Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com resolução de video na tv


Posts recomendados

Olá

Tenho um video na resolução 720x480 ,no pc ele ta certinho,mas quando boto pra ver na tv percebo q tem um pedaço pequeno da parte de baixo do video q esta sendo cortado.

percebi isso porque quando vai começar uma musica ja aparece o nome dessa musica ,ja veio embutido no video isso...e o nome da musica n apaerece todo na tv...no pc aparece pois o monitor tem uma resoluçao de 1000 e tanto.

reduzi a resoluçao para 704x416 e deu no mesmo... a unica coisa q mudou foi a qualidade q piorou um poquinho de nada.ah e parou de travar tb..

em duas partes do video ele trava quando esta na resolução de 720x480,por isso resolvi reduzir a resoluçao e quando fiz isso o video parou de travar...

sera q tem haver mesmo com a resolução esses problemas?sera q da pra eu fazer ele parar de travar sem perder qualidade...pra mim isso ja seria suficiente nem me importo muito com a parte do video q fica cortada na tv...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema da imagem sendo cortada se deve ao Overscan. A tela de TV corta as bordas da imagem, que só é percebida quando existe algum texto muito baixo ou algum detalhe importante muito perto das bordas. No monitor isso não existe, pois a imagem é mostrada inteira. Creio que o WinAVI tem uma opção de adcionar bordas pretas ao filme pra diminuir o corte do Overscan.

Quanto à resolução, 704x416 não é indicada pra DVD, se rodou no aparelho foi por pura sorte. Tente 704x480 pra ver no que dá.

Já as travadinhas costumam acontecer com bitrates muito baixos ou muito altos, mas não têm relação com a resolução. Sinceramente não sei o que pode estar acontecendo.

PS: se você estiver tentando ver na TV um arquivo de vídeo, através da saída da placa de vídeo ou de um leitor compatível com divx, o negócio do Overscan ainda vale, adcione bordas. Já as travadinhas, pode ser por causa da resolução muito alta mesmo, ou até mesmo por causa do modo de vídeo (progressivo ou entrelaçado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema da imagem sendo cortada se deve ao Overscan. A tela de TV corta as bordas da imagem, que só é percebida quando existe algum texto muito baixo ou algum detalhe importante muito perto das bordas. No monitor isso não existe, pois a imagem é mostrada inteira. Creio que o WinAVI tem uma opção de adcionar bordas pretas ao filme pra diminuir o corte do Overscan.

Quanto à resolução, 704x416 não é indicada pra DVD, se rodou no aparelho foi por pura sorte. Tente 704x480 pra ver no que dá.

Já as travadinhas costumam acontecer com bitrates muito baixos ou muito altos, mas não têm relação com a resolução. Sinceramente não sei o que pode estar acontecendo.

PS: se você estiver tentando ver na TV um arquivo de vídeo, através da saída da placa de vídeo ou de um leitor compatível com divx, o negócio do Overscan ainda vale, adcione bordas. Já as travadinhas, pode ser por causa da resolução muito alta mesmo, ou até mesmo por causa do modo de vídeo (progressivo ou entrelaçado).

Ola San-R,que bom encontra-lo novamente!

sim no winavi tem essa opção q você citou, n sabia q servia pra isso...o problema é que quando eu uso o winavi com esse arquivo em particular o dvd-lab n compila,mas o q eu quero mesmo é conseguir fazer parar essas travadas de video sem ter q perder a qualidade(que ocorrem no pc tb...isso dps da compilaçao no dvd-lab).quando reduzi a resoluçao,parou,mas ficou com uns quadrados a mais na imagem....

aqui no mepg video wizard ta marcado variable bit rate (peak):4000

isso é alto ou baixo?

você disse q foi sorte o dvd rodar em 704x416,qq resoluçao q eu coloco funciona aqui,ja ouvi falar sobre isso,mas nunca aconteceu comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bitrate variável de 4000 pra mim tá no meio, nem alto nem baixo, levando em consideração que vai aumentar ou diminuir durante a reprodução.

Esse vídeo fora de resolução não vai ser compatível com todo player.

Tente converter pra AVI com pouca compressão, já adicionando as bordas e depois converta pra MPEG-2 com o SUPER por exemplo.

O Womble coloca as bordas e converte mas é lento que dá sono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bitrate variável de 4000 pra mim tá no meio, nem alto nem baixo, levando em consideração que vai aumentar ou diminuir durante a reprodução.

Esse vídeo fora de resolução não vai ser compatível com todo player.

Tente converter pra AVI com pouca compressão, já adicionando as bordas e depois converta pra MPEG-2 com o SUPER por exemplo.

O Womble coloca as bordas e converte mas é lento que dá sono.

Eu tirei as bordas pelo winavi mesmo pra ver no q ia dar...so q eu esperava q o arquivo ate redussice de tamanho,mas aumentou consideravelmente e como meu projeto ja ta cheio n teve como fazer... vou tentar fazer o q você falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No VDub escolha Video>Compression... e Uncompressed RGB ou escolha um codec tipo o HuffYUV ou Lagarith. O Super também converte pra AVI, porém não sei se ele coloca bordas. Pra colocar bordas no Womble clique com o botão direito no filme na timeline, vá em Video>filters e escolha Zoom e depois Zoom out. Você vai ver que a imagem diminui devido às bordas.

PS: tente salvar o vídeo filtrado pra AVI (descomprimido ou com pouca compressão) no Womble e depois converta pra MPEG-2. O Womble é lento pra salvar MPEG após esse receber algum tipo de filtro.

Se você preferir, crie o seguinte script do AVISynth:

DirectShowSource() - indique o caminho e o arquivo

Addborders() - coloque as bordas, por exemplo (0,20,0,20)

Depois abra-o no VDub e salve em AVI já com as bordas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...