Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero performance! O Linux garante isso pra mim?


UsuarioFree

Posts recomendados

Olá pessoal, a vida inteira usei o Windows e agora estou precisando de performance. Acabei de adquirir este computador:

Notebook IBM ThinkPad T21

Pentium III 800 MHz

128 MB RAM - PC100 - SDRAM - SODIMM

20 GB HD

Já tentei Windows XP e 2000 mas não adianta, fica lerdo e trava bastante (tem pouca memória tb).

A minha dúvida é:

O Linux pode me ajudar nessa questão?

Qual uma distribuição leve e poderosa? O Debian é uma boa escolha?

Eu uso bastante música e vídeo, Word e Excel, eMule, MSN e Firefox (todos bem lentos com Windows). O Linux tem alternativas bem leves e rápidas a esses programas?

E quanto ao FreeBSD? Eu dou preferência pra esse, mas ele se sai igual ou melhor ao Linux em performance? (por favor, respondam essa última pergunta)

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você até poderia usar o KDE e o Gnome, mas teria que fazer uma personalização profunda dos ambientes para obter uma performance razoável. Este é até um argumento de um desenvolvedor do KDE, qualquer um pode roda-lo em 128MB de ram, basta saber configurar. Do mesmo jeito o Windows XP pode rodar tranquílamente em 128MB de ram, mas as configurações para isso são bem complexas também e além do mais você precisaria estar constatemente fazendo manutenção nele, pois com o tempo ele vai ficando bem lento.

Mas existem opções de interface gráfica leve, mas não muito "estranha" para quem está acostumado ao ambiente Windows (o Fluxbox é uma destas estranhezas, mas quando se aprende a usar virá um vício). O XFCE está em sua nova versão todo remodelado e ficou muito bonito e ainda continua bem leve. Você pode optar por alguma distribuição de Linux que já venha com ele por padrão. As que eu recomendo são:

Xubuntu: se você é iniciante está é uma ótima opção, pois une a leveza do XFCE com a facilidade do Ubuntu.

Slackware: para quem tem uma certa experiência com Linux ou quer aprender sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, comprei um notebook depois de muito pesquisar, entre máquina e preço. A minha maior dúvida é que ele roda com linux, e nunca usei na minha vida. vocês acham a máquina razoável? Alguém pode me dar alguma dica?

Valeu

Notebook L41 Core Duo 1,86 GHz 1GB 80GB DVD-RW Linux - Amazon PC

Processador: CORE DUO 1.86

Barramento: 400Mhz

Cache: 1MB

Memória: 1GB DDR

HD: 80GB

Chipset: SYS

Tela: 14.1" Widescreen

Drives: DVDRW: grava e lê CD e DVD

Vídeo: placa de vídeo 8 MB expansível a 64 MB

Som: placa de som 3D

Fax Modem: 56K V92

Rede: placa de rede 10/100 integrado conector RJ 45

Wireless: WI FI integrado 802.11 54 MBPS

Sistema Operacional: Linux

Conexões: USB, leitor de cartões SD,MS,MMC;RJ 11,RJ 45, conector

Teclado e Led: ABNT2

Mouse: Touch Pad

Alimentação: bateria até 3 horas de uso

Conteúdo: Notebook, cabos, manuais, CDS de instalação, fonte de alimentação bivolt

tensão: bivolt

Dimensões aproximadas: 2,9x34x25,5cm (AxLxP)

Peso liq. aproximado: 2,2kg (com bateria)

Garantia do fornecedor: 12 meses

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...