra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller, vou te pedir mais uma ajuda sua, ou de algum colega que possa responder. Estudando com calma todos os itens do simulador me deparei com o "aging". Poderias me dar uma explicacao sobre esse item?

Acrescentei tambem alguns itens que faltaram na primeira simulacao (pois eu nao sabia que eles pesavam) - uma porta Firewire, Fan Controller, Front Bay LCD Display, um gravador de CD/CD-R e o gravador de DVD que é combo - e a demanda subiu para 380 watts e 24 amperes na linha 12v (nao tenho a versao paga da ferramenta mas fiz uma regrinha de tres aqui com base no seu calculo anterior para chegar nesse valor dos amperes).

Se eu subo o "aging" para 20% nessa mesma configuração dá 415 watts e 26,25 amperes. O "aging" em 20% é exagero ou razoavel para alguem que vai ficar com o micro por varios anos? E mesmo assim (com os 415 watts) a ZM 460 ainda é uma fonte suficiente, mesmo com apenas 7,75 (34 - 26,25) amperes de sobra?

A retificação tradicional estressa por demais os componentes da rede elétrica, da fonte, principalmente o capacitor. Uma boa analogia mecânica a um capacitor seria um amortecedor. A função do capacitor é a de amortecer as oscilações da tensão da rede já retificada. 120 vezes por segundo, aguentando picos de corrente de cerca de 10 vezes o valor da corrente nominal consumida pela fonte. Tudo isso em função do sistema tradicional de retificação.

O que acontece com um amortecedor quando você o submete por longa data a amortecer uma determinada situação de picos elevados de movimento mecânico??? O amortecedor passa a ter a sua capacidade de amortecimento reduzida, correto???

Assim também se comporta o capacitor de entrada de uma fonte de PC com a retificação tradicional, com o tempo ele passará a ter a sua capacidade reduzida e, desse modo, reduzirá em algum percentual a capacidade de fornecimento de energia, pela fonte. O fator aging tenta compensar isso. Ele faz com que a exigência apresentada para a sua fonte seja de início maior um pouco em função que essa sua fonte, após 1 ou 2 anos de uso continuado, tendo reduzida a sua capacidade de fornecimento de energia, ainda consiga suprir as necessidades de sua configuração.

Entretanto se sua fonte tiver PFC ativo na entrada, o estress dos capacitores acaba sendo muito, mas muito menor e desse modo, para uso normal nem existe a necessidade de compensação por aging. Em casos mais severos, anos a fio sem desligar nunca, coloque 10% de aging para fontes que tenham PFC somente para segurança.

Se você se interessar pela verdade do PFC ativo, visite um post meu nesse fórum, no endereço que segue: http://forum.clubedohardware.com.br/fator-correção-potencia/431794

Quanto ao aging de 20% é totalmente desnecessário para quem colocar fonte com PFC ativo, como é o caso da Zalman, mesmo você considerando 5 anos.

Se a fonte estiver bem dimensionada, teoricamente não é necessário sobra de corrente. A própria calculadora já é bastante conservadora e fornecerá uma necessidade de potência de forma generosa, com sobras. Claro que a gente gosta sempre de deixar uma folguinha, sabe como é, amanhã ou depois se coloca mais um HD, sei lá..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
com um E6600 + uma 8800GTS + 3 satas, 2 patas, uma Abit 650i, 2GB de ram 800, uma thermaltake w0010 de 480w ( 550 Peak ) aguenta?

Essa tua config deve demandar cerca de 300 Watts. Se você considerar somente a potência diria que a fonte tem potência suficiente para esses 300 Watts. O problema é que essa fonte, que é boa, não está adaptada às configs modernas que demandam muita energia da tensão de 12 Volts.

Veja um post meu sobre isso aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/como-conhecer-mais/452669

Essa fonte entretanto, por ser adequada às configs antigas, fornece somente 18 Amperes na tensão de 12 Volts, o que é muito pouco, principalmente por essa carrada de HD´s que tu tens ai. Essa fonte fornece 40 Amperes na tensão de 5 volts e sua config não demanda mais do que uns 8 Amperes nessa linha. Tire fora uns dois ou três desses HD´s e vai rodar legal. Quando digo tire fora é realmente desplugá-los tanto da alimentação quanto da linha de dados.

Essa tua config atual deve demandar atualmente mais de 20 amperes nessa linha de 12 Volts.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa tua config deve demandar cerca de 300 Watts. Se você considerar somente a potência diria que a fonte tem potência suficiente para esses 300 Watts. O problema é que essa fonte, que é boa, não está adaptada às configs modernas que demandam muita energia da tensão de 12 Volts.

Veja um post meu sobre isso aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/como-conhecer-mais/452669

Essa fonte entretanto, por ser adequada às configs antigas, fornece somente 18 Amperes na tensão de 12 Volts, o que é muito pouco, principalmente por essa carrada de HD´s que tu tens ai. Essa fonte fornece 40 Amperes na tensão de 5 volts e sua config não demanda mais do que uns 8 Amperes nessa linha. Tire fora uns dois ou três desses HD´s e vai rodar legal. Quando digo tire fora é realmente desplugá-los tanto da alimentação quanto da linha de dados.

Essa tua config atual deve demandar atualmente mais de 20 amperes nessa linha de 12 Volts.

Abraço...

ok, tirando a opção de eliminar os HDS ate por que eu ja to comprando mais um Sata, dentro de 5 dias vou ter 1,5TB de dados... eu queria manter esta fonte, eu posso comprar uma mais simples de 200 reais por exemplo pra ligar somente os HDs? ou sei la.. qual seria melhor relação custo beneficio? valeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ok, tirando a opção de eliminar os HDS ate por que eu ja to comprando mais um Sata, dentro de 5 dias vou ter 1,5TB de dados... eu queria manter esta fonte, eu posso comprar uma mais simples de 200 reais por exemplo pra ligar somente os HDs? ou sei la.. qual seria melhor relação custo beneficio? valeu

Rapaz do céu. Não sei o que tu tanto guardas ai dentro de tamanho espaço de armazenamento, mas tenho a certeza de que tudo é importante. Não fosse tu não estarias gastando quase R$ 1.500 sóde HD. E para aguentar isso tudo, para manter essa preciosidade de dados você quer remendar a sua fonte. Isso não vai dar certo..

O que eu faria é por a cabeça no lugar e escolher uma fonte única para toda essa config, com alta corrente na tensão de 12 Volts, para aguentar essa carga de HD que tu tens. A tua CPU pouco demanda, a carga toda está concentrada ai em cima desses 4 Sata e 2 Pata.

Uma fonte única para toda a tua config seria o mais indicado. Veja por exemplo uma ZM-460B-APS, com capacidade de suprimento de 34 Amperes nas linhas de 12 Volts, e não esses 18 que tens hoje, poderia te segurar até uns 6 HD´s a mais. (ela sozinha para todo o PC + HD´s) Essa fonte custa R$ 270,00 por ai.

Você sabe o que acontece quando a fonte de 12 Volts resolver arriar na hora que o seu HD estiver tentando gravar a FAT de seu HD.. Os seus dados ficarão intactos, mas você não os achará nunca mais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...